Todo mundo adora um convite de casamento. Isso significa que duas pessoas, de quem você provavelmente gosta até certo ponto, estão dando o próximo grande passo em suas vidas juntas. Em segundo lugar, elas consideram você importante o suficiente para estar lá quando o fizerem. Em terceiro lugar, pode haver um bar aberto. E, por último, mas não menos importante, para os inclinados ao estilo, é uma oportunidade de ouro para flexionar alguns músculos da moda masculina.
Infelizmente, “inclinado para o estilo” nem sempre se traduz em “confiante com alfaiataria”. É por isso que, além de tias bêbadas, tios estranhos e dança ruim, as núpcias são frequentemente inundadas com o tipo de gafe de terno que deixaria Don Draper tossindo e cuspindo pequenas nuvens de fumaça, tendo engolido e engasgado com seu cigarro em desgosto assustado.
Paletós com jeans, calças sociais skinny-fit supercurtas e gravatas/lenços de bolso combinando são apenas algumas para marcar em um jogo de Bingo de Trajes de Casamento Mal-Concebidos. E se você está se perguntando qual é o problema com qualquer uma dessas três coisas, é exatamente por isso que você precisa continuar lendo.
A chave para evitar erros de alfaiataria é ter uma seleção básica de trajes de casamento que cubram todas as bases. Mais ou menos como você pode ter aqueles poucos pratos exclusivos que você pode preparar com sucesso sem queimar a casa.
Essas são as roupas de casamento infalíveis e alternativas para homens, nas quais você pode confiar para tudo, desde uma cerimônia à beira-mar nas Maldivas até uma recepção em que o traje black-tie é opcional em um hotel chique (dica profissional: nunca é realmente opcional).
O casamento casual elegante
Smart-casual parece simples o suficiente, mas na verdade é um dos códigos de vestimenta mais complicados de navegar. Quão smart é muito smart? Quão casual é muito casual? Isso significa que você pode usar tênis? Um terno será um exagero? Todas essas são perguntas válidas e que agora tentaremos abordar em forma de traje.
Ao encarar o cano de um convite de casamento smart-casual fechado e carregado, é sempre melhor errar do lado do smart, em vez do contrário. Isso significa sim para alfaiataria relaxada ou ternos separados, e um grande e gordo não para shorts, tênis ou, Deus me livre, você deve sequer considerar, regatas.
Em vez disso, opte por uma camisa com um toque diferente. Algo do tipo gola de vovô resolverá o problema, mantendo as coisas relaxadas sem cair no território desleixado. Contrastar sua jaqueta com suas calças obterá um efeito semelhante. Se você usar uma cor clara na parte de cima, faça o oposto na parte de baixo, e vice-versa.
No verão, pense em tons pastéis, e no inverno, pense em tons terrosos e neutros. Finalize com mocassins e, se precisar usar acessórios, tenha um certo grau de contenção ao fazê-lo.
O casamento de verão
Se você já foi a um casamento de verão em um terno de lã de três peças, então você saberá exatamente como a Bruxa Má do Oeste se sentiu naquela cena de O Mágico de Oz. Se não, fique tranquilo, é um evento suado.
Felizmente, há algumas alternativas para climas quentes à alfaiataria tradicional que vão manter você fresco sem deixar você com aparência malvestida. O segredo está em pensar fora da caixa quando se trata de cor e fabricação.
Primeiro de tudo, livre-se do colete. Um terno de duas peças é mais do que elegante o suficiente para um convidado de casamento de verão e você pode ficar sem nenhum isolamento extra. Além disso, seu intestino vai agradecer quando você estiver cheio de bolo e cerveja às 21h.
Em termos de cor, vá com cores claras. Já notou que todos os carros são brancos em países quentes? Há uma razão para isso. Quanto mais clara a cor, mais ela refletirá o sol, o que significa que você parecerá menos suado e desgrenhado nas fotos.
Agora, não estamos dizendo que você deve se vestir como Coronel Sanders e usar branco da cabeça aos pés. Em vez disso, pense em creme, bege ou cru, usado com uma camisa branca e gravata contrastante. Finalize com um par de mocassins de borla e não tenha medo de mostrar um pouco do tornozelo, especialmente se as temperaturas estiverem mais excitantes do que a mãe da noiva.
O casamento na praia
Se você foi convidado para um casamento luxuoso na praia em algum canto longínquo e ensolarado da Terra, primeiro, permita-nos parabenizá-lo pela sua escolha de amigos. Segundo, vamos ajudá-lo a passar por isso sem suor e com o menor número possível de piadas sobre Richard Branson.
Nem preciso dizer que se vestir para um casamento na areia, com mais de 30 graus de calor, não é uma tarefa fácil. Selecionar calçados sozinhos é o suficiente para causar insolação até mesmo em um homem normalmente bem vestido, e isso antes mesmo de começarmos o resto do “ajuste”.
Começando do zero, sinta-se à vontade para sair do padrão ao selecionar seu calçado. Alpercatas são uma boa alternativa aos tradicionais sapatos de couro ou, se você estiver se sentindo particularmente corajoso, pode até trocá-las por uma sandália de couro de pelúcia.
Indo mais para o norte, pense em calças chino de cor clara. Pregas na perna podem fazê-las parecer um pouco mais elegantes. Sua jaqueta – e sim, você definitivamente deve usar uma – deve ser de cor mais escura, mas não muito. Pense em marrom em vez de preto ou azul-marinho.
Para ganhar pontos extras na praia, deixe a camisa de lado e opte por uma camiseta simples ou, quem sabe, uma camisa Henley em um tom suave e claro.
O Casamento de Inverno
Pode ser frio, úmido, escuro e basicamente uma grande sessão de depressão do começo ao fim, mas cara, o inverno abre suas opções de guarda-roupa. Escolher uma roupa para núpcias em clima frio é o mais fácil possível. Simplesmente não há nenhuma área cinzenta. Bem, além do céu.
Um casamento de inverno é sua chance de ficar tradicional e trazer à tona o terno completo de três peças. Azul-marinho e cinza são boas escolhas, mas se você for comprar um, escolha o primeiro. No que diz respeito à alfaiataria, o azul-marinho é o mais versátil possível, o que significa que você vai usá-lo mais, e você pode até mesmo dividi-lo para usar separadamente.
Há um pouco de espaço para criatividade aqui também. Seu colete pode ser do mesmo tom de sua jaqueta e calças, mas também pode ser contrastante. Um colete cinza tende a se adaptar bem a um terno azul-marinho.
Em termos de calçados, um Derby ou Oxford preto sempre será uma aposta segura. No entanto, se você se sente confortável em subir um nível, por que não tentar uma tira dupla de monge? Camurça e couro são igualmente aceitáveis, mas certifique-se de ficar de olho no clima se for com o primeiro.
O casamento Black-Tie
“Black-tie opcional”. Três palavras que, quando impressas em um convite de casamento, provavelmente inspirarão mais confusão e apreensão do que quaisquer outras. Bem, além de, talvez, “você não está convidado”.
Opcional? Qual poderia ser o significado de tal palavra neste contexto? Isso significa que você poderia usar um smoking, mas na verdade cosplay de Robocop também seria completamente aceitável? Isso significa que você deve usar um terno, mas com qualquer gravata de cor que lhe agrade. Para responder a todas as perguntas acima, não. Especialmente não a coisa do Robocop.
Na verdade, “black-tie” significa “use um smoking ou smoking”. Enquanto isso, “opcional” pode ser traduzido livremente como “use um terno de passeio se você realmente tiver que usar, mas você provavelmente vai parecer um pouco deslocado porque ninguém mais estará”.
A parte realmente confusa, no entanto, é que preto não significa necessariamente preto. Obviamente, é a aposta mais segura, mas um azul meia-noite ficará igualmente suave e não violará nenhuma regra de código de vestimenta. Além disso, ele tem uma tendência a realmente parecer mais preto do que preto conforme a luz diminui ao longo da noite.
O importante é que você esteja usando um smoking ou terno social que lhe sirva, uma gravata borboleta e um tradicional par de sapatos Oxford pretos de couro envernizado para completar.
O casamento no campo
Se o casamento for em uma casa, uma casa muito grande no campo, há algumas considerações extras ao embalar seu porta-terno. Seja uma propriedade senhorial ou uma pequena igreja de vila, os casamentos no campo geralmente têm uma vibração rural e rústica que exige uma abordagem mais suave à alfaiataria.
Ternos de tweed, veludo cotelê e lã mais pesada são todas boas opções (assim como um linho grosso no verão), mas o truque está em usá-los sem parecer que seu sobrenome é Baggins. Cores terrosas naturais são seu ponto de partida – verdes profundos, marrons ricos – mas, a partir daí, recomendamos jogar alguns toques e acessórios inesperados.
Uma camisa jeans com uma gravata de tricô, por exemplo, afastaria você do território caipira. Deixe os lenços de bolso paisley em casa e, em vez disso, tente modernizar o visual tradicional com uma camisa de gola grandad e acessórios mínimos. Para seus calçados, um brogue robusto é o mais adequado, mas um Derby de alto brilho seria nossa escolha.
E se você não tem um terno de tweed ou veludo cotelê e não quer comprar um? Você pode conseguir uma vibe similar com um terno xadrez.
O Casamento na Cidade
Este é talvez o tipo mais fácil de casamento para se vestir porque o convite inclui um reconhecimento tácito de que você pode usar seu terno de trabalho e que ficará bem. O importante é que você o vista e dê a ele algum senso de ocasião. O traje de casamento não deve ser o mesmo de um evento de networking.
Vamos supor que você esteja começando com um básico azul-marinho ou cinza-escuro de duas peças, com nada mais jazzístico do que um padrão xadrez suave. Comece sua transformação abandonando os sapatos 9-5. Em vez de Oxfords, use alguns mocassins jazzísticos, botas Chelsea ou alguns brogues de sola contrastante.
Evite a vontade de usar cores fortes na camisa e opte por brancos ou azuis infalíveis. Uma gola pontuda ou uma gola club lhe dará uma vibe diferente. Então injete um pouco de cor e/ou interesse com seus acessórios. Use uma gravata paisley para contrastar com o xadrez do terno ou uma gravata listrada preppy com um lenço de bolso de cores ricas.
Ah, e você também não precisa do seu cordão.
Casamento de primavera
Quando a primavera chega, a roupa masculina desabotoa seu botão de cima, figurativamente falando. Mesmo em casamentos, assumindo que o convite não diga o contrário, os códigos de vestimenta relaxam um pouco. Os tecidos ficam arejados, os acessórios são menos bem-vindos – até suas meias podem ser esquecidas sem levantar muitas sobrancelhas.
Então o que isso significa para uma roupa de convidado de casamento? Significa que blazers desestruturados são ok. Golas abertas são boas. Ternos separados também são. As paletas de cores se abrem para incluir verdes sálvia, cinza-claro, cremes ou azuis-celeste. Camisas de gola vovô ou cubana funcionam tão bem quanto o look Windsor duplo completo.
Nos seus pés, a camurça é a melhor. Derbys ou mocassins combinam bem com uma abordagem mais casual de alfaiataria, mesmo se você decidir manter uma gravata e um lenço de bolso na mistura. E se você decidir, esta é a época do ano para estrear padrões mais lúdicos como bolinhas – apenas mantenha-os em cores básicas como branco e marinho. Ainda é um casamento, não uma TV infantil.