‘Negócios na frente, festa atrás’ — o famoso slogan do mullet soou como um golpe de gênio cabeludo no papel: uma mistura de diversão e formalidade adequada para quase qualquer ocasião. No entanto, na realidade, o visual final sempre foi menos empreendedor amante da diversão, mais ‘motorista de caminhão do Alabama’.
No entanto, um corte mais recente, conhecido como low fade, adotou o mesmo conceito básico de versatilidade e, de alguma forma, conseguiu manter as coisas elegantes. É inteligente, mas estiloso, moderno, mas tradicional. E, acima de tudo, está tomando conta das barbearias.
Mas antes de sair correndo e marcar uma sessão no assento, aqui está tudo o que você precisa saber sobre esse estilo simples, que está rapidamente se tornando uma das pálpebras favoritas do mundo.
Desvanecimento baixo vs. desvanecimento alto
Em termos gerais, um ‘fade’ se refere à mistura de cabelos mais longos e mais curtos na parte de trás e nas laterais da cabeça para dar um efeito de graduação uniforme. A parte ‘low’ se refere a quão abaixo na cabeça essa transição ocorre.
Um fade alto é um visual bem extremo, com a mistura bem no topo da cabeça. Em contraste, um fade baixo é um estilo muito mais sutil, onde o fade entre os comprimentos vem em uma polegada ou mais acima das orelhas.
Por que toda essa confusão?
Os cortes de cabelo estilo fade, em geral, vêm crescendo em popularidade há vários anos e, de acordo com Johnny Shanahan, fundador da rede de produtos de beleza masculina Barber Barber, parece que essa tendência vai continuar.
“O low fade é provavelmente o corte de cabelo mais requisitado em barbearias no momento”, ele diz. “O motivo é que ele é limpo, arrumado e fácil de manter.”
No entanto, o desbotamento em si pode variar de muito curto (por exemplo, exposição do couro cabeludo) a grau um ou dois, por isso é importante saber o que vai ficar bom em você antes de se sentir confortável na cadeira do barbeiro.
Um fade baixo é ideal para mim?
Escolher o corte de cabelo certo para o formato do seu rosto pode ser complicado, mas, felizmente, o low fade é algo do tipo “tamanho único”. O verdadeiro fator decisivo para saber se vai funcionar ou não não é o que está acontecendo atrás e nas laterais, mas o que está acontecendo em cima.
Um fade baixo é particularmente bom para homens com rostos redondos ou em formato de coração, pois as laterais cortadas rente ajudam a afinar a cabeça. Um estilo com um pouco de altura – como um topete ou topete – alongará ainda mais o rosto para uma aparência geral mais equilibrada.
No outro extremo do espectro, homens com rostos retangulares ou ovais podem manter o cabelo curto com um corte militar clássico ou um comprimento penteado para trás na parte superior para evitar qualquer provocação do tipo “por que o rosto comprido?”.
Os melhores cortes de cabelo com desbotamento baixo e como obtê-los
Para ajudar a reduzir o risco de qualquer momento estranho no espelho depois do corte, selecionamos cuidadosamente os melhores cortes de cabelo com desbotamento baixo e perguntamos a alguns dos principais barbeiros do mundo como você pode conseguir cada visual.
Desbotamento baixo + Pompadour
Um dos estilos mais populares e duradouros, o topete é perfeito para adicionar comprimento e equilibrar as proporções faciais, ou apenas para adicionar centímetros extras o suficiente para andar nos brinquedos do parque de diversões.
“Essa opção tem laterais curtas e justas e é um pouco mais longa na parte superior”, diz Shafaat Zainal, do mundialmente famoso barbeiro The Panic Room, de Cingapura, que recomenda pedir um tom de pele desbotado para aumentar o contraste.
Para estilizar, comece secando o cabelo para trás com um pente. “Então você tem opções”, diz o braço direito da tesoura de Shafaat Zainal, Hawow Haw. “Você pode mantê-lo solto e texturizado com um produto fosco, ou pode alisá-lo todo para trás para um resultado elegante usando uma pomada.”
Desbotamento baixo + Ivy League
Das forças armadas às universidades americanas com as quais compartilha o nome, a Ivy League mantém homens do mundo todo elegantes e elegantes há gerações.
O corte clássico pode parecer conservador, então incorporar um fade baixo é uma maneira inteligente de atualizá-lo. “O fade baixo, neste caso, cria a forma e as linhas limpas [but with] um toque contemporâneo”, diz Joe Mills da Joe & Co. em Londres. “O ideal é que você entre sabendo o quão próximo você quer o fade. Um 1 ou 1,5, não muito alto na parte de trás, deve ser um bom ponto de partida.”
Mills sugere que você visite seu barbeiro uma vez a cada três ou quatro semanas para manter as coisas sob controle. Além disso, é só uma questão de usar um spray de sal marinho para cabelos finos ou normais ou um spray de textura para cabelos grossos, antes de secar e modelar o cabelo. Finalize com uma camada de argila fosca e pronto.
Desbotamento baixo + comprimento penteado para trás
O cabelo penteado para trás já é tendência por si só, mas adicione um corte baixo desbotado e eleve o visual a um nível totalmente novo.
“Ao pedir esse corte, simplesmente peça um fade baixo nas laterais com um slick back em cima”, diz Shanahan. Como ‘slick back’ pode significar coisas diferentes para diferentes barbeiros, vale a pena tirar uma foto com você, só para ter certeza de que a pessoa que está empunhando a tesoura sabe exatamente o que você quer.
Se você valoriza 15 minutos extras na cama todas as manhãs, este corte pode ser uma boa opção, pois estilizar não poderia ser mais fácil. Seque o cabelo para trás usando calor médio e um pente. Em seguida, passe uma pomada em todo o comprimento do cabelo usando os dedos e finalize usando o pente para alisá-lo para trás e prender as coisas no lugar.
Fade baixo + afro curto
Quando se trata de cabelo afro, qualquer tipo de degradê sempre será uma escolha sólida, seja um corte reto ou um corte rente.
“É tudo sobre o contraste entre o desbotamento baixo e a estrutura e os detalhes ao redor da linha do cabelo”, diz Mills. O objetivo é deixar as coisas com aparência de navalha afiada e detalhada, então Mills sugere pedir um desbotamento baixo com grau um ou menor.
É melhor você se comprometer com seu barbeiro se optar por esse estilo, lembre-se, pois as linhas modeladas significam que ele precisará de atenção frequente para permanecer com uma aparência impecável. “Apare-o regularmente”, diz Mills. “A cada duas semanas, pelo menos, para mantê-lo afiado.”