O mundo do trabalho mudou imensamente desde quando seu pai era um rapaz. Naquela época, havia apenas uma opção para uma entrevista de emprego: um terno escuro, camisa branca e gravata sensata. Sapatos brilhantes, cabelo penteado, aperto de mão praticado. Se ele conseguisse o emprego, ele poderia introduzir alguns novos tons de camisa, talvez uma gravata com um padrão. Mas o traje de escritório era, em geral, imutável. Você usava o que seu chefe usava. Seu chefe usava o que o chefe dele tinha usado. Repita para desbotar.
Então o local de trabalho explodiu. Startups. Horário flexível. Hot desking. Tudo extremamente mutável. Os homens mais ricos do mundo começaram a usar calças de algodão, ou jeans e moletons. Se você quisesse ser como eles, deveria se vestir como eles? Se você quisesse se apresentar como um tipo empreendedor e determinado, essa seria a nova estética de entrevista de emprego?
Bem, não. O visual de Mark Zuckerberg é melhor complementado com um bilhão de dólares. Mas também, sim. Entre na sua entrevista de tecnologia com um terno de três peças preto e eles presumirão que você está lá para discutir o seguro corporativo deles. “Você está se vestindo para dar uma boa impressão ao entrevistador e mostre que você se encaixaria bem na empresa”, diz Sarah Gilfillan, fundadora do serviço de estilo pessoal Sartoria Lab. O que significa que suas roupas precisam se adequar à cultura da empresa.
Para ajudar você a entender o novo mundo do trabalho, falamos com alguns dos melhores consultores de imagem do país, para entender o que funciona onde. Então, não importa se você está entrevistando no Goldman Sachs ou no Gold’s Gym, você estará vestido para a ocasião.
A entrevista de emprego corporativa
Até mesmo a City relaxou um pouco seus códigos de vestimenta na última década. Mas se você estiver em uma entrevista para um emprego com responsabilidade, não ganhará pontos pela criatividade no guarda-roupa. “Este não é o momento de tentar um novo visual ou brincar com as convenções”, diz a consultora de estilo Penny Bennett. Mantenha-o seguro e acerte nos detalhes. Você está buscando ‘um par de mãos seguras’, não ‘um rebelde despreocupado’.
As regras
Número um: use um terno. Ou nem apareça. No mundo corporativo hierárquico, você nunca deve ser menos inteligente do que a pessoa do outro lado da mesa. “Vestir-se casualmente simplesmente não mostra respeito pela pessoa que está entrevistando você”, diz o estilista pessoal Daniel Johnson, “a pessoa que pode potencialmente mudar o curso da sua carreira”.
Mas isso não significa que você precisa exagerar. Inteligente não é o mesmo que chamativo; se seu relógio vale mais do que o carro do seu entrevistador, você pode parecer um playboy. Para sua alfaiataria, opte por cores seguras como carvão e marinho e evite qualquer coisa além dos padrões mais sutis. Mantenha seus acessórios igualmente discretos; pense em gravatas listradas ou de cores sólidas e, se você tiver que usar um lenço de bolso, o branco vence as bolinhas. Depois de conseguir o emprego, você pode adicionar mais personalidade, mas no primeiro obstáculo você não quer que suas roupas distraiam seu currículo. Veja como os concorrentes em O Aprendiz vista-se e faça o oposto.
Mais importante do que o que você veste é como você veste. “Sempre opte pelos melhores materiais que você puder pagar”, diz Bennett. Um terno cinza com mistura de cashmere fala mais alto — e diz coisas melhores — do que xadrez de poliéster. O caimento é igualmente importante. Os designers podem ter reinventado o terno quadrado, mas para os não iniciados, você parecerá que errou. Um centro seguro é melhor: não spray, não largo. Preste atenção especial aos punhos e bainhas das calças; o primeiro deve atingir o calcanhar do seu polegar, o último deve ter uma leve abertura nos seus sapatos. “É uma solução fácil e fará uma grande diferença na aparência da sua roupa”, diz Gilfillan.
Finalmente, sapatos. “Não faz sentido mandar fazer um terno sob medida e combiná-lo com sapatos gastos e arranhados”, diz Bennett. “Em 2012, pesquisadores da Universidade do Kansas descobriram que podemos obter 90% da personalidade de alguém apenas olhando para seus sapatos, incluindo traços de caráter, salário e inclinações políticas. Então, invista em sapatos apropriados que mostrem que você é confiável e indispensável.” Pense em cores escuras, materiais premium, solas de couro em vez de borracha e cadarços, não fivelas.
A roupa à prova de falhas
“Você não pode errar em um terno azul-marinho com uma camisa branca e gravata bordô”, diz Gilfillan. “É uma combinação ultraclássica de camisa e gravata para trajes formais. O alto contraste entre o azul-marinho e o branco faz você parecer elegante e autoritário.”
Preste atenção especial aos seus sapatos. Brogues são muito casuais, então fique com Oxfords. “Use sapatos oxblood, chocolate ou pretos. Evite bege, que parecerá muito casual.” E, por favor, certifique-se de que eles estejam engraxados.
A entrevista de emprego profissional
Bem-vindo ao protótipo de escritório britânico, lar de cozinhas com estoque insuficiente, política pessoal com estoque excessivo e um código de vestimenta que está lentamente se aproximando do não tão corporativo para o casual de negócios. O que casual de negócios significa é uma incógnita. “Mas não vá muito casual, pois isso mostra falta de respeito e parece que a entrevista não é importante para você”, diz Gilfillan. “Se você não tem certeza, erre do lado do mais inteligente.”
As regras
A adequação está nos olhos de quem vê. Não importa o que você considera aceitável no local de trabalho, você precisa atender aos padrões da pessoa que faz as perguntas. Para descobrir, pegue seu telefone.
“Um ótimo truque que eu gosto de usar é fazer uma busca por hashtag no Instagram e pesquisar o lugar para onde estou indo”, diz Johnson. “Você terá uma visão real e sincera do que outras pessoas estão vestindo e ficaria surpreso com quantas pessoas postam coisas no trabalho.” O site da empresa também deve oferecer uma versão idealizada de como eles esperam que seus funcionários se vistam, e perseguir funcionários no LinkedIn também pode oferecer pistas (bônus: eles verão sua atividade e você parecerá interessado). Para estar do lado seguro, faça sua roupa um pouco mais elegante do que o que seus futuros colegas usam todos os dias.
Sua melhor aposta é um terno, diz Gilfillan. “Ele funciona para qualquer tipo de entrevista.” Mas você tem um pouco mais de liberdade com os detalhes. Um ótimo caimento é de rigormas é menos provável que você seja marcado para baixo por uma gravata ou lenço de bolso jazzístico (não novidade). Camisas coloridas ou mesmo estampadas também são boas, embora mantenha-as clássicas: listras são boas, florais são ruins.
Se um terno parecer muito arrumado, quebre as coisas com peças separadas. Mas tenha em mente que, ao desleixar sua alfaiataria, todo o resto precisa subir um degrau – camisa branca, acessórios discretos, sapatos muito sensatos. “Não se esqueça de considerar sua aparência”, diz Bennett. “Você vai minar todo o esforço e efeito de sua roupa se estiver desleixado. Corte o cabelo na semana anterior, arrume qualquer pelo facial e verifique se suas unhas estão aparadas e limpas.”
A roupa à prova de falhas
“Um terno xadrez cinza Príncipe de Gales, camisa azul gelo e gravata verde-escura”, diz Gilfillan. “O padrão do terno e a combinação de cores mantém seu visual interessante, mas ainda formal. Adicione um lenço de bolso que inclua as cores da camisa e da gravata para unir todo o visual.”
A entrevista de emprego criativa
O ditado “vista-se para impressionar” é o que leva os homens a usar gravatas chamativas e camisas chamativas. Em vez disso, você deve pensar no estilo de entrevista como evitar erros. Para trabalhos formais, isso significa colorir nas entrelinhas. Mas em escritórios criativos, você será marcado por ser chato. Você precisa de roupas que provem que você não é, mas que não distraiam sua capacidade de realmente fazer o trabalho.
As regras
Uma entrevista criativa é, talvez, a mais complicada para se vestir. De um lado, o risco de ser chato; do outro, a emboscada da extravagância. Para navegar com segurança, atenha-se ao testado e verdadeiro.
Você pode achar que um terno é muito antiquado, mas não é se você adicionar seu próprio toque casual elegante. “Pode ser um conjunto de duas peças de algodão com uma camiseta e tênis”, diz Gilfillan. Ao remixar um clássico, você segue a linha, mas expressa alguma personalidade. Que é também como você quer que toda a entrevista seja. Novamente (e realmente não podemos enfatizar isso o suficiente), isso não significa novidade. Paisley ou padrões chamativos são o tipo errado de único. Mas tons que não são cinza e marinho – pense em bege e azul claro no verão, verde e cobalto no inverno – o diferenciam sutilmente.
“Para funções criativas em empresas criativas, você não precisará ser alfaiate”, diz Bennett. “Mas você ainda precisará parecer bem-vestido.” Malhas são suas melhores amigas aqui; como sua mãe sabia, um suéter bonito é elegante, mas não muito elegante. “Você pode misturar tecidos de boa qualidade com silhuetas relaxadas. Uma camisa por baixo de uma malha, chinos de algodão e tênis de couro.” Isso mesmo, tênis, para uma entrevista de emprego. Se eles forem tão sutis e bem-feitos quanto os sapatos de trabalho tradicionais – e a empresa for criativa o suficiente – não há razão para não fazê-lo.
O que traz à tona o assunto espinhoso dos acessórios. Menos é mais, aqui. Deixe os cintos com cabeça de águia para o fim de semana. “Leve um porta-documentos de couro ou uma bolsa de tamanho apropriado para seu currículo ou amostras do seu trabalho”, diz Bennett. “Não apareça com uma bolsa de ginástica ou mochila enorme, é opressivo e pode dar a impressão de que você não está levando a entrevista a sério.”
A roupa à prova de falhas
“Se você não tem certeza de quão formal ou relaxado precisa ser em uma entrevista, por que não fazer um pouco dos dois?” diz Bennett. “Opte por um blazer sob medida em um tecido texturizado e, em vez de uma camisa, experimente uma camisa polo de malha. Adicionar textura suaviza o visual, mas a alfaiataria ainda o mantém profissional.
“Mantenha o tema texturizado e experimente um brogue em vez de um sapato Oxford.”
A entrevista de emprego qualificada
Não importa se você vai trabalhar em uma cafeteria ou em um canteiro de obras, sua roupa não é a principal preocupação. As probabilidades são de que o dia de trabalho envolva um uniforme ou roupas especializadas, então isso é mais sobre estar apresentável. Se for um trabalho de atendimento ao cliente, preste atenção especial à sua aparência. “Nunca tenha as mãos sujas”, diz Johnson. “É tão fácil de resolver.”
As regras
O grande risco aqui é se vestir muito discretamente. Você não está fazendo um teste para um trabalho de modelo, mas ainda precisa mostrar que a entrevista é importante. “Eu odeio quando as pessoas chegam para uma entrevista e estão vestidas para o que quer que tenham que fazer mais tarde no dia”, diz Johnson. Certifique-se de que você esteja vestindo algo que seja para a entrevista real – se você precisar guardar uma troca na sua bolsa, que assim seja.
Um terno pode parecer muito formal, mas também demonstra esforço. Então, em caso de dúvida, faça disso seu plano B. “Certa vez, vesti um amigo para uma entrevista de emprego em uma construtora”, diz Johnson. “Ele seria um operário e tinha acabado de sair da escola. Eu me certifiquei de que ele estivesse vestido, engraxado e com a gravata. De 20 candidatos, ele conseguiu o emprego e foi promovido em seis meses. Ele é um trabalhador braçal, é claro, mas não posso deixar de pensar que fazer esse pequeno esforço para se destacar realmente ajuda.”
Novamente, você vai querer evitar muito estilo e focar nas pequenas coisas. “Nunca vá com roupas sujas ou amassadas”, diz Gilfillan. Chinos, uma jaqueta e uma camisa de gola aberta geralmente são bons, desde que tudo esteja bem passado e bem afiado. Se você estiver dirigindo para a entrevista, tente pendurar o blazer para que ele não amasse. Certifique-se de deixar tempo suficiente para uma rápida olhada no banheiro também. Um rolo de fiapos na sua bolsa também vai render dividendos.
A roupa à prova de falhas
“Um terno carvão, camisa branca e gravata azul-marinho listrada é ultra simples, clássico e sóbrio”, diz Gilfillan. “Mostra que você leva o trabalho a sério.”