Para o homem hirsuto e consciente da imagem, não há três palavras na língua inglesa mais propensas a provocar um gole de pressentimento do que… “calvície de padrão masculino”. Um trio lexical tão folicularmente assustador que alguns homens (Jude Law, estamos olhando para você) acham que o melhor curso de ação é ignorá-lo completamente.
Mas por que deveríamos? O que há de tão terrível em ter um cabelo careca? Bem, nada. Na verdade, estudos têm consistentemente descoberto que caras de cabeça lisa superam seus colegas peludos quando classificados em termos de traços percebidos de macho alfa, como masculinidade, dominância e poder. Na verdade, muitos homens atribuem um estigma à calvície que, na verdade, só existe em suas próprias cabeças penteadas de forma pouco convincente.
Sim, ser completamente careca pode significar que você nunca mais poderá usar sua parka com acabamento em pele falsa, fechada até o queixo, sem parecer um ovo cozido saindo da parte traseira de um pastor alemão (a raça de cachorro, nos apressamos em acrescentar). Mas se essa é a única desvantagem, então por que todo esse alvoroço?
Para responder a essa e a todas as outras perguntas, nos aprofundamos no assunto da calvície de padrão masculino para fornecer a você tudo o que precisa saber antes de embarcar em sua própria jornada sem pelos rumo ao grande mundo sem pelos.
Por que isso está acontecendo?
Para os jovens em particular, a percepção de que você está perdendo seus amados cachos pode parecer como se Deus estivesse destacando você e punindo você por um crime que você pode ou não ter cometido. Na realidade, há algo muito menos sagrado, mas igualmente incontrolável, em jogo.
A perda de cabelo masculina, prematura ou não, não é causada pela mão julgadora de uma divindade onipotente, mas pela genética e por um desequilíbrio químico de um hormônio chamado DHT (ou di-hidrotestosterona, para os fãs de sílabas).
DHT é um derivado químico da testosterona, criado quando o andrógeno é misturado com uma enzima chamada 5-alfa-redutase, causando algumas coisas científicas complicadas envolvendo muitos números e letras… mas não vamos nos prender a isso. O que realmente nos interessa é o que o DHT realmente faz.
DHT: O Hormônio da Calvície
“A principal função do DHT no organismo é manter e desenvolver as características sexuais nos homens, além de promover uma melhor sensação de bem-estar devido ao fato de inibir a aromatase [an enzyme linked to estrogen levels]”, explica o renomado especialista em cabelos da Harley Street, Dr. Raghu Reddy, da The Private Clinic. “Ele também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de características masculinas, como pelos faciais durante a puberdade.”
Simplificando, DHT é o químico responsável por garantir a você um sabor agradável e espesso. No entanto, embora possa ser uma boa notícia para o seu queixo, DHT pode significar um desastre ao norte das sobrancelhas.
“Embora o DHT ajude com os pelos faciais, ele também é um dos fatores contribuintes para a calvície de padrão masculino”, acrescenta o Dr. Reddy. “Isso ocorre porque, em homens geneticamente suscetíveis, a atividade do DHT dificulta o crescimento adequado dos folículos capilares por meio de um processo chamado ‘miniaturização’.”
Quando isso acontece, o hormônio DHT se liga à raiz do folículo piloso, fazendo com que o estágio de crescimento se torne cada vez mais curto a cada novo ciclo. “Eventualmente, os pelos param de crescer completamente”, acrescenta o Dr. Reddy. “Nesse ponto, a perda de cabelo se tornará mais visível. Isso pode ser na forma de uma linha capilar recuada, uma cabeça de cabelo mais fina ou a tão familiar área calva.”
Dissipando os mitos
Para cada fato sobre calvície de padrão masculino servido a nós pela ciência, a internet vomita várias falácias completas e absolutas. Deixe-nos desmascarar cinco das mais prevalentes para você aqui mesmo, agora mesmo.
A calvície é herdada do pai da sua mãe
Dar uma olhada na cabeça do seu avô materno é frequentemente vendido como um barômetro tonsorial infalível, mas, como qualquer neto careca com um avô peludo lhe dirá, nem sempre é uma medida precisa.
Na verdade, embora haja um gene-chave para a calvície no cromossomo X, uma cúpula cromada em qualquer lugar de qualquer lado da família pode ser um indicador de seu futuro sem pelos.
Muito obrigado, tio Bill.
Você só está diminuindo porque está cheio de testosterona
Sinto muito dizer isso, mas ter um corpo brilhante não significa que seu corpo esteja cheio de testosterona (ou “suco masculino”, como quase escrevemos antes de percebermos rapidamente nosso erro).
A calvície de padrão masculino depende da testosterona, mas não significa necessariamente que você tenha mais dela do que o normal (com a exceção óbvia de Dwayne Johnson, claro). Infelizmente para seus direitos de se gabar, o processo se resume principalmente à genética.
Sua perda de cabelo pode ser causada por estresse
Ao contrário do que os desenhos animados podem fazer você acreditar, não há correlação entre altos níveis de estresse e um aumento na probabilidade de queda permanente de cabelo, embora isso tenha sido associado à queda temporária.
Então não se preocupe da próxima vez que você tiver uma semana de trabalho despejada na sua mesa às 15h de uma sexta-feira – pelo menos seu cabelo não vai cair para sempre. A menos que você o arranque ali mesmo, claro.
Você tem usado chapéu demais
Então, você viu o vídeo de ‘Rollin’ do Limp Bizkit em 2000 e se recusou a tirar seu boné vermelho de beisebol pelos dois anos consecutivos que se seguiram. Desde então, você ficou mais careca do que Fred Durst, o baixista e o baterista juntos. E você provavelmente está se culpando porque ouviu que usar chapéu pode ter um papel no seu destino folicular. Mas não se preocupe, isso não acontece realmente.
Calvície causada pelo uso de chapéu é simplesmente um conto de velhas. Então você pode parar de se culpar pelos seus hábitos de chapéu adolescente. Quanto à lamentável fase do rap-metal… É, fique à vontade para continuar se criticando sobre isso.
Raspar o pelo faz com que ele cresça mais grosso
Muitos adolescentes de bigodes desgrenhados rasparam ansiosamente suas costeletas com o Mach 3 do pai, na esperança de que talvez – apenas talvez – ele será recebido por Wolverine olhando para ele do espelho do banheiro no dia seguinte. Muitos tentaram; todos falharam.
Isso ocorre porque raspar o pelo não faz com que ele cresça mais grosso. Quando o pelo cresce novamente, pode parecer um pouco mais áspero no começo, mas isso ocorre apenas porque ele tem uma ponta romba.
O Preço Psicológico
Apesar de todas as piadas que ele fez sobre isso, não há como escapar do fato de que, mesmo para os indivíduos mais tranquilos, a perda de cabelo não é um piquenique. E não é puramente uma questão de imagem. Mesmo para homens que não se importam com sua aparência, ficar careca é um sinal de envelhecimento e um lembrete sombrio de que o tempo está passando.
“Embora a perda de cabelo possa ter poucas consequências para a saúde física, ela pode ter um grande impacto no humor das pessoas”, explica Kerry Montgomery, pesquisadora associada da Sheffield Hallam University, que é coautora de artigos sobre os efeitos psicológicos da perda de cabelo. “O cabelo é uma parte tão grande de nossa aparência e de nossa identidade. Ele representa nossa imagem e estilo individuais.”
Como a perda de cabelo é muito mais comum em homens do que em mulheres, muitas vezes se presume que os efeitos psicológicos são muito menos prevalentes para aqueles de nós com um cromossomo Y. No entanto, em um mundo onde a aparência masculina é uma indústria próspera e multibilionária e as mídias sociais nos deixaram mais obcecados com a imagem do que nunca, isso não poderia estar mais longe da verdade.
“Sabemos que os homens passam por dificuldades”, acrescenta Montgomery. “Sua rotina diária de cuidados pode mudar, a maneira como veem sua aparência e os pensamentos sobre como os outros veem sua aparência são todas mudanças significativas. Também sabemos que os homens têm menos probabilidade de obter ajuda se estiverem enfrentando problemas com seu humor.”
No entanto, há suporte disponível se sua jornada pela calvície de padrão masculino estiver se mostrando uma jornada particularmente difícil. Além dos serviços de saúde, instituições de caridade como a Alopecia UK podem fornecer assistência para pessoas que vivem com perda de cabelo, incluindo conselhos práticos, bem como a oportunidade de falar com outras pessoas que estão passando pela mesma coisa. Há até um programa de rádio internacional chamado The Bald Truth, descrito como um grupo de apoio no ar para pessoas que estão perdendo cabelo.
Então, se a queda de cabelo está realmente incomodando você, o que você pode fazer para combatê-la?
Peruca ou não peruca?
A calvície de padrão masculino não é mais o caminho garantido para um couro cabeludo brilhante como já foi. Podemos não ter uma cura milagrosa ainda, mas os cientistas continuam nos garantindo que estão bem na iminência de uma grande descoberta.
Enquanto isso, há algumas outras coisas que você pode tentar para recuperar um pouco do seu cabelo.
Medicamento
Embora seja verdade que uma solução fácil permanece fora do alcance da ciência, existem medicamentos que podem combater o início da calvície de padrão masculino – ou seja, Minoxidil (comercializado como Rogaine) e Finasterida (vendido como Propecia). Se você notou que está ficando mais fino na parte superior, é provável que já tenha se deparado com um ou ambos durante uma sessão frenética de pesquisa no Google. Mas eles realmente funcionam?
“Tanto a Finasterida quanto o Minoxidil provaram preservar o cabelo existente”, diz o Dr. Reddy. A eficácia e os resultados variam de pessoa para pessoa, mas as alegações de que os medicamentos podem interromper a queda de cabelo são, na verdade, completamente verdadeiras.
No entanto, há algumas ressalvas. “Nenhum medicamento pode realmente fazer o cabelo crescer novamente”, acrescenta o Dr. Reddy. “Mas a finasterida tem uma propensão a reverter o afinamento do cabelo.”
Além disso, se você quiser continuar a aproveitar os benefícios da medicação, você terá que continuar tomando até que algo melhor apareça. Este é um compromisso, financeiro e de outra natureza, que muitos homens escolhem, ou são forçados, a não fazer.
Sistema de substituição capilar não cirúrgico
As perucas antigas não só carregam um pouco de estigma de pantomima, como também forçam os usuários a viver com medo constante de fortes rajadas de vento, pombos ladrões e as mãos ávidas de crianças curiosas sentadas atrás deles no ônibus. No entanto, se o advento dos carros autônomos, sanduíches enlatados e robôs de verdade já não tivesse revelado o jogo, este é o futuro em que estamos vivendo, e agora temos os apliques para provar isso.
As substituições capilares não cirúrgicas oferecem uma solução semipermanente para a calvície de padrão masculino, fixando cabelo natural à cabeça com um adesivo forte, garantindo assim que ele permaneça firme no lugar, não importa o quão determinada a criança esteja em removê-lo.
Um sistema de substituição capilar permite que o usuário lave, pinte e estilize o cabelo como se fosse seu. A única desvantagem é que ele precisará ser trocado a cada 2-5 anos, a um custo de £ 500+ cada vez.
Transplante Capilar
Opções semipermanentes são boas para alguns, mas se você está procurando o Monty completo (ou o Rooney completo), a via cirúrgica pode ser a melhor opção.
“Um transplante capilar pode restaurar significativamente o cabelo perdido da cabeça, e até mesmo da barba”, explica o Dr. Reddy. “É uma solução permanente que pode ser concluída em apenas uma ou duas sessões.”
O procedimento funciona retirando folículos capilares funcionais da parte de trás da cabeça (o local doador) e implantando-os no topo da cabeça. Uma vez concluído, os folículos colhidos do local doador continuam a se comportar da mesma forma que antes de serem removidos, resultando em novo crescimento capilar no que antes era um couro cabeludo estéril.
No entanto, o que muitas pessoas que pensam em se submeter ao tratamento para perda de cabelo não percebem é que seu sucesso depende do uso interligado de Minoxidil ou Finasterida para evitar que qualquer outro cabelo não transplantado fique mais fino. Se esse é um compromisso que você está preparado para assumir, então um transplante capilar é provavelmente seu melhor curso de ação.
Abraçando a vida careca
Pílulas, poções, cirurgia e perucas podem ser a resposta para alguns homens, e se for você, tudo bem. No entanto, para o resto de nós, há uma opção muito mais simples, rápida e barata disponível. Vamos colocar assim: se você gosta da ideia de poder passar 10 minutos a mais na cama todas as manhãs e ter homens em os bares presumem que você é duas vezes mais durão do que realmente é, a solução está a apenas um corte de cabelo de distância.
A prática de raspar a cabeça vem transformando homens calvos em durões desde que existem lâminas de barbear. Esse penteado ralo pode dar a impressão de que você perdeu o controle, mas ao pegar uma máquina de cortar cabelo, remover a proteção e ir trabalhar, você se colocará de volta no assento do motorista tonsorial e se permitirá enfrentar a perda de cabelo em seus próprios termos.
Converse com qualquer especialista em barba e ele provavelmente lhe dirá o quanto se sentiu melhor depois que parou de se agarrar desesperadamente ao último fio de cabelo e criou coragem para tirá-lo de uma vez por todas. Pode ser uma experiência libertadora. Além disso, tire-o do caminho enquanto você ainda tem a juventude do seu lado e você se dará uma boa vantagem sobre seus colegas, a maioria dos quais terá que lidar com o início da calvície de padrão masculino e uma crise de meia-idade, tudo ao mesmo tempo.
Mas esses não são os únicos pontos positivos quando se trata de tomar a opção nuclear. Depois de investir em um conjunto de máquinas de cortar cabelo e aprender a usá-las, você verá que está praticamente nadando em dinheiro que, de outra forma, daria a um barbeiro para tentar em vão disfarçar sua linha capilar sempre recuada. E quanto a como você será percebido por quaisquer parceiros em potencial, basta olhar para Jason Statham e Samuel L Jackson. Até Larry David, que se recusa a raspar a parte de trás e as laterais, fez o visual seu.
Como Raspar a Cabeça
Livrar-se do fiapo é um grande passo, mas você provavelmente sabe lá no fundo que é a coisa certa a fazer. No entanto, antes de dar o mergulho, você precisa ter certeza de que sabe o que está fazendo. Com isso em mente, pedimos conselhos a Joe Mills, um dos melhores barbeiros de Londres, sobre o assunto.
“Se você acha que chegou a hora de raspar a cabeça, então eu sugiro que você a corte primeiro”, diz Mills. “Inicialmente, você quer começar em torno de um grau 3 e depois trabalhar mais curto. Se você tem um rosto redondo, eu sugiro que você tenha um 3 ou 2 em cima e no topo das laterais e vá para um 1 e um fade em volta das bordas. Isso ajudará a mudar um pouco o formato do seu rosto. “O truque é mantê-lo aparado, pois não ficará ótimo se ficar fofo.”
Então, bem simples. No entanto, se você já teve um gostinho da vida careca e está desejando o próximo golpe, você pode decidir que quer envolver a navalha.
“Se você quiser raspar a cabeça, é melhor fazer isso da mesma forma que o rosto”, explica Mills. “Você precisa aparar o cabelo bem curto com uma máquina primeiro, depois molhar o couro cabeludo com água morna e aplicar um creme ou gel de barbear. O cabelo da sua cabeça é diferente do seu rosto e tende a ser menos áspero. Além disso, seu couro cabeludo não está acostumado com uma lâmina, então vá com calma. Enxágue a lâmina regularmente durante o barbear para mantê-la limpa e sem pelos.”
Os melhores cortes de cabelo para cabelos ralos
Se você ainda não atingiu os níveis de afinamento do Príncipe William, então você pode querer considerar levar um barbeiro para aparar antes de começar a exagerar com o Bic e a espuma de barbear. É verdade que, não importa o quão bom seja seu barbeiro, ele não conseguirá restaurar nenhuma de suas mechas perdidas, mas o que ele pode fazer é dar a você um corte que embeleze sua linha capilar recuada.
Mas o que você deveria estar pedindo? Bem, aqui está uma seleção das melhores opções.
O corte Buzz
Descer o cabelo com a máquina para um comprimento uniforme em todo o corpo é uma ótima maneira de cuidar de uma linha capilar decrescente sem ficar completamente careca. Se você estava pensando em raspar a cabeça, mas quer testar as águas primeiro, este pode ser o corte que você estava procurando.
O alto e apertado
Se a ilusão de cabelo mais grosso é o que você está buscando, então este irmão do corte militar pode lhe dar o volume adicional que você deseja. O corte deixa o comprimento bem curto em cima e ainda mais curto atrás e nas laterais. Isso ajudará a criar algum equilíbrio entre o cabelo ralo ao redor da coroa e o cabelo mais denso em outros lugares.
O corte inferior penteado para trás
Embora possa não ser muito bom para disfarçar uma linha capilar recuada, esse visual de corte inferior é uma ótima opção se a área ofensiva for o topo da sua cabeça. O comprimento penteado para trás na parte superior cobrirá quaisquer pontos calvos embaraçosos depois de estilizado. Apenas tente evitar piscinas.
A colheita curta
Se o seu desbaste ainda for relativamente pequeno, um corte curto pode ser uma boa opção. Esse estilo é cortado curto por toda parte com tesouras e tem o poder de fazer com que suas madeixas pareçam mais cheias do que realmente são.
Pensamentos finais
Então, longe de ser o destino terrível que muitos homens imaginam, ficar careca é apenas uma parte natural do processo de envelhecimento e há uma série de coisas que podem ser feitas para combatê-lo se você decidir que essa é a melhor maneira de agir.
No entanto, antes de gastar suas economias em um procedimento cosmético caro, faça-nos um favor e tente raspar sua cabeça primeiro. Nunca se sabe, quando você começar a economizar dinheiro, aproveitar mais tempo nas manhãs e receber elogios, você pode perceber que um pouco de cabelo não é tão importante assim.