Se na sexta-feira você não consegue esperar para tirar o terno abafado em favor de um velho par de jeans e um moletom, você pode estar perdendo uma oportunidade e desperdiçando dinheiro em duas vezes mais roupas do que precisa. O estilista experiente sabe que com um estilo criterioso, as peças que servem bem para o 9-5 podem atingir seus objetivos no fim de semana também.
“Os códigos de vestimenta estão se confundindo cada vez mais, então usar roupas de trabalho casualmente nunca foi tão fácil”, diz a estilista de moda masculina Holly Macnaghten, que vestiu nomes como Ansel Elgort, Ralph Fiennes e Bill Nighy. “O segredo é manter o que você está vestindo simples, usar cores sólidas como marinho ou camelo e evitar misturar padrões.” Com isso em mente, aqui está como manter seu guarda-roupa de trabalho em dia, mesmo quando você não está.
Terno
Ternos não são mais apenas negócios, mas se você quiser usar o seu casualmente, precisa se organizar (para usar uma frase corporativa banal). Escolha uma jaqueta que não tenha mais do que dois botões e um ombro macio com pouco ou nenhum enchimento, também conhecido como “desconstruído”. Depois de trocar sua camisa de negócios por uma camiseta, ela ficará mais em casa sob os ombros discretos.
Nos meses mais frios, use camadas com um moletom com capuz, uma blusa de corrida ou uma gola alta, dependendo da ocasião. Abaixo, faça as calças terminarem no tornozelo, e você pode usar um par de tênis de couro elegantes com elas, bem como seus brogues de trabalho. O toque final aqui é sua atitude. Tente esquecer que você está em um terno e finja que é um agasalho. Seu estoque de estilo acabou de subir 10 pontos.
Sobretudo
Diga o que quiser sobre Kanye West, a única coisa que ele acertou foi misturar roupas formais tradicionais e roupas esportivas. Para esse fim, adotar sua tática de usar um sobretudo elegante com roupas muito mais casuais do que o normal tem inúmeros benefícios. Faça como Ye e vista um moletom premium e um par de joggers, depois jogue um sobretudo de lã com corte elegante para finalizar.
Você ficará confortável graças aos joggers, mas a adição de uma camada superior elevada levantará todo o traje, e você passará de rato de academia a magnata do streetwear em um piscar de olhos. Quando se trata de cores, os clássicos sobretudos azul-marinho, cinza e preto funcionarão bem, mas para aqueles na classe avançada, experimente o camelo como uma forma de se destacar da multidão do inverno.
Sapato
Usar sapatos feitos para o trabalho em um ambiente casual deve ser bom. Mas, vivemos em um mundo onde as pessoas ainda acham aceitável usar jeans bootcut, stonewash, desfiados na bainha com mocassins de couro marrom e pontudos. Não faça isso. Simplesmente não faça. Em vez disso, invista em um par de sapatos Derby de couro ou botas em preto ou marrom escuro.
Então, quando terminar de usá-los para trabalhar, dê a eles um dia de descanso no sábado e use-os no domingo com um par de jeans retos ou slim-cut ou calças que terminem logo abaixo dos tornozelos. Você andará mais alto e, se estiver com seus amigos de be-training, você será o mais bem-sucedido de todos.
Calça
É provável que suas calças de terno, junto com suas calças chino mais elegantes, passem o fim de semana trancadas no guarda-roupa enquanto aqueles jeans que você tanto ama estão curtindo a vida. Mas não deveria ser assim. O jeans é um tecido durável e que serve para tudo, claro, mas não há razão para que aquelas calças que você usou a semana toda não possam fazer o mesmo.
Troque seus sapatos de trabalho por um par de tênis minimalistas e um suéter de tricô grosso e dê às suas calças de trabalho o melhor momento de suas vidas. Troque os sapatos de volta depois, e você pode até sair com esse visual no escritório na segunda-feira. Livro de regras? Que livro de regras?
Camisa
Nada significa tanto o fim de semana quanto desfazer o colarinho e arregaçar as mangas, mas evitar camisas no fim de semana é um erro. Em vez disso, faça-as trabalhar horas extras. Mantenha o botão para dentro das calças, mas em vez de colocar uma gravata também, deixe o colarinho aberto e use um moletom de gola redonda por cima. Muito calor?
Mantenha o colarinho para cima, mas remova o moletom e enrole as mangas. Quando a mudança de estação exigir uma revisão anual de suas roupas, promova a camisa para uma camada superior usando-a sobre uma gola alta leve para uma abordagem interessante e à prova de inverno da combinação testada e aprovada de “camisa sobre camiseta”.
Assistir
Seria uma pena vestir seu melhor terno, camisa, gravata e sapatos de couro polido para então finalizar o visual com um relógio digital que funciona como um controle remoto de TV. É aí que entra um relógio de trabalho. Não muito diferente de um relógio de vestir, um relógio de ponto deve ser inteligente e discreto, com um mostrador simples, caixa fina e pulseira de couro preta.
Tudo isso não precisa ser caro. Felizmente, um relógio de trabalho não precisa existir apenas no escritório. Na verdade, ele ficará muito mais inteligente aparecendo por baixo da manga de uma camisa jeans no fim de semana do que o Megatron 3000 mencionado anteriormente. Use seu tempo com sabedoria.
Gravata
Uma gravata pode ser o símbolo universal de trabalhar para “o homem”, mas e se disséssemos que é possível manter o nó enquanto relaxa com alguns ajustes fáceis? Primeiro de tudo, livre-se de tudo que não seja de tricô. Gravatas de seda parecem o negócio na sala de reuniões, mas não passam no teste do pub.
Uma gravata de tricô mais suave e casual pode ser usada com nó, mas aberta no colarinho com um suéter de gola V por cima ou uma jaqueta de couro, se você estiver se sentindo aventureiro. Claro, mesmo isso não é um padrão de sábado, mas se você está indo para uma festa e quer causar uma boa impressão pelos motivos certos, este é o caminho a seguir.