Avaliamos de forma independente todos os produtos e serviços recomendados. Quaisquer produtos ou serviços apresentados não aparecem em nenhuma ordem específica. se você clicar nos links que fornecemos, poderemos receber uma compensação.
Além da questão de quem em sã consciência planejaria seu grande dia para cair durante as profundezas mais sombrias do inverno, descobrir o que vestir em um casamento no inverno é, na maioria das vezes, um pé no saco.
Gravata preta? Gravata vermelha? Gravata aérea? Ir sem meias ou usar meias de tênis brancas brilhantes? Estamos brincando, nem pense em meias brancas. Contra-intuitivamente, decidir quais roupas vestir para celebrar a união eterna (dedos cruzados) de duas almas afins é doloroso, sem paixão e desprovido de sentimento caloroso.
Embora não possamos aconselhar sobre o quão mesquinho ou esbanjador você deve ser com seu presente, podemos aconselhar sobre como acertar em seu traje de casamento de inverno, seja você um noivo, parte da festa de casamento ou um desses (fervendo silenciosamente) pessoas que só foram convidadas para a festa pós-festa.
Regras de estilo de casamento de inverno
Leia o código de vestimenta
É irônico que muitos casais passem horas agonizando com a espessura e o design gráfico de seus convites, mas ignorem alegremente a ridícula ambigüidade de seu código de vestimenta designado. Então, cabe a você (ou melhor, a nós) ler nas entrelinhas.
Se o convite prescreve gravata preta, em inglês simples, isso é um terno de jantar (também conhecido como smoking), uma camisa branca, uma gravata borboleta preta, sapatos pretos de alto brilho e meias pretas. ‘Black tie opcional’ é praticamente a mesma coisa, embora você possa ser menos formal com uma gravata preta lisa.
Semi-formal é uma fera mais difícil de dominar. Em suma, essas duas palavras significam formal, mas não cartola e fraque formal. Portanto, um terno completo é obrigatório: marinho, cinza, carvão, azul médio, todos aceitáveis aqui. Com seus acessórios, opte pelo seguro com uma gravata – cores escuras e suaves são óbvias, enquanto listras e bolinhas são os padrões mais fáceis de usar. Se você insiste em usar gravata, coloque um lenço no bolso do peito do blazer para desviar das vibrações do dia difícil no escritório.
Escolha seus tecidos com sabedoria
Olha, sabemos que você não é estúpido, mas achamos imperativo afirmar o óbvio que você não deveria usar um terno de algodão ou linho no inverno, a menos que esteja com vontade de sentir arrepios nos bancos.
Qualquer coisa que pareça hiperbritânica é altamente recomendada: tweed, flanela, lã e, se você for um baller, caxemira. Procure um tecido pesado (entre 14 onças e 19 onças) para ficar totalmente isolado. Não use meio forro também, um forro completo não apenas manterá os arrepios sob controle, mas também oferecerá uma estrutura de terno melhor.
Considere a localização
Para a vibração geral do seu traje de casamento de inverno, a localização é fundamental. Se você tem um convite de casamento na cidade, opte pelo lado mais inteligente das coisas: riscas, xadrez e uma paleta de cores preto, marinho e vermelho para os acessórios apropriados. Os ternos para casamentos campestres de inverno devem partir de uma paleta de cores terrosas (verde, marrom, ferrugem), embora tecidos texturais como tweed e lã também se prestem a um carvão profundo.
O que vestir para um casamento no inverno
Se você é o noivo
É o grande dia e você é o #bigman, então você precisa estar o mais bem vestido, ponto final. Você não está no The X Factor e suas fotos envelhecem muito, então ignore qualquer conselho sobre como mostrar sua personalidade e erre pelo lado da tradição. Opte por um terno de duas ou três peças dependendo do nível de formalidade com o qual você se sente confortável.
Deve ser preto, marinho ou cinza escuro e não trespassado ou estampado. Para o resto do seu visual, pense de forma igualmente simples. Escolha sapatos Oxford pretos de alto brilho, uma camisa branca e, para adicionar um pouco de ‘personalidade’, opte por uma gravata de listras finas ou bolinhas e um alfinete floral em cor escura.
Se você for um dos melhores convidados da mesa
Então, você negociou para chegar à mesa principal: a menos que a noiva ou o noivo não tenham amigos, você é dourado aos olhos deles. Retribua o respeito deles não aparecendo em nada alarmante: não é sua hora de brilhar. Use preto e você corre o risco de competir com o homem principal; escolha o azul marinho para manter a formalidade controlada e as travessuras que chamam a atenção diminuídas.
Uma camisa branca e sapatos pretos resolverão novamente o problema, mas uma gravata mais clara e um lenço de bolso em um tom semelhante (não idêntico) irão distingui-lo do noivo, ao mesmo tempo que o manterá no caminho certo e estreito. Claro, a festa de casamento pode ter uma roupa prescrita para eles. Se sim, apenas faça o que lhe foi dito.
Se você é um convidado diurno
Os convidados diurnos têm o trabalho mais difícil de se vestir para um casamento, ainda mais do que a noiva. Não, realmente. Você precisa ser formal (embora não muito formal), mas não há restrições sólidas quanto a cores, tecidos ou formas. Para facilitar a sua vida, um terno azul marinho, cinza ou cinza é a melhor opção para o inverno, e você também pode adicionar um xadrez, risca de giz ou uma silhueta trespassada.
Nos calçados, os sapatos marrons combinam perfeitamente com todos os ternos acima e são menos formais do que os pretos. As combinações clássicas de camisa e gravata ainda são obviamente uma aposta segura, mas para um visual mais moderno experimente uma camisa de gola vovô e um lenço de bolso para animar as coisas melhoram um pouco – mas apenas se o casamento for casual.
Se você for um convidado noturno
Então, você não compareceu ao evento principal, mas não encarou isso como uma brincadeira, mas sim como horas de conversa fiada, misericordiosamente desviadas. Nem é preciso dizer que você precisa parecer que fez um esforço, mas não precisa usar todas as armas em punho. Uma camisa de gola vovô resolverá o problema, e você pode até tentar um design estampado (sutil), enquanto um suéter preto ou carvão com gola redonda atingirá o equilíbrio perfeito entre relaxado e refinado. PSA: sem tênis e sem jeans e sim, isso inclui jeans preto.
Principais peças do casamento de inverno
A esta altura, você já deve estar quase completamente familiarizado com os meandros dos trajes de casamento de inverno, mas não pense apenas no panorama geral, o diabo realmente está nos detalhes.
Terno
O terno é praticamente a peça de roupa mais importante que você precisa para um casamento, então você realmente precisa fazer isso direito. “Um terno trespassado com lapela sempre tem um toque um pouco mais de ‘ocasião’; assim como um terno de três peças”, diz Holger Auffenberg, chefe de design da marca britânica de alfaiataria Chester Barrie. “Um terno trespassado pode ficar bem, especialmente no inverno, mas lembre-se de que nunca deve ser usado desabotoado, então isso provavelmente irá impedi-lo um pouco quando todos os outros começarem a relaxar.”
Camisa
Na hora de escolher uma camisa, sua principal preocupação deve ser o temido confronto de gravata, e você pode evitar isso com uma camisa branca na maioria das vezes. “Há muito poucas ocasiões em que você pode errar com uma camisa branca lisa, e um evento festivo como um casamento certamente não é uma delas”, diz Auffenberg. Simplificando, chato é melhor, mas a qualidade também precisa estar correta.
Experimente evitar uniformes baratos de popeline de poliéster ou algodão e opte por algo com um pouco de corpo e textura, como um Oxford real ou uma cestaria. Cores azuis claras ou mesmo pastéis também podem funcionar, mas eu provavelmente ficaria longe de listras e xadrez ousados e profissionais.
Sapato
Combinar os sapatos certos com o terno certo é provavelmente o pesadelo mais recorrente da moda masculina. “Não é realmente um conselho específico para casamento, mas seus sapatos devem ser sempre apropriados para o terno que você está vestindo. O famoso ‘no brown in town’ já está morto e enterrado há algum tempo, mas eu ficaria no lado mais clássico com seus calçados com sapatos sociais tradicionais”, diz Hoffenberg.
Considerando que se espera que você participe da dança mais tarde, eu recomendaria solas de couro, sem borracha e definitivamente sem solas de comando. Assim, sejam pretos ou marrons, os sapatos Oxford e Derby vencem as tiras monge, os mocassins e similares.
Casacos
Não, você não pode simplesmente vestir sua jaqueta parka para um casamento, você gastará mais tempo do que imagina usando agasalhos em um casamento de inverno, então ela precisa parecer mais elegante do que elegante. “Qualquer casaco que você usar deve ser mais longo do que o terno por baixo, caso contrário você acabará com uma aparência de ‘viajante assediado’”, diz Hoffenberg.
Lembre-se que as calças ficarão visíveis por baixo do casaco, por isso certifique-se de que o casaco não combina com o terno, mas também fique longe de uma combinação total. Casaco longo azul marinho simples sobre terno azul marinho simples pode parecer uma boa ideia, mas trairá o fato de que a) você possui apenas um terno e um casaco ou b) você não tem absolutamente nenhuma imaginação.
Acessórios
Como praticamente qualquer situação que possamos imaginar, num casamento de inverno, com acessórios, menos é mais. “Se você acha que está usando muitos acessórios, é porque está”, diz Hoffenberg. “Se você fizer parte da festa de casamento, poderá receber um corpete para usar, portanto, certifique-se de que não entre em conflito com qualquer outra coisa que você possa estar vestindo.
Um lenço sutil pode dar um toque novo e mais formal, e talvez um casamento seja a desculpa perfeita para usar as abotoaduras que você herdou do seu tio-avô.” Mantenha a simplicidade, pessoal. Além dos botões de gravata e abotoaduras, restrinja-se a um dos seguintes itens: lenço de bolso, prendedor de gravata, alfinete de lapela, lenço de seda. Você pode fazer isso.