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Assim como suas roupas, sua bebida preferida ou a mais tocada no Spotify, a escolha da fragrância diz muito sobre o tipo de homem que você é. “Como o sentido do olfato nos leva diretamente à parte do cérebro que lida com nossas emoções, ignorando completamente o raciocínio, pode-se dizer que nossa escolha de fragrância nos deixa emocionalmente despidos”, diz James Craven, Arquivista de Fragrâncias da Les Senteurs, Londres. perfumaria independente mais antiga.
É por causa desse link que é quase impossível escolher uma fragrância sem trazer uma bagagem de uma vida inteira para a mesa. “Um homem usará uma fragrância que seja confortável para ele e essa escolha é muitas vezes um reflexo da sua experiência, bem como da sua personalidade”, diz Sarah McCartney, perfumista e fundadora da 4160 Tuesdays – uma marca cujas fragrâncias evocativas e peculiares têm tudo a ver com o toque. em memórias. “É raro um cara escolher um perfume marinho se não gosta de nadar no mar, por exemplo, porque somos atraídos por aromas que reconhecemos e por coisas que nos parecem familiares.”
É por isso que os perfumistas muitas vezes têm em mente um perfil do tipo de homem para quem estão misturando e é por isso que a Dior escolheu Johnny Depp como o rosto de sua campanha Sauvage: a missão é combinar as notas da fragrância com o homem, de modo a combinar perfeitamente refletem sua personalidade e espírito.
Mas, além de refletir a personalidade, Craven avalia que muitos homens usam fragrâncias para projetar uma personalidade que talvez não tenham. “Suspeito que os homens muitas vezes escolhem um perfume para compensar alguma deficiência percebida em seu caráter: como escolher um perfume brutalmente viril se duvidam de sua masculinidade”, diz ele. “Outros têm vergonha de revelar quem realmente são, escolhendo algo extravagante e, por isso, escondem-se atrás de uma fragrância mainstream ‘aprovada’ que não revela muitos segredos.”
Mas mesmo fazendo isso você ainda está revelando algo sobre seu personagem, porque quando se trata de fragrância, você realmente é o que veste. “Em poucas palavras, assim como um aperto de mão ou uma assinatura, o perfume é uma extensão da ‘alma’ de um homem”, diz o aclamado perfumista britânico Roja Dove.
Não apenas o que você veste diz muito sobre quem você é, mas, de acordo com McCartney, o quanto você veste também diz muito. “Homens excessivamente confiantes usarão um monte de fragrâncias, enquanto os discretamente confiantes optam por apenas o suficiente para que você precise se aproximar para apreciá-la – uma boa jogada em meu livro”, diz ela. Como sempre, menos é mais.
Ela também acredita em ser fiel a si mesma ao escolher uma fragrância. “Quentin Crisp costumava dizer ‘Nunca se deve usar um chapéu com mais personalidade do que você mesmo’ e acho que o mesmo se aplica às fragrâncias”, diz ela. “Sua personalidade nunca deve ficar atrás do seu perfume.”
Então, o fato de você preferir Eau Sauvage da Dior ao Oud Wood de Tom Ford ou uma fragrância mais barata poderia realmente ser mais revelador sobre sua personalidade do que um Teste de Rorschach? Aqui estão nossas notas sobre notas.
Cítrico
Fragrâncias à base de frutas cítricas como Clinique Happy For Men, Neroli Portofino de Tom Ford, Bergamote Soleil do Atelier Cologne e o icônico Eau Sauvage da Dior são os pilares de muitas rotações de fragrâncias masculinas, em parte porque evocam um frescor limpo, forte e energético. “Na minha experiência, são os esportistas que escolhem fragrâncias cítricas”, diz McCartney. “Eles são os competidores – corredores, jogadores de squash, ciclistas, homens que não têm medo de tênis fluorescentes e um pouco de Lycra modeladora!” (Este último apenas para atividades esportivas, é claro.)
Você também pode ser subconscientemente atraído por eles por seus benefícios terapêuticos. “As notas cítricas realmente acordam, mas também proporcionam um bom equilíbrio entre refresco e calma”, diz ela – uma observação apoiada por um estudo da Northumbria University, que descobriu que o cheiro da erva-cidreira pode melhorar o humor e a capacidade cognitiva. desempenho.
Gourmand
Fragrâncias inspiradas na comida e com notas como chocolate, baunilha, canela e café tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos. E se você gosta da qualidade ‘comestível’ de aromas como o inebriante A * Men de Thierry Mugler, Le Male de Gaultier, Tom Ford For Men Extreme ou Aomassai com caramelo e avelã da Parfumerie Generale, é provável que você seja um sensualista descarado. “Homens que optam por fragrâncias gourmand tendem a ser tipos sensuais, hedonistas, sexualmente aventureiros e com mentes curiosas”, diz Craven.
Particularmente populares são as fragrâncias com baunilha. “O novo Vanilla Flash de Andy Tauer, de Tauerville, está passando por uma tempestade entre os caras agora”, diz ele. A baunilha, é claro, há muito é considerada um afrodisíaco psicogênico, então, se você é um fã, é provável que você borrife para brincar, seu demônio sujo.
Madeira
Há uma razão pela qual fragrâncias amadeiradas como Gucci Pour Homme, Terre d’Hermès e Davidoff Horizon são tão populares entre os homens: são vistos como representantes de um tipo de masculinidade sólida, confiável e descontraída. “Os aromas amadeirados são frequentemente solicitados por homens casados acompanhados de suas esposas”, diz Craven. Eles também são favorecidos pelos “homens masculinos”, em parte porque são muito populares entre outros homens, reforçando sua aceitabilidade geral.
Mas quando você escolhe uma fragrância amadeirada em detrimento de todas as outras, pode haver algo mais – algo um pouco mais antigo – em ação também: “Aromas amadeirados como o denso e opulento Sandalo de Lorenzo Villoresi nos levam de volta à maneira como nossos antepassados se perfumavam no passado. altares dos deuses antigos”, diz Craven. “Há algo do Homem Verde e do Bosque Sagrado neles.”
Marinho
Gosta de fragrâncias aquáticas ou ‘marinhas’ limpas e frescas que têm um leve cheiro de oceano e maresia? Então você pode ser um minimalista de coração, alguém que aprecia a simplicidade e o design elegante e descomplicado.
“As fragrâncias aquáticas modernas nasceram de nomes como L’Eau d’Issey Pour Homme, Kenzo Pour Homme e CK One”, diz Moore. “Essas eram as fragrâncias mínimas, revigorantes e frescas da década de 1990. Eles ainda são tão populares como sempre hoje e sugerem uma atitude minimalista e uma aspiração de pureza.”
Oriental
Que mensagem transmitem fragrâncias ‘orientais’ como Opium Pour Homme, Gucci Envy For Men, M7 da YSL e The One Gentleman da Dolce & Gabbana – cheios de especiarias exóticas, resinas e baunilha doce – colocados? Em uma palavra: hedonista.
“O homem que usa esse tipo de fragrância fica até o final da festa e nunca sai da mesa sem comer a sobremesa”, diz McCartney.
“Os orientais parecem atrair ‘Sim, vamos lá!’ tipos.” Isso pode ser em parte porque muitos deles apresentam notas sensuais de baunilha, exóticas, ousadas, picantes, esfumaçadas e alcoólicas também. “Estamos basicamente falando de algo que pode ser lambido, fumável e bebível”, diz ela.
Floral
É preciso um certo tipo de homem para usar fragrâncias florais como Rose of No Man’s Land de Byredo, Dior Homme e Tobacco Rose de Papillon: alguém que seja ousado, autoconfiante e que se sinta à vontade com sua própria pele e com sua sexualidade.
“Os homens que amam os florais são – como os amantes do gourmand – aventureiros e desinibidos, estetas e sofisticados, amantes ávidos de sensações incomuns”, diz Craven.
De todas as notas florais, a rosa é a que os homens mais procuram. “O perfume sempre foi popular entre os homens nas civilizações antigas e nas culturas árabes modernas e está se tornando cada vez mais popular entre os homens ocidentais, especialmente quando misturado com notas de couro, madeiras ou tabaco”, diz ele. “Os homens ainda não gostam de rosas atalcadas, com pétalas ou compota – eles preferem as rosas escuras, amadeiradas e terrosas: e essas notas refletem drama e força.”
Oud
Um dos pilares da perfumaria do Oriente Médio, o oud rico, quente e esfumaçado (ou agarwood, como também é conhecido), está no centro de fragrâncias como Oud Wood de Tom Ford, Boss Bottled Oud e o particularmente extravagante Musk Aoud de Roja Parfum.
“O oud verdadeiro é um dos ingredientes mais caros da perfumaria, então o tipo de homem que o usa é muito autoconfiante”, diz Dove. “Eles não precisam gritar e não têm nada a provar. Oud oferece uma promessa de sucesso e força interior.”
Aromas esportivos
Fragrâncias “esportivas” especialmente criadas, como Extreme Sport, de Paul Smith, são uma presença constante no mercado de fragrâncias masculinas, enquanto outras, como Invictus, de Paco Rabanne, são fragrâncias esportivas em tudo, menos no nome. Picantes e edificantes, eles são projetados para serem uma descarga de adrenalina, engarrafados.
“Ao optar por uma fragrância esportiva, um homem pode estar dizendo que incorpora o estilo de vida associado: ativo, ambicioso e trabalhador”, diz Liam Moore, fundador da revista de fragrâncias. ODU. “Embora não seja uma regra rígida e rápida, essas qualidades são pelo menos sugeridas nas notas de uma fragrância esportiva, que tendem a aderir a uma fórmula aproximada de notas cítricas/gengibre no topo, algo amadeirado ou herbáceo no meio e um almíscar. ou base âmbar.
De acordo com Moore, tanto Dior Homme Sport quanto L’Eau d’Issey Pour Homme Sport são fragrâncias clássicas de todos os tempos – provando que as fragrâncias esportivas podem ser sofisticadas e consideradas – mas você provavelmente precisará parecer um atleta em vez de apenas cheire a parte se quiser impressionar. “Não se deixe enganar pelo marketing”, diz Moore. “As mulheres não cairão aos seus pés como fazem com Nick Youngquest no anúncio da Invictus.”
Boutique
O tipo de cara que gosta de usar uma fragrância de boutique de luxo como Blood Oranges de Shay & Blue, Invisible Ben de 4160 Tuesdays ou Enigma Pour Homme de Roja Parfums não é diferente daquele que gosta de beber cervejas de boutique: ele aprecia a originalidade , peculiaridade e um alto nível de habilidade.
“Muitos perfumes têm o mesmo cheiro e carecem de autenticidade ou integridade porque são produtos anônimos produzidos em fábricas aos milhões”, diz Dominic De Vetta, fundador da casa de fragrâncias Shay & Blue, com sede em Londres.
“Um ponto de vista boutique significa paixão pessoal. Significa uma preocupação com os detalhes e o trabalho artesanal, e o homem que compra um sabe o que o torna bom e o usa com o mesmo tipo de orgulho com que usa um terno Savile Row feito sob medida.” Resumindo, use um e deixe que os outros saibam que você é mais conhecedor do que o consumidor convencional.