
Avaliamos de forma independente todos os produtos e serviços recomendados. Quaisquer produtos ou serviços apresentados não aparecem em nenhuma ordem específica. se você clicar nos links que fornecemos, poderemos receber uma compensação.
O smoking ou smoking há muito tempo é um dos trajes mais formais disponíveis para quem se veste de cavalheiro e normalmente é sempre usado da mesma maneira. Provavelmente, você comprará um para um evento chique único – um casamento, talvez, ou alguns prêmios da indústria de bebidas alcoólicas – e provavelmente será preto, com lapelas de cetim usadas com calças combinando, camisa branca e gravata borboleta. .
Não há nada aparentemente errado com esse visual. James Bond lhe dirá isso. Mas embora muitas vezes permita que um homem tenha a melhor aparência, perdeu a licença para emocionar. Sussurre, mas o smoking é chato. O visual do traje de pinguim é tão exagerado que não é de admirar que os homens continuem voltando a ele. Além disso, se você gasta um dinheiro decente em um smoking, por que se restringir a usá-lo apenas uma ou duas vezes por ano?
Ouça-nos aqui. Se você comprar o smoking certo, poderá usá-lo em todos os tipos de ocasiões. Vale a pena ser um pouco criativo, é claro, mas se usado com as roupas corretas, você pode ser o homem mais bem vestido em seu próximo evento de black-tie e o assunto da noite (pelos motivos certos) na próxima noite em a cidade.
Por que as regras não se aplicam mais
Você já deve ter ouvido isso inúmeras vezes: a moda masculina está no meio de uma direção nova e casual que resultou na quebra dos códigos de vestimenta e se tornando um tanto irrelevante. Basicamente, o terno não é mais o que era antes – o terno certo hoje pode funcionar tão bem com tênis e camiseta quanto com Oxfords e gravata. Você só precisa saber o que está fazendo, só isso. Isso é verdade até mesmo em muitas casas de Savile Row, como a Gieves & Hawkes, cujo diretor criativo John Harrison gosta de “ver as regras tradicionais quebradas, desde que haja uma referência à história do uso”.
O mesmo pode ser dito do smoking e ele pode realmente ser usado fora da marcha habitual dos pinguins? Os tradicionalistas diriam o contrário, mas sim, pode. O aumento da formalidade significa apenas que você terá que ser extremamente cuidadoso com o estilo.
Não acredite em nós? Permita que Thom Whiddett, cofundador do alfaiate de Mayfair, Thom Sweeney, eduque: “Hoje em dia, existem vários graus de formalidade nos eventos, então acho que você pode se adaptar de acordo. Se for uma festa de casamento ou uma celebração festiva, há uma enorme margem para adaptar o [dress] código. Eu usaria um veludo profundo ou veludo [dinner jacket] com um simples pescoço enrolado em merino e brinque com as cores.
Precisa de outro motivo para misturar o smoking? Conforto. Sim, todos os sinos e assobios podem remontar à era de ouro de Hollywood, mas podem ser literalmente uma dor de cabeça. O modelo Richard Biedul concorda: “Embora eu ame a tradição e a elegância do black tie, não há como negar que às vezes é desconfortável, caro e totalmente impraticável”.
A moda masculina tem sido atormentada por regras há décadas, e as roupas formais sempre estiveram sob o maior escrutínio, mas não precisam mais ser assim. Dê uma olhada no livro de Biedul: “No passado, eu era conhecido por usar tênis brancos com smoking em vez de sapatos, gola redonda em vez de camisas sociais e até lenços de pescoço como alternativa às gravatas-borboleta. Quando se trata das regras de traje formal ou de vestimenta em geral, acredito firmemente no mantra de que ‘eles existem para serem quebrados’.”
Novas maneiras de usar um smoking
Esqueça a gravata borboleta
Esta é talvez a maneira mais fácil de refrescar um smoking. Basta usar como faria normalmente – com calças de noite pretas, Derbies pretos e uma camisa branca, mas renuncie à gravata borboleta e, em vez disso, coloque artisticamente um lenço de seda leve em volta do pescoço.
Isso não apenas tirará um pouco do entupimento do seu visual de gravata preta, mas você também poderá brincar com a cor e o padrão na forma do lenço. Procure xadrez sutis – glen check ou Prince of Wales – e opte por uma jaqueta texturizada. Um veludo profundo funcionará melhor.
Vá todo preto
Gostaria de canalizar seu vilão interior de Bond? Você precisará de um visual todo preto completo com gola redonda e chinelos de veludo elegantes (um gato branco peludo é opcional).
O look ideal para jantares elegantes ou para a festa de Natal do trabalho, é confortável e incrivelmente fácil de usar. Não há necessidade de se preocupar com botões de camisa e você não terá que passar horas na frente do espelho aprendendo a amarrar uma gravata borboleta, mas ficará igualmente elegante – especialmente se combinar o veludo da jaqueta com os sapatos.
Malhas leves são suas amigas
Você já deve estar começando a notar a versatilidade da jaqueta de veludo. A diferença entre este e os dois primeiros? As lapelas – são lapelas recortadas no mesmo tecido da jaqueta, enquanto as duas de cima são lapelas de xale cortadas em seda, o que as torna muito mais formais e, portanto, mais difíceis de estilizar.
Esta versão ‘padrão do pântano’ é talvez a mais versátil. Pode ser facilmente enfeitado com camisa e gravata borboleta ou, neste caso, usado de forma mais casual com gola redonda em malha merino, calças de algodão e botas chukka.
Jaqueta de declaração
Quer misturar seu visual black tie, mas ainda assim voltar à tradição? Mantenha os detalhes da velha escola, mas atualize o próprio smoking.
Parte do motivo pelo qual a gravata preta pode ser tão chata é porque todos os homens na sala têm a mesma aparência. É a noite equivalente ao mar de ternos azuis que você verá fora de todos os principais blocos de escritórios de Londres ou Nova York. Misture tudo. Seja ousado com um blazer jacquard de seda – com um paisley elegante ou estampa geométrica – que é ao mesmo tempo uma pausa bem-vinda da norma e um início de conversa incrivelmente elegante.
Além do mais, a demanda por esse tipo de visual está aumentando lentamente, como observa Harrison: “Mudamos do preto para tons, cores e texturas mais claros. Sedas pastel com tramas sutis de folhagem, por exemplo. Os clientes estão optando por peças mais interessantes e a mudança para peças mais individuais é cada vez maior.”
Não descarte os treinadores
Esse visual não será para todos, mas se você quiser realmente apimentar um smoking, não procure mais. Jogue o livro de regras pela janela e você acabará com algo assim.
O terno em si é bastante tradicional – preto com lapela de xale de cetim e calças de cintura média, embora curtas no tornozelo. O estilo é tudo menos isso, mas pode funcionar. O lenço preto imita o trabalho de uma gravata borboleta, assim como a camiseta branca com seu primo de colarinho. Eles atuam como lembretes visuais do que todo mundo está acostumado a ver com gravata preta.
Até agora tudo bem. Mas, para realmente subverter o código de vestimenta, troque os sapatos (geralmente) pretos por um par de tênis grossos. Afinal, quem precisa de regras?