Avaliamos de forma independente todos os produtos e serviços recomendados. Quaisquer produtos ou serviços apresentados não aparecem em nenhuma ordem específica. se você clicar nos links que fornecemos, poderemos receber uma compensação.
Um dos cortes de cabelo mais icônicos que já enfeitou a cabeça dos homens, o topete tem sido grande (e uma grande notícia) desde a década de 1950, ganhando um lugar no hall da fama folicular ao lado de outros ícones da cadeira de barbeiro, incluindo a colheita francesa, buzz corte e costas e laterais curtas.
Unindo elementos do topete, top plano e às vezes até do moicano, sem medo de fazer sentir sua presença volumosa, o topete ampliado se adapta a uma ampla variedade de idades, formatos de rosto e estilos pessoais.
Segundo pesquisas, também é considerado um dos mais sexy pelas mulheres. Quando questionadas pela empresa de produtos de estilo Fudge sobre quais cortes de cabelo masculinos eles têm maior probabilidade de usar em aplicativos de namoro, 28% das 2.000 mulheres entrevistadas escolheram o topete.
O que é o Quiff?
O penteado com topete é aquele que você certamente já viu antes. Distingue-se facilmente pelo corte curto nas laterais e na nuca, com mechas mais longas no topo. Embora isso possa se aplicar a vários estilos de cabelo, o que diferencia o topete é como ele é estilizado.
A porção mais longa do cabelo no topo da cabeça ganha volume e depois é penteada para trás para uma aparência elegante, mas texturizada, enquanto ainda concentra o volume vertical na frente da cabeça. Você descobrirá que o nítido contraste entre os diferentes comprimentos de cabelo torna este look mais ousado e moderno, que não está muito longe do topete clássico.
Unindo elementos do topete, top plano e às vezes até do moicano, sem medo de fazer sentir sua presença volumosa, o topete ampliado se adapta a uma ampla variedade de idades, formatos de rosto e estilos pessoais.
Segundo pesquisas, também é considerado um dos mais sexy pelas mulheres. Quando questionadas pela empresa de produtos de estilo Fudge sobre qual corte de cabelo eles têm maior probabilidade de deslizar para a direita em aplicativos de namoro, 28 por cento das 2.000 mulheres entrevistadas escolheram o topete.
A história do topete
O penteado em si já existia há alguns anos quando se tornou popular como uma reação do pós-guerra aos cortes militares e estilos planos de guerra. Mas só se tornou verdadeiramente icônico com o advento do rock ‘n’ roll, quando se tornou um símbolo da revolta adolescente da noite para o dia.
“Como estilo, sempre representou rebelião e grita confiança”, diz ReeRee Rockette, proprietária da Rockalily Cuts. “É um penteado que literalmente ocupa mais espaço, então faz você se destacar e ser notado.”
O fato de o cabelo estar preso para cima também significava que ele tinha uma tendência natural de cair para a frente, exigindo atenção constante. Isso por si só tornou-se parte do apelo icónico do topete, com Elvis a conseguir transformar o penteado em público num acto tão sexualmente carregado como um movimento de ancas ou uma carícia no microfone.
Este narcisismo descarado também libertou os homens da tirania de não terem de se preocupar exteriormente com a sua aparência, preparando o terreno para a revolução da higiene que hoje consideramos natural. Resultado final? Não é exagero dizer que o topete mudou o rumo da história do cabelo.
O Quiff VS O Pompadour
Há discussões sobre como o topete em si difere de outros cortes clássicos, como o topete. Como regra geral, o topete clássico é menos vistoso do que o tipo de pompa pesada ostentada pela lenda do rock ‘n’ roll Little Richard e mais tarde Bruno Mars.
“Na verdade, não existe uma resposta em preto e branco”, admite o barbeiro Tom Chapman, de Devon, fundador do grupo de conscientização sobre saúde mental The Lions Barber Collective. “Um topete típico apresenta costas e laterais curtas, e cabelo mais longo na parte superior, penteado para cima e para trás na frente. Mas pode ser bagunçado, alisado ou escovado, tornando-o um estilo geralmente mais versátil. Os Pompadours são semelhantes porque tiram os cabelos do rosto, mas geralmente são mais brilhantes e muito precisos.
Enquanto as pompas, literalmente, aumentam todo o cabelo, os topetes concentram-se predominantemente no topete (o cabelo logo acima da testa) e, em alguns casos, o resto pode permanecer relativamente plano.
“Peça ao seu barbeiro um corte cônico com bastante comprimento na parte superior e você não pode errar”, diz Chapman.
Escolhendo um estilo de topete
Quando se trata de escolher seu próprio estilo de topete, um dos fatores mais importantes a se levar em consideração (como acontece com a maioria dos cortes) é o formato do seu rosto. Felizmente, existe um penteado para cada cara, mas eles são especialmente bons para quem quer alongar um rosto redondo.
“Rostos mais redondos tendem a ter pouca estrutura ou ângulos proeminentes, então um penteado quadrado com altura, como um topete ou uma parte lateral casual clássica com alguma altura, será lisonjeiro”, diz a aparadora de celebridades Amy Komorowski, que cuidou dos barnets de Eddie Redmayne e Ryan Reynolds.
Porém, tenha cuidado se você tiver um rosto particularmente fino – quanto mais alto o cabelo, mais angular e alongado ele parecerá. Em vez disso, opte por algo um pouco mais simples do que um arranha-céu imponente. Como a maioria dos topetes modernos exigem raspagem ou desbotamento nas laterais para enfatizar o que está por cima, eles nem sempre ficam bem em caras com orelhas maiores.
“A beleza do topete é que, dependendo do formato ou do ajuste das laterais, ele pode ficar bem diferente para quem o está usando, então você pode personalizar o estilo”, diz Steve Robinson, do Electric Hair Group. . “A versão mais moderna do topete é certamente ter as laterais com acabamento desbotado.”
Os topetes também funcionam com a maioria dos tipos de cabelo, exceto aqueles que são muito cacheados, excessivamente crespos ou muito finos. “O movimento cria textura, então cabelos ondulados podem ser uma dádiva de Deus ao criar uma aparência um pouco mais texturizada e bagunçada, mas você sempre pode usar alisadores para conseguir um topete com aparência mais clássica”, diz Chapman, que sugere investir em ferros menores, que tendem para funcionar melhor em estilos mais curtos.
Melhores penteados com topete para homens
Aqui estão alguns dos melhores penteados com topete para homens para ajudar a inspirar sua próxima ida ao barbeiro.
1. O topete clássico
Apesar de ser a versão mais antiga do penteado, o topete clássico se mantém como um dos mais estilosos há décadas.
Como acontece com qualquer topete (e qualquer penteado que não seja tainha), o corte eterno apresenta cabelos mais curtos nas costas e nas laterais do que na parte superior. No entanto, ao contrário da abordagem contemporânea do estilo, a diferença entre os dois é menos severa, conferindo-lhe um toque mais suave.
Ao sentar na cadeira, diga ao barbeiro que você deseja um crescimento de cerca de dez a dezoito centímetros na parte superior, com um pouco mais de sobra na franja. Peça que os cabelos das laterais sejam comparativamente curtos, mas não desconectados e sem desbotamento.
Devido ao peso natural de ter cabelos mais compridos, não exagere nos produtos na hora de modelar, pois isso pode fazer com que os cabelos caiam lisos. “Após a lavagem, comece secando os cabelos com uma toalha e aplique uma pequena quantidade de pasta fosca como agente pré-modelador”, diz Chapman. “Em seguida, crie [your quiff] usando os dedos ou um pente enquanto seca o cabelo para adicionar volume.
Finalize o look trabalhando com uma pomada tradicional para maior definição e brilho. Pegue uma pequena quantidade e esfregue entre as palmas das mãos e as pontas dos dedos e, em seguida, passe-a no cabelo da frente para trás.
2. O Quiff Rockabilly
O topete pode ser o corte que tem recebido toda a imprensa recentemente, mas de acordo com Chapman, é o topete que provavelmente manterá o curso.
“A pompa exige muita manutenção, pode ser difícil de estilizar e muitas vezes requer um produto pesado, e em grande quantidade”, diz ele. “O topete, entretanto, tem sido consistentemente popular há décadas; em parte porque é mais descontraído e há tantas variações diferentes que podem ser usadas por qualquer pessoa.”
Um desses estilos duradouros é o topete rockabilly. O corte dos anos 1940 e 1950, popular entre a subcultura Greaser da época, foi usado por todos, desde James Dean e Elvis Presley a Alex Turner e Zayn Malik.
“Um topete rockabilly tradicional geralmente tem uma parte lateral, que pode ser raspada ou penteada”, diz Rockette. “Também há menos altura do que com um topete e o cabelo na parte superior fica desbotado.”
Ao discutir esse estilo, também é comum ouvir o termo ‘rabo de pato’, que se refere à criação de uma divisão central com as seções laterais enroladas.
Seja qual for a sua escolha, a pomada é sua melhor amiga quando se trata de estilo. “Aqueça o produto nas mãos, alise e depois penteie”, diz Rockette. “Você se beneficiará com o uso de um secador de cabelo e com certeza precisará de um pente. Muitas vezes fico surpreso com quantos homens dizem que não possuem um.”
3. O topete cortado
Uma versão mais nítida e elegante do clássico da velha escola, o topete recortado mantém um toque vintage autêntico, mas também parece moderno e ousado.
O penteado funciona melhor quando há bastante cabelo na parte superior que pode ser penteado para trás, mas lembre-se que, geralmente, quanto mais comprido o cabelo, mais tempo levará para pentear.
O corte inferior em si pode ser suave, com graduação suave, ou severo, com as laterais mantidas no mesmo comprimento. Em ambos os casos, é a desconexão e o contraste entre o longo e o curto que dá impacto a esse look.
“Peça ao seu barbeiro para desconectar as laterais da parte superior, nivelando com o ponto de recessão até a parte de trás da orelha”, diz Chapman. “Escolha o estilo desbotado ou cônico abaixo da desconexão e crie muita textura na parte superior com comprimento restante para o topete na frente.”
Para criar a textura, Chapman sugere aplicar um spray de sal com o cabelo ainda úmido e secar com o auxílio de uma escova redonda antes de finalizar com algum produto de argila fosca para separação.
4. O Quiff Psicobilly
Uma versão exagerada, quase caricatural, do topete tradicional com elementos de moicano, o topete psicobilly (também conhecido como topete em cunha) tem suas origens na fusão do rockabilly e do punk.
“Um topete psicobilly é obtido raspando completamente as costas e as laterais até zero, permitindo que um topete esculpido em estilo de barbatana de tubarão reverso fique com toda a glória”, diz Rockette.
Só por essa descrição, já deve ficar claro que os exemplos mais extremos desse penteado não vão agradar a todos os escritórios. Porém, é possível suavizar o visual criando uma frente mais solta e menos estruturada, e mantendo as laterais um pouco mais longas.
Seja com um estilo tradicional ou para o 9-5, obter altura no topete é fundamental. “Você vai precisar, no mínimo, de um secador de cabelo”, diz Rockette. “E cada fio de cabelo precisará de produto para que fique em pé, então você precisará de um pente [to work it through].”
Um topete psicobilly, como seu primo rockabilly, é melhor estilizado com uma pomada forte. Isso ajudará a atingir a rigidez e a altura necessárias, mas você também precisará de uma ajudinha de uma camada de spray de cabelo, que adicionará uma proteção extra contra as forças da gravidade.
5. O topete texturizado
Uma versão menos formal e mais descontraída do topete tradicional preferido por nomes como David Gandy, esta versão tem menos a ver com elegância e brilho e mais com textura fosca.
“Por ser menos polido e menos estruturado é fácil de manter e, dependendo do comprimento do topete, você pode mudar o estilo a qualquer momento”, diz Saboo.
Um topete texturizado é perfeito para o inverno, quando ventos fortes e um pouco de garoa provavelmente só farão com que pareça melhor. Este embutido recurso também o torna a escolha ideal para caras com cabelos ondulados ou geralmente rebeldes. “Para conseguir esse look, use uma tesoura de barbeiro para cortar o cabelo curto nas laterais e nas costas, desbotando no cabelo mais longo da parte superior que é cortado pontiagudo com uma tesoura para um visual irregular e texturizado”, diz ele.
Embora possa parecer simples, o topete texturizado exige um pouco de esforço para chegar lá. O primeiro objetivo da rotina de modelagem é adicionar profundidade e volume, então faça isso com um pó texturizado ou spray volumizador adicionado às raízes.
A partir daí, Saboo sugere uma técnica bem específica para alcançar o resultado final desejado. “Esfregue uma pasta modeladora ou argila macia entre os dedos e as mãos, para que o calor das palmas torne o produto mais manejável. Em seguida, torça levemente o cabelo nas laterais da coroa, empurrando-o para cima, antes de passar as mãos pelo topete até ficar satisfeito com o resultado e o topete ficar no lugar.”
6. O topete com divisão lateral
Uma maneira de tornar um topete existente instantaneamente mais inteligente é suavizar sua rebeldia trabalhando em uma divisão lateral. Embora seja possível fazer isso com a maioria dos tipos de topete, se for sua intenção em tempo integral, vale a pena avisar o seu barbeiro.
Para criar uma divisão lateral, o cabeleireiro famoso Asgar Saboo sugere usar as palmas das mãos e alisar o produto nas laterais. “Penteie a seção superior para longe da divisão, para que haja uma divisão limpa e, em seguida, levante e modele a franja no estilo desejado.”
Se você procura um look totalmente polido, aperfeiçoe o acabamento com o pente. Ou, para um resultado um pouco mais natural, desbaste um pouco com as mãos para um efeito mais robusto.
Da mesma forma, uma variedade de acabamentos diferentes pode ser obtida simplesmente alterando o seu produto de estilo. Produtos de alto brilho canalizarão as vibrações da Ivy League, enquanto algo fosco terá um toque casual e contemporâneo.
7. O topete penteado para trás
Para transportar seu visual para a década de 1960, balance seu topete de maneira elegante e penteada para trás, que seja brilhante o suficiente para ver seu reflexo.
Este toque retrô em um estilo moderno é uma ótima maneira de ampliar um visual sofisticado e é uma ótima opção para uso diário ou formal. Dito isso, obter o brilho ideal exige muito produto e tempo para aplicá-lo uniformemente. Depois que o cabelo estiver todo untado, passe um pente para dar o formato desejado.
Você pode até aumentar um pouco as coisas incorporando uma parte lateral, o que adiciona drama a esse estilo já marcante.
Você terá mais sorte com um topete penteado para trás se seu cabelo for grosso e ondulado, mas mesmo cavalheiros com cabelos mais finos podem tentar esse visual.
8. O topete desbotado
Traga seu topete para o século XXI com um clássico estreitamento e desbotamento. Este look é menos extremo do que o topete cortado inferior, já que o desbotamento é geralmente suave e gradual, em vez de uma transição dramática do cabelo curto nas laterais para o cabelo longo na parte superior.
Você verá esse estilo de topete popular entre o público formal, pois tende a um visual limpo e profissional, com um ar de sofisticação. Também é a melhor escolha para uso diário, pois não exige muito estilo. Na verdade, com esse tipo de topete, você pode passar rapidamente o produto pelo cabelo e estará fora de casa.
Se você tem cabelo fino ou ralo e gosta da ideia de topete, está com sorte, pois esse estilo da moda é mais adequado para uma ampla variedade de tipos de cabelo. Pode ser usado penteado para trás ou relaxado e é uma ótima escolha se você procura um corte altamente versátil.
9. O topete de cabelo comprido
Não está pronto para se desfazer de seus lindos cabelos em troca de um topete? A boa notícia é que mesmo homens com cabelos mais longos conseguem curtir esse estilo sem muito corte.
Embora você queira que as laterais e a parte de trás do cabelo sejam mais curtas, você pode deixar o cabelo do topo da cabeça crescer livremente. Certamente é um desafio formar o topete com mechas longas, mas com a quantidade certa de produto resistente e um secador de cabelo quente, você conseguirá obter bastante volume. Quando penteado para trás corretamente, um topete de cabelo longo pode parecer extremamente elegante.
Para emoldurar o rosto e mostrar os lados mais curtos, tente prender o cabelo atrás das orelhas. Isso também criará um contraste para destacar o topete.
Nos dias em que você não tem vontade de espalhar toneladas de produto no cabelo, você pode deixá-lo solto para parecer uma cortina ou um penteado eboy.
10. O topete encaracolado
Mesmo caras com cabelos cacheados podem usar topete, embora possa parecer mais desgrenhado do que homens com mechas retas. O topete cacheado tem um ar descontraído e combina bem com pelos faciais. Isso vale para caras com cabelos ondulados que estão pensando em um corte de cabelo com topete.
Deixe seu cabelo crescer para um topete bagunçado ou afine as laterais para uma aparência mais ousada e polida. De qualquer forma, a textura é a estrela aqui, então deixe seus cachos naturais brilharem.
Para modelar um topete com cabelos cacheados, faça o mesmo que com qualquer outro. Porém, se você quiser manter os cachos no topo da cabeça, vá com calma com o secador de cabelo e use o mínimo de produto para evitar que fiquem lisos.
Dominando o Quiff: quais ferramentas você precisará
Quando chegar a hora de estilizar o topete perfeito, estas são as ferramentas que você vai querer ter em seu arsenal:
Secador de cabelo
Para garantir que seu topete esteja perfeito, comece investindo em um secador de cabelo. Procure um modelo leve e com configuração fria para evitar que as chamas grelhem seu cabelo, o que fará com que ele pareça seco e quebradiço.
“Os dois estágios da secagem são úmido para secar e depois quente para frio”, diz Robinson, que também sugere soprar o cabelo com o botão de jato frio do secador por 10 segundos para ajudar a manter o look final no lugar.
Pincel redondo
Os topetes exigem muito mais manutenção do que, digamos, um corte curto. Portanto, esteja preparado para gastar em alguns equipamentos básicos de modelagem, como uma escova redonda, para dar forma ao cabelo enquanto você o seca.
Obter os melhores resultados com uma escova requer alguma prática, especialmente se você estiver usando um secador de cabelo com a outra mão. “É tudo uma questão de passar suavemente a escova pelas mechas enquanto guia o cabelo [into place]”, diz Chapman.
Se optar por uma risca lateral, você também precisará de um pente de tamanho médio para exagerar a risca lateral natural e obter um acabamento mais nítido.
Pasta e pomada
O auxiliar de modelagem tradicional para criar um topete é uma pomada de alto brilho. Os primeiros tipos eram feitos de gordura animal e, portanto, tinham que ser perfumados com frutas (daí o “pomme” no nome). Felizmente, as alternativas atuais à base de água são menos bagunçadas, mais fáceis de remover do cabelo e muito mais gentis com a fronha.
Se brilho não é sua praia, opte por uma pasta modeladora. “Eles são translúcidos, então o cabelo tem a aparência de cabelo, mas mantém o penteado no lugar sem ser muito oleoso ou muito seco”, diz Robinson.
Laca para cabelo
“Experimente borrifar uma pequena quantidade de spray de cabelo na escova ao secar”, diz Chris Beastall, fundador do blog de cuidados masculinos Ape To Gentleman. “Isso adiciona fixação extra sem a necessidade de sobrecarregar o cabelo com produto, produzindo um acabamento fosco mais natural e um topete que dura o dia todo.”
webtrendsEditar perfil