Seu corpo é um templo, claro. Mas sua cabeça também é. Ou, pelo menos, ela os tem, então você pode muito bem tirar o máximo proveito deles, tocando no mais recente e melhor truque tonsorial.
O fade do templo é o mais recente de uma longa linha de técnicas modernas de barbearia a ter se estabelecido em cabeças. Uma manobra capilar ideal de baixo risco, tem um visual marcadamente menos marcante do que outros cortes de cabelo desbotados mais bem estabelecidos. No entanto, usado corretamente, esse elemento sutil pode dar um toque contemporâneo a uma ampla variedade de penteados.
Todos os quais os homens do templo desbotam algo que vale a pena anotar no velho Rolodex mental da próxima vez que for fazer uma visita ao seu barbeiro. Aqui está o que você precisa levar com você.
O que é um Temple Fade?
Você não precisa ser Sherlock Holmes para descobrir como seria o temple fade. A pista está no nome. “Um temple fade é um fade muito específico onde apenas a área do templo em ambos os lados e a área da nuca na parte de trás da cabeça são desbotadas para um grau abaixo do das laterais”, explica Dan Glass, um barbeiro sênior da Murdock London. “Isso geralmente é reduzido para um grau abaixo do grau dois.”
A sutileza do fade do templo significa que ele pode ser usado para acompanhar uma vasta gama de cortes de cabelo masculinos. “Do visual agitado ao penteado para trás ou pequeno topete – ele é adaptável o suficiente para ser usado com qualquer corte”, acrescenta Joth Davies, dono da barbearia Savills.
Tradicionalmente, esses cortes clássicos são usados com a parte de trás e as laterais curtas, então adicionar um fade de têmpora à mistura pode dar a qualquer estilo um toque moderno. Tornando-o a escolha perfeita se você quer arrasar com o cabelo #throwback sem parecer que acabou de sair do Delorean.
Como The Temple Fade se tornou popular?
Então, quando esse sutil detalhe de estilo ficou tão grande? Bem, não ficou realmente. Apesar de todos os seus pontos positivos, o temple fade ainda é um flex de barbearia relativamente pouco conhecido e muitas vezes perde para suas opções mais populares, como o drop fade, taper fade ou low fade.
A única atenção popular real que o fade do templo recebeu foi quando foi usado pelo DJ Pauly D de Jersey Shore como parte de seu penteado ‘blowout’, sua marca registrada. É verdade que esse não era o tipo de endosso de celebridade que provavelmente faria homens estilosos irem às barbearias locais, mas foi o suficiente para dar um pouco de reconhecimento a esse corte incompreendido.
A partir daí, o estilo blowout se tornou cada vez mais popular, especialmente entre os caras com cabelo afro. No entanto, isso levou ao temple fade ser um tanto estereotipado como sendo apenas para uso com esse tipo de cabelo. Mas isso é algo que está começando a mudar agora que as pessoas percebem a versatilidade que ele pode oferecer.
Isso vai funcionar para mim?
Antes de ficar muito confortável na cadeira do barbeiro, você precisa considerar se um fade de templo é ou não adequado para você. “Um fade de templo é uma opção de fade perfeita para aqueles que são novos nesse tipo de visual e querem prosseguir com cautela – ou seja, não se comprometer demais com um fade completo”, diz Davies.
Também vale a pena considerar se esse tipo de corte de cabelo combina com o formato do seu rosto. O fade de têmpora é útil para remover peso nas laterais da cabeça, tornando-se uma opção sólida para aqueles com rostos redondos ou quadrados que querem manter as coisas bem cortadas nas laterais, mas mantendo a opção de usar um pouco de comprimento na parte superior para alongar o rosto.
Principais estilos de Temple Fade e como obtê-los
Temple Fade + Corte Curto
Cortes de cabelo curtos e repicados têm visto um renascimento sem precedentes nos últimos anos. Isso se deve em grande parte a Cillian Murphy e sua banda de irmãos Brummie em Peaky Blinders. No entanto, o visual áspero do undercut comumente usado com esse estilo pode afastar alguns homens. É aí que entra o temple fade.
“A característica definidora desse corte de cabelo seria um corte frontal clássico com um pouco de borda adicionada”, explica Glass. “O fade do templo ajuda a mudar um corte curto simples atrás e nas laterais que você tinha na escola para um clássico moderno. O que é especialmente adequado, dado o renascimento dos estilos de roupas esportivas dos anos 90.”
Ao visitar o barbeiro, é importante enfatizar que você quer um fade de têmpora em vez do tradicional fade alto ou undercut desconectado. “Também é vital fazer uma distinção entre o comprimento preferido nas laterais (por exemplo, #2) e o fade (por exemplo, #0/0,5/pele)”, acrescenta Glass.
Quando se trata de estilizar, não poderia ser mais fácil. “Basta secar o cabelo com uma toalha, aplicar um pouco de pasta matte e penteá-lo para frente, tão bagunçado ou estruturado quanto você quiser.”
Temple Fade + Pompadour
O topete é um estilo folicular retrô, mas a inclusão de um corte fade nas têmporas dá o toque final e ajuda a redefinir um clássico retrô em um penteado masculino atemporal.
“Fica ótimo com um topete de pelo longo, onde as laterais são cortadas com tesoura e têm pelo menos 2,5 cm de comprimento, ou com um topete onde as laterais e a parte de trás foram aparadas até um grau dois, três ou até quatro”, diz Glass.
“[The sides] pode ser desbotado para baixo na barba ou até o final das costeletas. Novamente, como um corte curto, especifique o menor comprimento que você deseja que o desbotamento fique para baixo.”
Claro, vale lembrar que o corte de cabelo pompadour exige uma quantidade razoável de estilo. “Aplique um spray de sal marinho generosamente antes de secar as laterais diagonalmente para trás em direção à coroa, construindo um volume significativo através da franja.” Então finalize com um pouco de pomada, alisando o cabelo para trás até a nuca e penteando a franja para trás, para que fique bem no topo.
Temple Fade + Afro curto
Um fade de templo com um afro curto é uma ótima alternativa discreta ao estilo blowout mais ousado. Também é útil para afinar as laterais do rosto se suas bochechas forem um pouco redondas demais para um afro completo.
“O fade do templo fica contido entre o topo da orelha e a área de recessão ao redor da linha do cabelo”, explica Tom Chapman, fundador do Lions Barber Collective e embaixador da marca de cuidados pessoais The Bluebeards Revenge. “Enquanto isso, o afro geralmente é mantido próximo ao couro cabeludo, o que cria forma e estrutura para dar uma silhueta esteticamente agradável.”
Chapman aconselha pedir ao seu barbeiro para fazer um skin taper ou fade na frente de ambas as orelhas, misturando-se ao cabelo em cima com uma linha limpa. “Uma imagem é sempre melhor para mostrar ao seu barbeiro, pois seu ‘curto’ pode não ser o ‘curto’ do seu barbeiro.”
Lembre-se de que quanto menor o desbotamento, mais visitas frequentes serão necessárias para mantê-lo com aparência elegante e fresca.
Temple Fade + Penteado para trás
Se você está procurando um estilo elegante e que pode ser feito com o mínimo de esforço, então este penteado penteado para trás pode ser exatamente o que você procura.
“Peça ao seu barbeiro para conter o desbotamento na área das têmporas na frente da orelha”, diz Chapman. “Então ele é misturado na parte superior e posterior do cabelo da cabeça. Às vezes, pode haver uma pequena desconexão ou saliência do comprimento extra na área da franja. Misture em direção à parte de trás e deixe comprimento suficiente na parte superior para alisar para trás com uma diminuição no comprimento na nuca.
Se tudo isso parece um pouco confuso, volte ao velho truque de levar uma imagem com você. “Crie uma pasta no seu telefone com ângulos diferentes e você terá o corte de cabelo que deseja”, ele acrescenta.
Para modelar, use um produto de base, como spray de sal ou pó de volume, e aplique no cabelo molhado antes de secá-lo com secador para dar forma. “Finalize com uma pasta matte para garantir que você fique ótima até revisitar seu barbeiro em cerca de quatro semanas.”