Os cortes de cabelo com corte César são aparentemente versáteis. Ainda mais, a história e a tradição em torno desse visual costumam enviar uma mensagem sobre o seu estilo. Vamos mergulhar nisso.
Num fim de semana agitado no Caesar’s Palace em Las Vegas (despedida de solteiro do meu amigo), passei por uma estátua do homônimo do cassino. Não estou brincando quando digo isso, mas lembro-me de pensar que poucos estilos de cabelo estão associados a uma pessoa.
Claro, existe o Don King ou até mesmo a Marge Simpson. Mas ele não foi o único cara a fazer um grande e maluco, e ela é fictícia. Porém, o corte de cabelo de César é apenas dele.
Alguns podem se referir a isso como corte de cabelo romano. Mas, mesmo quem não é versado em história antiga sabe quem é César, mesmo que a associação inicial seja uma salada com croutons.
Já vi esse corte em estrelas do rock, boy bands, políticos, membros da realeza moderna e antiga, líderes empresariais e caras comuns atravessando a rua. Já vi mais disso agora que o mais recente queridinho de Hollywood, Paul Mescal, usa uma versão dele.
Mas por que os cortes de cabelo de César nunca ficam no passado? É literalmente um corte de cabelo de 2.000 anos! Estou aqui para destacar tudo sobre esse visual perene, desde sua história até seu impacto.
O que o torna um corte César?
Hoje em dia, o que chamamos de corte César vem em muitas variações. No entanto, uma versão clássica apresenta franjas incrivelmente curtas. Eles são basicamente cabelos de bebê que caem na ponta da sua testa.
O próprio Júlio César o usava curto, provavelmente não mais do que cinco centímetros em toda a volta. A maioria das estátuas e ilustrações o retratam com o cabelo do mesmo comprimento em toda a volta, incluindo a parte superior e as laterais.
Hoje, os lados mais curtos tendem a ser mais populares. Isso se deve em parte ao fato de que homens com cabelo curto geralmente tendem a ter laterais mais curtas hoje em dia, com cortes curtos e alguns cortes à escovinha de lado. Ao incorporar essa versão moderna, muitos acreditam que parece menos extravagante.
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, é conhecido por usar um César mais preciso, assim como os protagonistas dos anos 90, como Antonia Banderas e George Clooney. Discutiremos esse impacto cultural moderno mais tarde.
Hoje, as versões modernas desse corte onipresente vêm em vários formatos e tamanhos, embora ainda sejam reconhecidamente romanos. Muitos usam versões mais longas, enquanto outros incorporam um fade.
O próprio antigo imperador parecia tê-lo usado naturalmente. Não tenho certeza se a pomada já foi inventada. Muitos caras hoje e na história recente podem adicionar textura, usá-lo bagunçado ou combiná-lo com outros estilos, como topetes e cortes à escovinha.
Esses remixes tornaram César mais acessível para pessoas com diferentes estilos pessoais e formatos de rosto. Mas como chegou de Roma ao público em geral?
O corte de cabelo de Júlio César: uma história
Aqui está uma pequena curiosidade para você. Potencial Caio Júlio César na verdade tinha problemas de queda de cabelo. A Roma Antiga tinha uma relação diferente com o conceito de recuo da linha do cabelo em comparação com hoje. Agora, vários estudos e pseudociências podem (ou não) vincular a calvície à virilidade. Naquela época, era considerado uma deformidade.
Como tal, César fez tudo o que pôde para esconder a calvície. Tenho certeza de que as mechas em sua cabeça retratadas em obras de arte antigas são exageradas. Pintores e escultores, temendo punição, eram o equivalente ao Photoshop dos tempos antigos.
Assim, o grande imperador costumava usar a coroa de louros, que geralmente é reservada para cerimônias, o tempo todo. Com a capa traseira, ele pegava as mechas ralas da frente e as penteava para baixo.
E aí está! O suposto nascimento do corte.
Impacto cultural: o corte de cabelo César dos anos 90, 80, 70 e 60
Então, como esse penteado continuou em nosso imaginário popular por milhares de anos? Bem, isso não aconteceu.
Nossa relação com esse corte é semelhante à relação da América com o Dia de Ação de Graças. Foi inventado há muito tempo. Mas não fizemos disso uma tradição até o final da história moderna e contemporânea.
Muitos homens começaram a usar o corte de cabelo nos anos 60 e 70 graças a atores famosos como Richard Gere e Telly Savalas. Este último, como César, acabaria ficando careca. No entanto, os idos de março podem ter chegado ao seu auge antes que ele ficasse totalmente careca.
Tenho uma teoria sobre por que esses homens de Hollywood mergulharam na estética romana. Em 1953, o ícone Marlon Brando interpretou o imperador condenado no filme Júlio César. É claro que nele ele exibiu o corte notoriamente.
Não tenho dúvidas de que atores famosos dos anos 60, 70 e 80 idolatravam Brando.
Então, em 1994, pronto-socorro apresentou ao mundo o Dr. Doug Ross. Dr. Ross foi interpretado por ninguém menos que o homem que muitas vezes seria chamado de a segunda vinda de Cary Grant. Senhor George Clooney.
Clooney passou os anos 80 com um esfregão de penas apropriado para a época. Mas, ele seria associado à safra curta de César e César dos anos 80 e em sua ascensão ao estrelato.
Outras estrelas usariam o penteado com corte César. Sim, Clooney era um tipo mais elegante e cosmopolita. Mas você também tinha tipos grandes e bonitões como Gerard Butler, do Aughts. Então, na década de 2020, você tem o já mencionado Paul Mescal, uma espécie de resposta da Geração Z para algo no meio desses dois.
Depois, há Mark Zuckerberg. Um homem que raramente é visto sem uma combinação simples de jeans e camiseta ou um bronzeado optaria, é claro, por um corte de cabelo de baixa manutenção. Mas alguns diriam que pode ser um símbolo da síndrome do cara poderoso.
E, claro, inúmeros influenciadores das redes sociais adoram exibir diferentes estilos de César.
Ainda assim, hoje é seguro dizer que qualquer tipo de cara pode usar esse corte antigo.
Por que é tão popular?
O penteado com corte César é popular, em primeiro lugar, porque qualquer pessoa pode usá-lo, como você já sabe. Independentemente de quem é o seu herói de estilo ou da aparência que você está tentando imitar, há espaço para isso em seu arsenal.
Além disso, também é bastante versátil. Quer você tenha cabelos ondulados, cacheados ou lisos, você pode facilmente cortar e esculpir seus cabelos em um César.
Além disso, é muito conveniente e de baixa manutenção. Você pode, na maioria das vezes, rolar para fora da cama sem fazer muito mal à cabeça.
O formato oval do rosto é a melhor estrutura óssea para este corte adaptável. Como os ovais são redondos como rostos circulares e estruturados como formatos de rosto quadrados, uma grande variedade de pessoas pode ostentar um César.
Isto é especialmente verdade hoje em dia, uma vez que existem muitas versões de César. Mesmo que o clássico corte César não combine com você, um dos muitos remixes pode servir.
6 penteados de César
Aqui estão algumas opções de corte César moderno além da versão clássica que associamos ao próprio Júlio.
Corte de cabelo longo César
O corte de cabelo longo César é uma grande tendência para meados da década de 2020. Ainda é curto, mas tem comprimento suficiente para a franja se mover. Em algumas variações, toda a parte superior apresenta um pouco de movimento. Como tal, você ainda pode passar os dedos por ele com eficácia.
Corte de cabelo César desbotado
O desbotamento do corte de cabelo César apresenta um encurtamento gradual de cima para os lados. Ele cria uma estética gradiente, por isso é chamado de fade.
Seu fade pode até chegar a zero quando chegar ao seu pescoço.
Corte de cabelo baixo César
Um corte de cabelo César baixo tem um desbotamento ou uma linha dura. No entanto, ao contrário das versões tradicionais, a ruptura entre o comprimento mais curto das laterais e o comprimento mais longo da parte superior começa baixo. Pode ser tão baixo quanto na sua linha anterior.
Corte de cabelo bagunçado de César
Um corte de cabelo César bagunçado precisa ser longo o suficiente para transmitir vibrações de cabeceira. Claro, você nunca quer sair com a cabeça na cama. Você precisa esculpir o cabelo de maneiras propositalmente aleatórias que sejam lisonjeiras.
Eu recomendo fortemente o spray de sal marinho para isso, pois adiciona uma vibração de surfista sem esforço.
Corte César Texturizado
Você pode pedir ao seu barbeiro para usar um texturizador para cortar o cabelo, criando pequenos entalhes em diferentes ângulos no topo da cabeça. Isso cria dimensionalidade pronunciada e uma aparência menos volumosa e mais topográfica.
Corte César Curto
Um corte curto César é tecnicamente apenas um clássico. No entanto, alguns são tão curtos que se assemelham a algo entre um corte romano tradicional e um corte à escovinha ou à escovinha.
Essa é uma ótima opção para quem quer enfatizar e fortalecer suas características. Se você tiver qualidades mais suaves, esse corte poderá endurecê-las. Se você já possui recursos angulares e rígidos, ainda pode levá-los para o próximo nível com esses estilos próximos ao couro cabeludo.
Conclusão: é certo para você?
Com base no formato do seu rosto, escolha uma das várias opções acima. Você sempre pode optar por um corte César mais moderno.
Quando se trata de pedir um corte de cabelo César, seu barbeiro provavelmente saberá o que fazer. Basta descobrir se há alguma nuance que você deseja, como franjas mais longas, desbotamentos mais acentuados e assim por diante.
Você já usou esse corte? Você sabia sobre sua história e isso a torna mais interessante para você? Deixe-nos saber nos comentários!