O uniforme padrão dos drones de escritório, pouco alterado desde a época de Beau Brummell, o terno pode compreensivelmente parecer uma camisa de força de crina de cavalo na autoexpressão. Mas não precisa ser assim.
Embora o que você vê na maior parte do tempo no trajeto possa parecer obsoleto, os designers estão constantemente mexendo na silhueta e no estilo do terno na passarela e nas butiques para mantê-lo fresco. Abaixo estão sete movimentos contemporâneos para trazer sua alfaiataria para o século 21 e para fora do século 18.
Aviso: dependendo do que você faz para viver, algumas coisas podem ser NSFW…
Faça as coisas pela metade
Acenando para as tendências do athleisure e dos anos setenta sem parecer muito Os Malditos Unidosum top com zíper é um meio termo entre um agasalho esportivo completo e um suéter padrão que ainda pode servir como uma baliza.
“Tops meio zíper são brilhantes como forma de minimizar a formalidade de uma jaqueta ou casaco mais sob medida e adicionar um elemento esportivo”, diz Luke McDonald, estilista do serviço de compras pessoais online Thread. “Eles combinam brilhantemente com casacos trespassados, macs ou até mesmo um paletó casual, desde que não seja muito fino.” Por que a alfaiataria justa é um problema? Porque se não houver espaço suficiente por baixo, você terá um amontoado feio.
Uma versão de malha é mais refinada do que uma mistura de algodão e poliéster para aulas de educação física; se for muito grossa, parecerá que você comprou em uma loja de camping para usar nas partidas de futebol do seu filho.
Trilha Blazer
Para mudar radicalmente seus ternos ou peças separadas, coloque seu paletó para dentro.
“Tente trocar seu blazer por um cardigan de malha fina”, sugere Daniel Rhone, personal shopper da Selfridges. “Ele dá a você um pouco da estrutura e, ao mesmo tempo, é menos formal demais.” Ele defende um cardigan de gola xale, que é praticamente uma jaqueta com uma ‘lapela’. Ou tente um chamado blazer de malha milanesa, que entrelaça ainda mais as duas categorias.
Para algo mais contemporâneo, troque sua jaqueta padrão por algo uniforme em um sentido diferente. “A jaqueta bomber é a alternativa perfeita para uma jaqueta sob medida”, diz Rhone. Apenas mantenha-a contemporânea: justa e limpa, em vez de quadrada e desfavorável. E lã é mais inteligente do que náilon.
NB: Você pode ser muito polido, no entanto. “Enquanto um bomber de couro pode ser bem difícil de vestir bem-vestido, a camurça é menos exagerada”, diz Rhone. “Só não deixe de conferir a previsão do tempo.”
Boxy Inteligente
Contrariando praticamente tudo que já lhe disseram sobre o caimento de um terno, a alfaiataria — na passarela, pelo menos — ultimamente tem se tornado mais quadrada e larga do que um centro de logística da Amazon. Moda, hein? Tem que amar.
Antes de desaprender tudo o que aprendeu, jovem shoulder-padawan, tenha em mente que isso é muito mais uma coisa do mundo da moda. Chegue à maioria dos locais de trabalho, até mesmo escritórios casuais de negócios, com uma armadura exageradamente proporcionada e você se destacará da pior maneira: de lado.
Fora do desfile da Balenciaga e no mundo real, a alfaiataria oversized tende a funcionar melhor quando é suavemente construída com tecidos drapeados e casualmente estilizada com camisetas e suéteres. O que Giorgio Armani vem arrasando desde os anos oitenta, basicamente.
Evite o visual de ombros em balanço, é um pouco como Talking Heads – ou talvez devesse ser “encolhido”.
Dividir e conquistar
Os ternos separados proporcionam mais interesse e mais opções; no entanto, eles também oferecem mais oportunidades de acabar com sua vibe inadvertidamente.
“O segredo das peças separadas é misturar a textura e a cor. Por exemplo, um blazer azul com uma camisa de cambraia clara e jeans branco é uma ótima combinação”, diz McDonald, da Thread.
Os padrões aumentarão seu nível de interesse e jogo do básico de bloco de cores, mas espremer muitos em uma roupa e você só vai atrapalhar seu estilo. “Se você está mexendo com padrões, então deixe para um item”, diz McDonald. “Não faça vários a menos que você saiba exatamente o que está fazendo. Então, se você tem um blazer xadrez em cinza, opte por uma gola alta bordô sólida e calças chino azul-marinho em vez de tentar um segundo padrão.”
Verifique-se antes de se destruir. Mas só uma vez, veja bem.
Obtenha roupas esportivas
O movimento athleisure viu detalhes esportivos como cinturas com cordão e tornozelos dobrados surgirem em calças sob medida, enquanto a lã está sendo deixada de lado em favor de tecidos atléticos como jersey. A John Lewis até lançou um “terno athleisure” nesta temporada.
Uma cintura com cordão é mais discreta do que tornozelos com punhos, mas você provavelmente ainda não quer chamar atenção para isso. Polos casualmente para fora da calça, camisetas e camisas de comprimento mais curto e colarinho macio combinam mais harmoniosamente do que uma combinação de camisa de botão e gravata da Jermyn Street.
O jersey pronto para o moletom também suaviza a elegância da alfaiataria, então substitua-o para tirar o peso de uma roupa formal ou para dar um toque mais elegante a uma bem casual. E restrinja o material do moletom a uma metade do seu corpo (provavelmente a jaqueta – calças de moletom podem ser incongruentes com um blazer), caso contrário, você vai se aproximar demais de um agasalho.
Colete The Smackdown
Rompendo com a ordem estabelecida de camadas, usar um colete por baixo do paletó feito sob medida é tão italiano quanto negronis e gesticulação.
“Você pode se safar adicionando um gilet à maioria dos ternos que você usaria no escritório”, insiste McDonald. “Um gilet com gola em V é mais fácil de estilizar, porque imita a linha de um colete. E você quer ficar com uma cor contrastante: não combine com sua jaqueta.”
De fato, o contraste é o apelo tanto quanto o calor, seja tonal ou textural: nylon brilhante contra lã relativamente fosca. Dito isso, bodywarmers em tecidos menos fora do lugar, como lã, veludo cotelê e camurça, também abundam. Mas evite excesso de volume e atividades ao ar livre: você não está fazendo gorpcore.
“Em termos de cores, marinho, cinza e verde oliva são os mais versáteis, mas se você quiser enfatizar o elemento casual, opte por algo mais ousado como bordô”, acrescenta McDonald.
Jogue em óculos escuros
As últimas temporadas expandiram a paleta de ternos com alfaiataria primária e até mesmo pastel. Mas há uma razão pela qual a maioria da alfaiataria é conservadora: quanto mais ela se desvia da norma azul-marinho e cinza, menos versátil e sempre apropriada ela é, e maior seu potencial para ser um elefante branco do guarda-roupa.
Se você estiver se ramificando, comece com tons escuros de floresta ou verde oliva, ou bordô. O marrom também é relativamente discreto, mas ainda assim é desviado, enquanto o camelo é impactante sem ser muito complicado. Limite-se a apenas uma jaqueta, claro.
Como seu terno (ou paletó) é uma declaração, é uma boa ideia manter sua camisa e gravata discretas: branco simples e uma cor escura, em bloco, por exemplo. Acessórios com tons mais claros ou mais escuros do tom do seu terno também podem funcionar bem – mas talvez não se for rosa millennial.