Avaliamos de forma independente todos os produtos e serviços recomendados. Quaisquer produtos ou serviços apresentados não aparecem em nenhuma ordem específica. se você clicar nos links que fornecemos, poderemos receber uma compensação.
A desinformação é perigosa. Esteja você fazendo uma aposta para quebrar um banco ou acreditando na palavra do Google de que a dor estranha no tendão esquerdo provavelmente está prestes a matá-lo, tirar conclusões baseadas na falsidade pode ter sérias repercussões.
O mesmo vale para o seu cabelo. Aceite alegremente todo e qualquer conselho que as pessoas lhe derem – desde lavar o cabelo todos os dias até nunca mais lavá-lo – e seu barnet poderá sofrer. Não deixe seu cabelo ser vítima dessas falsas alegações; siga este guia para diferenciar fatos foliculares de notícias falsas.
Arrancar um cabelo grisalho faz crescer mais
Um dos favoritos das velhas esposas, o pensamento de que arrancar à força os primeiros sinais de envelhecimento da cabeça apenas irá acelerar o processo está enraizado no equívoco de que o cabelo cresce da mesma forma que uma planta.
“Se você dividir a raiz de uma planta, ambos os caules poderão florescer, mas arrancar o cabelo fará exatamente isso [and nothing more]”, diz Iain Sallis, especialista em queda de cabelo e diretor da clínica Hairmedic. “Se você simplesmente quebrar o cabelo na altura do couro cabeludo – e não arrancar todo o cabelo – ele ainda crescerá, mas não em múltiplos.”
Como um fio de cabelo grisalho geralmente significa mais por vir, continuar a arrancá-los também pode não deixar muito com que trabalhar. Se a prata estiver se espalhando por cima, pare de arrancar e resolva ficar grisalho graciosamente ou retoque as áreas problemáticas com uma tinta dedicada.
Usar chapéus faz você ficar careca
Para que essa história do galo e do touro baseada no crânio fosse pelo menos um pouco verdadeira, seu chapéu teria que ser apertado o suficiente para interromper a circulação para os folículos e, nesse caso, você provavelmente estaria desmaiado demais para se importar.
Mas esse novo snapback confortável não vem isento de riscos. “Chapéus não causam queda de cabelo, mas usá-los todos os dias pode causar quebra e danos ao cabelo devido à pressão contínua exercida sobre os fios”, diz Chris Ward, proprietário da Huckle The Barber.
Portanto, embora você esteja livre para comprar a seleção de bonés de beisebol desta temporada, lembre-se de dar um descanso à sua cabeça de vez em quando e certifique-se de que ela assente, e não estrangule, seu crânio.
Caspa é apenas couro cabeludo seco
Você acha que ombros nevados são causados por sede no couro cabeludo? Pense novamente. Um dos muitos problemas corporais embaraçosos que os homens enfrentam, a caspa é muitas vezes confundida com couro cabeludo seco porque os sintomas das duas condições são semelhantes – mas não são iguais.
“Os cientistas acreditam que a caspa é causada por um desequilíbrio de fungos na pele”, diz Sallis. “Todos temos leveduras no couro cabeludo, mas uma em particular – conhecida como Malassezia furfur – pode proliferar e desencadear uma resposta inflamatória na pele. Isso faz com que a camada superior da pele se separe erraticamente, causando flocos brancos que você vê em seus cabelos e roupas.”
A caspa não será aliviada bebendo mais água e tomando cápsulas de óleo de fígado de bacalhau, então experimente um xampu antifúngico suave desenvolvido para erradicar os sintomas associados e deixar o couro cabeludo calmo e fresco.
O cabelo precisa ser lavado diariamente com shampoo para mantê-lo limpo
Em um mundo quase comicamente obcecado por limpeza, você seria perdoado por pensar que seu esfregão exige limpeza diária. Mas, assim como aquele frasco de desinfetante para as mãos de tamanho industrial que seu colega hipocondríaco carrega consigo, ele pode estar fazendo mais mal do que bem.
“O cabelo de cada pessoa gera oleosidade em taxas diferentes”, diz Denis Robinson, diretor criativo da mini rede de barbearias Ruffians. “Você deve lavar o cabelo quando sentir que está começando a ficar oleoso – para algumas pessoas isso pode ser diário, para outras pode levar até uma semana.”
Para absorver óleo, impurezas e acúmulo de produto em uma pitada, use shampoo seco. Mas não faça disso a sua preferência todos os dias, pois o uso excessivo pode causar problemas no couro cabeludo e até mesmo queda de cabelo.
Quanto mais você corta o cabelo, mais rápido ele cresce
Não há nada de errado com uma visita semanal ao barbeiro (se o saldo bancário permitir) para manter um desbotamento baixo com aparência fresca. E o medo de que isso faça com que seus cabelos aumentem mais rapidamente é simplesmente uma besteira.
“O cabelo é uma fibra proteica”, diz Sallis. “Embora o bulbo que produz a fibra esteja vivo, o cabelo em si não está vivo nem morto (para estar morto, seria necessário estar vivo em primeiro lugar) e, portanto, não pode ser estimulado por nada, inclusive pelo corte.”
A taxa de crescimento do seu cabelo é determinada principalmente pelos seus genes, bem como por fatores de estilo de vida, como dieta. Se o problema for uma palha rala, é possível dar a ilusão de um crescimento mais espesso com produtos que maximizam o volume dos fios individuais.
Um corte de cabelo barato é tão bom quanto um caro
Claro, da mesma forma que um saco de sanduíche é tão bom quanto uma camisinha de verdade, e uma tatuagem em um beco definitivamente não deixará você infectado com alguma doença vitoriana.
Tal como acontece com os últimos exemplos, há algumas coisas que vale a pena investir. O corte de cabelo é um deles. “É a velha regra de você receber o que pagou”, diz Ward. “Certos barbeiros custarão mais porque provavelmente gastaram mais em educação, em equipamentos, em tudo que é necessário para um bom corte.”
Claro que existem exceções. Se um corte de cabelo militar curto é sua arma preferida, é possível fazê-lo sozinho em casa com uma máquina de cortar cabelo sólida, mas considere idas menos frequentes ao barbeiro para arrumar profissionalmente as áreas do pescoço e das orelhas.
Uma lavagem com sabão é uma lavagem melhor
A culpa é do marketing, mas não há nada intrinsecamente purificador em uma lavagem com sabão – somos simplesmente treinados para pensar em xampus e sabonetes corporais que triplicam de tamanho como sendo particularmente eficazes.
“A verdade é que um shampoo não precisa fazer muita espuma para funcionar”, diz Robinson. Na verdade, um shampoo cheio de sulfatos (os produtos químicos que os ajudam a formar espuma) pode causar estragos no couro cabeludo se usado com muita frequência, irritando-o e ressecando-o.
Em vez de procurar espuma, priorize ingredientes como o Pantenol, vitamina que elimina a sujeira ao mesmo tempo que ajuda o cabelo a reter a umidade, conferindo-lhe um aspecto saudável.
Você pode ‘treinar’ seu cabelo
Ao contrário dos músculos, a forma como o cabelo cresce não pode ser aprimorada. Não importa o quanto você penteie, seque ou modele o que está no topo de sua cabeça, usar força bruta (e todos os produtos de uma farmácia) não mudará permanentemente seu tipo ou formato.
“Quando você dorme com o cabelo úmido, acorda e descobre que ele foi moldado em um formato estranho, que não mudou o crescimento do seu cabelo – simplesmente alterou a forma da haste do cabelo, não a direção em que o cabelo cresce através do folículo. ”, diz Robinson.
Produtos para modelar o cabelo, como pomada e spray para cabelo, podem oferecer uma solução temporária, ajudando a moldar sua crina no formato que você gosta, mas como não podem influenciar o crescimento do cabelo na raiz, seus efeitos geralmente não duram além de um lavar.
Sua mãe fez você ficar careca
Sua mãe pode estressá-lo, mas a careca ou a calvície é um problema que você não pode atribuir à querida mãe.
“Ao contrário da crença popular, a calvície masculina não é uma característica ligada ao cromossomo X”, diz Robinson. “Acredita-se que seja causado por múltiplos genes herdados de ambos os pais.”
Existem também outras causas, como estresse, medicamentos ou sensibilidade ao DHT – um subproduto da testosterona. Se estiver preocupado, consulte um médico e pergunte se tratamentos de venda livre para calvície, como finasterida ou minoxidil, podem ser a resposta.
O cabelo cresce mais rápido ao sol
Apesar de todas as suas falhas – aumento do fotoenvelhecimento, exaustão pelo calor, melanoma – essa grande massa radioativa no céu tem seus benefícios, desde que você jogue pelo seguro. O crescimento dramático do cabelo, entretanto, não é um deles.
“Muitos caras optam por um corte de cabelo curto antes de ir para a praia porque temem que isso não dure, mas não é o caso”, diz Ward. “O cabelo cresce mais rápido ao sol devido ao aumento dos níveis de vitamina D, mas a diferença durante umas férias curtas será mínima.”
Isso não quer dizer que você não precise cuidar de seus cabelos. Junto com o cloro e a água salgada, os raios UV podem danificar a cobertura externa do fio de cabelo, chamada cutícula, resultando em uma aparência seca. Arme-se com um tratamento protetor e siga com um condicionador pós-sol para um barnet totalmente praiano.