Não importa nossa ocupação, estamos todos no negócio da autovenda. Todos os dias nos propomos a nos vender para empregadores, clientes e parceiros em potencial (sejam profissionais ou românticos). E não há roupa mais persuasiva para fazer isso do que um terno — uma vestimenta que, devidamente cortada e estilizada, dá confiança ao homem e dá aos outros confiança no homem.
Composto por uma jaqueta e calças em um tecido combinando (e às vezes um colete complementar), o terno como o conhecemos hoje mudou pouco ao longo do último século. Claro, houve flutuações de acordo com as modas do dia (proporções ficando mais finas nos anos sessenta e mais volumosas nos anos setenta, por exemplo), mas o tipo de terno clássico que você deve tentar comprar será imune a esses caprichos. Selecione ou indique um terno de qualidade suficiente e estilo atemporal, e ele deve durar a vida inteira — talvez até mesmo ser passado para seus descendentes.
Veja como comprar um terno que será um investimento de primeira linha para vender você mesmo.
O que considerar
Primeiro, você precisa ponderar para qual propósito ou ocasião você está comprando um terno. O terno comprado para trabalhar em um ambiente de escritório sóbrio será muito diferente daquele obtido para usar em um casamento de verão no campo.
O que você está tentando comunicar com o terno, que imagem você espera criar? Em que tipo de condições climáticas ele será usado — ele precisa aquecer você ou mantê-lo fresco? Isso vai ditar o tecido: lãs mais leves (talvez de trama aberta), linho, algodão ou até mesmo seersucker para o verão ou climas tropicais, lã penteada mais pesada, flanela ou talvez cashmere ou vicunha (se você puder pagar) para os meses mais frios e ambientes altamente climatizados.
Shutterstock
Depois, há as preferências de estilo: paletó trespassado ou simples; lapela alta ou entalhada; duas ou três peças; calças de frente lisa ou plissadas?
O trespassado é mais versátil e conservador, enquanto o trespassado é arrojado e pode, ao contrário da crença popular, ter um efeito emagrecedor no homem mais pesado, que também seria bem aconselhado a escolher uma calça plissada mais larga – uma calça de frente plana favorece a barriga lisa. Uma lapela de pico empresta uma sensação de atletismo ao homem com ombros caídos. O colete de um conjunto de três peças ostenta o principal benefício de permitir que um cara ainda pareça arrumado mesmo depois de tirar o paletó no escritório.
Charles Tyrwhitt
O orçamento e o tipo de corpo ditarão se você escolherá um terno pronto para vestir, feito sob medida ou sob medida. O homem cuja barriga é maior que o peito tem pouca escolha a não ser ir sob medida, enquanto o cavalheiro mais magro pode ser suficientemente servido por algo adequadamente alterado pronto para uso ou um bom e eficiente serviço feito sob medida.
Se ele tiver os meios, no entanto, mesmo um cara em ótima forma deve considerar fortemente a opção sob medida, que lhe permitirá co-projetar um terno bonito e duradouro, feito de acordo com suas próprias medidas e especificações exclusivas. Um que se ajuste perfeitamente a ele.
Dá e Hawkes
Como deve caber
O ajuste é a principal preocupação ao comprar um terno. Embora talvez “ajuste” seja a palavra errada. Lycra da cabeça aos pés encaixa um homem perfeitamente, mas faz pouco para acentuar seus melhores atributos e esconder suas falhas, que é o objetivo final de um terno. Nas palavras do renomado comentarista de alfaiataria G. Bruce Boyer, “Bons alfaiates não estão atrás ajustarmas efeito. E efeito significa proporção. A ideia é ajudar sua figura, não reproduzi-la.”
Um desses alfaiates muito bons, Alan Flusser, de Nova York, nos conta que, na verdade, a maneira mais rápida de causar uma impressão nada invejável é que as roupas de um homem “ajustem-se tão firmemente que pareça que ele foi despejado nelas. O ajuste não deve ser nem apertado nem solto — um homem deve ser capaz de sentar-se confortavelmente em uma jaqueta abotoada sem sentir a necessidade de desabotoá-la.
“Se suas roupas o prendem e o deixam desconfortável, é impossível parecer natural e, portanto, estiloso. Infelizmente, hoje, o ajuste de camisa de força atingiu proporções epidêmicas. O resultado de um homem tão envolto em pele é a perda de qualquer estilo pessoal que aspire resistir ao teste do tempo.”
Alan Fusser Feito sob medida
Flusser detalha as especificidades do ajuste duradouro e que valoriza a forma da seguinte forma:
Ombros e Peito
Deve ser “largo o suficiente para ser confortável para se movimentar e para as mangas caírem sem quebrar na manga superior – mas não tão largo a ponto de fazer sua cabeça parecer pequena”. Ele lembra aos compradores de roupas prontas para vestir: “Se os ombros forem muito estreitos, eles não podem ser alargados”. O mesmo vale para um peito muito apertado, o que é impossível para um alfaiate remediar, então experimente um tamanho maior.
Altura do entalhe da lapela
“Deve ficar alto o suficiente no peito para produzir uma linha ascendente tão longa quanto possível, mas não tão alto a ponto de fazer o pelo parecer estar puxando para trás.” Flusser ressalta que a colocação do entalhe é outra característica permanente que não pode ser alterada.
Botão da cintura
“O detalhe mais sério na consideração de uma jaqueta e a falha de design mais prevalente da tendência moderna de jaquetas mais curtas”, diz Flusser. “Como o fulcro de uma gangorra, é o ponto de articulação da vestimenta, seu centro e a linha divisória entre as seções superior e inferior da jaqueta. Muito alto e encurta o tronco; muito baixo e abaixa a cintura, desequilibrando as seções superior e inferior da jaqueta. Se o botão da cintura da jaqueta ficar muito alto, como costuma acontecer hoje em dia, não há remédio.”
Colarinho
“Deve abraçar o pescoço quando a cabeça vira, mas deixar de 1/2 a 3/4 de polegada da gola da camisa aparecendo.” Cuidado com o chamado ‘prole gap’, onde uma jaqueta fica longe da gola da camisa, um pecado mortal da moda masculina (observável em quase todos os tipos de terno usados por Leonardo DiCaprio em O Grande Gatsby).
Braço de jaqueta
“O comprimento da manga deve mostrar de 1/2 a 3/4 de polegada da manga da camisa e ser afunilada o suficiente para não ficar folgada ao redor do punho da camisa.” E o comprimento: “Os paletós devem ser longos o suficiente para cobrir as nádegas, curtos o suficiente para dar a linha das pernas o mais longa possível.” Há um velho ditado que diz: “Um bom paletó é como um bom advogado – deve sempre cobrir sua bunda.”
Calça
“Eles devem ficar na cintura natural, em vez dos quadris, para que a linha continue a da jaqueta acima. A elevação da calça (a distância entre a base da virilha e o cós) deve ser longa o suficiente para permitir que o cós da calça fique próximo da cintura natural, bem como do botão da cintura da jaqueta. Os bolsos laterais devem ficar planos e não abertos.”
A perna, ele diz, deve ser “cortada para dar uma linha mais cheia a mais estreita até o tornozelo. A abertura da parte inferior da calça deve estar relacionada ao tamanho do sapato. Se for tamanho 11 (Reino Unido) ou maior, não menos que 20”, se for tamanho 8 a 11, algo entre 16 e 19 1/2 polegadas, dependendo da preferência pessoal.”
Se você escolher instalar dobras, a largura do punho, ele diz, é “em relação à altura do usuário: abaixo de 5 pés e 10 polegadas de altura, eu recomendo uma largura de punho de 1 5/8 polegadas. Acima dessa altura, 1 3/4 a 2 polegadas de largura do punho.” Quanto a quanta ou pouca folga – a quantidade que a calça sobrepõe o sapato ou apenas o ‘beija’, conforme o caso – “Essa é uma escolha pessoal”, Flusser avalia.
Tecido
Sua escolha de peso e textura do tecido dita como um terno cai no corpo e sua adequação às condições ambientais. O padrão, enquanto isso, determina se o terno vai lhe favorecer ou não.
Tecidos de lã superfina parecem a escolha óbvia para climas mais quentes, mas são delicados e facilmente danificados ou desgastados, com uma vida útil curta. Eles também são mais difíceis de costurar do que tecidos de peso médio e pesado. Diz Kevin Seah, um alfaiate sob medida de Cingapura especializado em ternos adequados para o verão, “Eu sempre prefiro um tecido de peso médio, de até 10 onças, que dá mais estrutura e forma do que os leves ‘supers’.
Kevin Seah sob medida
“Se você cortá-lo bem, construir em um pequeno espaço, ele pode lhe dar grande conforto, e mantém o formato muito melhor do que um tecido mais leve. Quando o ajuste não é muito justo, isso também lhe fornece algum fluxo de ar e ventilação. Qualquer coisa que o abrace perto da pele não respirará tão bem. Para arejar, eu também recomendo fortemente um tecido de trama aberta como um hopsack ou lã fresca, ou um bom linho irlandês.”
Esses tipos de tecidos servirão bem para você durante a primavera e o verão ou enquanto estiver nos trópicos. Um lã penteada ou flanela mais resistente servirá esplendidamente no outono e no inverno – com a vantagem adicional de carregar mais estrutura.
Charles Tyrwhitt
No que diz respeito à escolha de padrões de tecido, tudo depende do seu tipo de corpo. O homem de altura e peso médios pode fazer praticamente o que quiser. O cavalheiro robusto deve evitar cores claras, texturas brilhantes e padrões ousados, que servem apenas para enfatizar sua circunferência; uma risca de giz criará uma linha vertical lisonjeira.
O cara mais baixo deve evitar xadrezes grandes e cores muito claras ou muito escuras; em vez disso, opte por tons médios e padrões menores. O homem muito alto ficará lisonjeado com tecidos texturizados como flanela, tweed e linho, e não deve ter medo de xadrez. Tons suaves ajudarão o sujeito grande e musculoso a parecer menos ameaçador – um fisiculturista em um terno preto infalivelmente se assemelhará a um porteiro de boate ou a um executor do submundo (geralmente a mesma coisa, como acontece).
Estrutura
Ao empregar diferentes níveis de forro e enchimento, os paletós podem ser feitos de estrutura rígida (como muitos ternos tradicionais de inspiração militar da Savile Row), leves e fluidos como uma camisa (como os alfaiates napolitanos costumam preferir — uma reação aos verões escaldantes de sua cidade) ou algo entre os dois.
Descendente dos uniformes militares britânicos, um terno fortemente estruturado fará com que um sujeito fique ereto e o dote de uma silhueta heroica. Como tal, pode ser ideal para uma ocasião formal, como um casamento, mas pode parecer excessivamente restritivo durante o dia de trabalho e certamente reduzirá o conforto em um ambiente de lazer.
EM
A vantagem de um terno com estrutura mais leve, diz o principal defensor da “alfaiataria suave”, Steven Hitchcock, de Mayfair, está em seu conforto supremo. “O corte segue o formato natural do usuário. Não adiciono enchimento, não “construo” os ombros ou o peito. Acrescento um pouco de supressão na cintura para criar formato, mas não tanto que seja restritivo ou prejudicial ao resto do casaco”, diz ele.
“Todo o visual e a silhueta são muito mais sofisticados do que o tipo militar. A alfaiataria suave é luxuosa e tem a facilidade de estilo do jet set de meados do século.”
Steven Hitchcock
A alfaiataria totalmente desestruturada, por sua vez, pode ser incrivelmente confortável, com a jaqueta parecendo muito com uma segunda camisa. É legal e tão irrestrita quanto o equipamento casual e as roupas esportivas que muitos de nós crescemos usando. Por causa da falta de estrutura, no entanto, ela segue implacavelmente a forma do corpo, fazendo pouco para criar a sensação de uma silhueta atlética – o que significa que esse estilo é melhor usado por aqueles que realmente possuem um físico elegante.
Charles Tyrwhitt
Pronto para vestir, feito sob medida ou sob medida?
Pronto para vestir
Ternos prontos para vestir são cortados para se ajustarem a uma seção transversal de consumidores tão ampla quanto possível. É incrivelmente raro que um homem tenha um corpo completamente normal, então é essencial que você leve um terno pronto para um bom alfaiate de ajustes para ter elementos como comprimento da manga, gola nas costas, bainhas das calças e assim por diante, alterados para atender às suas peculiaridades físicas.
O mais importante é nunca comprar um terno muito pequeno (especialmente no peito e ombros) – um alfaiate pode muito mais facilmente ajustar do que tirar um terno. Mas não compre muito grande, pois certas proporções (colocação de bolsos, por exemplo) mple) parecerão desequilibrados após as reduções serem feitas. Tenha cuidado: muitos ternos prontos para vestir têm construção fundida (colada), limitando sua vida útil, bem como enormes cavas, o que afeta negativamente a maneira como a frente do terno se move quando os braços são levantados.
Shutterstock
Feito para medir
Um terno feito sob medida (MTM) é um excelente compromisso para o homem de forma razoavelmente regular que não tem fundos para pagar por um sob medida completo. Às vezes, em termos de ajuste, pelo menos, os resultados podem ser quase tão bons. Com o MTM, um padrão é modificado para as medidas do cliente, o terno é criado na escolha do cliente de uma ampla – mas finita – seleção de tecidos, forros e estilos (lapela de pico ou entalhe; trespassado ou simples; duas ou três peças; bolsos retos ou inclinados, etc.).
Normalmente, o cliente será medido uma vez, o terno será feito em uma fábrica e, em seguida, apenas algumas pequenas alterações serão feitas no produto final, se necessário. Um bom terno feito sob medida contará com lonas feitas à mão e certos elementos com acabamento manual, como lapelas costuradas, mas geralmente será feito principalmente à máquina. Ternos costurados à mão se movem mais fluidamente com o corpo, mas alguns homens realmente preferem o acabamento limpo e preciso que a costura à máquina pode dar.
BOSS Feito sob medida
Sob medida
A experiência sartorial definitiva, um terno sob medida é criado do zero por um alfaiate, que cria um padrão único guiado por uma série extensa e exata de medidas tiradas do corpo do cliente. Falando de um terno, você é livre para escolher entre uma vasta gama de opções de estilo, tecido, forro, detalhes e estrutura – um bom alfaiate ajudará a recomendar a melhor combinação para você.
Ao longo de vários ajustes (até cinco), um terno sob medida de qualidade será artisticamente costurado à mão e meticulosamente ajustado para embelezar a forma e a postura do cliente. Durante esse processo, o padrão também será alterado, permitindo que ternos futuros sejam cortados e criados com menos ajustes, ou mesmo encomendados remotamente.
É um processo demorado, mas que a maioria dos homens considera um prazer raro, aproveitando a colaboração criativa, a atmosfera de clube e o serviço genial que qualquer bom alfaiate oferecerá (junto com um ou dois goles de single malt). Steven Hitchcock aconselha: “Sob medida não é rápido. É preciso paciência e visitas regulares para ser ajustado – é sobre entender o ofício.” Um terno sob medida, ele diz, é “todo feito à mão e não pode ser apressado.” Mas vale a pena esperar.
O resultado é um conjunto completamente único e primorosamente trabalhado que pode ser alterado para continuar a servir lindamente por décadas. “Algumas pessoas dizem que sob medida é caro, mas essa peça vai durar mais de 20 anos”, Hitchcock ressalta. “Divida o custo por 20 e você basicamente tem uma pechincha.”
Steven Hitchcock
O que fazer e o que não fazer na hora de comprar um terno
Fazer gaste o máximo que puder. Em seu livro de orientação sobre moda masculina, ElegânciaG. Bruce Boyer escreveu: “Compre o melhor que puder pagar. Roupas finas durarão 10 vezes mais do que mercadorias baratas e de má qualidade, terão melhor sensação e ajuste e, claro, terão melhor aparência. Um terno barato parece barato mesmo quando é novo, enquanto um bom mantém sua aparência após anos de uso.”
Fazer olhe para coisas que você não pode pagar. É somente experimentando e avaliando a qualidade de vários ternos de £ 5.000 que você ganhará o conhecimento e a experiência necessários para escolher o melhor terno de £ 500 do mercado. Aventure-se corajosamente em Tom Ford e Kiton, meu filho. (Compre alguma coisa, se as finanças permitirem.)
Fazer lembre-se de que “Deus está nos detalhes”. Nada denuncia um terno de baixa qualidade como uma casa de botão mal costurada.
Não compre um terno com lona interna fundida. Eles são rígidos e sem vida – além disso, depois de um curto período de tempo, com a limpeza e o calor do corpo, a cola usada para fundir as camadas de tecido começará a borbulhar, criando um efeito de tinta com bolhas. “E então você tem que jogar seu terno fora”, diz Seah. “É muito mais sensato investir em um terno feito à mão, que pode custar mais, mas durará exponencialmente mais e terá uma aparência muito melhor durante toda a sua vida útil, do que um terno fundido.”
Não entretenha a ideia de um terno preto (mesmo em black tie, onde o azul meia-noite mais profundo é uma opção muito mais bonita). Em vez disso, procure cinza-carvão ou marinho, cores elegantes que complementam virtualmente todos os tons de pele e tipos de corpo.
Não Compre puramente com base no preço de “barganha”. É falsa economia. As roupas mais caras são aquelas que você nunca usa — e esse é frequentemente o caso com coisas compradas em liquidação. Se um terno foi relegado à caixa de barganhas, provavelmente há um bom motivo para ele ter sido preterido pelo preço cheio.
5 ternos-chave a considerar
O alfaiate Steven Hitchcock sugere os seguintes itens essenciais ao começar a montar seu arsenal de alfaiataria ou criar um guarda-roupa cápsula adaptável.
Terno azul marinho de duas peças com abotoamento simples
“Uma peça muito versátil que pode ser usada em muitas ocasiões sociais, bem como para negócios.” Um tecido de peso médio para ‘três estações’ permitiria que este terno permanecesse em uso durante quase todo o ano.
Terno trespassado cinza médio de duas peças
“Um terno ‘DB’ é essencial, pois é mais formal do que um terno trespassado. Ele tende a dar um ar de inteligência, diligência, boa educação e assertividade”, diz Hitchcock.
Terno de três peças de flanela cinza com abotoamento simples
Um desses “é realmente muito útil, pois cada peça pode ser usada com outros itens do seu guarda-roupa. Dia casual? Use as calças com uma camisa e um pulôver. Precisa dar um toque especial a um terno azul-marinho? Use o colete de flanela por baixo. Para um traje elegante de clube, use o casaco de flanela com as calças de terno azul-marinho com uma camisa branca e gravata listrada regimental. Ou use o terno de flanela de três peças como está e pareça um cavalheiro clássico atemporal.”
Terno de linho de duas peças
“É ideal para o verão, pois é fresco de usar. É um terno perfeito para usar em uma festa no jardim ou em férias em climas mais quentes. Além disso, você pode usar as calças separadamente com uma camisa de linho de gola aberta.”
Blazer Azul Trespassado
Um blazer azul simples “realmente completa o guarda-roupa. Ele pode ser usado facilmente com calças de flanela ou de linho.” Ou jeans, chinos, calças coloridas e qualquer número de outros itens que você tenha. Até shorts.