Quando se trata do inverno, há algumas compras que nunca devem ser economizadas. Coisas como um bom edredom, o presente de Natal da cara-metade e reservar preventivamente um personal trainer para janeiro, em uma tentativa de esvaziar a barriga natalina.
Há também certos elementos do seu guarda-roupa nos quais vale a pena investir um pouco mais do que você normalmente faria. Embora as despesas com festividades sazonais possam tornar tentador economizar em suas roupas para o frio, você não estaria fazendo nenhum favor a si mesmo a longo prazo.
Escolher suas peças de investimento sazonais com sabedoria é a chave para enfrentar o inverno com estilo. Também é uma oportunidade de estender um dedo do meio gelado para a indústria da fast-fashion. Embora você possa estar gastando mais, está comprando melhor, o que significa menos desperdício, mais usos e uma consciência geral mais limpa.
Essas seis peças são as heroínas do guarda-roupa de inverno que você precisa conhecer, todas unidas por três elementos-chave: qualidade, versatilidade e atemporalidade. Elas não são baratas, mas vão te apoiar nas próximas décadas. Porque uma vestimenta adequada é para a vida, não apenas para o Natal.
Parka Técnica
Woolrich
Há uma razão pela qual exploradores polares, montanhistas pioneiros e moradores do Ártico fizeram da parka técnica sua vestimenta externa preferida. Esta versão reforçada da histórica vestimenta Inuit pega a silhueta alongada original e o capuz com acabamento em pele (ou pele sintética) e o enche com o que há de mais moderno e melhor em avanços para atividades ao ar livre. Estamos falando de tecidos corta-vento, revestimentos duráveis e repelentes à água e mais enchimento de plumas do que você pode imaginar.
Todo esse calor tem um preço. Ainda assim, a diferença na retenção de calor e na qualidade de construção entre uma imitação barata e o produto real é menos uma lacuna e mais uma boca escancarada, o que significa que vale a pena fazer o investimento extra.
Com sua bainha baixa e formato bufante, uma parka técnica é mais adequada como uma vestimenta casual do dia a dia. Combine-a com outros aquecedores de inverno, como um velo retrô de pelo grosso e botas com sola de comando para enfrentar baixas temperaturas com muito estilo.
Denim com orla pesada
APC
Uma maneira de se exercitar diariamente durante o trimestre mais calórico do ano é se presentear com um jeans de verdade. Este não é o jeans skinny comum, fino como uma bolacha. Em vez disso, este é o tipo de roupa íntima que fará com que homens barbudos com tatuagens nos nós dos dedos venham até você em bares para tentar iniciar conversas sobre contagem de fios e teares de lançadeira.
O melhor jeans é grosso, pesado e fabricado no Japão ou nos EUA, mas além de ser um treino para as pernas, também não é muito fácil para o velho cartão de crédito. Feito à mão usando máquinas raras e exportado para grandes distâncias no exterior, o jeans premium nunca é barato. No entanto, pelo investimento, você acabará com um par de jeans que molda e envelhece com o tempo para se tornar algo totalmente único para você.
Um essencial para o inverno, o jeans com orla é melhor usado escuro e combinado com clássicos do dia a dia, como uma camisa de flanela, um colete, uma jaqueta de trabalho e um gorro. Dito isso, sua verdadeira beleza está no fato de que ele pode ser combinado confortavelmente com quase tudo que provavelmente esteja em seu guarda-roupa casual.
Caminhantes elegantes
Reservado
Essas botas de deserto com sola de crepe podem parecer legais, mas você não vai ficar assim quando inevitavelmente escorregar em uma folha molhada no caminho para o trabalho e derramar macchiato quente em sua camisa Oxford branca. Para evitar cenários embaraçosos como esse, é necessário um calçado mais resistente.
Botas de caminhada premium têm sido apontadas como uma tendência essencial por mais anos consecutivos do que gostaríamos de lembrar. Talvez seja hora de todos nós simplesmente aceitarmos o fato de que elas agora são uma parte totalmente arraigada do menu de calçados de inverno.
Não é difícil entender o porquê. O estilo retrô oferece um aceno de bom gosto ao passado, enquanto couros premium e uma aparência mais elegante significam que você não precisa ser Bill Oddie para usá-los. Basta combiná-los com seu jeans favorito, um casaco grosso de inverno e uma sobrecamisa para nunca mais se preocupar com um pavimento escorregadio.
Gorro de caxemira
H&M
Podemos dizer com alguma confiança que você nunca conheceu o prazer até ter colocado um gorro de cashmere macio sobre suas orelhas frias em uma manhã gelada de inverno. Não precisamos dizer o quão ótima é a cashmere, você já sabe. No entanto, se sua experiência com ela termina em suéteres e cachecóis, então agora é a hora de se ramificar.
Um gorro de cashmere pode ser um luxo, mas é um item essencial no inverno – principalmente se você tem pouco cabelo. Aconchegante, luxuoso e, se você comprá-lo em uma cor neutra, pode ser altamente versátil também.
Em termos de estilo, é só uma questão de jogá-lo. Não há muita coisa com que um chapéu de cashmere não funcione, além de talvez alfaiataria, mas até isso pode funcionar quando estilizado com um pouco de personalidade. Pergunte a Richard Biedul.
Malha de Pescador
Quebra-cabeça
Pode parecer estranho ser aconselhado a gastar grandes somas de dinheiro imitando o traje de alguém que passa os dias transportando sacos de peixe do Mar do Norte, mas este clássico escocês é uma exceção à regra. Grosso, quente e perfeito para o inverno, um tricô de pescador é a ferramenta perfeita quando se trata de trazer um pouco de textura aos procedimentos.
Tradicionalmente um termo usado para descrever um suéter de malha canelada, um suéter de malha de pescador pode ser mais amplamente definido como qualquer suéter de malha pesada que ostenta muita textura, seja canelada, malha trançada ou qualquer outra coisa. Há muitos deles para serem encontrados na rua principal, mas vale a pena gastar o dinheiro extra para comprar um que foi feito à mão por uma velhinha nas Terras Altas, do jeito que a natureza pretendia.
A menos que você seja realmente um pescador de arrastão, evite perneiras de borracha amarela e galochas, e em vez disso use as suas com jeans escuro, botas pretas e um sobretudo de lã.
Casaco de Tarefa
Peggs e Filho
Camadas e roupas de trabalho são dois dos pilares de uma boa vestimenta de inverno, e a jaqueta de tarefa cobre ambas as bases em lona de pato pesada. Este herói de oficina é feito para levar uma surra, o que significa que uma boa pode até durar mais que você. Quente, atemporal e infinitamente versátil, é a jaqueta que estava faltando na sua rotação de agasalhos.
Famosa por sua robustez e durabilidade, uma boa jaqueta de trabalho será resistente como pregos, o que significa construção de qualidade, muitas horas de trabalho e, consequentemente, uma carteira significativamente mais leve para o comprador.
Mas tudo vale a pena, porque esse é o tipo de peça que começa a se pagar no minuto em que você percebe com quanto do seu guarda-roupa ela realmente funciona. Use-a por baixo de uma parka em temperaturas frias, ou como uma camada independente com malhas, talvez até com um gilet leve por baixo. É um canivete suíço de jaqueta, se é que alguma vez houve uma.