Pergunte a qualquer um qual é o elemento mais negligenciado do guarda-roupa masculino e eles provavelmente nem pensarão em mencionar cadarços. O que isso lhe diz?
Sim, os pedaços de barbante que impedem que seus sapatos caiam (a menos que você seja um skatista de 13 anos de 2002) podem não ser a parte mais emocionante do seu traje, mas você não iria muito longe sem eles. Literalmente. Além do mais, se você conhece os truques certos quando se trata de como amarrar os sapatos, você pode aproveitá-los como outra maneira sutil de adicionar uma nova dimensão de estilo ao seu visual.
Porque por mais nerd que isso certamente seja, a maneira como você amarra seus sapatos deve depender de qual tipo de sapato você está realmente amarrando em primeiro lugar. A maneira como você amarra seus sapatos inteligentes pode ser muito diferente de como você amarra seus Vans.
Aprenda a maneira correta de amarrar os cadarços dos sapatos usando os diferentes métodos abaixo e descubra qual é o melhor para o seu calçado favorito.
Como amarrar sapatos: 5 maneiras diferentes de fazer isso
De acordo com matemáticas impossíveis de entender, a renomada publicação sobre cadarços New Scientist afirma que há estonteantes 400 milhões de maneiras possíveis de amarrar o pisador médio de sete ilhós. Felizmente, não vamos dar uma olhada em todas elas hoje, mas aqui estão algumas das principais maneiras de amarrar seus sapatos que valem a pena encher suas botas.
1. Entrelaçamento cruzado
Olhe para seus tênis. O motivo de eles não estarem caindo agora é provavelmente porque eles estão presos no lugar usando esse tipo de cadarço.
A maneira mais comum de prender sapatos, o cadarço cruzado, envolve passar o cadarço pelos conjuntos inferiores de ilhós, deixando um comprimento igual em cada lado, e cruzando gradualmente até cada ilhó adicional, um lado de cada vez, até chegar ao topo.
Passo 1: Ambas as pontas da renda devem ser inseridas para baixo através dos dois ilhós inferiores, deixando o mesmo comprimento em ambos.
Passo 2: Pegue o cadarço esquerdo e coloque-o para baixo através do topo do segundo ilhós à direita. Ele agora deve estar cruzando sobre a língua.
Etapa 3: Faça exatamente o mesmo com a outra renda e insira-a para baixo através do topo do próximo ilhó à esquerda.
Passo 4: Continue amarrando dessa maneira, um lado de cada vez, e lembre-se de passar cada cadarço pela parte superior de cada ilhós.
2. Laço reto europeu
Se você já usou um par de sapatos sociais fechados, esse é provavelmente o padrão de cadarço usado. É um método bem adequado para sapatos Oxford e outros estilos elegantes, pois parece limpo e arrumado de cima.
Os cadarços vão de um ilhó a outro na parte superior do sapato, enquanto um padrão em zigue-zague na parte inferior permite que sejam apertados com facilidade.
Passo 1: Insira as duas pontas do cadarço para baixo em cada um dos furos inferiores.
Passo 2: Pegue o cadarço esquerdo e insira-o através do próximo ilhó direito livre.
Etapa 3: Pegue o cadarço direito e coloque-o para cima e através do terceiro ilhós à esquerda, pulando o segundo. Agora deve haver um buraco vazio no lado esquerdo.
Passo 4: Insira o que agora é o cadarço direito para baixo neste ilhó livre, que deve estar diretamente oposto a ele.
Etapa 5: Siga esse processo até a conclusão, repetindo os passos acima para cada cadarço.
3. Amarração por cima e por baixo
Ótimo para tênis ou para dar um toque de personalidade a sapatos sociais, o cadarço por cima e por baixo faz exatamente o que promete.
Comece da mesma forma que faria ao fazer uma renda cruzada, mas em vez de ir até o próximo conjunto de ilhós e por cima, vá por baixo. Depois disso, vá por cima até o próximo conjunto de ilhós e continue alternando neste padrão até chegar ao topo.
Passo 1: Insira as duas pontas do cadarço para baixo em cada um dos furos inferiores.
Passo 2: Passe o cadarço esquerdo por cima e através do próximo ilhó direito livre.
Etapa 3: Faça o mesmo com o outro cadarço – insira-o para cima e através do primeiro ilhó esquerdo livre.
Passo 4: Pegue o que agora é o cadarço direito e coloque-o para baixo através do próximo ilhó esquerdo disponível.
Etapa 5: Faça o mesmo com a outra renda e repita essa técnica de cima para baixo até terminar.
4. Barra reta de amarração
Se você gosta de cadarços limpos, arrumados e organizados, então este pode ser o método de amarração que você estava procurando.
Os cadarços correm retos de ilhós a ilhós, horizontalmente na parte superior do sapato. Todo o excesso corre para cima e para baixo da proteção do cadarço em cada lado, permitindo que o sapato seja apertado na parte superior como de costume.
Passo 1: Insira as duas pontas do cadarço para baixo através dos dois furos inferiores, deixando o mesmo comprimento nos cadarços esquerdo e direito.
Passo 2: Olhando para o sapato, insira o cadarço esquerdo para cima e através do próximo furo do lado direito, com a ponta apontando para o teto.
Etapa 3: Agora coloque o cadarço direito para cima e através do terceiro ilhós à esquerda, pulando o segundo. Agora deve haver um buraco vazio no lado esquerdo.
Passo 4: Pegue o que agora é o cadarço direito e cruze-o, inserindo-o para baixo através do ilhós vazio à esquerda. Isso deve criar outra barra reta, espelhando a primeira.
Etapa 5: Faça exatamente o mesmo com o cadarço da mão esquerda e cruze-o, inserindo-o para baixo através do ilhós vazio oposto a ele. Agora você deve ter três barras.
Etapa 6: Continue amarrando dessa maneira, cruzando cada cadarço para o lado oposto para fazer novas barras até chegar ao topo.
5. Amarração de comando
Se ficar sem calcinha não lhe dá mais a emoção que você deseja, então por que não adotar uma técnica de amarração de inspiração militar na próxima vez que calçar suas botas?
Ótimo para prender rapidamente os cadarços das suas botas favoritas, uma ponta do cadarço fica permanentemente presa no ilhós inferior, formando um padrão em forma de “S” na parte da frente da bota, e a outra ponta é usada para dar um nó corrediço na parte superior.
Passo 1: Dê um nó de parada em uma ponta da renda, antes de colocar a ponta desfeita para cima e através do ilhó inferior direito até que o nó fique esticado sob o cabedal.
Passo 2: Pegue a ponta sem nó e passe-a diretamente pelo ilhós inferior oposto.
Etapa 3: Agora coloque-o para cima e através do ilhós diretamente acima dele antes de cruzar novamente para baixo e através do ilhós oposto.
Passo 4: Repita esse passo em cada ilhós até chegar ao topo. Agora, dê outro nó de parada para amarrá-lo.
Considerações ao re-amarrar os sapatos
Nada é simples, não é mesmo? E agora você pode adicionar encontrar novos cadarços para seus sapatos à lista. Mas não precisa ser difícil. Basta seguir essas dicas e você não vai errar.
Ao refazer os cadarços dos seus sapatos, “realmente depende do tipo de sapato”, diz Robbie Evans, gerente de compras de marca própria masculina na Kurt Geiger. “Se for formal, o ideal é usar um cadarço redondo da mesma cor ou você pode ser mais corajoso e contrastar um sapato de couro bege com um azul-marinho ou bordô, por exemplo.
“Os calçados esportivos dão a você um pouco mais de liberdade para ser criativo – você pode ser mais corajoso com os diferentes tipos de tamanhos e cores para criar visuais diferentes.”
Comprimento da renda
Uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco. Isso significa que aqueles sapatos que você pagou o aluguel do mês que vem podem ser chiques, mas eles ainda vão parecer cafonas se tiverem um conjunto de cadarços pendurados, parecendo orelhas de coelho, balançando toda vez que você dá um passo.
Para ter certeza de que está fazendo a coisa certa, meça seus cadarços antigos antes de comprar um novo par para ter certeza de que eles vão servir bem no sapato.
Largura da renda
Cadarços grossos podem ter sido legais quando você estava no sétimo ano com os nomes das suas bandas favoritas rabiscados com caneta esferográfica por todo o seu estojo. Mas como um homem adulto? Nem tanto.
Como regra geral, não escolha nada com mais de 1 cm e você conseguirá evitar parecer ridículo.
Cor
Não deveria ser preciso dizer, mas cadarços neon não são exatamente o movimento mais estiloso que você pode fazer como homem. Ou mulher. Ou criança. Ou fera. Ou… você entendeu a ideia.
Em geral, procure cadarços que combinem ou complementem a cor dos seus sapatos. Sapatos marrons = cadarços marrons, sapatos brancos com detalhes em azul = cadarços brancos ou azuis. E assim por diante.
Materiais
Você provavelmente nunca pensou na composição dos seus cadarços, mas estamos vivendo no futuro e, por isso, você pode obter cadarços feitos de materiais bem especiais.
Para suas botas de inverno, você pode considerar cadarços encerados ou mesmo de Kevlar, enquanto para a maioria das outras situações, algodão, veludo ou náilon servirão perfeitamente.
Amarrando Diferentes Tipos De Sapatos
Nem todos os sapatos devem ser amarrados da mesma forma. Deixe-nos mostrar alguns dos estilos mais populares e como amarrar cada um deles como um profissional.
Como amarrar os cadarços dos Vans
Quando se trata de calçados casuais, a Vans é uma das marcas mais populares do mercado. Tornada famosa pelos skatistas californianos na década de 1970, a lendária marca de calçados logo abriu caminho para o mainstream e se tornou um nome conhecido.
Os modelos mais populares de tênis Vans são o Sk8-Hi, o Era, o Old Skool e o Authentic. O melhor método para prender todos eles é provavelmente o cross-lacing.
Quando se trata de como amarrar Vans, cadarços planos devem ser sua primeira escolha e o branco funcionará para a maioria das cores. No entanto, é muito importante comprar o comprimento certo para seu sapato, pois todos esses modelos populares variam muito no número de ilhós que eles têm.
Como amarrar o tênis Converse
O Chuck Taylor All Star é provavelmente o tênis mais famoso de todos os tempos. Na verdade, ele é nada menos que icônico.
O tipo de cadarço que você escolher para amarrar seus tênis Converse dependerá de dois fatores: se seus sapatos são de cano baixo ou alto e qual a cor deles.
Sempre opte por cadarços planos quando se trata de Converse e o branco deve funcionar melhor na maioria dos casos, a menos que seus sapatos sejam completamente pretos. Então é só uma questão de amarrá-los, o que geralmente é feito usando entrelaçamentomas um barra reta renda pode ficar bonito também.
Como amarrar sapatos Oxford
Seus sapatos sociais Oxford diferem da maioria dos outros sapatos em seu guarda-roupa, pois usam o que é conhecido como “cadarço fechado”. Isso significa que o cabedal do sapato é costurado sobre a parte inferior das proteções de cadarço, o que proporciona um ajuste um pouco menos flexível, mas oferece um visual muito mais formal.
Na hora de escolher os cadarços, você vai querer que eles sejam finos, redondos e da mesma cor dos seus sapatos. Um evento black-tie não é hora para experimentos de estilo arriscados.
Para prendê-los, use um barra reta renda ou um Renda reta europeia. Ambos funcionam bem, pois deixam um padrão limpo e organizado na parte superior do sapato, ao mesmo tempo em que permitem um ajuste fácil.
Como Amarrar Tênis
Tirando talvez seus chinelos, seus melhores tênis são provavelmente os sapatos mais confortáveis da sua coleção e os que mais usam. Por isso, é importante certificar-se de que eles estejam perfeitamente amarrados.
A escolha entre cadarços planos ou redondos vai depender inteiramente do tipo de tênis e da sua preferência pessoal, mas para a maioria dos modelos de cores claras, cadarços planos e brancos funcionam.
No que diz respeito aos métodos de amarração, praticamente tudo vale, mas entrelaçamento é definitivamente a opção mais popular e sempre proporciona um visual limpo e clássico.
Como amarrar sapatos Derby
O Derby é o calçado de eleição para o trabalho de escritório profissionais e empresários do mundo todo.
Isso se deve em grande parte à sua mistura única de conforto e aparência elegante – uma mistura que nenhum outro calçado consegue igualar.
Ao contrário de seu primo mais elegante, o Oxford, o Derby apresenta um sistema de cadarço aberto que o torna um pouco mais flexível e mais tolerante quando usado por longos períodos de tempo. No entanto, ele ainda pode ser amarrado da mesma maneira.
Use um cadarço fino e redondo, da mesma cor do sapato e prenda com um dos dois barra reta amarração método ou o Europeu reto método. Ambos darão uma aparência bacana ao fazer ajustes legais
Como amarrar botas de deserto
Além de um par de tênis brancos, não há calçados muito mais versáteis do que um par de botas de deserto. Esses versáteis e adaptáveis são notáveis pelo fato de que tendem a ter apenas quatro ilhós no total, o que significa que amarrá-los não poderia ser mais simples.
O ponto principal a ser considerado é que os cadarços não devem ser muito longos, pois não precisarão esticar muito, então tente escolher algo bem curto.
Opte por um cadarço fino e plano exatamente da mesma cor do sapato, garantindo que seja curto o suficiente para não deixar metros de sobra. Depois use o entrelaçamento técnica para fixá-los no lugar.
Como amarrar botas de caminhada
Não importa se você as usa para escalar a face norte do Matterhorn ou apenas para sair para tomar um café no inverno, as botas de caminhada são as velhas companheiras de confiança que sempre estarão ao seu lado.
Retribua o favor e certifique-se de que eles estejam devidamente amarrados para agradecer.
Cadarços planos e redondos funcionarão bem aqui e há até espaço para experimentar com cores. Um amarelo, vermelho ou até mesmo um de bom gosto, dois tons ou renda multicolorida pode funcionar, desde que um pouco de pensamento tenha sido colocado nele. Você também vai querer ter certeza de que os cadarços são longos o suficiente para chegar até o topo.
Entrelaçamento é a única maneira de fazer o trabalho aqui, então passe o cadarço pelo conjunto mais baixo de ilhós e faça exatamente o que você faria com um par de tênis. Simples.