O que um observador de pássaros de 60 anos e aquele cara descolado do streetwear que você segue no Instagram têm em comum? Provavelmente, não muito. Até você começar a examinar a escolha deles de roupas técnicas externas, claro. A resposta é uma jaqueta Gore-Tex.
É um nome que você sem dúvida já viu costurado no tipo de equipamento usado por alpinistas e excursionistas. Mas qualquer um com um interesse passageiro em moda também o viu surgindo sob as bandeiras de algumas das marcas de estilistas mais distintas e procuradas do mundo.
A obsessão atípica da moda com detalhes utilitários e roupas para atividades ao ar livre nos últimos anos criou uma tempestade perfeita para esse tecido técnico florescer. Em parte porque tempestades são o que o Gore-Tex lida melhor, mas também porque o material é altamente versátil e, por acaso, parece a peça quando costurado em um herói do guarda-roupa do dia a dia.
Para deixar você por dentro, aqui está tudo o que você precisa saber sobre esse tecido inovador, incluindo o que ele é exatamente e onde comprar as melhores jaquetas Gore-Tex para usar na estação chuvosa.
O que é Gore Tex?
Criado pela dupla de pai e filho Wilbert e Bob Gore em 1969, o Gore-Tex é uma membrana semipermeável que permite que o suor escape enquanto permanece completamente estanque. Ele faz isso usando poros microscópicos que são 20.000 vezes menores do que uma gota de água, mas 700 vezes maiores do que uma molécula de vapor de água.
A funcionalidade incomparável do Gore-Tex fez dele o tecido ideal para desempenho, vestuário externo e algo como um sinônimo para equipamentos à prova d’água, seja usado em calçados projetados para escalar montanhas ou jaquetas legais. Pense nele como o que a Heinz é para os feijões, ou o que a Dyson é para os aspiradores de pó que são divertidos para andar em curvas.
Há muitas variações do tecido também. Gore-Tex Pro, por exemplo, ostenta maior durabilidade. Você provavelmente poderia explodi-lo com um canhão de água de van de choque por um mês e ele ainda não deixaria uma gota passar. Enquanto isso, Gore-Tex Paclite e Gore-Tex Active fornecem alternativas mais leves para exercícios ao ar livre e uso diário.
As melhores marcas de jaquetas Gore Tex
1. Haglöfs
Os escandinavos não são estranhos a uma temporada de clima adverso. Talvez seja por isso que eles são tão bons em fazer capas de chuva. Um exemplo: Haglöfs.
A marca sueca de atividades ao ar livre é conhecida por sua abordagem inovadora para se manter seco. Cortes simplificados, detalhes técnicos e funcionalidade suprema são tudo par para o curso. Procure designs de fusão que incorporem mais de um tipo de tecido Gore-Tex para maior desempenho nos elementos.
2. Arc’teryx
Arc’teryx é o Tesla do mundo de roupas técnicas externas. O equipamento é tão avançado que poderia muito bem ter vazado da Área 51, e os preços são apropriadamente exorbitantes.
Ainda assim, se você estiver disposto a arriscar, verá por que os melhores montanhistas, alpinistas e atletas preferem a jaqueta minimalista da marca canadense acima de qualquer outra. Elas são feitas com atenção cirúrgica aos detalhes, sem truques desnecessários e materiais Gore-Tex de primeira linha como padrão.
3. Nike ACG
NikeA marca ACG (All Conditions Gear), com foco em roupas tecnológicas, pode não estar mais sob a direção da lenda da sigla Errolson Hugh, mas a estética ninja da tecnologia sobreviveu, e ainda há algumas jaquetas Gore-Tex muito elegantes disponíveis.
Espere uma paleta de cores mistas de cinza melancólico e preto sombrio ao lado de amarelo fluorescente e rosa forte. Para jaquetas Gore-Tex com apelo de rua, você teria dificuldade em fazer melhor.
4. Velamento
Se você gosta da ideia de qualidade de construção superior e atenção aos detalhes, mas não quer andar pela cidade vestido como se estivesse indo praticar heli-ski no Matterhorn, a Veilance é a solução.
O braço minimalista e temperamental da reverenciada marca canadense de artigos para atividades ao ar livre Arc’teryxA Veilance pega a mesma engenharia de precisão de marca registrada e a aplica a silhuetas cotidianas. Não achava que existia algo como um blazer Gore-Tex? Pense de novo.
5. A Face Norte
Provavelmente o maior nome em equipamentos para atividades ao ar livre, as jaquetas Gore-Tex se tornaram uma espécie de cartão de visita da The North Face.
A marca californiana vem fabricando roupas externas impermeáveis há décadas, que ao longo dos anos foram reforçadas por uma série de conexões de alto nível. Há uma colaboração de longa data com a consagrada marca de skate Supreme, bem como a The North Face Purple Label, uma linha exclusiva do Japão com outros amantes de Gore-Tex, a Nanamica. Se você está procurando uma marca para culpar pela apropriação da moda de jaquetas para passear com cães, a TNF é um bom lugar para começar.
6. Patagônia
Quer ficar seco e fazer sua parte pela sustentabilidade também? Uma jaqueta Gore-Tex da Patagonia deve resolver.
A marca californiana para atividades ao ar livre é há muito celebrada por seu comprometimento com técnicas de produção éticas e ecologicamente corretas. Junte isso a um talento para um bom ajuste e uma dose de estilo retrô e você terá um vencedor.
7. Nanamica
Vinda do Japão, país obcecado por agasalhos, a Nanamica é uma marca que recebeu elogios por sua fusão magistral de casual e técnico.
As peças-chave da marca são suas jaquetas Gore-Tex. Muitas vezes construídas usando Gore-Tex e empregando técnicas geralmente reservadas para equipamentos de performance, essas são vestimentas construídas para suportar qualquer coisa que uma montanha possa lançar contra elas, mas com um estilo que não ficaria deslocado no bar.
O Gore-Tex é à prova d’água?
Em uma palavra, sim. Gore-Tex é à prova d’água. Esse pequeno detalhe é o ponto de venda número um da marca. No entanto, embora uma jaqueta Gore-Tex nunca deixe a água passar, a camada externa deve ter seu revestimento repelente de água durável (DWR) renovado de vez em quando para que os líquidos continuem escorrendo como água nas costas de um pato.
Não fazer isso não impedirá que a jaqueta seja à prova d’água, apenas significa que a parte externa pode ficar saturada e pesada em condições de chuva.
Jaquetas Gore-Tex são quentes?
Em sua essência, as jaquetas Gore-Tex são feitas para proteger você de condições úmidas, em vez de isolar você do frio. Se você está se perguntando se as jaquetas Gore-Tex são quentes, lembre-se de que esse material age como uma concha contra vento, granizo, chuva e neve. Os tecidos Gore-Tex só serão quentes se houver algumas camadas internas.
Além de jogar em uma camada intermediária sólida quando você veste sua jaqueta Gore-Tex, você poderá encontrar muitas opções que são projetadas como jaquetas de inverno também. Sejam elas forradas com lã ou preenchidas com plumas, há montes de jaquetas Gore-Tex por aí que vão mantê-lo seco e quente… Fala sério, um golpe duplo!
Como lavar jaquetas Gore-Tex
Para manter sua jaqueta Gore-Tex funcionando conforme o esperado, é necessário lavá-la ocasionalmente.
Para fazer isso, certifique-se de que todos os zíperes estejam bem fechados e lave a 40 graus com uma pequena quantidade de detergente líquido.
Para melhores resultados, seque a peça ao ar. Quando não estiver mais molhada, seque-a na secadora por 20 minutos. O calor reativará o revestimento DWR.
Se a camada externa não estiver com líquidos de perolização, você pode comprar um DWR e reaplicá-lo você mesmo. Cuidado para não usá-lo se sua jaqueta for feita de Gore-Tex Shakedry, no entanto, funcionará muito bem sem ele.
Coisas a considerar ao comprar uma jaqueta Gore-Tex
Escolher uma jaqueta Gore-Tex masculina ou uma parka Gore-Tex não é só sobre o tecido. Existem algumas outras variáveis que você vai querer levar em conta ao comprar sua nova capa impermeável.
1. Bolsos
Uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco. Isso significa que, Gore-Tex ou não, se houver algum lugar para a água entrar, ela ainda entrará.
Uma boa jaqueta Gore-Tex virá equipada com bolsos com zíper de borracha e à prova d’água que bloqueiam os elementos, ou, no mínimo, uma aba contra tempestades que cobre o zíper. A última coisa que você quer é água acumulada nos seus bolsos.
Você verá que algumas jaquetas Gore-Tex têm diferentes tipos de bolsos, como bolsos externos e até mesmo bolsos para aquecer as mãos, para manter seus dedos aquecidos e secos.
2. Ventilação
Gore-Tex é altamente respirável. No entanto, se você vai levar sua jaqueta ao limite fazendo um treino HIIT até Ben Nevis, um pouco mais de respirabilidade pode ajudar.
Zíperes nas axilas são uma excelente maneira de deixar um pouco do excesso de calor sair, mas certifique-se de que sejam estanques. Como alternativa, algumas jaquetas usam uma mistura de Gore-Tex e Gore-Tex Paclite para reduzir o peso e aumentar a respirabilidade em áreas-chave, como as costas e as axilas.
3. Cordões
Cordões fornecem uma maneira prática de personalizar sua jaqueta de acordo com suas necessidades exatas. Examine a qualidade dos fechos e outros acessórios, pois isso é um bom indicador da qualidade geral.
Uma boa jaqueta Gore-Tex terá um cordão na bainha e um ou dois no capuz (um para ajustar o tamanho do capuz na parte de trás e outro para diminuir e aumentar o diâmetro da abertura do rosto).
4. Costuras seladas
O Gore-Tex pode ser totalmente à prova d’água, mas, a menos que as costuras da jaqueta sejam “vedadas”, as centenas de furos deixados pela costura não serão.
Costuras seladas – um processo no qual uma máquina derrete um revestimento sobre as costuras para selá-las – evita que a água penetre nos pontos fracos de uma jaqueta. Se uma jaqueta Gore-Tex não tiver, não compre. Simples.
5. Capuz
Não faz sentido comprar uma jaqueta impermeável sem capuz, porque quando começa a chover, a última coisa que você quer é ter o cabelo encharcado.
Uma boa jaqueta Gore Tex terá um capuz para reter o calor do corpo e mantê-lo seco de cima a baixo. Se você estiver pegando uma jaqueta Gore-Tex para levar para as pistas, vale a pena procurar um capuz compatível com capacete, ou pelo menos um com cordões, como mencionado acima.