No início do clássico de amadurecimento de 2004 Meninas Malvadasa protagonista séria Cady Heron é conduzida pelo refeitório da escola pelos recém-conhecidos Damian e Janis. Durante a cena, a dupla aponta os vários grupos do ecossistema do ensino médio. Você tem os asiáticos legais, os esgotados, os plásticos, os geeks da banda. É uma cena repetida em todos os filmes de ensino médio e, de fato, de muitas maneiras, você poderia dizer o mesmo de todas as semanas de moda também.
Você tem a equipe de streetwear garantindo que todos os vejam chegando ao desfile, os elegantes fornecedores de meados do século sendo fotografados por Garcon Jon do lado de fora, e o esquadrão de roupas de trabalho da Carhartt WIP se movimentando no fundo.
Essencialmente, porém, a moral de Meninas Malvadas é que a maneira de sobreviver é evitando ser calçado à força em qualquer uma dessas facções. Em vez disso, é muito mais lucrativo apenas pegar o que você precisa de cada uma e transformá-lo em seu próprio estilo. E então, a partir disso, nós o levamos por cada uma das tribos de estilo masculino na cafeteria da moda, conforme contado por um amigo de cada uma que você quer pegar e fazer seu próprio.
Moda de rua
A jaqueta bomber
Streetwear é um pouco um estilo mestiço. Um movimento amplo e mal definido que belisca de outros estilos, ele pegou peças do skatewear e hip-hop até o estilo de meados do século e o militar.
A jaqueta bomber é talvez a coisa que une tudo. Ela começou como uma jaqueta de voo usada por pilotos da Primeira Guerra Mundial e passou por várias remodelações, embora o modelo MA-1 criado exclusivamente para o exército dos EUA pela Alpha Industries seja frequentemente considerado o bomber por excelência. Ela trocou a gola de pele anterior por uma elástica que permitia mais espaço para um arnês de paraquedas e bolsas de frescor duradouro.
A partir daí, a jaqueta bomber se tornou cada vez mais popular nas ruas civis, com dois pontos de ruptura: sua adoção pela alta costura no final dos anos oitenta e início dos anos noventa, graças a Jean-Paul Gauthier e Raf Simons, e o efeito “Kanye” no início desta década, quando o rapper usou um MA-1 personalizado em seu Yeezus percorrer.
Foi quando o streetwear realmente levou o bomber ao peito, ajudado pelas colaborações da Alpha Industries com marcas como Stüssy, Bape e Comme des Garcons. A silhueta MA-1 ainda é a que pode ser vista, o corte largo no peito estourando as proporções da parte superior do corpo para uma peça que se destaca em qualquer rua em que você esteja. Use um tamanho maior com um moletom por baixo e jeans ou calças cargo abaixo.
Roupa de skate
Capuz
Skatewear não é nada se não for confortável. É meio que o ponto principal quando tudo é secundário ao skate e aquele asfalto doce, doce. A cena surgiu na Califórnia em meados dos anos setenta junto com o surf wear e há muito cruzamento entre os dois. Ambas as subculturas adotaram o moletom, o capuz sendo particularmente útil em uma época em que os skateparks eram estranhos e chegar à maioria dos melhores lugares para fazer um ollie envolvia algum tipo de invasão ilegal.
Logotipos e representações de marcas e revistas de skate específicas mostraram a outros skatistas o quão informado você estava. Hoje em dia, se você vir alguém enviando um Debulhador moletom com capuz é bem menos provável que leiam as páginas da revista – eles provavelmente só viram Justin Bieber usando um. Usado com jeans largos e cropped e Vans, um moletom com capuz largo é um bom visual para o dia de folga, quer você faça fila para o Palace ou não.
Se você é da opinião de que nenhum homem adulto deve ser visto com chamas cômicas em suas roupas, então muitas marcas de rua cooptaram o moletom com capuz com logotipo com seus próprios logotipos falsos, que são muito mais recatados. Se alguém perguntar, diga que você só representa as marcas underground.
Vestuário tecnológico
Jaqueta Shell
Se você nunca ouviu falar de techwear, não se preocupe, você não está sozinho. Em termos mais claros, ele pega roupas utilitárias do dia a dia e as repensa com tecidos de alta tecnologia para torná-las mais respiráveis, resistentes à água, fáceis de se movimentar e confortáveis. O que o diferencia das outras tribos que apostam no estilo funcional (das quais há algumas) é que o techwear arma sua barraca firmemente no campo monocromático.
Confuso? Imagine um ninja vestindo The North Face e você estará no caminho certo. O formato e o corte da vestimenta são finos e sob medida – uma jaqueta puffer chamativa não serve para um assassino urbano incógnito. É aqui que a jaqueta shell entra em cena. Cortada no quadril, a jaqueta shell será feita de um tecido técnico resistente, leve e à prova d’água. É a armadura sem a qual nenhum ninja techwear, nem você, pode ser pego.
Liga Ivy
Camisa de algodão com botões
Tendo se originado no campus das principais universidades da Ivy League dos Estados Unidos, a moda preppy (assim chamada por causa das escolas preparatórias que forneciam alunos para essas universidades) se tornou uma força dominante na moda masculina a partir da década de 1950. Tornou-se sinônimo de smart-casual, o que explica em parte a estética, pegando peças da categoria smart, como o paletó, e dando a elas um toque casual – daí o blazer.
A mesma regra se aplica à peça básica do look, a camisa de algodão abotoada. Tomando a camisa social como modelo, a camisa de algodão Oxford abotoada, muitas vezes chamada de camisa Oxford, é mais macia e grossa na construção, o que a torna mais casual. É tão versátil quanto qualquer coisa que você tenha, encaixando-se por baixo de um terno se necessário, mas igualmente em casa com shorts chino. No entanto, ela realmente brilha quando está ao lado de outros itens básicos preppy, como um par de calças chino e um moletom universitário.
Meio século
Camisa de colarinho de acampamento
Um item atual entre a elite fashion urbana, o estilo mid century difere do estilo preppy na forma como ele se alterna entre os dramas de época dos anos 50 que encheram nossas telas de TV nos últimos anos e peças como a camisa de algodão que permanece atemporal.
Um forte exemplo disso está na camisa de gola camp de manga curta que retornou com tudo em 2018, o forte formato em V da gola e o corte largo das mangas ao redor do meio do bíceps realmente realçando os físicos afinados pela academia de hoje. As encarnações atuais foram projetadas especificamente para ter aquela vibe retrô evocando o auge da cultura americana dos anos cinquenta.
Como era o estilo da época, essas camisas esvoaçantes funcionam melhor mantidas limpas e aparadas, de preferência enfiadas em um par de calças de pernas mais largas com alguns mocassins elegantes nos pés. Isso é o que a moda masculina era quando o glamour de Hollywood definia o estilo, não a constante atração de atenção da passarela e do Instagram. Um retorno bem-vindo em nosso livro.
Núcleo de Normas
Jeans de lavagem clara
Normcore nunca foi feito para ser levado a sério. Uma junção lúdica de “normal” e “hardcore”, sua mensagem principal era evitar se destacar estilisticamente a tal ponto que você meio que se destaca como consequência. Os personagens principais da sitcom dos anos noventa Seinfeld foram ressuscitados como os quatro apóstolos da tribo, quase duas décadas depois que o programa saiu das nossas telas. Os três princípios do normcore foram deixados claros e claros – você enfiará sua camisa para dentro, usará tênis de pai robustos e amarrará tudo isso com um par de jeans desbotados, soltos e tão confortáveis, de lavagem clara.
Tudo parecia bobagem hipster há cinco anos, mas a dose saudável do estilo dos anos noventa torna o normcore imperiosamente na moda no momento. Entre os tênis chunky e os jeans de lavagem clara, é o jeans que parece pronto para durar mais. Eles fornecem um contraste casual contra uma camiseta mais escura na parte de cima, enquanto combinam habilmente com tons mais claros como bege e cinza também. E usados da maneira normcore adequada, eles são tão relaxados e fáceis quanto o brunch de domingo de manhã.
Gorpcore
Botas de caminhada
Campismo chique, glamour da montanha, moda de caminhada – não importa como você diga, a gorpcore coloca firmemente o ar livre dentro do seu guarda-roupa. Com o pacote de moda seduzido por marcas técnicas e ecologicamente conscientes como Patagonia, Columbia e The North Face, as peças-chave incluem corta-ventos ou calças cargo, mas a verdadeira joia da coroa da gorpcore é a bota de caminhada.
O influente conjunto de street style o adotou sob sua proteção, assim como marcas de alta costura como Gucci e Off-White. As mais bonitas, no entanto, permanecem sob a propriedade daquelas marcas que aperfeiçoaram o estilo ao longo de vários anos, como Danner e Sorel (Moncler também, se você tiver dinheiro), que oferecem o tipo de funcionalidade rústica que você simplesmente não consegue copiar. Em termos de calças, você quer combiná-las com algo resistente e fino. Calças largas, arejadas e flutuantes são um firme não-não nesta caminhada.
Roqueiro
Jaqueta de couro
O caso de amor do rock and roll com a jaqueta de couro começou aos poucos ao longo dos anos cinquenta e sessenta, aparecendo brevemente nos ombros dos Beatles e de Elvis Presley. Foi nos anos setenta que as coisas começaram a ficar realmente quentes. Era a era do punk, e quatro rapazes magros do Queens, Nova York, que popularizaram o que se tornou o traje arquetípico do rock and roll. Jeans rasgado, camiseta desbotada da banda e aquela jaqueta de couro justa – ninguém fez isso melhor do que os Ramones.
Você pode adicionar um par de botas Chelsea e uma camisa de colarinho camp a essa equação atemporal – veja o vocalista do Arctic Monkey, Alex Turner, para uma interpretação moderna matadora – mas a fórmula permanece até hoje. A jaqueta deve ser leve e cortada rente ao corpo, como aconteceu em Joey. Uma jaqueta de couro de alta qualidade e de flor integral será rígida no início, então precisará ser usada antes de ficar macia o suficiente para pular pelo palco.
Vestuário de trabalho
Sobrecamisa
Se você pensou que o mundo da moda era todo sobre roupas extravagantes e roupas pomposas, pense novamente. Algumas das tribos de estilo mais proeminentes no momento são uma antítese direta a esse preconceito. Veja o workwear, por exemplo. O estilo atual é inspirado nos uniformes usados por trabalhadores manuais ao longo do século XX, e algumas das principais marcas em cena no momento, como Dickies e Carhartt, começaram dessa forma.
Calor, facilidade de uso e durabilidade são todos componentes-chave do traje de trabalho. Gorros, botas pesadas, jaquetas de burro e calças de veludo cotelê têm um lugar no hall da fama dos trabalhadores. Mas a verdadeira estrela é a camisa. Fazendo a ponte entre o inverno e o verão, esta é talvez a peça de sobreposição definitiva, encaixando-se sobre uma camiseta em clima quente ou entre seu casaco de malha e de inverno no frio.
O corte é muito mais amplo do que o de algodão com botões, o que significa que fica ótimo em contraste com alguns jeans slim. Seu comportamento descomplicado também o torna mais seguro para arriscar em uma cor chamativa (mostarda, xadrez primário) – apenas certifique-se de que seu suéter ou camiseta por baixo compense com um tom neutro.
Atletismo
Calças de corrida
Se há uma coisa que diferencia os homens desta geração dos anteriores, é a academia. Estamos agora no estágio em que conhecer alguém sem algum tipo de assinatura de academia é mais raro do que pegar um rack de agachamento grátis no seu treino pós-escritório. E com essa mudança veio a ascensão do athleisure, roupas para usar na academia, mas também no meio tempo, quando você não consegue tirar seu moletom desleixado ou desligar a Netflix.
Em climas mais frios, o jogger (ou sweatpant) é um item básico do look de treino. Enquanto escalar para o trabalho nas versões mais largas de apenas uma década atrás era uma maneira infalível de ser demitido, o moderno jogge athleisure r adota uma abordagem mais inteligente, com um afunilamento na perna e uma construção de algodão de calibre fino que não cede nos joelhos. Faça seu par azul-marinho ou preto e você pode evitar o olhar penetrante do seu chefe.
Mod
Mocassins Penny
A moda mod viu algumas subculturas concorrentes caírem e queimarem durante seu meio século incorporado à moda masculina, dos Teddy Boys de terno zoot aos New Romantics usando blusas com babados. Isso está enraizado no que é o estilo mod, um estilo essencialmente relaxado, mas inteligente, mantido atemporal pela natureza perene das peças em seu uniforme: polo de manga longa com os botões abotoados, jaqueta Harrington ousada elegantemente dobrada por cima, calças justas e, claro, o sempre inteligente e confiável mocassim.
É o último que realmente conseguiu transcender a subcultura. O mocassim penny não ficaria fora de lugar em nenhuma das outras tribos de roupas masculinas mais elegantes desta lista, dos Preps aos Rockers. Eles ficam melhores em looks contemporâneos com um par de jeans slim dobrados ou shorts no verão, sem as meias para que você possa simplesmente colocá-los e tirá-los à vontade. Tenha em mente, porém, que devido ao corte do sapato no calcanhar e ao fato de serem feitos de couro, os primeiros usos de um novo par são melhores com meias. Tornozelos sangrando nunca são uma boa aparência.