A maioria das regras de estilo não são realmente regras. A maioria são simplesmente julgamentos guiados pela coisa mais recente a aparecer na passarela. Algumas surgem e evaporam em semanas. Outras têm mais poder de fixação. Apenas uma ou duas existem há séculos.
Pegue silhuetas finas, o padrão por uma década, agora desafiadas por pernas mais largas e cortes soltos. Até mesmo bastiões há muito banidos do estilo ruim são amplamente chamadas subjetivas. Sapatos de bico quadrado, jeans bootcut, mullets – eles não são objetivamente errados, apenas fora de moda. Fora de moda de enrugar os dedos dos pés, sim. Mas o tempo e designers empreendedores ainda podem trazer sua reabilitação. (Boa sorte.)
Em um mundo tão fluido, apenas um punhado de mandamentos são esculpidos na rocha. Essas são as tradições da moda masculina, as pedras angulares para se vestir de manhã. Elas não estão sujeitas a tendências ou gostos. Elas são ditadas pelos fabricantes – é assim que suas roupas foram feitas para serem usadas. Fazer isso de qualquer outra forma é, bem, errado.
Nunca use o botão inferior de um blazer
É compreensível que, quando apresentados a botões, os homens os fechem. No entanto, o paletó moderno é projetado para alargar nos quadris para criar a aparência de uma cintura mais fina. Abotoe todos os fechos e o tecido puxa e franze, interrompendo a silhueta e destruindo as costuras.
Você corre o mesmo risco se ficar abotoado quando estiver sentado. Um terno deve ficar justo ao seu corpo ereto. Quando você se senta, sua postura muda e coloca tensão no fecho, o que testa a costura do seu alfaiate.
Apenas a jaqueta paddock desrespeita a regra, diz Christopher Modoo, um especialista em alfaiataria que começou na empresa Chester Barrie, em Savile Row. “Ela foi projetada para ter os dois botões abotoados, ou até mesmo apenas o botão de baixo. Mas é arcaico.”
Em caso de dúvida, aprenda o ABC da alfaiataria, ou melhor, o SAN: às vezes, sempre, nunca – começando pelo botão de cima em uma jaqueta de três botões e indo descendo. Para uma de dois botões, é ainda mais fácil: sempre, nunca. Para uma de um botão, é ainda mais simples: sempre.
A limpeza não está próxima da santidade
É um equívoco pensar que roupas precisam ser lavadas após cada uso. Roupas íntimas à parte, a menos que você tenha as maneiras à mesa de um animal de fazenda, a maioria das peças pode resistir a algumas saídas.
Isto é especialmente verdadeiro para alfaiataria. Os produtos químicos usados na lavagem a seco de um terno danificam o tecido e enfraquecem a costura. Se possível, submeta-os a isso apenas duas vezes por ano. Em vez disso, o diretor administrativo da Savile Row Company, Jeffrey Doltis, aconselha escovar a sujeira após cada uso e dar a eles pelo menos um dia para arejar. Depois, tente manter sua mão de vinho tinto firme.
O jeans deve ser lavado com ainda menos frequência, de acordo com o especialista em jeans da Nudie Jeans, Chris Bloxham. “O jeans normal deve ser lavado a cada poucos meses, enquanto o jeans seco você idealmente não lavaria de jeito nenhum”, ele diz. Isso porque a tinta índigo sai naturalmente com o uso para produzir os desbotamentos característicos do jeans. Jogue-os na máquina, e a tinta desaparece uniformemente, e seu jeans não tem personalidade.
“Recomendamos pelo menos seis meses antes da primeira lavagem, mas quanto mais tempo você deixá-los, melhor seu jeans ficará – e mais personalidade ele terá”, diz Bloxham. “E nunca lave com calor ou seque na máquina – é mais gentil com o meio ambiente, de qualquer forma.”
Colocar a camisa errada para dentro não a torna mais inteligente
Temos mães para culpar por pensar que camisas para dentro da calça são um pré-requisito para parecer elegante. Mas nem sempre é esse o caso – tudo depende do estilo da camisa e, mais importante, da bainha.
“As camisas sociais e as camisas com cauda são projetadas para serem usadas por dentro, pois são usadas em um contexto mais formal”, diz Paul Higgins, um estilista que trabalhou para marcas como Aquascutum, Diesel e Reis. “Eles têm uma bainha mais longa na parte de trás, que fica presa entre seu corpo e as calças quando você se senta, para que a camisa não suba nem amasse.”
Experimente fazer o mesmo com uma camisa feita para ser usada para fora da calça (principalmente qualquer coisa feita de jeans grosso ou flanela), e você passará o dia todo enfiando-a de volta nas calças.
Se você é o tipo de cara que prefere uma camiseta ou polo para dentro da calça, priorize estilos mais longos e use com um cinto, se possível. Isso manterá o visual elegante, eliminará a necessidade de ficar arrumando a calça ao longo do dia e garantirá que você não mostre a estranhos inadvertidamente sempre que se agachar.
O polonês é mais do que brilho
Bons sapatos são um investimento. Mas você não pode passá-los para seus filhos se não os tratar bem. Sargentos instrutores não são obcecados por sapatos brilhantes porque são psicopatas (bem, não só porque são psicopatas), é porque o polimento impede que o couro se desfaça.
“Um bom polidor é um alimento para couro”, diz Tim Little, dono da empresa de calçados tradicionais Grenson. “Ele penetra nos poros e os mantém flexíveis.” Uma alimentação quinzenal é suficiente para manter qualquer calçado macio, evitar a entrada de água e evitar que você tenha que descascar batatas.
Antes de começar a encharcar seu calçado com essa coisa brilhante, você precisa ter certeza de que todos os passageiros indesejados foram expulsos sem cerimônia. Livre-se da sujeira feia usando uma escova de sapato limpa para polir a sujeira e aplique uma pequena quantidade de água na escova para remover manchas mais persistentes.
Quando seus sapatos estiverem limpos e secos, aplique uma quantidade generosa de graxa na escova de sapatos e lustre seus sapatos completamente até que apenas uma fina camada de graxa fique visível em cada sapato. Para os saltos, você precisará recrutar um chumaço de algodão levemente úmido com graxa e, em seguida, usar movimentos circulares para se livrar da sujeira que ficou para trás.
Não só seus sapatos brilharão tanto que serão praticamente sua própria fonte de luz, como o cabedal de couro ficará ressecado e a sujeira incômoda terá mais dificuldade de se fixar.
Se você estiver usando um terno, leve sua bolsa
Mochilas não são mais apenas para playgrounds. Com inúmeros designers totalmente na onda das mochilas, o visual de volta às aulas agora prevalece em todas as ruas.
Mas não importa o quão luxuosa seja sua bolsa, ela não combina com seu terno. Não porque você esteja unindo formal e casual — o high-low dressing está na moda mais forte do que nunca — mas porque ele destrói sua alfaiataria.
“Nunca coloque uma alça de ombro com uma peça sob medida”, diz Modoo. “Pressão e fricção danificam o tecido e podem deixar seus ombros brilhantes ou desfiados.”
Se uma pasta for um pouco serviço civil demais, decante seu kit de trabalho em uma bolsa de alta qualidade. Então use essas coisas na ponta dos seus braços para carregá-lo.
O ajuste do terno não muda com as tendências de alfaiataria
A alfaiataria passou por mais reinvenções do que o cabelo de David Beckham. Mas, embora o último ditame da moda masculina possa dizer que largo é um vencedor, ao comprar um terno, sempre siga as mesmas regras.
“Em blazers, certifique-se de que os ombros sejam confortáveis e terminem alinhados com seus ombros reais”, diz Higgins. Qualquer coisa maior e eles darão a você uma borda alada, que sempre parece bagunçada. “As mangas devem cair onde a base do seu polegar encontra seu pulso, e também ajuda experimentá-lo com uma camisa para garantir que alguns centímetros do punho estejam visíveis.”
Independentemente de MC Hammer ou Johnny Borrell ser o atual inspirador da alfaiataria, as regras de etiqueta para ternos também não mudam no sul.
“Um bom ajuste na cintura das suas calças é importante para manter uma silhueta elegante e limpa”, acrescenta Higgins. “Não vá muito skinny, mas vá slim o suficiente para preservar o corte geral do terno. Se você tende a flutuar no tamanho, escolha um ajustador de cintura – o objetivo é sempre o conforto na perna.”
Novidade qualquer coisa é proibida
Isso vale tanto para as meias “divertidas” do primeiro-ministro canadense quanto para os gerentes de nível médio em todos os lugares que tentam esconder a falta de senso de humor com uma gravata inovadora.
Seja uma gravata, meias ou um conjunto de suspensórios de pressão (arrepio), não há qualidades redentoras aqui. “Simplesmente diga não”, diz Sarah Gillifan, fundadora do serviço de compras pessoais e estilo masculino Sartoria Lab. “Isso não vai marcar você como espirituoso ou hilário, apenas profundamente sem graça.”
Exceto talvez sob o manto da escuridão, não há situação em que roupas novidade não causem danos severos à sua reputação. “Se você estiver usando roupas novidade para o trabalho, as pessoas pensarão que você não leva seu trabalho a sério. Se estiver usando roupas novidade para sair à noite, corre o risco de parecer imaturo.”
Há muitas maneiras de adicionar personalidade ao seu traje, mas esta não é uma delas. Uma camisa estampada usada por baixo de um blazer é uma opção melhor, assim como tênis statement com um visual neutro. Ou, para um movimento avançado, brinque com misturas de padrões.
Sempre combine seus couros
Diz muito sobre essa regra que, mesmo em uma época em que a justaposição de ternos e tênis é incentivada, ela continua sendo um erro imperdoavelmente amador.
Não há ifs e nem buts: os mesmos tons de couro devem sempre ficar juntos. O problema não são tanto as cores (afinal, preto e camelo formam uma combinação matadora), mas o material. “Por causa da textura levemente brilhante do couro, misturar cores diferentes faz com que cada peça brigue por atenção”, diz Rebecca Langrish-Smith, do River Island Style Studio.
“Seja um casamento ou um look diário de escritório, você não pode investir em um terno sem combiná-lo com acessórios de couro perfeitamente combinados”, ela acrescenta. Isso significa ser preciso com seu cinto, seu relógio e qualquer bolsa que você possa estar carregando.
A regra se estende além dos acessórios. Cada pedaço de couro que você estiver usando deve estar em completa harmonia tonal. Então tenha isso em mente da próxima vez que quiser calçar um par de mocassins marrons ou um biker de couro preto.