Guerra, hein, para que serve? Absolutamente nada… exceto, talvez, moda masculina. Não estamos dizendo que séculos de conflitos sem sentido são melhorados pela existência da jaqueta bomber, mas, sabe, é alguma coisa.
Há uma boa chance de que 90 por cento do que está pendurado no seu guarda-roupa agora foi influenciado pelo exército de alguma forma. E a tendência se estende para o norte do decote também.
Muitos penteados brilhantes têm suas raízes plantadas nas forças e todos eles compartilham uma característica comum: esses cortes são tão atemporais quanto parecem. Então, se você está procurando um corte à prova de bombas, capaz de transcender as décadas e permanecer relevante, então um corte militar é definitivamente algo a se considerar.
Regulamentos de preparação militar
Ser um militar não é só sobre quantas flexões de barra fixa você consegue fazer ou quão peludo é seu peito. Bem, é um pouco, porque além de todos os obstáculos físicos para navegar naquele curso básico de treinamento de assalto, os recrutas precisam pular alguns obstáculos relacionados à preparação também.
A boa notícia para o resto de nós é que essas rígidas regulamentações tonsoriais levaram à criação de alguns dos cortes de cabelo mais rápidos que existem. Mas quais diretrizes esses cortes altamente regulamentados realmente precisam seguir para sair da barbearia e ir para o campo de batalha?
Regulamentos da Rainha para o Exército declara que: “O cabelo da cabeça deve ser mantido bem cortado e aparado, exceto quando autorização tenha sido concedida de outra forma por motivos religiosos; o estilo e a cor (se não forem naturais) não devem ser de natureza exagerada.”
Tudo isso parece bem direto, mas nos EUA, as coisas são um pouco mais rigorosas. Soldados nos Estados Unidos são obrigados a fazer tudo isso acima, ao mesmo tempo em que garantem que, quando o cabelo é penteado, ele não caia sobre as orelhas ou sobrancelhas. O cabelo também precisa “apresentar uma aparência cônica”, o que significa que a parte de trás e os lados devem se conformar à curvatura da cabeça.
São essas especificações rigorosas que abriram caminho para muitos esfregões militares.
Cabelo e cuidados militares através dos tempos
Ao longo da história, as tendências de cuidados pessoais nas forças armadas flutuaram tão regularmente quanto no mundo civil. Os pelos faciais cresceram mais, depois mais curtos, depois mais longos novamente, depois um pouco mais curtos, depois comprimento médio, e assim por diante, ad infinitum.
Com a quantidade de mudanças que ocorreram ao longo dos anos no que diz respeito a barba e bigode (obs.: é apenas uma expressão, não uma divisão militar propriamente dita), pode ser uma surpresa saber que os cortes de cabelo aceitos permaneceram mais ou menos os mesmos desde a formação das Forças Armadas Britânicas em 1707.
A principal coisa que mudou foi o comprimento. A influência americana viu cortes de cabelo mais curtos e rente ganhando popularidade após a Segunda Guerra Mundial, expulsando estilos mais longos.
Apesar dessas pequenas atualizações, a base de todos os cortes de cabelo militares permanece a mesma: eles são elegantes, inteligentes, práticos, combinam com a maioria dos formatos de rosto e são atemporais.
Por que os cortes de cabelo militares são tão populares?
É praticamente impossível pensar em um corte de cabelo militar que não possa ser descrito como clássico, e há uma razão para isso. Simplificando, esses cortes são limpos e inofensivos. Eles pareciam bons há 100 anos, parecem bons hoje e continuarão a parecer bons daqui a um século.
“A razão para sua popularidade duradoura é que eles são simples, fortes, masculinos e atemporais”, diz Johnny Shanahan, dono da rede de barbearias Barber Barber do Reino Unido. “No final das contas, um estilo como esse nunca sai de moda.”
Os melhores cortes de cabelo militares para homens
Os benefícios de subir as escadas sem comando são claros de se ver, o que significa que você provavelmente está pensando em obter um desses cortes consagrados pelo tempo para você. Bem, antes de marchar até a barbearia, confira nossa edição dos melhores cortes militares e como obtê-los.
Buzz Cut
Quando se trata de cortes de cabelo, não há nada menos complexo do que um corte estilo buzz cut. Supercurto, mesmo comprimento em todo o corpo, limpo, sem necessidade de estilização e uma ótima opção para homens que estão afinando ou com queda no topo.
O visual elegante e a simplicidade do corte curto o tornaram uma escolha popular entre os militares, mas também é um ótimo estilo para nós, civis.
“[This year] veremos cabelos curtos ficando ainda mais curtos”, diz Ross Parlane, dono da premiada Ross Parlane Barbershop em Manchester. “Os caras agora estão cansados de estilizar e cuidar dos cabelos. Eles têm tanta coisa acontecendo e querem um estilo que seja fácil de controlar. Esta é a resposta.”
O corte estilo buzz cut é universalmente compreendido por todos os barbeiros, mas se você quiser dar ao seu corte uma leve borda, Parlane sugere pedir ao seu para cortá-lo com uma tesoura em cima primeiro com um belo fade e levar um minuto para ver como você gosta. “Isso criará mais textura e dará um acabamento menos áspero”, diz ele.
Em termos de estilo, não há nada com que se preocupar. Apenas aproveite os 10 minutos extras na cama todas as manhãs. A única coisa que você precisa fazer é retornar ao seu barbeiro local a cada duas semanas ou mais para mantê-lo com aparência limpa e evitar o temido visual de bola de tênis peluda.
Topo plano
Favorecido por caras durões do exército, incluindo, mas não limitado a, Guile de Lutador de rua e aquele vilão de Avataro flat top é o corte de cabelo escolhido apenas pelos militares mais durões. Várias subculturas ao longo dos anos adotaram o estilo para si mesmas também, sendo o rockabilly o mais óbvio.
Não há como negar que o corte reto é um visual ousado, mas se você acha que consegue usá-lo, então boa sorte.
“O principal sobre esse corte são as linhas retas e o visual quadrado dele”, diz Joe Mills, um dos principais barbeiros de Londres e amante confesso do flat top. “Há variações, mas, no fundo, esse é um corte em caixa.”
O corte flat top é um corte notoriamente complicado para os barbeiros dominarem e há apenas um punhado de profissionais que conseguem fazê-lo corretamente. Então, o que você deve pedir?
“Eu pediria um corte tradicional de topo plano”, diz Mills. “Mas você precisa ter clareza sobre o comprimento que deseja. Quanto mais curto for na frente, mais curto será na coroa. Pense também em quão curto você quer que fique na parte de trás e nas laterais – o comprimento aqui ditará o quão afiado e quadrado ele pode ser. O ideal seria um grau dois ou menor.”
Para garantir que as coisas continuem com uma aparência bonita e angular, Mills sugere que você faça uma visita ao seu barbeiro pelo menos uma vez por mês. “Em termos de estilo, seque com uma toalha e aplique cera para empurrar os pelos para o lugar”, acrescenta Mills “Super fácil!”
Alto e apertado
Feche os olhos e visualize um fuzileiro naval dos EUA. Estaríamos dispostos a apostar dez libras em que esse seria o corte de cabelo exato que seu subconsciente deu a ele.
O high and tight é o corte de cabelo militar definitivo, usado por sua aparência elegante e afilada e estilo descomplicado. Ele apresenta uma parte de trás e laterais bem aparadas até alguns centímetros acima das têmporas, com um pedaço de cabelo um pouco mais longo no topo.
“Estamos vendo o alto e apertado se tornando cada vez mais popular ultimamente”, diz Parlane. “Um belo fade apertado ao redor da cabeça é muito importante, mas também é crucial manter um formato quadrado dentro do corte geral.”
Mas certifique-se de que seu barbeiro não vá muito alto, pois isso pode fazer seu rosto parecer excessivamente redondo. “Nenhum homem quer isso”, diz Parlane. “Peça ao seu barbeiro para manter um fade bem fechado, mantendo o formato quadrado no geral.”
Corte à escovinha
O corte militar é para os cortes de cabelo masculinos o que a caneta esferográfica é para as canetas: não é o mais chamativo, não tem detalhes intrigantes, mas é original e cumpre a sua função.
O estilo é popular desde pelo menos meados do século XVIII e sua aparência afiada e praticidade o tornaram um favorito firme até hoje. E sejamos realistas, não há muitas coisas na aparência masculina que podem ter isso dito sobre eles (estamos olhando para você, costeletas de cordeiro).
“Um corte clássico à escovinha tem um visual áspero e inacabado”, explica Nick Barford, barbeiro sênior da Nomad London. “Ele tem um topo curto e texturizado com um desbotamento de tão curto quanto a pele até um número 1 na parte de trás e nas laterais. O topo nunca tem mais do que uma polegada de comprimento.”
Gostou da aparência? Ótimo. Mas o que você deve pedir ao seu barbeiro? “Peça um corte de cabelo curto texturizado que tenha o comprimento de um dedo (cerca de uma polegada) ou mais curto na parte superior, cortado com tesoura, com um desbotamento curto nas laterais”, diz Barford.
Então é só uma questão de estilo e manutenção que, assim como o corte em si, é bem simples. “A melhor maneira de manter um corte tão curto é ir ao seu barbeiro regularmente a cada duas semanas”, sugere Barford. “Dependendo da densidade do seu cabelo, você pode usar uma pasta leve ou argila mais pesada para um acabamento texturizado fosco.”
Clipe da Ivy League/Harvard
Certo, o nome da Ivy League não grita exatamente US Marine Corps, mas esse estilo preppy se tornou uma visão comum nas forças ao longo dos anos – mais notavelmente durante a Segunda Guerra Mundial. O visual se tornou popular entre oficiais e militares de alta patente, devido à sua aparência inteligente e bem apresentada.
“O Ivy League (também conhecido como Harvard Clip) é semelhante ao corte militar, mas a diferença está no cabelo que é longo o suficiente na parte superior para ser penteado com uma divisão lateral, enquanto é mais curto na parte de trás e nas laterais”, explica Joth Davies, mestre barbeiro e proprietário da barbearia Savills.
Se você gosta desse estilo clássico e polido, Davies sugere pedir ao seu barbeiro um corte curto nas laterais e na parte de trás com cobertura média do couro cabeludo, afinando até a pele na nuca. “O comprimento na parte de cima vai variar dependendo da espessura e densidade do cabelo”, acrescenta Davies. “Mas geralmente tem cerca de uma a duas polegadas de comprimento, com o mais longo na frente graduando para cerca de meia polegada mais curto na coroa.”
Para manter as coisas em forma, você deve tentar visitar seu barbeiro uma vez por mês para uma arrumação. Para manutenção em casa, estilize com pomada e penteie para uma divisão lateral ou para um acabamento mais solto e natural, use uma argila macia ou uma pasta.
Corte Butch
Se você está procurando um corte de cabelo seriamente masculino, o corte butch faz exatamente o que diz na lata. Esse corte de baixa manutenção é uma ótima opção se você gosta do visual de um corte curto, mas não tem coragem de deixar sua máquina de cortar cabelo em nota zero.
A melhor maneira de pensar nisso é como uma versão mais curta de um corte militar. O cabelo é cortado curto no topo, mas ainda mais curto na parte de trás e nas laterais, onde ele afina na parte de trás do pescoço. “As melhores coisas sobre esse estilo são que ele é fácil de manter, limpo, sem complicações e não requer nenhum produto de modelagem”, diz Shanahan.
Quando se trata de visitar seu barbeiro para cortar, Shanahan diz que não poderia ser mais fácil conseguir o que você quer. “Peça um corte alto e justo, zero nas laterais e entre um e três na parte superior.”
Para manter as coisas com aparência fresca e nítida, certifique-se de visitar seu barbeiro a cada duas semanas para uma manutenção. Fora isso, você pode simplesmente deixar para lá e continuar sendo duro como pregos.