A resposta pode parecer óbvia, mas há mais nesta questão do que aparenta.
Você pode usar botas na primavera? A resposta é obviamente sim, mas o que não é tão óbvio é como usar botas na primavera.
A primavera é uma estação complicada para calçados – pode passar de fria e gelada a úmida e molhada durante a noite. Isso significa que você terá que trocar o calçado dependendo do clima.
Há também a questão de equilibrar praticidade e estilo. Muitas botas elegantes lutam para resistir às condições tipicamente úmidas da primavera, e você certamente não quer estragar seus Chelseas.
A grande questão aqui é como equilibrar todos esses fatores, e é isso que abordarei neste artigo.
Como usar botas na primavera (para homens)
Na maioria dos casos, a melhor abordagem para usar botas na primavera é investir em dois a três pares. Isso permitirá que você cubra todas as suas bases para estar sempre preparado.
Especificamente, você vai querer pelo menos um par de botas para climas chuvosos e outro para climas mais quentes. Se você mora em algum lugar com períodos de transição mais longos, também pode querer uma bota resistente para dias de neve ou gelo.
Dependendo das botas exatas que você escolher, pode haver alguma sobreposição aqui. Por exemplo, você pode encontrar um par de botas que funcione igualmente bem para dias molhados e gelados.
Pensando nisso, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de botas que funcionam para a primavera.
Usando botas Chelsea na primavera
As botas Chelsea são amplamente consideradas as botas de primavera por excelência e é fácil perceber porquê. Discreto e elegante, o Chelsea se parece mais com um sapato social do que com uma bota de inverno volumosa.
Para uso na primavera, recomendo optar por uma bota Chelsea à prova d’água ou resistente à água, a menos que você more em um lugar muito seco. Chelseas, por natureza, não são as botas mais resistentes, portanto, ter uma camada de resistência à água pode melhorar muito o desempenho.
Se você deseja proteção máxima contra as intempéries, opte pelos Thermal Chelseas da Blundstone. Essas botas são totalmente à prova d’água e podem suportar praticamente qualquer coisa, exceto atravessar um rio.
Mas a impermeabilização total pode ser um exagero se o seu dia a dia não envolver nada mais do que pisar em pavimento molhado. Nesse caso, você deve ficar bem com qualquer bota com cabedal resistente à água.
Usando botas de trabalho na primavera
A bota de trabalho é outra excelente opção de calçado para a primavera.
É confuso, neste contexto, este tipo de bota de trabalho não se destina realmente ao trabalho manual. Em vez disso, é uma bota mais elegante, inspirada na estética geral e na estrutura das botas de trabalho reais.
A bota de trabalho faz um ótimo trabalho em encontrar um equilíbrio entre aparência robusta e refinada. Não é muito volumoso nem muito formal, por isso é uma ótima bota intermediária. É exatamente isso que a torna uma bota de mola fantástica.
Uma bota de mola ideal é aquela que tem um perfil mais fino e não é muito grossa. (O Thursday Boot Co. Captain é um exemplo de bota que se enquadra nesse perfil.) Como regra geral, procure botins marrons ou pretos.
Usando botas Chukka na primavera
As botas Chukka também funcionam bem para a primavera. A chukka é uma bota diferenciada, surpreendentemente versátil e que funciona em praticamente todas as ocasiões casuais.
Você pode usar chukkas quase como você usa tênis. Eles podem combinar com tudo, desde calças justas até jeans skinny, então cabem perfeitamente em um guarda-roupa de primavera.
Usando botas de chuva na primavera
Claro, você também pode querer comprar um par de botas de chuva para a primavera. Embora a maioria das botas de chuva não sejam particularmente elegantes, elas são altamente práticas e boas para se ter por perto.
Se você quiser usar botas de chuva pela cidade, provavelmente preferirá botas pretas. A cor preta normalmente ajuda as botas a combinarem melhor com sua roupa.
Em termos de forma, uma bota de chuva Chelsea é sempre uma aposta segura. Dito isso, se você tem estilo para usar galochas na altura do joelho, vá em frente!
Sim, mas você provavelmente desejará impermeabilizar suas botas primeiro. A camurça é um material notoriamente de alta manutenção e também é suscetível a danos causados pela água.
Os benefícios das botas de primavera
A menos que você more em algum lugar especialmente quente ou frio, você se beneficiará em ter botas de mola. Ter dois ou três pares irá ajudá-lo na transição do inverno para a primavera e da primavera para os meses mais quentes.
Questões? Comentários? Deixe-os abaixo!