Só porque a moda formal de negócios masculina é rigorosa não significa que você não pode torná-la sua. E quando bem feita, é sempre lisonjeira.
Muitas vezes é complicado se vestir para lugares legais hoje em dia. Estou falando de bons restaurantes, coquetéis ou qualquer ambiente profissional. Se o código de vestimenta não é black ou white tie, quão elegante você deve ir?
Mesmo os restaurantes mais sofisticados de Nova York e Londres exigem apenas paletós, não ternos completos (código de trapaça: muitos deles fornecerão um para você se você transmitir a atmosfera certa).
Outro código de trapaça? Traje formal masculino de negócios nunca é uma má ideia. Você pode estar pensando, e se eu acabar sendo o único cara de gravata? Não se preocupe. Ninguém vai piscar para você em um restaurante de luxo ou inauguração de galeria.
Mesmo no mundo casualizado de hoje, é uma aposta segura em qualquer contexto de alta qualidade ou conservadorismo sartorial. Felizmente, você pode acomodar este vestido ao seu estilo pessoal de pequenas maneiras.
Mas primeiro, vamos responder à pergunta: O que exatamente é formalidade empresarial do ponto de vista do código de vestimenta?
Formal de negócios refere-se a trajes profissionais tradicionais e conservadores. Para homens, isso significa um terno completo e gravata em cores escuras e sólidas, como marinho, preto ou carvão. O traje inteiro deve apresentar cores neutras, ou seja, uma camisa branca ou azul-claro, uma gravata sólida e sapatos sociais com meias sociais escuras.
Dependendo do seu setor, você pode usar uma gravata com um padrão sutil, como listras simples ou bolinhas. Você pode até usar outras cores escuras de terno, como azul marinho ou marrom escuro.
Código de vestimenta formal para negócios: é tudo uma questão de contexto
Se você for a um evento com um código de vestimenta formal de negócios, a descrição acima sempre funciona.
No entanto, é possível levar várias variáveis em conta. Algumas incluem a cultura do seu escritório, a indústria em que você está e a cultura do evento ou espaço em que você está. Dependendo de qualquer uma delas, o traje formal de negócios pode se sobrepor aos códigos de vestimenta adjacentes.
Na escala de formalidade, o formal de negócios está logo abaixo do black-tie. No entanto, hoje em dia, você pode se safar com um terno de negócios preto completo, impecável e de corte clássico em certos eventos black-tie.
O formal de negócios é mais elegante do que o profissional de negócios e o coquetel. No entanto, às vezes há sobreposição entre todos eles. E, novamente, é tudo uma questão de contexto.
Em um ambiente de trabalho mais casual, talvez em uma startup de tecnologia do Vale do Silício, o profissional de negócios também se sobrepõe ao que um banqueiro de Wall Street pode considerar casual de negócios. Um terno completo sem gravata ou um terno rasgado com gravata, por exemplo.
Às vezes, o formal de negócios pode incluir um terno rasgado. Um exemplo de nicho? Eu já vi ternos rasgados em eventos profissionais na indústria de iatismo. No entanto, o formal de negócios nunca se estende tanto para o lado sem gravata do reino casual.
Enquanto isso, um terno azul marinho, camisa social branca e gravata vermelha são perfeitamente aceitáveis em qualquer ambiente profissional de negócios. No entanto, pode não ser aceitável como um terno formal de negócios em uma indústria ou evento mais conservador.
O código de vestimenta de coquetel é apenas uma versão comemorativa do profissional de negócios. Padrões, cores vivas e acessórios divertidos são bem-vindos. O quanto isso se sobrepõe ao profissional de negócios varia. Qualquer sobreposição com o formal de negócios é altamente improvável, mas não impossível.
Por exemplo, um evento de alta costura com um código de vestimenta formal de negócios pode permitir uma gravata alegre. Pode até ser encorajado, desde que seja equilibrado com um terno sólido e neutro.
Formal de negócios vs casual de negócios
Às vezes, há uma sobreposição entre o profissional de negócios e o casual de negócios. No entanto, quase não há sobreposição entre o formal de negócios e o casual de negócios. Dito isso, eles fazer ambos tiram muito da mesma caixa de ferramentas.
Ambos os códigos de vestimenta geralmente envolvem camisas de colarinho, calças sociais, camisas sociais e ternos separados. Então, vale a pena explorar a relação inextricável que esses dois códigos de vestimenta têm um com o outro.
Quando alguém está se vestindo de acordo com os padrões casuais de negócios, geralmente recomendo que comece com um terno formal.
Por exemplo, imagine usar uma camisa social branca, uma gravata sólida, Oxfords de couro e um terno carvão completo. Para torná-lo casual para negócios, você pode se livrar do paletó e da gravata e substituir os Oxfords por mocassins. Você pode até conseguir usar tênis de couro branco.
Você também pode começar com uma combinação totalmente casual e, então, elevar o nível com peças formais de negócios. Pegue uma camiseta, jeans e tênis, por exemplo.
Às vezes, uma simples troca de sapatos, de tênis para sapatos sociais de couro, e adicionar um paletó é o suficiente. Caso contrário, você pode optar por uma camisa de botão ou de botão por cima da camiseta.
Enquanto isso, em certos contextos, você pode incorporar peças casuais de negócios em uma combinação formal de negócios para torná-la mais sua. Pise com cuidado com isso, mas não é impossível.
Por exemplo, em um dia frio, você pode colocar um casaco de cashmere com zíper de 15 cm entre o paletó e a camisa.
Combine um quarter-zip de carvão com um terno preto, gravata escura e sapatos sociais de couro preto. No meu escritório, posso usar um colete de suéter de cashmere marrom com meu terno azul-marinho e gravata sólida.
Da mesma forma, um terno sem gravata pode ser tanto profissional de negócios quanto casual de negócios. Embora nunca possa ser formal de negócios, é uma situação que aproxima o formal de negócios do casual de negócios. Não posso reiterar o suficiente que o contexto muda os padrões.
Homens formais de negócios: opte por um corte clássico
Você pode experimentar com os ajustes da moda quando se trata de coquetel, semiformal e até mesmo profissional de negócios até certo ponto. Um paletó quadrado da moda com calças largas em um evento de coquetel é perfeitamente aceitável — se esse for seu estilo.
No entanto, quando se trata de negócios formais, você quer se ater a ajustes e cortes clássicos. Quanto mais personalizada a alfaiataria, melhor.
Alfaiataria clássica significa simplesmente não muito justa e nem muito larga. Se você gosta de um corte mais solto, você pode querer ir para uma cintura mais alta para que as calças ainda caiam limpas. Se você gosta de um corte mais fino, apenas certifique-se de que seus ombros não estejam muito apertados.
Contanto que você se mantenha dentro dessa faixa de alfaiataria clássica, você pode decidir onde no espectro você se sente mais confortável. Talvez você até queira ir para um corte mais solto no verão e um corte mais fino no resto do ano.
Deixando as tendências de lado, esses cortes e ajustes também são os mais lisonjeiros. Basta escolher um lugar no espectro que complemente seu tipo de corpo.
Traje formal de negócios: vista-o com acessórios
E se você estiver participando de um evento formal de negócios rigoroso e tradicional, mas quiser adicionar dicas do seu estilo pessoal? Os acessórios são seus amigos.
Você ficaria surpreso com o quanto um broche de lapela ou um prendedor de gravata podem dar um toque especial a um terno padrão.
Além disso, hoje em dia, é perfeitamente aceitável usar um belo relógio esportivo com seu terno, mesmo em situações formais. Se você quiser adicionar um senso de aventura à sua roupa, vá em frente. Basta escolher algo clássico, como um relógio de mergulho ou um cronógrafo em aço inoxidável.
Aqui estão alguns acessórios a serem considerados:
- Clipe de gravata
- Abotoaduras
- Relógio de pulso
- Alfinete de lapela
- Lenço de bolso
- Uma pulseira simples, limpa e discreta
- Anel de sinete (se você gosta de joias, não exagere. Duas argolas no máximo.)
Trajes formais de negócios: alguns exemplos
Agora, vamos dar uma olhada em algumas roupas formais para negócios.
Perguntas frequentes
Você ainda tem perguntas sobre trajes formais de negócios para homens? Sem problemas. Aqui estão algumas das mais comuns, junto com suas respostas, é claro.
O que é um código de vestimenta formal para negócios?
O traje formal de negócios, no seu aspecto mais tradicional, é um terno completo, escuro e neutro. Preto, carvão e marinho são os mais aceitáveis. Camisas sociais brancas ou azul-claras são praticamente obrigatórias. Use meias sociais escuras e gravatas sólidas, embora padrões conservadores e sutis também sejam frequentemente aceitáveis.
Preciso de gravata para um evento formal de negócios?
Absolutamente. Mesmo nas indústrias mais casuais, você vai querer jogar pelo seguro. Se lhe disserem para se vestir formalmente para o trabalho, isso significa sempre usar uma gravata.
Devo me vestir formalmente para uma entrevista?
O traje formal de negócios é a aposta mais segura quando se trata de entrevistas. Mesmo que você saiba que a cultura da empresa tende a ser mais relaxada, você vai querer usar um terno completo. Dessa forma, eles saberão que você sabe quando é hora de levar as coisas a sério.
Conclusão: Mantenha a simplicidade ou enfeite
No final das contas, o traje formal de negócios masculino é seguro e fácil de montar. Não importa se você está indo a um restaurante bacana ou a um evento de networking, ele é sempre apropriado.
Há algo de bom em um código de vestimenta rigoroso também. Ele elimina o paradoxo da escolha. E a partir daí, você pode fazer a roupa sua com acessórios e, às vezes, cores e padrões discretos.