Existem tantos tipos diferentes de gravatas para homens que você talvez nem conheça. Hoje, estou cobrindo todos eles.
Seja para reuniões de negócios ou ocasiões formais, todos nós já usamos gravata pelo menos uma vez na vida. No momento em que este livro foi escrito, algo novo estava acontecendo com as gravatas masculinas.
Eles estão de volta em grande estilo.
É claro que as gravatas nunca saíram de moda em si. O verdadeiro traje formal sempre exigiu uma gravata. Eles sempre serão relevantes, disso sabemos.
Mas, por um tempo, estava mais na moda andar sem gravata, a menos que o código de vestimenta exigisse isso. Neste momento, as gravatas decorativas são para todos, não apenas para as tradicionais e não apenas para as formais. E não estou dizendo isso apenas porque todas as revistas de moda estão.
É uma boa altura para explorar este vasto universo de diferentes tipos de gravatas. Há muito mais por aí do que você imagina!
Tipos de gravatas
Começaremos com a gravata comum com a qual você definitivamente está 100% familiarizado. Mas você sabia seu nome oficial e formal?
1. A gravata comum, também conhecida como Langsdorf
A gravata moderna é um longo pedaço de pano amarrado no pescoço. Ele é colocado sob a gola, com o nó exposto colocado bem perto da garganta. A folga então cobre seu peito e estômago.
O estilo pode variar desde um nó simples até um mais robusto. Confira nosso guia com os melhores nós para ver o que melhor se adapta ao seu estilo pessoal.
O ancestral mais próximo dos laços atuais foi inventado na década de 1920. Jesse Langsdorf, um fabricante de gravatas com sede em Nova York, patenteou um corte de gravata específico. Esse desenho aumentou a elasticidade do tecido, permitindo que ele mantivesse sua forma ao ser amarrado e desamarrado.
Como tal, as gravatas modernas são, na verdade, chamadas de gravatas Langsdorf.
E, como você deve saber, a gravata Langsdorf comum vem em uma ampla variedade de estilos. Os dois estilos a seguir são dois exemplos extremos.
Gravata Kipper
Imagine um Langsdorf normal, mas extremamente largo. Essa é uma gravata Kipper. A folga que fica sobre o peito cobrirá a maior parte da área sobre a qual ele cobre.
Sob um paletó abotoado, o desenho do kipper basicamente inverte o papel da camisa e da gravata. Em vez de a gravata ser o destaque, ela se torna o bloco de cores principal. Com a maior parte da camisa coberta, ela se torna a cor de destaque.
Kippers estão associados ao estilo Swingin ‘London e, portanto, vêm em cores vivas e padrões chamativos.
Gravata Fina
Gravatas skinny são exatamente o que parecem, uma Langsdorf extrafina. Eles eram populares no final dos anos 50 e início dos anos 60, quando a alfaiataria começou a se tornar mais adequada. Desde então, eles entraram e saíram de moda algumas vezes e combinam naturalmente com um terno justo de bainha alta e lapelas estreitas.
Tipos de gravatas-borboleta
Uma gravata borboleta apresenta um laço que fica perto da garganta, onde fica o nó de um Langsdorf. Muitas vezes não há folga longa e provavelmente será usado em um evento formal com um smoking.
Aqui estão algumas variações de gravatas-borboleta:
- A gravata borboleta padrão também é chamada de borboleta porque tem o formato de uma. Tem cerca de cinco centímetros e meio de altura.
- A borboleta jumbo tem uma silhueta mais dramática, já que as pontas têm cerca de dez centímetros de altura. Isso faz com que o nó pareça menor e cada asa mais triangular.
- A asa de morcego é o oposto de um jumbo, com uma silhueta retangular quase reta. Tem cerca de um centímetro e meio de altura.
- A gravata borboleta com ponta de diamante é uma borboleta com lados pontiagudos em vez de planos. Cada lado apresenta uma asa em forma de diamante.
- A gravata borboleta arredondada tem pontas arredondadas em vez de retas como a padrão ou pontiagudas como a ponta de diamante.
E, por fim, há a fita, ou western, que merece uma categoria própria.
Laço Ocidental
Uma gravata borboleta ocidental é simplesmente um pedaço de fita amarrado no colarinho. É mais fino do que o material usado para uma gravata borboleta padrão, com a folga de cada lado pendurada por muito tempo. Eles não são diferentes de um laço que uma jovem pode usar no cabelo.
Também chamada de coronel, essa gravata está associada ao sul gentil, em oposição ao seu lado mais cowboy do Texas.
Gravata Bolo
Falando em cowboys, permita-me apresentar a bolo tie.
Se você não mora no sudoeste ou oeste dos EUA, pode não estar familiarizado com esta opção incomum de gravata.
É um pedaço de cordão ou couro com um fecho decorativo que prende a gravata e fica onde ficaria um nó Langsdorf. As pontas do cordão apresentam enfeites chamados aiguillettes.
É uma mistura de estilos cowboy e nativo americano. Pode incorporar turquesa ou ourivesaria dos nativos Pueblo.
Gravata
A gravata é um tipo de decoração de pescoço que apresenta uma faixa que envolve a nuca e duas asas largas que são amarradas na frente do pescoço.
Para saber mais sobre gravatas, bem como o que a torna terminologicamente diferente de um lenço, confira meu guia sobre lenços (e como amarrá-los!).
Resumindo, você pode usar principalmente os termos lenço e gravata de forma intercambiável, sem consequências, mesmo que isso não seja perfeitamente preciso.
Gravata Sete Dobras
Uma gravata sétupla é como uma versão reforçada de um Langsford tradicional. Com este último, você notará que as bordas do material são dobradas atrás de forma que se tocam, mas não se sobrepõem. Isso resulta em uma composição mais fina.
Com uma gravata sétupla, há várias partes dobradas umas nas outras, sete partes para ser exato.
O resultado é uma gravata mais cheia e com um caimento maior. É um visual muito mais luxuoso.
Essas gravatas podem ser bastante caras (várias centenas de dólares cada)
Gravata de marinheiro
Uma gravata de marinheiro é usada sob a aba do uniforme de marinheiro.
O nó fica então situado no peito, logo abaixo da gola em V.
Que tipo de gravata está na moda
A gravata Langsdorf está na moda há décadas. Gravatas e nós mais grossos eram populares no final dos anos 60 e 70, mas as gravatas mais finas são mais populares hoje em dia.
Embora a era pós-filho tenha visto um aumento nas gravatas estreitas, cortes mais moderados são comuns hoje. Esta é uma boa notícia, pois são os mais resistentes às tendências.
Se você mora no Novo México ou em certas partes do Texas, poderá ver muito mais gravatas. Eles podem parecer algo saído de um filme de cowboy, mas estão vivos e bem nessas regiões ocidentais!
Enquanto isso, um smoking combina melhor com uma gravata borboleta tradicional.
Perguntas frequentes
Aqui estão algumas respostas rápidas para perguntas comuns sobre gravatas.
Quantos tipos de gravatas existem?
Dependendo de como você as categoriza, existem mais de dez tipos de gravatas que você pode usar hoje.
Quais gravatas estão em alta em 2024?
Gravatas de malha, estampas ousadas e cortes de todos os tamanhos estão em alta em 2024. Dependendo do estilo pessoal, construções sólidas em cetim e até florais também são muito populares atualmente.
Como é chamada uma gravata larga?
O arenque defumado é uma gravata larga que cobre uma grande parte da sua camisa.
Como é chamada uma gravata de cowboy?
Uma gravata de cowboy é oficialmente chamada de gravata bolo.
Conclusão: um empate para todas as temporadas
Como você pode ver, existe um tipo de gravata para cada tipo de cara.
Você pode usá-lo de forma irreverente, como faziam os primeiros músicos pop-punk, ou de maneira altamente formal.
No final das contas, você não pode errar com um Langsdorf tradicional.
O que tipos de laços voce gosta de usar? Fale nos comentários e não se esqueça de assinar nossa newsletter!