Avaliamos de forma independente todos os produtos e serviços recomendados. Quaisquer produtos ou serviços apresentados não aparecem em nenhuma ordem específica. se você clicar nos links que fornecemos, poderemos receber uma compensação.
O inverno é, em muitos aspectos, um lixo. Mas tudo que é lixo – o frio, o escuro, a umidade – apresenta um grande bônus: você pode usar casacos grandes novamente. O casaco certo é um look por si só, uma peça que combina praticidade e estilo como nenhuma outra no seu guarda-roupa.
Eles também são bastante imunes às tendências. O que significa que mesmo um comprador pouco frequente pode construir furtivamente uma coleção de alta qualidade – desde parkas a casacos de shearling tradicionais – ao longo de alguns anos. Isto é, se você comprar certo.
“Procure algo que seja de boa qualidade, elegante e versátil”, diz Nick Eley, chefe de design da ASOS. “Você quer algo que dure e tenha uma boa aparência. Como você vai usá-lo muito, você precisa dele para combinar com as outras roupas do seu guarda-roupa.”
O estilo é, obviamente, uma consideração. Mas não à custa do conforto. Nenhum homem jamais pareceu bem tremendo. “A coisa mais importante a se procurar em um casaco de inverno é algo que o mantenha aquecido e seco”, diz Freddie Kemp, estilista da Thread. “Em um mundo ideal, você teria uma coleção de todos os estilos aqui, já que cada um serve a um propósito prático e de estilo diferente.”
Sem mais delongas, aqui estão os tipos de casacos masculinos e estilos diferentes.
Jaqueta Parka
Este original Inuit tornou-se mundialmente conhecido na década de 1950 como um produto básico do Exército dos EUA, adotando sua famosa cor verde e forro de pele. Durante a Guerra da Coreia, a parka rabo de peixe mais leve evoluiu para climas tropicais e depois tornou-se a favorita dos mods, que colocavam uma sobre os seus fatos para se manterem protegidos nas suas scooters. Como acontece com qualquer coisa militar, agora se tornou um item básico do guarda-roupa moderno.
As marcas de moda masculina estão cada vez mais aprendendo com marcas de outdoor especializadas em tecidos técnicos, por isso as parkas desta temporada são tão importantes em funcionalidade quanto em estilo.
“Um alto nível de resistência à água é bom”, diz Kemp. “Não se intimide com os tecidos técnicos feitos pelo homem, pois eles tendem a ser melhores do que os tecidos naturais para proteção contra as intempéries. Se você quiser mais calor, procure um que tenha enchimento de penugem.
“Opte por um corte largo, mas evite usar muito grande, pois você não quer que pareça desleixado. Para comprimento, escolha um estilo que vá do meio da coxa até a altura do joelho.
Jaqueta
Outro estilo que se beneficia da tendência outdoor é aquele preferido pelos caminhantes e ravers dos anos noventa. As jaquetas oferecem um calor quase imbatível, especialmente pelo peso do casaco em si, e se o tempo estiver variável, são ideais para vestir e tirar rapidamente.
Os estilos mais comuns são cortados até a cintura, mais finos que o Michelin Man e estilizados em cores sólidas que combinam tão facilmente com a alfaiataria quanto com calças impermeáveis. Os exemplos mais modernos, porém, acrescentam alguns extras. Procure capuzes estilo parka e bainhas mais longas para proteção extra, enquanto detalhes estilo caminhante, como grandes bolsos ou painéis em cores ou tecidos contrastantes, atualizam o visual.
O calor, claro, vem das penas – os melhores isolantes da natureza, retendo o calor do corpo em seu interior. Mas este é um ponto controverso para os activistas dos direitos dos animais, que argumentam que é uma forma cruel de passar o Inverno. Se você compartilha dessas preocupações, procure marcas de atividades ao ar livre com mentalidade ecológica, como Patagonia e The North Face, que fazem seus casacos durarem e oferecem algumas alternativas sem animais.
Casaco Longo
Você consegue tocar os dedos dos pés? Porque seu casaco pode nesta temporada. Este ano, os designers estão apostando em gabardinas que lembram os primeiros estilos militares, jaquetas acolchoadas para homens que parecem sacos de dormir e casacos de lã envolventes como o que Richard Gere usou em American Gigolo.
Agora, a menos que você viva além do Círculo Polar Ártico, há uma dúvida sobre se você precisa de uma camada tão formidável, mas a praticidade é apenas metade do ponto aqui. É mais sobre o talento. Esses casacos longos criam silhuetas dramáticas e muitas vezes apresentam lapelas épicas. É um casaco para se exibir – e não para tremer.
Mesmo que eles escondam a maior parte do que você está vestindo, você precisará estilizar com cuidado. Estilos mais simples de tops e calças deixarão o casaco falar, mas não sinta que precisa ser formal. Experimente um com uma camiseta simples e jeans claros para um estilo menos esperado.
Casaco Duffle
É o casaco usado por marinheiros e estudantes, generais e estudantes mauricinhos. Tem uma longa história de serviço militar e, ao mesmo tempo, evoca imagens de personagens de Enid Blyton. O que fazer com o duffle coat?
Bem, é muito quente, à prova d’água (supondo que você pague por lã fervida) e atinge um toque aconchegante e casual quando você precisa se agasalhar para uma noite fria de encontro. Também está em alta nesta temporada, com designers de alto e baixo reajustando os botões exclusivos e puxando o capô gigante.
Para estilizar, escolha uma cor básica de inverno (preto, cinza, marinho, camelo) e combine com outros heróis do guarda-roupa de inverno, como jeans pesados, malhas grossas e lenços apropriados para Hogwarts.
Sobretudo Patrimonial
À medida que os invernos se tornam cada vez mais amenos no Reino Unido e em outros lugares, o sobretudo tornou-se mais uma peça de moda do que funcional. Assim, os designers ficaram mais criativos com os tecidos, cores e formas. Tons ricos, lãs leves, tweeds e xadrez são os temas comuns neste inverno e serão o ponto de ancoragem perfeito para o seu guarda-roupa de inverno.
Qualquer coisa que não pareça deslocada no departamento de guarda-roupa de Peaky Blinders funcionará. E você pode usá-lo de várias maneiras. Combina com calças de lã e camisa de gola vovô, sem parecer um pastiche Shelby. Mas o confronto com estilos menos formais causará ainda mais desgaste a essa peça de investimento.
Use um casaco trespassado ou oversized aberto com uma camiseta simples e jeans de lavagem média. Até algumas calças com cordão funcionam. “Um bom sobretudo deve poder ser vestido com a mesma facilidade com que pode ser vestido”, diz Lee Goldup, comprador sênior de moda masculina da boutique londrina Browns.
Jaqueta bomber de inverno
As jaquetas bomber estão na moda há décadas, mas assumem personalidades diferentes em épocas diferentes. Há lugar para versões escandinavas finas e jaquetas universitárias elegantes, mas nesta temporada aquela que pode ser vista parece mais uma jaqueta de voo da velha escola (uma A1 ou G2 para os fãs de moda masculina).
Os cartões de visita têm zíper frontal, acabamento em pele de carneiro e grandes bolsos na frente. Adicione um cheque de patrimônio e você estará certo.
Este é um casaco cobertor, mas por ser cortado, não é tão formal quanto alguns dos outros estilos desta lista. Você pode usá-lo com jeans ou para abaixar um ou dois centímetros as calças mais elegantes.
Por baixo, você pode colocar várias camadas, mas recomendamos mantê-las razoavelmente leves: camisas, malhas finas e assim por diante. Para um look moderno, crie um look tonal que destaque as cores do xadrez da jaqueta.
Casacos com cinto
É um casaco ou um roupão? A linha fica confusa com essa tendência outono-inverno, que vê sobretudos luxuosos envolvendo você com um cinto para manter o abraço da indumentária no lugar. E não estamos falando de gabardinas, que geralmente vêm com cinto, mas de sobretudos grandes e macios que não ficariam deslocados no banheiro de um hotel de luxo.
É um visual grandioso, preferido por mafiosos, estrelas do rock e presidentes em vários momentos da história. O que significa que há muita inspiração por aí – e quando você se aprofundar nela, descobrirá que é um casaco surpreendentemente versátil.
Pode ser muito formal: use um para ir à ópera ou por cima de um smoking e ficará perfeitamente em casa. Mas você também pode subverter isso revestindo-o de uma forma desprezível que Tyler Durden possa aprovar. Pense em suéteres com decote em V sem camisa por baixo. Um meio-termo mais seguro seria um par de calças elegantes com gola merino.
Casacos impermeáveis
As origens da trincheira são tão obscuras quanto o clima para o qual foi projetada. Inicialmente reivindicada pela Aquascutum na década de 1850, a Burberry reinventou o estilo em 1901 como a capa de chuva do oficial do exército e a sua lenda foi forjada nas trincheiras da Bélgica.
Mas também deixou sua marca nas ruas civis. Do amarelo canário de Dick Tracy ao vestuário de Morgan Freeman como o detetive tenente William Somerset em Se7en, o sobretudo é o uniforme revelador do detetive particular.
Talvez porque a trincheira seja muito fácil de estilizar. “É a mais versátil de todas as opções de agasalhos, pois pode ser vestida para cima ou para baixo perfeitamente”, diz Kemp. “Certifique-se de que ele se ajusta bem aos ombros e flui bem com a sua constituição. Procure um material leve e repelente à água, e o comprimento deve terminar no meio da coxa. Você pode facilmente usá-lo por cima do terno ou vesti-lo com uma camisa xadrez, jeans preto e tênis branco minimalista.
Nesta temporada, a trincheira está aumentando. Longa e muitas vezes superdimensionada também, a mudança deixa espaço mais do que suficiente para ternos ou malhas grossas de inverno por baixo. Mas a questão é mais sobre formalidade. Flutuar e balançar ao vento torna o estilo muito mais casual, refletindo tendências mais amplas da moda masculina e empresta estilo a looks decotados que envolvem jeans ou até mesmo roupas esportivas.
Capa de chuva
Poucos dos chamados casacos que podem ser usados em qualquer lugar são adequados quando a previsão do tempo preocupa Noé. Materiais como shearling não combinam bem com a chuva. Então, quando os céus se abrem, você precisa de algo mais robusto. “Uma capa de chuva deve caber no tamanho certo”, diz Kemp. “Não fique muito magro, já que é provável que você o use sobre algumas camadas, ou muito grande, pois vai sobrecarregar sua forma e, mais importante, deixar a chuva entrar.
Tecidos impermeáveis são obrigatórios, naturalmente. Mas não se deixe enganar pelo ‘repelente de água’, que evita uma chuva ocasional, mas não a chuva que é como tomar banho.
Optar por uma marca de atividades ao ar livre bem conhecida e confiável garantirá que sua compra seja infalível. O mercado está inundado com muitos materiais de alta tecnologia, por isso pode ser opressor, mas experimente um Gore-Tex Paclite, que veda chuva e neve e é muito mais durável do que qualquer outro material. O ajuste deve ser generoso para permitir camadas com roupas leves de lã e lã.
Jaquetas para mau tempo tendem a sacrificar o estilo pela praticidade, mas você não precisa abrir mão da estética para permanecer seco. Este é um dos poucos estilos de agasalhos que pode exibir cores fortes em bloco.
Jaqueta Shearling
Assim como a trincheira, o casaco de tosquia também serviu nas forças armadas. Mas, como convém a um material tão luxuoso e delicado, estava longe da lama, usado pelos pilotos para mantê-los aquecidos em cabines descobertas.
Shearling casa muito bem com diversos tecidos. O couro é o óbvio, mas as combinações de jeans e lã também são ótimas opções a um preço mais acessível. Apenas certifique-se de que o resto da sua roupa esteja em tons suaves, para deixar a jaqueta falar.
Até porque, pelo preço que você pagará pela tosquia de verdade, você vai querer que ela mude. Porém, como acontece com qualquer bom couro, ele envelhecerá melhor com o tempo, a ponto de se tornar uma herança de família. Morda a bala e invista o que puder.
Jaquetas de vôo e de motociclista são a escolha óbvia, mas se forem um pouco óbvias demais, canalize os gerentes de futebol do final dos anos 70 com um estilo mais longo que atinge o meio da coxa.