O topete masculino nunca deixou de ser legal. Se você quiser saber mais sobre penteados com topete, continue lendo!
No mundo do estilo masculino, você pode nos ouvir falar muito sobre o fator legal. Pode haver algo em um relógio ou jaqueta que o separa do resto, o eleva e faz isso aparentemente sem esforço.
O penteado com topete sempre foi legal. Está tudo bem agora. Não é uma daquelas tendências de estilo que começou legal e depois se tornou classicamente neutra. Quero dizer, é clássico, mas a probabilidade de você ver um membro mais velho de qualquer família real ou um político usando um topete é mínima.
Mas é sempre encontrar vida nova em novos contextos. E, ironicamente, tirar um topete não é nada fácil.
Hoje, vamos nos aprofundar nos penteados com topete masculino. De penteados com topete modernos a topetes clássicos, aqui está o que você precisa saber.
Quiff masculino: o que é exatamente?
Antes de entrarmos em detalhes, vamos responder à pergunta básica. O que é um topete?
Quando você usa topete, significa que seu cabelo tem muito mais comprimento e volume vertical no topo da cabeça, principalmente na franja. Foi penteado para cima, depois para trás ou para o lado de uma forma que parece visualmente solto e arejado. O cabelo nas laterais é dramaticamente mais curto.
Pode ser confuso, já que topete é apenas um termo geral para vários estilos de cabelo diferentes que seguem esse modelo geral.
Um pouco de história: o Quiff e o Pompadour
O topete e o topete têm muito em comum. A principal diferença é que, como mencionado, o primeiro é arejado e pelo menos parece solto. Muitas variações até fazem com que o cabelo caia fora do lugar e para o lado.
O topete, por outro lado, é rígido, penteado para trás e tem uma silhueta limpa.
Muitas apresentações de Elvis começam com ele com um topete. Depois de muito balançar o quadril e balançar a cabeça, aquele topete geralmente terá se transformado em um topete no final de duas ou três músicas.
E por falar em Elvis, o topete ganhou destaque no estilo masculino moderno nos anos 50. Era o corte de bad boy, comparado ao estilo mais aparador e mais limpo, preferido pelas escolas e pelo exército.
Esta é na verdade uma das razões pelas quais é difícil separar o topete do topete. Eles foram popularizados pela mesma subcultura ao mesmo tempo e ambos lembram a maneira como os nobres franceses usavam os cabelos no século XIX.
Variações de estilo de cabelo com topete
Você pode ter cabelo mais curto ou mais longo e pode querer uma variação de um topete clássico ou moderno. Este estilo tem uma variedade tão grande que você provavelmente encontrará um que combine com você.
Quiff Curto
Sim, tecnicamente você pode fazer um topete com cabelo curto. Lembre-se, contanto que seja mais longo e volumoso na parte superior, você está pronto para ir.
Na verdade, essa variação é tão clean que fica natural com looks menos fashion ou rebeldes.
Use um topete curto com desbotamento moderado nas laterais e ficará semelhante a uma Ivy League dos anos 50. Opte por um fade mais dramático no estilo de corte inferior e você combinará uma estética elegante e elegante com o frescor vintage da classe trabalhadora.
Quiff longo
O que é ótimo em um topete longo é que há muitos lugares onde o cabelo pode ficar. Você pode deixar o cabelo volumoso de cima na altura que quiser, sem folga. Ou você pode mantê-lo alto o suficiente para que a folga caia para o lado para uma aparência menos organizada.
Isso separaria ainda mais o ‘fazer’ de um topete.
E, claro, há também o topete médio, que fica entre o curto e o longo. No entanto, não existe uma regra universal para o cabelo que decida onde a linha é traçada.
Em direção ao centro
Essa abordagem é uma maneira divertida, quase praiana, de estilizar um topete longo ou médio. Trata-se principalmente de pegar o cabelo de cima e modelá-lo livremente no meio, como um chifre. A partir daí, você pode deixar as laterais e a folga caírem onde puderem.
Novamente, é como uma abordagem praiana e estilo boy band para o topete. Na verdade, um pouco de sal marinho daria aquela textura natural vinda do oceano.
Tainha Adjacente
Se você não gosta de tainhas, não deixe que a descrição o desanime imediatamente. O mullet formal pode ser feito de forma sutil e foi repopularizado por Paul Mescal.
O comprimento da parte superior segue em direção à parte de trás. No entanto, a parte traseira pode ser mais curta que a parte superior e apenas um pouco mais longa que as laterais. Também conhecido como tainha formal e foi uma referência para Elvis nos últimos anos.
Quiff moderno com ondas
Definitivamente, você pode fazer um topete com cabelos cacheados. O look top cacheado é tão popular entre adolescentes e homens na faixa dos 20 anos que se tornou totalmente memorável.
Agora imagine um top cacheado com a frente penteada para trás, e o que você tem? Um topete de cabelo encaracolado com corte inferior. Mostrar ondas e cachos naturais, ou mesmo texturizá-los, é uma modernização do topete clássico.
Isso é diferente de um topete da velha escola. Na década de 50, os homens tendiam a pentear o cabelo para trás em vez de deixar aparecer sua textura natural.
Elvis pós-atuação
Também conhecido como penteado com topete bagunçado, eu o chamo de “Elvis pós-apresentação” porque a folga do cabelo que foi volumizado não cai em nenhum lugar.
Para conseguir isso, você basicamente faria um topete padrão penteado para o lado e, em seguida, bagunçaria enquanto aplicava spray de cabelo.
Sutileza Moderna
Ao optar por um desbotamento cônico e um comprimento moderado na parte superior, você obtém um dos estilos de cabelo com topete modernos mais acessíveis. É bastante limpo e de aparência totalmente neutra.
Na verdade, quanto mais sutil o desbotamento, mais ele começa a se parecer com um penteado padrão para trás – com um toque mais especial, é claro.
Topete Texturizado
Um topete texturizado é apenas aquele que mostra a composição do seu cabelo.
As pontas não estão perfeitamente penteadas na estrutura para maior suavidade; lacunas entre agrupamentos criam picos e vales, e assim por diante. Você pode aplicar isso a qualquer estilo de topete, e muitos concordam que exala mais personalidade.
Topete cortado
Embora as laterais de qualquer topete sejam mais curtas do que a parte superior, um topete com corte inferior fornece um contraste mais dramático.
As laterais são bem cortadas, raspadas ou até totalmente raspadas. Isso pode resultar em um visual de estilo militar ou rock and roll rebelde.
Penteados com topete masculino: para quem são?
A maioria dos caras, independentemente do seu estilo pessoal, consegue usar um topete. Se você é mais conservador ou prefere um visual menos exagerado, opte por um topete curto ou médio com uma conicidade incrivelmente sutil.
Se você quer algo com muito caráter, mas não chamativo, você sempre pode pegar um desses estilos e adicionar um pouco de textura.
Sempre recomendei um topete bagunçado como penteado casual de verão. Tem estrutura, mas a suavidade arejada dos fios se presta a uma festa no pátio ou a um dia de praia.
E, claro, se você fazer como um estilo vintage ou uma estética mais rocker, então existem várias variações de topete longo que você pode escolher.
Perguntas frequentes
Aqui estão algumas respostas rápidas para perguntas comuns sobre topetes.
O que é um Quiff vs Pompadour?
Um topete é muito parecido com um topete, mas mais solto e arejado. Um topete é mais limpo e penteado para trás.
O que devo dizer ao meu barbeiro para um topete?
A maioria dos barbeiros sabe que topete é um estilo mais longo na parte superior e mais curto nas laterais. Você precisará informá-lo se deseja um corte curto ou longo, quão dramático é o estreitamento ou se deseja um corte inferior. Você também pode obter conselhos profissionais sobre o que pode ficar bem com a textura do seu cabelo e formato do rosto.
Os topetes estão na moda?
Sim, neste ponto, os topetes são bastante clássicos. Sua popularidade aumentará e diminuirá, como acontece com qualquer penteado, mas provavelmente nunca serão irrelevantes.
Conclusão: o topete perfeito para você
O bom é que, independentemente do seu tipo de cabelo ou textura natural, você sempre pode encontrar uma maneira de fazer um corte de cabelo com topete funcionar para você. Existem tantos estilos de topete e produtos de estilo por aí para fazer isso acontecer.