Um clássico versátil
Dizem que menos é mais – e quando se trata de ter um cabelo bonito com o mínimo de esforço, a cultura francesa tem pouca concorrência.
O que exatamente é isso? Semelhante ao corte César, o corte francês consiste em cabelos cortados curtos nas costas e nas laterais, e mantidos um pouco mais longos na parte superior, penteados para frente sobre a testa ou empurrados para o lado dependendo do comprimento.
É um corte de cabelo versátil e fácil de manter que funciona para homens de todas as idades e estilos.
A colheita francesa clássica
O clássico corte francês é conseguido cortando ou aparando o cabelo na parte de trás e nas laterais apenas o suficiente para dar um pouco de nitidez às pontas, mas não tanto a ponto de contrastar dramaticamente com o comprimento na parte superior. É tudo uma questão de equilíbrio e proporção.
O cabelo da parte superior pode ser cortado de várias maneiras diferentes. Para um acabamento texturizado levemente robusto, peça ao seu estilista para cortar o cabelo com a ponta para criar um efeito de dente de serra. Esta é uma forma particularmente boa de reduzir o peso para quem tem cabelos mais grossos ou de acentuar os cachos naturais.
Para uma aparência mais nítida e organizada, é preferível o corte rombudo. Produzindo um formato mais sólido, também permite que o estilista ‘alise’ o cabelo, o que é ótimo se ele tende a ficar preso na área da coroa.
Exemplos clássicos de colheita francesa
Estilos de comprimento mais longo
Se você deseja mais versatilidade no corte, opte por deixar o cabelo de cima um pouco mais longo.
Este comprimento adicional permitirá que você crie uma variedade de estilos de shorts que podem se adaptar a diversas ocasiões, desde topetes arrumados e repartições laterais para o trabalho até looks desgrenhados e texturizados para o fim de semana.
Apenas lembre-se de tentar manter o equilíbrio entre as costas, as laterais e a parte superior:
A colheita francesa contemporânea
Aqueles que procuram uma abordagem mais contemporânea da colheita francesa devem considerar optar por uma maior exposição do couro cabeludo nas costas e nas laterais, o que ajuda a criar uma sensação dramática e desconectada.
Quanto maior o trabalho do cortador e mais curta a classe usada, mais atraente será o seu corte francês:
Inspiração para celebridades
Ao contrário dos cortes curtos, inferiores e topetes, o corte francês pode ser adaptado para se adequar a qualquer formato de rosto e – esteticamente – combina bem com praticamente qualquer estilo pessoal. Não é surpresa, então, que várias celebridades se considerem fãs do corte.
O ator de longa data de Hollywood, George Clooney, exibiu uma das colheitas francesas mais famosas durante sua gestão como Dr. Doug Ross no drama médico dos EUA pronto-socorro Ao longo de sua passagem pelo programa, Clooney manteve um clássico corte nas costas e nas laterais e estilizou o cabelo na parte superior para a frente ou ligeiramente para o lado. Se for bom o suficiente para Clooney…
A personalidade da TV britânica Dermot O’Leary também usa um corte francês desde que mudou de seu corte justo. Com cabelos naturalmente ondulados, O’Leary fica restrito em termos da variedade de estilos que poderia experimentar sem muita manutenção, então optar por um corte francês permite que ele tenha um pouco mais de comprimento na parte superior, mas ainda assim mantenha tudo limpo e arrumado. .
Para fortalecer o formato do corte, ele opta por manter a seção frontal bem próxima à linha do cabelo – algo que funciona particularmente bem se você tiver cabelos mais ondulados:
Nos últimos anos, vários clientes me pediram um estilo semelhante ao do vocalista do Take That, Gary Barlow. O dele é um corte francês moderno, com as costas e as laterais bem ajustadas para expor o couro cabeludo e criar um claro contraste entre essas áreas e o topo da cabeça.
Além do contraste, Barlow varia o comprimento do cabelo da parte superior, permitindo-lhe brincar com diversos acabamentos e estilos:
Estilizando a colheita francesa
Agora que já temos sua escolha de cortes clara, aqui estão várias maneiras de estilizar o corte francês, dependendo do acabamento que você deseja.
Para uma aparência natural, experimente aplicar um pouco da Loção de Textura Light Hold da American Crew nos cabelos limpos e secos. Este produto dá um acabamento particularmente texturizado, mas é mais adequado para cabelos finos, pois não oferece muita fixação.
Se você precisar de algo um pouco mais forte, experimente Tigi Hard To Get ou Shu Uemura Shape Paste, ambos oferecem boa fixação e textura para cabelos finos a médios:
Para um acabamento saudável e brilhante, lave e seque o cabelo e depois aplique um pouco de American Crew Pomade ou Grooming Cream. O Creme Grooming oferece uma fixação forte e funciona particularmente bem para cabelos mais grossos, ondulados ou encaracolados.
A pomada, por outro lado, é melhor usada por cabelos finos a médios e produz um acabamento sofisticado e liso. Porém, se você não quer o aspecto de alto brilho produzido pela pomada, experimente modelar com um gel e depois finalize com um pouco de Fudge Shine Spray:
Para conseguir um acabamento fosco, sugiro usar Fudge Matte Hed ou Matte Hed Extra. Matte Hed é bom para cabelos médios, mas se você tem cabelos particularmente grossos e ondulados, considere Matte Hed Extra, que tem muito mais coragem e produz um acabamento com textura rica – desde que funcione bem na raiz área.
Como alternativa, você pode considerar Kevin Murphy Rough Rider ou Baxter Of California’s Clay Pomade – ambos são argilas superfirmes que funcionam bem em todos os tipos de cabelo:
Palavra final
Assim como a camiseta branca com gola redonda e a jaqueta de couro preta são consideradas clássicos da moda masculina, o corte francês é um dos estilos de cabelo mais atemporais, adaptáveis e de baixa manutenção que um homem pode escolher.
Este é um corte que você consideraria ou você acha que é um pouco seguro demais? Se você é fã, qual é o seu acabamento preferido e como você consegue isso?