A idade melhora muitas coisas. Homens, vinho (às vezes), carros e, definitivamente, relógios. É a principal razão pela qual o departamento de P&D de cada marca de relógios passa metade do tempo coberto de pó de livros nos arquivos, na tentativa de encontrar a referência mais obscura para reedição.
Relógios vintage são reconfortantes, eles remetem a tempos mais simples e, em termos de vendas, eles são ouro. No entanto, o que esse renascimento da reedição de herança também desencadeou foi um interesse em buscar designs vintage – os originais que inspiraram a safra mais recente. Os compradores de relógios inteligentes estão se concentrando em uma década com uma estética que agrada e investindo nela, atraídos pelas pechinchas que podem ser obtidas.
Embora possa haver negócios e roubos, comprar vintage pode ser um pouco selvagem. Então, estamos aqui para passar primeiro pelas portas duplas daquele saloon em particular para que você saiba onde estão os perigos.
Por que você compraria um relógio vintage?
Há tantos relógios brilhantes e reluzentes por aí que você pode comprar de revendedores confiáveis, que ainda têm todos os seus papéis e que você sabe que têm todas as peças originais, então por que comprar vintage?
“Da mesma forma que colecionadores de carros antigos podem dirigir um moderno, mas colecionar vintage, o mesmo geralmente é verdade para relógios”, diz Adrian Hailwood, especialista sênior em relógios na leiloeira líder do Reino Unido Dreweatts e consultor e avaliador particular de relógios. “Um relógio antigo pode não ter a mesma resistência, precisão ou confiabilidade que um moderno e certamente não será coberto por uma garantia de três ou cinco anos, mas tem história e reflete o desenvolvimento da relojoaria ao longo dos anos.”
Se você ler sobre o relógio que deseja e confiar no seu vendedor, também será uma maneira de comprar um modelo de marca icônico por uma faixa de preço substancialmente menor do que se você comprasse um novo.
Por exemplo, como Chris Mann, apresentador do popular podcast de relógios Time 4 A Pint, aponta, um Omega Speedmaster dos anos 1980 ou 1990 é uma pechincha em leilão e você pode comprar a cabeça (ou seja, sem pulseira) de um icônico ref.145.022 (o primeiro Speedie a usar o calibre 861 e o relógio pré-Moon) de 1968 por cerca de £ 2.000 a £ 3.000. Embora você possa encontrá-los listados por £ 13.000, então vale a pena ser esperto.
Os melhores sites de relógios vintage
Hodinkee
O que começou como um blog agora se desenvolveu em uma loja única para todas as coisas relacionadas a relógios, e isso inclui relógios vintage. Há uma ótima seleção de coisas que você conhece – Rolex Datejusts – até aquelas que você talvez não conheça – Aquadive Caribbean dos anos 1970, alguém?
Todos os estilos vintage são cobertos por uma garantia mecânica de 30 dias, então se o relógio parar de funcionar dentro desse período, você pode devolvê-lo. No entanto, embora a Hodinkee verifique se o relógio está funcionando quando você o deixa, eles não oferecem nenhuma garantia de precisão ou resistência à água.
O Clube do Relógio
Criado em 1996 por Daniel Pizzigoni, o Watch Club é onde você vai quando quer algo especial. Ele é especializado em Rolex e Patek Philippe, mas ainda há muito para escolher, incluindo Tudor, Omega e até mesmo os relativamente novatos Bremont.
O catálogo abrange tudo, desde o recente — um Nautilius de 2017 ou um Speedmaster de 2018 — até achados raros, como um Breitling Duograph “Rattrapante” de 1948 em condições incríveis. Cada relógio é coberto por uma garantia de dois anos, é inspecionado por um relojoeiro qualificado e, se necessário, reparado e, em seguida, testado quanto à pressão e à precisão verificada no local.
Relógios de Knightsbridge
Se você quiser arriscar com o martelo do leiloeiro, então este site familiar adicionará um arrepio de excitação à sua compra de relógios vintage. Liderados pela equipe de pai e filho Simon e Toby Sutton, eles trazem 50 anos de experiência para o jogo de relógios vintage. Você pode flertar com o leilão mensal online ou comparecer a um dos eventos físicos deles no Berkeley Hotel.
Como esta é uma casa de leilões, a menos que haja um problema, não há reembolsos aqui. Quando se trata de mostradores, eles só são considerados originais se declarados no relatório de condições, mas a WoK não especulará sobre a originalidade dos ponteiros, lume nos mostradores ou ponteiros ou a originalidade do polimento nas caixas.
Cada relógio que vale mais de £ 1.000 também recebe um serviço de due diligence do Art Loss Register, o maior banco de dados do mundo de relógios perdidos e roubados, bem como arte, antiguidades e itens colecionáveis. Isso é para determinar se ele foi roubado antes de ser oferecido em leilão.
Famílias de relógios que valem a pena investir
“O mais importante é fugir da palavra investimento [sorry]”, diz Hailwood. “Isso sugere que você deve considerar apenas relógios que podem aumentar em valor monetário… em algum momento… talvez. Abordar a coleção de relógios dessa forma pode sugar toda a alegria dela, pois você só pode comprar o que outra pessoa vai querer comprar de você mais tarde.”
No entanto, se você estiver comprando com um olho em um prêmio futuro, então há alguns parâmetros. Primeiro, em termos de tipo de relógio, então você não pode errar com relógios de ferramentas – mergulhadores, cronógrafos, mil-spec (se você tiver muita sorte de encontrar um) e relógios de piloto. Eles continuam interessantes, então você está olhando para IWC na frente do piloto, um mergulhador Jaeger-LeCoultre ou algo um pouco fora de pista, como o cronógrafo Universal Geneve Tri-Compax.
Se você tem muito dinheiro para gastar e quer um ROI substancial, então você não pode vencer Rolex ou Patek Philippe. “Ao contrário da maioria dos relógios de luxo de ponta que podem muito bem manter seu valor e qualidade ao longo do tempo, muitos lançamentos desses dois líderes da indústria valorizam consideravelmente, e as flutuações no mercado frequentemente veem seu valor disparar bem acima das expectativas”, diz Joe McKenzie, fundador e CEO da Xupes, uma varejista de luxo vintage e usada.
E estes não são os únicos dois. “Omega, Cartier e Breitling poderiam ser confortavelmente adicionados a esta lista, com retornos de cerca de 50% ao longo de 10 anos esperados para certos modelos entre suas gamas.”
Se você quer comprar uma marca, mas não tem dinheiro para gastar, Hailwood tem um conselho fantástico: “Se o dinheiro estiver curto, procure marcas cujo perfil já foi alto, mas agora estão produzindo relógios mais comerciais, como Longines e Tissot, que são bons exemplos”.
O que fazer e o que não fazer ao comprar um relógio vintage
Fazer
Compre a melhor condiçãoo exemplo mais original do relógio escolhido que você pode pagar. Como diz Hailwood, “se necessário, compre um ótimo exemplo de um relógio mais barato em vez de um naufrágio de uma marca de prestígio.”
Pesquise o vendedorverificando avaliações on-line de terceiros, como o TrustPilot, e obtendo feedback de fóruns também para garantir que o vendedor é honesto e genuíno, diz McKenzie.
Leia tudo o que puder sobre o relógio que você quer comprar. Alguns estilos, como um Rolex Submariner ou Omega Speedmaster, têm detalhes históricos específicos do modelo, como diferentes estilos de ponteiros ou materiais de mostrador, que somente pesquisando você saberá se eles foram alterados em algum ponto de sua história.
Não
“Compre complicações a menos que você tenha bolsos fundos”, diz Hailwood. “Eles podem ser caros para consertar ou fazer manutenção, então fique somente no tempo e preste bastante atenção ao mostrador. Os movimentos podem ser consertados, mas um mostrador manchado ou danificado geralmente é uma perda total.”
Tenha medo de fazer perguntasespecialmente ao comprar de casas de leilão especializadas. “Relógios são frequentemente vendidos ‘como estão’ e, embora os defeitos não devam ser escondidos, você pode precisar ler todas as informações fornecidas para revelá-los”, diz Hailwood.
Espere sempre caixas e papéis. Embora ajudem a reforçar o valor de um relógio e sejam essenciais para quem compra uma referência-chave como investimento, eles não virão com todos os relógios. Algo de quase 50 anos atrás, invariavelmente não terá esses itens e isso não o torna duvidoso. No entanto, se houver uma caixa, certifique-se de que seja a correta ou pelo menos do mesmo período na história da marca.