Com mais de um século e praticamente alinhado com a herança da moda masculina, o duffle coat é a moda no seu aspecto mais histórico e prático. Esqueça o Urso Paddington (que reconhecidamente o usava bem). A mochila é sinônimo de marinheiros e estudantes em protesto e, este ano, é o casaco que os designers estão voltando em massa.
Em muitos aspectos, é o casaco de inverno perfeito. Casual e tátil, geralmente aparece em cores quentes de inverno que o tornam um casulo convidativo em climas frios e úmidos. E embora o melhor duffle coat não seja feito de tecidos modernos com costuras seladas ou bolsos escondidos, ele tem um sério pedigree ao ar livre.
Assim como os gabardinas, as jaquetas bomber e muitas outras roupas masculinas, esse guarda-roupa básico é um veterano militar condecorado. Adotado pela Marinha Britânica no final do século 19, tornou-se padrão nos conveses de fragatas geladas e permaneceu em serviço durante a Segunda Guerra Mundial (o marechal de campo Bernard Montgomery, que não era o influenciador de moda mais óbvio da história, era um grande fã).
Após o fim da guerra, os militares liberaram ao público um grande número de casacos excedentes. O baixo custo e a construção robusta atraíram estudantes e artistas, entre outros, e mesmo agora, o duffle coat carrega um toque do formal estudioso britânico.
A vibração de volta às aulas, misturada com suas raízes utilitárias, faz com que ela se encaixe perfeitamente na moda masculina moderna. Foi visto nas passarelas de marcas tão diversas como Valentino e Kent & Curwen. O que significa que há consenso: você precisa de um.
O que é um casaco Duffle?
A mochila (não confundir com o casaco) é muito casaco, e isso é moderado. Tradicionalmente cortado em lã grossa e grossa, ele também apresenta um capuz muito maior do que outros casacos com esse tipo de herança – pense no hábito de monge ou na capa Jedi e você está na linha certa.
Por ter sido originalmente projetado para manter os marinheiros aquecidos no convés, quase todos os elementos de design possuem praticidade. Há uma gola com botões para proteger o pescoço, grandes bolsos e fechos de chifre de búfalo distintos, que são supostamente mais fáceis de apertar quando você usa luvas. Os designs tradicionais vão até os joelhos, mas também são comuns os cortes modernos que vão até a cintura.
Esta praticidade é a razão pela qual o design perdurou como casaco de inverno, diz Marianne Tse-Laurence, chefe de design da Gloverall, a marca britânica que continuou a fabricar duffle coats masculinos depois que os estilos militares excedentes acabaram.
“A lã fervida espessa significa que é resistente às intempéries, também manterá a sua forma durante anos e é muito resistente”, diz Tse-Laurence. “A lã contém lanolina, que é um óleo natural de ovelha que ajuda a afastar a água do corpo ajudando no isolamento.”
Os melhores casacos Duffle
Macacão
Provavelmente a marca com a associação mais próxima ao duffle coat hoje, os laços da Gloverall com o estilo remontam à década de 1950, quando recebeu uma enorme remessa de estilos excedentes dos militares. Quando estes se esgotaram, a marca fez uma versão mais amigável para os civis,
um pequeno aparador no corpo, seguido de versões recortadas. A mochila ainda hoje é a peça de assinatura de Gloverall, modernizada com ajustes diferentes, cores interessantes e colaborações ocasionais.
Montgomery original
Gloverall é indiscutivelmente a marca mais conhecida, mas Original Montgomery está no jogo há mais tempo. Afirma ser a empresa sobrevivente mais antiga a fornecer duffle coats aos militares na década de 1890. Hoje, seus casacos – que ainda são fabricados na Inglaterra – mantêm os pontos de estilo tradicionais, mas também apresentam um corte mais moderno e mais justo.
Burberry
Uma das poucas grifes que fabricou duffle coats de forma consistente ao longo dos anos, a Burberry tem, é claro, sua própria rica história em agasalhos militares. Pode ser mais famosa por seus gabardines, mas as mochilas também são impecavelmente feitas.
Seja tradicional ou procure toques adequados para passarelas, como estampas ousadas ou capuzes forrados de shearling. E o famoso tartan da Burberry adornando o forro, claro.
Uniqlo
Os maestros japoneses da fast fashion Uniqlo têm uma preocupação com o design utilitário, por isso não é surpresa que ela faça versões do duffle coat. Não é novidade que eles têm um corte um pouco mais fino do que os estilos mais tradicionais, mas outros detalhes como o capuz, os botões e a barra da gola são reproduzidos fielmente.
O preço mais baixo significa que você pode esperar uma porcentagem maior de poliéster na mistura.
Irmãos Brooks
Uma marca com muitos anos de experiência na fabricação de agasalhos, a Brooks Brothers pode ser mais conhecida por suas capas de chuva de alta qualidade, mas suas mochilas também são excepcionalmente boas. Feitos 100% em lã, eles são mais personalizados do que muitas mochilas, são mais finos no corpo e apresentam botões mais sutis e outros detalhes.
Comprar agora
Manga
A marca espanhola Mango pode ser confiável para fazer interpretações fiéis, porém modernas, de muitos itens clássicos, e o mesmo acontece com seu duffle coat. Os recursos e cores tradicionais vêm em um corte mais moderno e você também pode esperar atualizações como bolsos internos com zíper para telefones e outras cargas do dia a dia.
Comprar agora
Cores Unidas da Benetton
Moda histórica A Benetton tinha uma consciência social muito antes de se tornar moda ter uma. Portanto, é bom ver que a marca faz versões de um dos tipos de casaco mais resistentes (e, portanto, sustentáveis) que você pode ter. Fiel ao seu nome, você também pode escolher um casaco em um espectro mais amplo de cores aqui do que na maioria dos outros lugares.
JW Anderson
O designer britânico Jonathan Anderson tem muitos clássicos reinterpretados da volta às aulas em suas coleções, desde suéteres com decote em V até lenços no estilo Harry Potter. Os duffle coats são, então, uma inclusão natural. Cortes justos, bainhas curtas e botões marcantes aparecem em seus designs de fabricação italiana.
Ralph Lauren
O casaco pode estar mais associado à academia britânica do que às faculdades americanas, mas isso não impediu que marcas preppy nos EUA adotassem o design. O avô de todos eles é Ralph Lauren, cujas tomadas podem distorcer o tradicional, mas você também pode confiar nele para experimentar cores ou padrões ousados, se quiser um casaco mais elegante.
Ted padeiro
Um fiel fiel da rua principal britânica, Ted Baker tem tornado a moda acessível a todos desde 1987. Com preços razoavelmente médios, você pode garantir atenção aos detalhes sem gastar muito. Esta marca é decididamente construída com base em recomendações boca a boca, então acredite em nossa palavra: você não ficará desapontado.
Como usar um casaco Duffle
“O duffle coat é talvez o estilo de casaco mais casual a ser adotado no inverno”, diz Olie Arnold, diretor de estilo da Mr Porter. “Eles tradicionalmente terminam logo acima do joelho e não devem ser feitos sob medida, então, ao comprar um, certifique-se de que não seja muito ajustado para que as camadas possam ser usadas por baixo.
“A mochila é muito flexível com suas opções de cores; camelo e marinho são escolhas populares, mas tons de azul e verde mais claros também funcionam bem.
Você pode usar um casaco sobre alfaiataria para criar uma vibração alta e baixa, mas essas roupas resistentes combinam melhor com outras peças que são igualmente resistentes. Pense em calças jeans ou veludo cotelê, botas grossas ou sapatos com sola de comando. Esses estilos seguem uma bela linha entre o militar e o formal, que é exatamente onde um casaco deve ficar.
“É uma ótima peça que pode incorporar camadas por baixo. Para um look contemporâneo experimente combiná-lo com uma jaqueta jeans por baixo, com calças de algodão e tênis. No tempo frio, adicione um gorro de malha ou um lenço grosso.”
Supondo que você não queira atrair comentários do Urso Paddington, evite usar chapéu vermelho, acrescenta.