Sempre haverá puristas do estilo que dizem que o jeans escuro e imaculado (de preferência ourela) é o único tipo em que vale a pena investir em termos de versatilidade e longevidade. E embora concordemos, até certo ponto, o jeans evoluiu muito desde que o alfaiate Jacob W. Davis e o vendedor de produtos secos Levi Strauss patentearam o rebite em 1873.
A peça de roupa mais icónica do século XX – o jeans azul – está demasiado madura para os designers experimentarem e subverterem. E agora eles estão fazendo isso em massa.
Não tenha medo, o bootcut não está de volta, mas para garantir que você não fique para trás, criamos um guia prático da nova temporada que cobre as tendências de jeans que você precisa saber para os próximos meses.
Jeans Duplo
Duas palavras que garantem arrepios em Justin Timberlake até a medula óssea. O jeans duplo não é a tendência mais fácil de usar – e quando dá errado, cara, dá errado – mas acerte e você terá uma grande recompensa. É o equivalente da moda masculina a flexões de cabeça para baixo ou bife Wellington; apenas os profissionais podem fazer isso.
“Se há um momento para usar jeans com tudo, é agora”, diz o editor de moda masculina da Farfetch, Tony Cook. “Enfrente a tendência complicada combinando um [blue] jaqueta jeans com jeans escuros de corte reto para uma abordagem sofisticada, ou jeans skinny preto contrastante com uma camisa jeans azul para um visual mais casual.
A maioria dos seus esforços deve se concentrar em garantir que ambos os jeans sejam visivelmente diferentes. Da mesma forma, se estiver usando duas lavagens azuis, interrompa as coisas com uma camiseta branca ou um moletom cinza – talvez pela primeira vez na história da moda masculina, uma malha ou camiseta azul não é a opção segura aqui.
Jeans dos anos noventa
Você teria que estar morando sob uma rocha à prova de som para não perceber que os anos noventa estão em todos os guarda-roupas masculinos agora. E o jeans é onde a década desfruta de seu segundo fôlego com mais entusiasmo.
“Os jeans clássicos cinza estão de volta em uma variedade de estilos”, diz a diretora de compras da Topman, Rachel Morgans, que recentemente supervisionou o relançamento da linha de jeans do varejista. “O [wash] confere a esses designs um toque autêntico e vintage.”
A marca registrada dessa tendência de jeans é um caimento mais largo e um acabamento claro, então você precisa pensar no corte e na cor do kit que fica ao lado de suas linhas antigas. O que isso significa, na prática, é que os jeans dos anos 90 ficam mais à vontade com peças básicas em blocos de cores, como moletons e moletons, com sapatos escuros para adicionar um pouco de peso visual à metade inferior.
Jeans Branco
O jeans branco ainda pode encher os homens de apreensão, principalmente na época de churrascos e de sentar na grama. Mas aprender a usá-los sem parecer um banqueiro Eurotrash não só evitará que você fique sufocado de preto durante o auge do verão, mas também realçará qualquer bronzeado que você tenha trabalhado até o outono.
“O jeans branco é algo que os homens tendem a evitar porque não conseguem imaginar como caberia em seu guarda-roupa”, diz o estilista Nas Abraham, que já trabalhou com nomes como Barbour e Gap. “Na verdade, combina surpreendentemente bem com outras peças.”
Além do caimento, que não deve ser nem muito skinny nem muito largo, o segredo para arrasar no look é buscar tons off-white em vez de austeros e optar pelo simples e clássico com o restante do conjunto.
Jeans com dobras
Sentindo o calor do sucesso estrondoso do esporte, os fabricantes de jeans têm mudado de rumo nas últimas temporadas, introduzindo estilos curtos que dão uma vantagem ao que está por baixo. Agora, porém, depois de vários anos de jeans enrolados, os mais bem vestidos da moda masculina estão se voltando em massa, e por um bom motivo.
“Ao aumentar a bainha do seu jeans, você adiciona um formato completamente diferente ao seu visual geral”, diz Abraham. “Como a bainha da maioria dos jeans geralmente nunca fica perfeitamente acima do tornozelo, uma dobra evita que eles se amontoem acima do sapato e expõe um pouco do tornozelo, dando uma aparência mais cônica.” Portanto, as curvas não são apenas um exercício para adicionar interesse a um visual, elas também interrompem as curvas.
As dobras funcionam melhor em jeans rígidos, que retêm as dobras com mais facilidade. Experimente com um par de jeans com ourela índigo antes de terminar com botas de trabalho robustas ou Chelsea enquanto ainda está frio e, em seguida, tênis quando seus tornozelos aguentarem a brisa.
Papai jeans
Tal como acontece com qualquer produto básico masculino duradouro, cada temporada significa ajustes sutis em uma fórmula vencedora. Mas nem mesmo os maiores denimheads previram o papai jeans chegando.
Não é novidade que muita coisa pode dar errado com essa tendência. Pense naquele par solto e ligeiramente desbotado que seu velho usa quando está cortando as sebes e você está no caminho certo; acho que Simon Cowell e você foram longe demais. Retroceda imediatamente.
“O ressurgimento do dad denim é defendido por designers sofisticados – trata-se de um visual despojado e despretensioso, mesmo que o preço sugira o contrário”, diz o estilista da marca Reiss, Paul Higgins. Felizmente, a rua também se intensificou com estilos acessíveis, então você não precisa gastar um centavo para parecer intencionalmente normal.
É um tom de jeans que funciona particularmente bem com companheiros de estábulo normcore, como camisetas quadradas e camisetas coloridas. Resumindo: se parecer descontraído e básico, você está fazendo o dad denim certo. Basta deixar os passos de dança em casa.
Jeans desgastado
Temos algumas notícias angustiantes (pelo menos para os puristas): a tendência angustiante vai perdurar por mais um ano. No entanto, quando tratado com o devido respeito, não precisa parecer um caso de muito dinheiro e falta de gosto.
“O jeans desgastado desta temporada vem em todas as formas de bordas rasgadas, branqueadas e cruas”, diz Hayley Bushell, do River Island Style Studio. Essa não é a sua deixa para experimentar todos os tipos de uma vez, veja bem.
Supondo que você não queira se parecer com o vocalista do Aerosmith, Steven Tyler, por volta de 1984, evite exemplares bem ventilados que sejam mais buracos do que jeans. Mantenha todo o resto simples e equilibre-os com peças casuais elegantes.