Avaliamos de forma independente todos os produtos e serviços recomendados. Quaisquer produtos ou serviços apresentados não aparecem em nenhuma ordem específica. se você clicar nos links que fornecemos, poderemos receber uma compensação.
Quer você goste ou não, é provável que você tenha que vestir um smoking pelo menos algumas vezes ao longo de sua existência. Mas não se preocupe, ao contrário do que muitos homens querem que você acredite, vestir-se com esmero não precisa ser uma batalha dolorosa entre o homem e o espelho. Bem, não se você souber o que está fazendo.
Em primeiro lugar, você nunca canalizará totalmente seu agente secreto do MI6 se não tiver a confiança de Bond em sua roupa. Então, se você sabe que por baixo do seu smoking imaculado você está escondendo uma camisa tão mal ajustada que poderia fazer com que o jeans favorito de Jeremy Clarkson corresse atrás do seu dinheiro, isso terá um impacto na maneira como você se comporta durante sua próxima festa de gala.
Uma camisa social de qualidade fornecerá uma base sólida sobre a qual construir o resto de sua roupa de noite e, portanto, não é uma compra a ser tomada de ânimo leve. “É apenas uma camisa branca”, você pode pensar. “Quão difícil pode ser?” No entanto, escolher o certo pode exigir um mestre em moda masculina, porque há uma quantidade surpreendente a ter em mente se você quiser elevar seu traje black-tie de Dr No Idea para Double-0-Heaven.
Para ensinar você nas minúcias desse componente de roupa formal mais problemático, preparamos um guia detalhado, cobrindo tudo o que você sempre quis saber sobre camisas sociais, mas tinha medo de perguntar. Começando pelo básico…
O que é uma camisa social?
Só para tornar as coisas um pouco mais confusas para você, as definições do termo ‘camisa social’ variam de acordo com quem você pergunta. Consulte um americano e ele lhe dirá que uma camisa social é qualquer coisa com gola e punhos, que seja elegante o suficiente para ser usada no escritório. No entanto, aqui no Reino Unido, nossa definição é um pouco mais específica do que uma camisa de trabalho e, para os fins deste guia, é sobre isso que falaremos. Desculpe, América.
Em primeiro lugar, você certamente não gostaria de ir trabalhar vestindo uma camisa social. Não, a menos que você seja o mordomo da rainha ou um daqueles cavalheiros que mantêm as portas abertas em lojas de departamentos elegantes. Não, uma camisa social deve ser usada exclusivamente como parte de uma roupa black-tie, mais comumente um smoking.
“O ideal é que uma camisa de noite tenha uma gola ligeiramente recortada para abrir espaço para a gravata borboleta”, explica a mestre camisaria da Jermyn Street, Emma Willis. “[It should also feature] babador frontal arredondado ou quadrado sobreposto em tecido piquê ‘marcella’ mais rígido ou plissado para um visual mais decorativo, furos para espuma na frente em vez de botões… e punho duplo para botões de punho, que pode combinar com seus tachas.
“O tecido ideal para uma camisa de noite seria o mais leve possível para uma noite fresca, especialmente se você estiver dançando, [always in] algodão ou seda branco ou marfim. A gola e os punhos também ficam bem elegantes na marcela branca se você usar esse babador na frente.
Os principais componentes da camisa social
Ainda está conosco? Nunca dissemos que seria fácil, mas se você realmente deseja impressionar o vendedor com seu conhecimento sobre camisas, é importante entender os três elementos principais que diferenciam as camisas sociais e como eles podem variar em todos os aspectos.
Colarinho
Uma das primeiras coisas que um recém-chegado provavelmente notará em uma camisa social é a gola. Na maioria das vezes, será um colarinho aberto. No entanto, golas pontiagudas clássicas e golas cortadas também são comuns. Guarde as asas para ocasiões de gravata branca.
Punhos
Enquanto as camisas casuais e formais tendem a vir com punhos fechados por um botão, as camisas sociais dispensam isso em favor de um punho francês mais elegante, que dobra sobre si mesmo e é preso com abotoaduras.
Outra opção mais moderna é o punho coquetel, inventado por Turnbull e Asser para uso no clássico de James Bond. Dr. Não. Possui um turnback com corte, permitindo botões em vez de abotoaduras. Toda a beleza de um punho francês, sem complicações.
Babador
Embora o conheçamos melhor como uma ferramenta para evitar que os bebês fiquem com uma pasta e vômito de aparência nojenta, no mundo da roupa de noite, um tipo totalmente diferente de babador está em ação.
O babador é uma camada adicional de material comumente costurada na frente de uma camisa social. Tende a ser liso ou pregueado e dá uma aparência mais espessa quando usado sob uma jaqueta, ao mesmo tempo que permite que o corpo da camisa permaneça leve e respirável.
Como deve caber uma camisa social?
Selecionar uma roupa de qualidade é metade da batalha, mas se experimentá-la deixar você parecendo uma criança vestindo as roupas do pai ou o Hulk quando ele fica todo verde e irritado e explode em suas roupas, tudo terá sido por nada. Idealmente, você deseja almejar algo diretamente entre esses dois extremos.
“Uma camisa bem ajustada e bem feita é sempre obrigatória, mas ainda mais quando se trata de roupas de noite”, diz Dean Gomilsek-Cole, chefe de design da Turnbull & Asser, mestre fabricante de camisas da Jermyn Street.
“Uma camisa larga ficará desconfortável com o excesso de tecido dobrando, franzindo e esfregando na pele.
“Embora uma camisa muito justa possa ficar bem em pé, mas também ficará desconfortável quando sentado e pode causar tensão nos botões, o que não é uma boa aparência.”
Resumindo, uma boa camisa social deve caber da mesma forma que qualquer outro tipo de camisa – a principal diferença é o comprimento. As camisas sociais tendem a ser significativamente mais compridas nas costas e na cauda para serem dobradas, então não se preocupe se você experimentar uma e parecer que está usando uma camisola.
Além disso, as costuras dos ombros devem ficar bem apoiadas, bem, nos ombros, os punhos devem ser confortáveis e não devem se estender até a palma da mão, enquanto você deve conseguir colocar dois dedos entre o pescoço e a gola quando a frente estiver feito.
Qual deve ser o material de uma camisa social?
Se você tiver a sorte de nunca ter passado uma tarde suada em um casamento black-tie de verão, pode pensar que o material da camisa tem pouca importância. No entanto, depois de experimentar o inferno que é uma combinação de smoking / sarja pesada em um calor de 30 graus, você imediatamente terá uma noção de seu significado.
“Uma dica minha para ocasiões formais é comprar uma camisa sob medida feita de tecido voile”, diz Gomilsek-Cole. “Este tecido é muito leve e perfeito para usar sob um vestido formal quando você precisa ficar com o paletó por longos períodos.
“O tecido é bastante transparente. Mas o truque é fazer com que o painel frontal, as golas e os punhos e o ‘babador’ frontal sejam feitos com um tecido mais pesado e ninguém jamais saberá como você conseguiu ficar tão fresco e composto.”
Além do voile, o piquê – às vezes chamado de ‘marcella’ – é o material da camisa mais comumente associado ao código de vestimenta black tie. Foi inicialmente criado para ser usado com trajes de gravata branca, pois a forma como as fibras são tecidas o torna capaz de reter mais amido do que outros tecidos de algodão.
Por ser bonita e leve, a popeline é outra boa opção nos meses mais quentes, além do aspecto macio e sedoso se adequar perfeitamente a um look bem arrumado.
Quando usar uma camisa social
Fácil. Se o código de vestimenta disser algo diferente de gravata preta ou branca, você deve deixar sua camisa em paz. Ninguém vai ficar bem vestindo uma camisa engomada com babador pregueado e jeans. Embora sejamos todos a favor do estilo individual, há uma linha e usar uma camisa social com qualquer coisa que não seja um smoking ultrapassa tudo.
As melhores marcas de camisas sociais
Agora que você pode dar aos especialistas da Jermyn Street uma corrida pelo seu dinheiro em um episódio de Mastermind com tema de camisa social, vamos dar uma olhada em quais marcas de camisa social você deveria gastar seu dinheiro.
Turnbull e Asser
Se o seu objetivo final é se parecer com Bond, quem melhor para comprar seu kit do que as pessoas que o vestem? A luxuosa loja londrina não apenas vestiu 007, mas também criou camisas e acessórios especificamente para ele, incluindo o famoso punho de coquetel.
Turnbull And Asser é rica em história e tem sido estimada por alguns dos homens mais importantes da Grã-Bretanha e de outros lugares. Quando se trata de qualidade e prestígio, este peso pesado da Jermyn Street é incomparável. Comprar agora:
Hawes e Curtis
Originalmente fundada pelos alfaiates londrinos Ralph Hawes e George Frederic “Freddie” Curtis em 1913, a Hawes & Curtis rapidamente se tornou conhecida como uma das lojas de roupas masculinas mais respeitadas da capital.
A marca tradicional é o fabricante de camisas original da Jermyn Street e vestiu todos, desde estrelas de Hollywood até a realeza, durante sua estada na cidade.
Espere alta qualidade, muita sofisticação e etiquetas de preços que não deixarão sua carteira vazia. Comprar agora:
Próximo
Next é um dos nomes mais confiáveis da rua britânica e é conhecido por fabricar ternos elegantes a preços acessíveis. A produção de alfaiataria da marca não termina aí, mas se transfere perfeitamente para a área de moda noturna.
Você não receberá roupas feitas à mão, feitas na Inglaterra, tecidas com o mais lindo tecido de seda, mas o que você receberá é uma camisa social sólida e elegante e troco de £ 50. Não posso contestar isso neste clima financeiro tempestuoso. Comprar agora:
Emma Willis
A primeira e única fabricante de camisas a ter uma loja na Jermyn Street, Emma Willis é amplamente considerada uma das melhores do ramo. O célebre alfaiate conta com nomes como Daniel Craig e David Gandy entre seus clientes recorrentes, e quando você dá uma olhada em suas camisas confeccionadas com maestria, não é difícil entender por quê.
Para camisas deslumbrantes sob medida e prontas para usar, feitas à mão com materiais premium em Londres, você não precisa procurar mais. Comprar agora:
Zara
Graças, em grande parte, a uma cadeia de abastecimento altamente responsiva, o peso pesado espanhol Zara está sempre na vanguarda do que está na moda. No entanto, isso não quer dizer que seus clássicos atemporais não estejam à altura, como exemplificado perfeitamente em sua linha de camisas sociais elegantes e elegantes. Espere cortes contemporâneos,
estilo moderno e preços tão baratos que você vai querer estocar todo o seu guarda-roupa de noite. Comprar agora:
Marcas e Spencer
Uma camisa comprada no histórico varejista britânico Marks And Spencer é uma camisa comprada com confiança. Conhecida pela sua qualidade fiável, enorme variedade e designs intemporais, não é de admirar que a M&S se tenha tornado uma das favoritas no Reino Unido.
Se você está procurando uma camisa social resistente e confiável, você vai Não preciso vender um rim para comprar, você encontrará aqui mesmo. Uma escolha ideal se você só veste o smoking uma ou duas vezes por ano. Comprar agora:
TM Lewin
Fundada em 1898, a TM Lewin é uma das fabricantes de camisas mais históricas da Jermyn Street e, ao contrário de muitos dos seus vizinhos, os preços estão dentro da maioria dos orçamentos.
Esses preços modestos também não são indicativos de qualidade inferior, o que explica muito por que este fornecedor tradicional é um dos mais populares do país. Comprar agora:
Tomás Rosa
Fundada pelos irmãos irlandeses James, Peter e John Mullen em 1984, a Thomas Pink partiu com a missão de desafiar a tradicional confecção de camisas pela qual a Jermyn Street se tornou famosa. Nomeada em homenagem ao alfaiate do século XVIII que desenhou o famoso casaco de caça vermelho, a marca carrega o nome e a tradição de atenção requintada aos detalhes que foi uma marca registrada do trabalho de Pink.
Escolha uma camisa da Thomas Pink e você estará comprando com foco nos detalhes mais delicados e em uma mistura perfeita de tradição e modernidade. Comprar agora:
Charles Tyrwitt
Nicholas Charles Tyrwhitt Wheeler fundou sua marca homônima em 1986 depois de decidir que poderia fazer uma camisa melhor do que qualquer outra pessoa. Além do mais, ele acreditava que poderia fazer isso sem comprometer a qualidade, com uma pitada de charme britânico e a preços absolutamente incríveis.
Ele conseguiu? Bem, a julgar pelo fato de que seu negócio agora possui 27 lojas de sucesso em todo o mundo, incluindo uma loja principal na Jermyn Street, diríamos que sim. Comprar agora:
John Lewis
Tendo aberto as portas de sua primeira loja na Oxford Street em 1864, a rede de lojas de departamentos de luxo John Lewis tornou-se um dos nomes mais estabelecidos nas ruas principais. A marca tem uma reputação pela sua solidez inabalável, tornando-se o primeiro porto de escala para muitos compradores britânicos.
Em relação à roupa de noite masculina, é mais do mesmo. Roupas atemporais e de qualidade que oferecem um toque de luxo a preços razoáveis. Comprar agora:
Para os geeks da moda masculina: a história da camisa social
Tendo aparecido pela primeira vez nos ombros dos homens europeus no início do século XVI, a camisa rapidamente se tornou a roupa interior preferida. Apenas o bilhete para manter todo o suor longe de roupas caras numa época em que a higiene pessoal ainda era um conceito bastante abstrato.
Com o passar dos anos, uma camisa branca tornou-se um símbolo de status, já que apenas homens muito ricos podiam mantê-la impecável. Depois, durante a era vitoriana, e com o surgimento do smoking, nasceu a camisa social, como a conhecemos hoje.
Ao contrário das camisas mais grossas e substanciais de anos passados, os fabricantes de camisas começaram a fabricar camisas com babadores costurados no peito. Este painel pode ser engomado, conferindo à frente da peça uma aparência mais branca e nítida, ao mesmo tempo que reduz a espessura geral da camisa e maximiza o conforto.
Após a Segunda Guerra Mundial, o smoking tornou-se de fato uma roupa de noite, consolidando a camisa social moderna como um dos componentes essenciais do traje black-tie de hoje.