Um traje de inverno adequado ajuda muito a mantê-lo aquecido quando o mercúrio segue para o sul. Aqui estão algumas coisas a considerar antes de comprar um terno para o frio.
O filme de 1956, O Homem do Terno de Flanela Cinza, baseado em um romance de Sloan Wilson, seu título deriva da sempre presente vestimenta da época.
Há uma cena no filme em que o personagem principal entra em um espaço público (acredito que seja uma estação de trem) e a câmera se abre para revelar dezenas de homens vestidos de forma idêntica a caminho do trabalho.
Durante esse período, o terno de flanela cinza era o epítome da uniformidade – a marca registrada do trabalho enfadonho do escritório.
Embora em meados do século 20 eles fossem onipresentes, os ternos de flanela são relativamente raros hoje em dia. Na verdade, pela minha experiência, eles tendem a chamar a atenção em vez de se misturar à multidão.
Os ternos de flanela não apenas ajudam você a se destacar no bom sentido, mas também perfeito para o frio.
Depois do ensino médio, passei dois anos morando em São Petersburgo, na Rússia. Enquanto estive lá, usei terno todos os dias como meu “uniforme”. Também passei horas todos os dias fora de casa (é uma longa história).
No entanto, como comprei meus ternos prontos para uso nos Estados Unidos, eles não foram feitos para funcionar bem em condições frias.
Se eu tivesse um terno de flanela (ou um terno em outro tecido apropriado para o inverno) naquela época! Eu teria ficado muito mais confortável.
Neste artigo, compartilharei o que gostaria de ter sabido.
Para obter um guia completo sobre como se vestir bem quando está extremamente frio lá fora, consulte este artigo.
Meu terno de flanela de inverno
Como você deve ter adivinhado, alguns anos depois de minha passagem pela Rússia, comprei um terno de inverno.
Este terno cinza médio da Beckett & Robb é feito de flanela grossa.
Este material não é apenas extremamente confortável (parece quase como usar pijama), mas também é muito mais quente do que os ternos de 3 estações que você normalmente encontra no mercado.
Além do tecido pesado, optei também por um colete para dar mais calor.
Recomendações de trajes de inverno: como comprar um traje para o frio
Se um amigo me dissesse que estava interessado em comprar um terno de inverno, eu faria algumas recomendações.
Observe que a maioria dessas sugestões também se aplica a sobretudos.
Obtenha um terno personalizado
Em primeiro lugar, eu recomendo fortemente que você vá personalizado (sob medida) em vez de tentar encontrar algo pronto para uso.
Não só os ternos de inverno são muito difíceis de encontrar nas lojas (pelo menos nos EUA), mas se você encontrar por menos do que compraria um terno personalizado, o tecido e os detalhes provavelmente não serão bons. (Espere pagar um mínimo de cerca de US$ 700 por um terno personalizado de qualidade).
Em outras palavras, este é um caso em que você obterá mais valor por dólar se conseguir algo feito de acordo com suas especificações.
Eu não apenas recomendaria fortemente as opções de MTM, mas também recomendaria veementemente ao meu amigo que fosse medido pessoalmente, em vez de enviar as medidas a um fabricante de ternos com presença apenas online. É extremamente fácil cometer erros na automedição, e cada marca parece pedir medidas ligeiramente diferentes.
Escolha um tecido pesado
Naturalmente, um componente integrante de um traje de inverno é um tecido pesado. Flanelas, tweeds e outras lãs de inverno serão suas melhores apostas.
Não só o peso do tecido afeta o desempenho, mas também a trama do tecido. Uma trama mais apertada geralmente mantém você mais aquecido do que uma trama mais solta. Basta olhar atentamente para um tecido para ter uma boa ideia da firmeza da trama.
Além de adicionar calor, os tecidos pesados têm a vantagem adicional de melhorar o caimento. O que isto significa é que a roupa ficará no seu corpo de uma forma mais lisonjeira, sem rugas pronunciadas (desde que a roupa caiba bem).
Para referência, acredito que o peso do tecido do meu terno de flanela estava em torno de 400GSM (gramas por metro quadrado), e meu sobretudo personalizado estava em torno de 800GSM.
Considere trespassado
As próximas recomendações são maneiras de adicionar mais tecido entre você e o frio.
Embora eu escolha um estilo trespassado de dois botões para meu terno de inverno, um terno trespassado (DB) manteria ainda mais calor, pois eu teria uma aba adicional de tecido na barriga.
Use um colete
Assim como a escolha de um padrão DB adicionaria mais tecido, o mesmo aconteceria com o uso de um colete.
Usar um colete com um terno trespassado é, de certa forma, redundante. No entanto, se manter-se aquecido é uma prioridade, você ainda pode querer considerar uma.
Sempre que estou mandando fazer um terno personalizado procuro incluir um colete. Colocar a camada extra me manterá um pouco mais aquecido e também oferece mais opções de estilo.
Mesmo quando fiz um terno de verão no ano passado optei por um colete (desta vez trespassado). Meu pensamento era que, embora o traje seja feito para o calor, se eu usar o colete, posso tirar mais alguns meses do ano a cada ano (tenho tendência a morar em lugares frios).
Embora eu tenha dois ternos de três peças, na maioria das vezes pulo o colete, mas gosto de poder escolher.
Uma posição de botão mais alta irá mantê-lo mais aquecido
Continuando com o tema, no frio você quer cobrir o máximo possível o peito.
Embora eu prefira ternos de 2 botões com abotoamento baixo, eles não são ideais para o inverno. Mais prático seria um padrão de 3 botões com postura mais elevada.
Como compromisso, você pode escolher um padrão 3-roll-2. Neste caso, você tem um terno de 3 botões com lapelas que descem até o segundo botão. Normalmente, você abotoa apenas o segundo botão de um 3-roll-2, mas tecnicamente também pode abotoar o primeiro botão.
Para obter melhores resultados, veja se você consegue encontrar ou fazer um terno com lapelas funcionais.
Considerações sobre lapela
Minha jaqueta de inverno favorita é um casaco esportivo da Relwen (você pode encontrar uma versão mais recente aqui em Huckberry.com). Possui lapelas funcionais. O que isto significa é que posso levantar a gola e existem botões funcionais que me permitem abotoar até ao pescoço.
Acho que uso esse recurso o tempo todo durante os meses frios. (Eu também gosto que isso me faça parecer um vilão de Bond, ou talvez mais precisamente, um oficial de um Star Destroyer).
Se você não quiser ir tão longe (lapelas funcionais são uma opção mais casual), considere escolher lapelas maiores. Lapelas grandes poderia fornecem um pouco mais de calor, pois fornecem mais cobertura no peito.
Tenho um sobretudo com grandes lapelas Ulster, que às vezes coloco dentro da jaqueta para proteger o peito do frio quando não tenho cachecol.
Cubra os tornozelos: não faça pausa
Como última variação deste tema, sugiro escolher um intervalo de um quarto a meio para as calças do seu terno de inverno.
Embora o no-break possa parecer bom, ele expõe um pouco os tornozelos. Você não quer isso no inverno. Você quer ser encoberto.
Se você é um devoto do visual recortado, considere fugir da sua norma desta vez.
Confira lojas vintage
Se o dinheiro estiver curto, talvez você não consiga comprar um terno personalizado (espere pagar um mínimo de cerca de US $ 700 por um terno personalizado de qualidade). Nesse caso, você realmente deveria dar uma olhada em lojas vintage, brechós e no eBay. Você pode encontrar algumas peças de qualidade por um preço baixo.
Vou avisá-lo de que é provável que você encontre mais ternos separados (ou seja, apenas calças ou jaquetas) do que ternos completos.
Os melhores lugares para conferir são as lojas nas partes mais ricas da cidade.
Naturalmente, você terá mais sorte em comprar um terno de inverno, digamos, em Minneapolis, do que em Los Angeles.
Pensamentos finais
Se um traje para o frio é adequado ou não para você, depende das circunstâncias da sua vida.
Nem todo mundo precisa de um traje de inverno.
Se você mora em lugares frios, como eu, e se veste pelo menos com certa regularidade, eu recomendo comprar um.
No entanto, se você mora na Flórida ou em Dubai, provavelmente não usaria muito um terno de três peças de lã pesada. Nem faria sentido comprar um se você mora no Maine, mas só se veste uma vez por ano – nesse caso, seria inteligente comprar um terno azul marinho ou cinza carvão em um tecido de três estações para máxima versatilidade.
Os ternos de verão ou de inverno são mais práticos onde você mora? Deixe-me saber nos comentários!