Você está pensando em usar o look jeans com jeans? Aqui estão algumas maneiras de otimizar essa combinação que está na moda, mas é sempre atual.
O jeans percorreu um longo caminho desde suas raízes da classe trabalhadora. Ele até conseguiu se infiltrar em códigos de vestimenta não casuais ocasionalmente. Quando se trata de moda masculina, porém, a maioria das peças com origens práticas acabam se tornando itens básicos.
É por isso que a maioria das roupas e acessórios que vieram do exército, como relógios de campanha (nós preferimos relógios de campanha pequenos), são clássicos da moda masculina.
Ainda assim, você pode pensar que usar um smoking canadense é uma escolha ousada. Pode ser, mas há muitas maneiras de abordá-lo. Você ficaria surpreso com o quão facilmente ele pode se encaixar em uma variedade de estilos pessoais.
Exploraremos isso hoje. Mas primeiro, o que exatamente é um smoking canadense? E como ele ganhou esse nome? Vamos começar por aí.
O que é um smoking canadense?
Um smoking canadense é apenas uma roupa jeans com jeans. Isso significa usar um par de jeans com uma jaqueta jeans. Como ele ganhou esse nome é uma história bem engraçada.
Foi cunhado em 1951. O cantor clássico Bing Crosby quase foi mandado embora do luxuoso Vancouver Hotel porque estava vestindo jeans azul e uma jaqueta jeans.
Art Cameron, o recepcionista do hotel, pensou que ele poderia ser um morador de rua. Felizmente, um carregador de malas (alguém que tinha uma televisão, porque Cameron claramente não tinha) reconheceu a celebridade.
Crosby foi prontamente admitido. Após saber dessa história, a Levi’s criou um smoking jeans personalizado para Crosby, que incluía seus clássicos jeans 501. Ele também apresentava um corpete vermelho e um patch de couro que dizia: “Aviso a todos os homens do hotel”.
Antes de se tornarem moda, os jeans resistentes eram usados principalmente por homens trabalhadores. Mineiros, cowboys e ferroviários eram a clientela inicial da Levi’s. Como tal, o jeans se tornaria um elemento importante do estilo americano.
Até mesmo a marca de roupas preppy Ralph Lauren empregou o smoking canadense para se distinguir. Lauren posicionou suas roupas como preppy, mas não tão enfadonhas quanto as mais tradicionais Brooks Brothers.
Então, até vocês, caras tradicionais amantes de madras, podem usar os catálogos antigos da Ralph Lauren como inspiração para como usar um smoking canadense. Agora, vamos para como usar jeans sobre jeans em diferentes ocasiões.
Como usar jeans com jeans
O smoking canadense realmente só tem dois requisitos, a jaqueta jeans e as calças jeans. Então, você ficaria surpreso com o quanto de remixagem é possível. Claro, essas duas peças ocupam muito espaço no seu corpo. Mas, além delas, vale tudo.
Aqui estão algumas considerações para você personalizar o seu jeans duplo.
Considere o ajuste das calças e do casaco
O ajuste e o corte que você escolher podem mudar completamente o visual inteiro da roupa. Por exemplo, um casaco de trabalho mais fino e jeans slim ficariam mais formais do que jeans boot-cut e uma jaqueta aviador. Você também pode optar por ajustes contrastantes para obter uma silhueta dinâmica.
Por exemplo, você pode participar da tendência oversized usando uma jaqueta oversized, mas calças slim. É definitivamente fashionista, mas os diferentes ajustes se controlam. Parece mais intencional em vez de parecer que você comprou o tamanho errado.
Considere diferentes estilos de jaquetas
Há muitas maneiras diferentes de usar uma jaqueta jeans, em parte porque há muitos estilos de jaquetas jeans por aí. Quanto mais detalhes na jaqueta, mais com aparência de workwear ela é, e mais casual ela é. Jaquetas jeans clássicas, jaquetas estilo militar e jaquetas aviador são todos bons exemplos.
Claro, quanto mais solto o ajuste, mais casual ele é também. Jaquetas aviador geralmente têm detalhes ou golas de lã que adicionam textura e caráter.
Um casaco Harrington fino ou um casaco de trabalho com poucos ou nenhum bolso daria uma silhueta similar a um terno. Então, se você combinasse, digamos, um casaco de trabalho azul-marinho simples com jeans branco, você quase daria o mesmo efeito de um terno casual e quebrado. Enquanto isso, uma jaqueta universitária de jeans tem uma qualidade jovem, perfeita para estilos nostálgicos ou preppy.
Considere a lavagem e o peso do jeans
Há um mundo inteiro de jeans diferentes. Claro, em dias mais quentes, você quer tramas mais leves e cores mais claras. Você pode até optar por chambray em vez de jeans de verdade. Claro, não seria tecnicamente um smoking canadense, mas você ainda conseguiria o mesmo visual sem superaquecer.
Se você quiser ir para o smoking canadense completo de três peças, eu recomendaria uma camisa de chambray em vez de uma camisa jeans verdadeira de qualquer maneira. Ou isso ou vá para uma trama extra leve na camisa. Dessa forma, você não está aumentando muito a silhueta.
Jeans branco é perfeito para a primavera e o verão. Lavagens mais escuras são mais formais do que lavagens mais claras. É por isso que jeans escuros são mais aconselháveis durante situações casuais de negócios do que os claros. Você também pode optar por uma abordagem streetwear descolada e combinar jeans preto com uma jaqueta preta.
Mude a vibe com sua camisa e sapatos
Claro, a camisa, os sapatos e os acessórios que você escolher podem realmente transformar o efeito geral da roupa. Imagine jeans azul, uma jaqueta jeans azul clássica, uma camiseta e tênis.
Agora imagine a mesma roupa com uma camisa social e Oxfords. Claro, o último parece mais elegante do que o primeiro, e tudo o que você fez foi trocar dois itens. Agora imagine os Oxfords trocados por botas de trabalho. Agora, tem mais uma vibe de workwear americana.
Você pode até fechar sua jaqueta jeans, efetivamente fazendo com que ela sirva como camisa, e usar uma jaqueta mais grossa por cima, adicionando dinamismo e diversidade ao seu visual. Você pode até experimentar peças improváveis.
Uma vez usei um colete suéter vermelho, abotoado, jaqueta jeans clara, com calças jeans slim escuras. Parecia estruturado, mas não abafado. Na verdade, incluí na coleção de inspirações de roupas abaixo!
Vá para o Oeste: Faça um smoking texano
Se você gosta de um estilo Western, você também pode dar ao seu smoking canadense um remix texano. Adicione botas de cowboy, uma camisa Western e uma gravata bolo ao seu jeans duplo, e você tem um smoking texano.
Nesta iteração, você pode dizer com justiça que este smoking do Texas também é um smoking canadense. Afinal, os únicos requisitos deste último são atendidos: o jeans duplo. No entanto, um smoking do Texas também pode incluir um blazer. Então, uma jaqueta jeans, calças jeans, gravata bolo e botas de cowboy são texanas e canadenses.
Um blazer, chapéu de cowboy, jeans, botas de cowboy e uma gravata bolo são apenas texanos. Para mais inspiração sobre como se vestir no estilo western, confira nosso guia de roupas western para homens.
Looks jeans com jeans
Aqui estão alguns exemplos de roupas jeans que você pode imitar!
Perguntas frequentes
Ainda tem perguntas? Aqui estão as respostas para algumas perguntas comuns.
Qual é a diferença entre um smoking canadense e um smoking texano?
Um smoking canadense inclui uma jaqueta jeans e jeans. Um smoking texano também pode incluir jeans duplo, mas também teria roupas ocidentais como botas de cowboy e um chapéu de cowboy. Um blazer com jeans e acessórios de cowboy também pode ser considerado um smoking texano.
Quem tornou o smoking canadense famoso?
Bing Crosby quase foi mandado embora de um hotel de luxo em Vancouver por usar jeans com jeans. A Levi’s descobriu isso e fez um smoking jeans para ele.
Qualquer pessoa pode usar um smoking canadense?
Sim, há muitas maneiras de usar um smoking canadense que se adaptam a uma ampla variedade de estilos pessoais.
Nem sempre tendência, sempre relevante
O smoking canadense entra e sai de moda, mas nunca parece totalmente fora de lugar em uma era ou outra. A comunidade hip-hop o adotou desde o início, embora os caimentos fossem mais largos nos anos 90 do que nos anos 2010.
Um exemplo infame do smoking canadense é o momento “ele e ela” de Justin Timberlake e Britney Spears nos anos 2000, que foi recriado em vários tapetes vermelhos.
Certifique-se de ser intencional sobre os detalhes, incluindo a silhueta, para evitar parecer datado. Tenha em mente que jeans sobre jeans é um movimento de estilo avançado. É fácil ficar mal usando jeans na parte de cima e na parte de baixo. Agora você sabe que há muito mais que você pode fazer com ele para acomodar seu próprio estilo!