O que exatamente é um corte de cabelo de cavalheiro? Você ficaria surpreso em saber que há uma variedade de cortes elegantes disponíveis.
Para quem você olha quando pensa em estilo de cavalheiro? Talvez famílias antigas, como os Delanos, Cabots e Astors?
Talvez realeza moderna ou realeza passada por meio de pinturas? Caramba, você pode até olhar para ícones de estilo de celebridades que exalam um visual mais old-world.
Mesmo nesse grupo variado de exemplos potenciais, você notará que há uma ampla variedade de penteados. Isso porque não há um corte de cabelo verdadeiramente cavalheiro.
Vestir-se como um cara elegante significa uma série de coisas, mas elas são, na maioria, ancoradas em coisas testadas e comprovadas. Penteados e cortes elegantes são semelhantes.
Para desmistificar essa terminologia vaga, primeiro perguntaremos: o que é um corte de cabelo cavalheiro?
Então, vamos entrar nas diferentes opções para diferentes estilos pessoais e, claro, diferentes texturas de cabelo. Confie em mim. Qualquer homem, não importa o quão refinado você se considere ou não, pode se ver neste universo de cortes elegantes.
O que é um corte de cabelo cavalheiro?
Bem, primeiro, o que é um cavalheiro? Para esta exploração, vamos defini-lo como alguém que exala classe. Um homem com senso de cultura e polidez, tudo fundamentado em um forte senso de masculinidade.
Sendo assim, considero os cortes de cabelo masculinos respeitosos, acessíveis e lisonjeiros, sem demonstrar vaidade profunda.
Na moda, um cavalheiro respeita códigos de vestimenta, busca ajustes lisonjeiros e incorpora maneiras discretas de se expressar. Mas ele nunca se pavoneia.
Então, infelizmente para vocês, cavalheiros punk rockers por aí, vamos pular os moicanos. Também vamos passar por cima de cabelos muito longos ou qualquer incorporação de tons que não ocorrem na natureza.
Não estou dizendo que roqueiros e rebeldes não podem ser cavalheiros (na verdade, muitos são!). No entanto, estamos indo para uma estética mais particularmente tradicional aqui.
Então, com esse escopo, vamos explorar alguns cortes de cabelo cavalheiros!
O corte de cabelo do cavalheiro: o clássico penteado lateral
Se houver algum corte que possamos chamar o corte de cabelo cavalheiro, pelo menos na sociedade ocidental, é o clássico side sweep. Esse corte de cabelo vem em muitas variantes, mas você consegue isso dividindo o cabelo de um lado e penteando a parte superior e lateral para trás.
As laterais podem ou não ser cortadas mais curtas, mas definitivamente são usadas mais curtas ou apresentam volume tão curto quanto a parte superior.
Então por que considero esse o corte de cabelo do cavalheiro?
Bem, praticamente todo ícone do estilo clássico, e com isso, quero dizer aqueles conhecidos por um visual tradicional e imutável, já o usaram. A alta sociedade, os políticos e a realeza também usam o cabelo assim.
Estou falando de estrelas de cinema como Cary Grant, membros da realeza como o Rei Charles III. Também, celebridades modernas como George Clooney e Leonardo DiCaprio (quando ele está optando por um visual mais tradicional).
Todo James Bond usou esse corte. Seja o visual tradicional de Connery, o corte lateral de Roger Moore dos anos 70 ou o visual rente à cabeça de Daniel Craig.
Você sabe quem mais usou esse estilo? Atores lendários do passado, John Barrymore e o Rei George V. Isso é década de 1920, pessoal.
Não para por aí. Ulysses S. Grant usava um side sweep, assim como Abraham Lincoln. Estamos falando de mais de cem anos de poder de permanência.
Tipos de varreduras laterais
Se você acha que o movimento lateral é muito conservador, experimente qualquer uma dessas versões.
Suponha que você queira um corte de cabelo cavalheiro moderno. Você sempre pode optar por um corte significativamente mais curto nas laterais e manter o cabelo de cima moderadamente esculpido. Mantenha a parte onde está e certifique-se de que o lado menos dominante da parte fique para trás.
Se você tem cabelo cacheado ou ondulado, você é bem-vinda a deixar o lado dominante mostrar um pouco dessa textura natural. Você pode talvez deixá-lo cair um pouco para o lado, acima da orelha.
O corte de cabelo de um cavalheiro não precisa ser formal.
Você também pode optar pelo que é conhecido como Cosmopolitan ou Valentino. Ele foi nomeado em homenagem ao icônico ator italiano Rudolph Valentino, que alisou o cabelo todo para trás.
Criou uma silhueta interrompida e exigiu muitos produtos para o cabelo. É como uma versão limpa e alisada do que alguns podem chamar de cabeça de capacete.
Os reis do passado usavam uma varredura lateral chamada aristocrata, que envolvia uma silhueta alada onde seu cabelo encontra sua testa. Isso também era usado com uma parte do meio.
Corte longo de cavalheiro
Quando se trata de cortes de cabelo masculinos modernos, há maneiras de deixar seus cabelos mais longos do que o esperado.
Se você tem cabelo super fino e fino, no entanto, você pode querer ficar com cortes mais curtos. Eu daria o mesmo conselho para aqueles com cabelo super cacheado e grosso. Esses tipos tendem a crescer para cima em vez de para baixo, e você não pode domá-los facilmente com produtos para o cabelo.
Para conseguir um corte longo de cavalheiro, é fundamental que você cuide bem do seu cabelo. Isso significa lavar com xampu e condicionamento. Também significa garantir que você está cortando as pontas para que pontas duplas não se formem.
Lembre-se, pode haver várias definições de um cavalheiro, mas ele definitivamente tem respeito próprio.
Embora eu ame o visual praiano e salgado de um surfista, isso pode ser um pouco casual demais.
Divida o cabelo para o lado de modo que pareça o começo de uma varredura lateral, então deixe-o cair naturalmente para os lados. Não deixe que ele entre nos seus olhos.
Um pouco de textura na parte de trás, que um barbeiro pode ajudar a fazer, aparando alguns cachos, pode adicionar uma estrutura elegante.
E o mais importante, certifique-se de se vestir bem. Eu sei que isso nem precisa ser dito quando você está tentando parecer elegante. Mas é especialmente importante quando você está usando seu cabelo dessa forma relativamente casual.
Novamente, esta é uma abordagem mais moderna à gentileza — seus avós podem ou não aprovar cabelos longos.
Você não pode errar com cabelo curto
Agora, o outro lado do espectro. Não importa se você está penteando o cabelo para o lado ou repartindo-o no meio, exibindo seu tipo natural de cabelo ou penteando-o para baixo, você não pode errar com cabelo curto.
A maioria dos cortes não dramáticos pode ser chamada de corte de cabelo cavalheiro clássico.
Na verdade, tire uma página do livro de cortes de cabelo masculinos dos anos 1950. Veja todas as opções curtas. Elas ainda são válidas hoje.
O corte regular, por exemplo, é apenas uma varredura lateral puxada para trás. Ele fica ótimo em qualquer formato de rosto e sempre faz você parecer limpo e arrumado.
O Ivy League é como um corte militar, mas longo o suficiente para ser repartido de lado. Ou você pode evitar a divisão completamente, optar por um corte militar mais longo e adicionar textura. Você pode até optar por alguns espetos leves e suaves (desde que não fiquem retos, no estilo Bart Simpson).
O contorno universitário é outro corte popular dos anos 50 que você ainda vê hoje. É um corte mais rente nas laterais, com cabelo mais longo em cima que é então penteado para trás, ou primeiro repartido e depois penteado para trás.
Basicamente, os penteados de cavalheiro tendem a ser curtos porque funcionam para todas as texturas. Quando cortados curtos, os cabelos grossos e cacheados parecem arrumados e fáceis de manter. Enquanto isso, os cabelos lisos e finos não parecem fibrosos.
Não importa o atalho, a limpeza exala um nível de cuidado consigo mesmo.
Adicionando um Taper Fade ao corte de cabelo de um cavalheiro
Lembra quando eu disse que a maioria dos atalhos não dramáticos podem parecer bem nobres? Bem, quando digo dramático, estou me referindo a texturas duras e gelificadas, cores não naturais e desbotamento flagrante.
No entanto, um fade cônico funciona perfeitamente com qualquer um dos cortes mencionados acima!
Na verdade, eles acrescentam um visual fresco e imaculado. Mesmo que você não esteja usando um produto, um fade garante que o cabelo nas laterais e no pescoço não caia aleatoriamente em lugar nenhum.
Novamente, apenas certifique-se de que é um fade limpo e gradual. Não fique completamente careca no final do afunilamento, ou pelo menos deixe-o a ponto de ser difícil dizer se o seu barbeiro lhe deu um zumbido de nível zero.
Esse tipo de desbotamento fica ótimo para quem tem cabelos grossos, pois adiciona estrutura à silhueta da cabeça.
Cavalheiros Podem Ficar Carecas
Felizmente, há muitos tratamentos de aparência natural disponíveis hoje que podem ajudar com a calvície de padrão masculino. No entanto, não é absolutamente nada para se envergonhar.
Não penteie o cabelo de forma que uma rajada de vento possa deixá-lo exposto, especialmente na parte da frente da cabeça.
Cavalheiros fortes, talentosos e respeitados ostentavam cabeças calvas. De fato, voltando à história dos cavalheiros, nobres de culturas passadas frequentemente raspavam suas cabeças. Alguns faraós, outros reis africanos e vários ex-presidentes ostentavam cabeças descobertas.
Conclusão: Traga à tona o seu cavalheiro interior
Quando se trata de cortes de cabelo e penteados de cavalheiros, há uma variedade para escolher. Novamente, eu afirmo que o corte lateral é o ideal, quer você esteja tentando parecer um homem de lazer ou um CEO.
E, novamente, hoje em dia, você definitivamente pode parecer elegante com cabelos longos, mas um corte de cabelo curto de cavalheiro é uma garantia. E um cavalheiro não tem vergonha de seus genes. Se você é careca, use-o com orgulho.