Dominar a paleta de primavera pode ser complicado – veja como acertar.
De todos os elementos do estilo masculino, a cor é um dos mais assustadores. É fácil definir as cores neutras básicas, mas experimentar cores fortes é excepcionalmente difícil. Errar até mesmo uma cor de destaque pode ser uma gafe, então você precisa ser extremamente cuidadoso.
E, tradicionalmente, a cor na moda masculina apresenta muitas limitações. De “nada de marrom na cidade” a “nada de branco depois do Dia do Trabalho”, o estilo masculino está cheio de regras sobre cores. É difícil saber quais regras estão desatualizadas e quais você ainda deve seguir (principalmente).
E além de tudo isso, há a sazonalidade a ser levada em consideração.
A sazonalidade nas roupas é complicada porque muitas vezes é simplificada demais. As roupas sempre refletiram as cores naturais e, portanto, a mudança das estações. No entanto, isso não significa que você precise usar as mesmas quatro cores em cada temporada.
Em outras palavras, usar cores sazonais não significa usar apenas as cores mais proeminentes. Por exemplo, marrom e laranja são as principais cores do outono, mas berinjela e azul pulverulento são igualmente outonais.
O que isso significa para as cores da primavera? Resumindo, você não precisa se limitar a cores mais claras e pastéis. A primavera oferece todos os tipos de opções – você só precisa saber quais são.
Quais cores os homens usam na primavera?
As cores tradicionais dominantes da primavera para os homens incluem amarelo, verde claro, rosa e roxo.
Basicamente, as cores clássicas da primavera são tons claros e frios que refletem a flora dominante da estação. Os pastéis também são cores primaveris por excelência devido às suas associações com o feriado da Páscoa.
Em algum momento, essa paleta de primavera se tornou o padrão, o que significa que é muito fácil encontrar roupas nesses tons.
No entanto, existem cores primaveris menos comuns que são tão sazonais quanto as clássicas.
Essas outras cores da primavera incluem:
- Verde oliva: Tons ricos e terrosos que evocam a folhagem
- Cinzas claros: Neutros claros que funcionam bem em conjunto com cores mais ricas da primavera
- Azuis claros/pastel: cores brilhantes, mas sutis, que lembram campainhas e miosótis
- Castanhos claros/bronzeados/beges: tons claros que acrescentam terrosos a looks coloridos
- Off-whites: substitutos casuais para brancos puros
Embora essas cores sejam menos comuns em roupas de primavera, elas não são menos apropriadas para a estação por causa disso.
Os homens podem usar cores escuras na primavera?
Até agora, todas essas cores primaveris estiveram na extremidade mais clara do espectro. Mas e os tons mais escuros?
Mesmo que as cores mais escuras não venham imediatamente à mente quando você pensa na primavera, muitas delas são apropriadas para a estação.
Primeiro, existem os neutros escuros: preto, cinza e marinho. Não são cores primaveris, mas por serem neutras, funcionam o ano todo.
Em segundo lugar, existem algumas cores escuras que estão mais ligadas sazonalmente à primavera. Em geral, verdes escuros, roxos e marrons geralmente se encaixam perfeitamente em uma paleta de cores primaveris. Alguns vermelhos profundos funcionarão, mas se você usar o vermelho como cor principal, opte por um tom mais suave.
Claro, ao escolher cores escuras para a primavera, tome cuidado ao escolher a tonalidade específica. Por exemplo, um lavanda escuro é uma cor fantástica de primavera, mas uma berinjela escura é mais outonal.
Cores de primavera para homens: 5 ideias de roupas
Precisa de alguma inspiração sazonal? Confira essas 5 combinações de cores de primavera que qualquer pessoa pode usar sem esforço.
Cores Brilhantes Clássicas
Vamos começar com os clássicos tons pastéis de primavera. São muito fáceis de misturar e combinar, mas combinar rosa e verde é um excelente ponto de partida.
Se você quiser algo um pouco menos ousado, incorpore um tom neutro e/ou use tons pastéis como cores de destaque. Por exemplo, você pode combinar uma camisa rosa com calças cinza para um look simples de primavera.
Tons Terrestres Dominantes
Para algo que não seja tão ousado, tente usar tons terrosos como oliva e marrom claro a médio.
Você pode usar exclusivamente tons terrosos, mas também pode adicionar facilmente tons neutros e cores mais ousadas. Esta roupa combina muito bem uma jaqueta bomber verde-oliva e calça de veludo marrom com um cardigã cinza e uma camisa azul clara.
Cores primárias
As cores primárias sempre andam juntas, então uma paleta primária é uma ótima maneira de experimentar tons facilmente.
Neste caso, isso significa “realçar” as cores com um dourado rico, mas suave, um azul pulverulento e vermelhos rosados.
Pastéis casuais
Mantenha a simplicidade usando apenas um tom pastel (ou mesmo um tom adjacente ao pastel) e complementando-o com tons neutros.
Esta roupa apresenta um matcha pastel suave e um chapéu em tom semelhante justaposto com jeans de lavagem média e branco.
Tons mais escuros
Não gosta de cores brilhantes? Você ainda pode parecer elástico – basta abraçar os tons menos óbvios da estação. Este ajuste faz exatamente isso com uma jaqueta azul marinho escura e calças marrom.
Lembre-se de que a escolha da roupa é tão importante quanto a cor. Por exemplo, uma jaqueta mais leve é mais uma peça de roupa de primavera, então funciona bem aqui. Essa roupa ficaria mais invernal com, digamos, um casaco de carro mais pesado.
Quando se trata de incorporar cores da primavera em seu guarda-roupa, o terno é uma história um pouco diferente. Pense desta forma: o verde pastel é uma cor clássica da primavera, mas um terno verde pastel é uma afirmação.
Como os ternos têm partes superiores e inferiores combinando, eles exigem mais sutileza para acertar no que diz respeito à cor.
Na maioria dos casos, o cinza claro é a melhor cor para o traje de primavera. O cinza é um neutro que se encaixa perfeitamente na paleta da estação, mas também não é muito barulhento ou casual.
Basicamente, se você estiver indo para uma ocasião formal – e se for menos formal do que black tie – você pode usar cinza claro.
Dito isto, se está mais perto do inverno e você quer um visual um pouco mais formal, também pode optar por um cinza mais escuro. A tonalidade mais escura será mais apropriada para o período de transição entre as estações.
Azul é outra boa cor de terno de primavera para homens. O azul claro evoca mais a primavera, mas um azul médio também funciona bem.
E, claro, você pode misturar cinza e azul se quiser um equilíbrio entre cores vivas e neutras. Esta também é uma boa escolha para funções mais formais.
É possível usar um terno totalmente pastel, mas há hora e lugar para isso. Um terno rosa pastel provavelmente não vai caber no escritório, mas pode funcionar para um casamento descontraído na primavera.
Por fim, vale ressaltar que o preto é uma cor de terno de primavera tão boa quanto qualquer outra. O preto funciona durante todo o ano, por isso, embora não seja particularmente elástico, é sempre uma aposta segura. (O mesmo vale para a marinha.)
Obtendo as cores certas
Compreender os fundamentos da teoria das cores pode fazer maravilhas para o seu estilo pessoal. O importante é que você entenda por que certas cores funcionam juntas e por que outras não. Memorizar combinações de cores é um bom começo, mas só o levará até certo ponto.
Agora que você tem um ponto de partida para usar as cores da primavera, vá em frente e experimente!
Eu dei a você os fundamentos, para que sua jornada nas cores da primavera não precise parar aqui. Experimente incorporar cores diferentes de maneiras diferentes e descubra o que você mais gosta.
Questões? Comentários? Deixe-os abaixo!