Você provavelmente não precisa salientar que vivemos em tempos estranhos e confusos. Exatamente no mesmo momento, os restos das atitudes arrasadoras e de peste sexual dos anos setenta são (felizmente) o inimigo público número um, no mundo da moda masculina, se tiver um cheiro de década, é uma propriedade quente.
Para a maioria, não há nada mais puro e não adulterado dos anos 70 do que o veludo cotelê, que recuperou sua superfície compulsivamente acariciável nos guarda-roupas masculinos. Graças, em grande parte, à reputação de matar seu apelo sexual mais rápido do que o cabelo das costas, não foi um retorno fácil.
“O problema com o lançamento do veludo cotelê nos anos 1970 é que ele era tingido quase exclusivamente de marrom ou verde, o que significava que era apenas alimento para bibliotecários e professores de geografia, mas agora ele vem em uma grande variedade de pesos e cores”, diz Chris Gove, o diretor criativo da Percival, marca britânica de moda masculina que conhece seu cordão de dentro para fora.
Na verdade, o tecido é muito mais versátil do que muita gente imagina. Se você é um dos pessimistas que pensa que o veludo cotelê é todo grande, folgado e marrom, então estamos chamando de notícia falsa. Hoje em dia, é bem cortado e aparece de maneiras inesperadas. Se você não gosta de canalizar o visual dos anos setenta, há muitos tons mais escuros em oferta, e o cordão não vai mais afogar seu corpo em poças de tecido. Melhor ainda, o veludo cotelê é um AF resistente, o que significa que qualquer coisa que você comprar no tecido deve ir longe.
Dividido peça por peça, aqui está tudo o que você precisa saber sobre como usar cordão de uma forma que não o deixe instantaneamente indecifrável.
Como usar uma camisa de veludo cotelê
Ao ouvir ‘veludo cotelê’, é improvável que uma camisa de veludo cotelê fina (agulha, se você quiser ser técnico) seja a primeira coisa que vem à sua cabeça. São sinais de cordão roxo dignos de vômito ou algo semelhante, certo? Se você tem fobia de veludo cotelê leve a grave, porém, é o lugar perfeito para começar sua reabilitação.
“Uma bela camisa de veludo cotelê pode ser a peça perfeita para adicionar textura ao seu guarda-roupa”, diz Suzie Street, estilista de moda masculina que trabalhou com nomes como Tinie Tempah e Rafferty Law. “Aproveite as ricas opções de cores disponíveis, como verde escuro, mostarda, bordô e marinho, que ficam ótimas em cordão.”
Estilizar sua nova camisa também é um passeio no parque, felizmente. “Combine uma camisa de veludo cotelê com jeans de orla e botas de trabalho para um estilo de inspiração ocidental, ou use-a para atualizar seu guarda-roupa das 9h às 17h, combinando calças sob medida e brogues elegantes”, diz Street.
De acordo com nossos cálculos, isso é aproximadamente o mais longe que é possível chegar do Boogie Nights.
Como usar um terno de veludo cotelê
Tragicamente, mesmo aqueles que conseguem embarcar com um pouco de cordão aqui ou ali rapidamente torcem o nariz para o pai de todos os combos de veludo cotelê: o terno completo de veludo cotelê. Esses alarmes não se justificam mais. A evidência? De designers sofisticados a lojas de rua, o terno de veludo cotelê vem chamando a atenção com seu novo visual há muito tempo para continuar ignorando.
O modelo e influenciador de moda masculina Richard Biedul é há muito tempo um dos maiores entusiastas do terno de veludo cotelê. “Um terno de veludo cotelê deveria canalizar a suavidade de um gigolô dos anos 70, em vez da geekidade de um professor de geografia”, diz ele. Mais fácil falar do que fazer? Não se você prestar a devida atenção ao corte e à cor.
“Adote uma estética vintage, mas torne-a um pouco moderna. Os blazers devem ser macios nos ombros e as calças retas nas pernas. Para as cores pense em marrons, verdes ou azuis e depois finalize o look com malhas por baixo do paletó em uma variação tonal da tonalidade do seu terno”, diz Biedul.
Se você desviar dos óculos graduados, das camisas xadrez e das gravatas elegantes, estará em mãos surpreendentemente seguras.
Como usar um boné de veludo cotelê
Para quem gosta mais de streetwear do que de City boy, o veludo cotelê não está fora dos limites. Um boné com cordão ou snapback oferece uma maneira fácil de acenar para o amor recém-descoberto da moda masculina por esse tecido delicado. O único desafio enfrentado é garantir que você não pareça uma criança crescida a caminho da Disneylândia.
“Um boné de veludo cotelê é a ponte perfeita entre o elegante e o casual, combinando a herança esportiva do boné de beisebol com o toque refinado do veludo cotelê”, diz Rachel Morgans, diretora de compras da loja de departamentos irlandesa Brown Thomas. Por mais que seja um verdadeiro multitarefa, ainda é aconselhável ir devagar com o estilo aventureiro. “Mantenha as coisas simples ao usar um boné de veludo cotelê e evite cores conflitantes ou sobrecarga no tecido”, acrescenta Morgans.
A tampa do cordão pode ser um pouco marcante, então jogue pelo seguro combinando-a com peças simples. Jeans índigo e botas de trabalho marrons mantêm sob controle as tendências mais #fashion do boné de veludo cotelê. Da mesma forma, um moletom simples ou uma camisa aberta sobre uma camiseta branca lisa também garantirá que as coisas não pareçam muito “exageradas”.
Como usar calças de veludo cotelê
Se o seu ponto de referência para calças de veludo cotelê é Jeremy Clarkson fora de serviço, é hora de abrir os olhos para as opções seriamente vestíveis que não têm o propósito singular de atrair homens de uma certa idade.
Assim como o seu cabelo, o corte é tudo quando se trata de calças de veludo cotelê. Estrague tudo e você será ridicularizado impiedosamente. Nesse caso, opte por ajustes de perna reta ou estreita para evitar crises no cordão umbilical.
Uma marca que capitaliza o novo amor da moda masculina pelo veludo cotelê é a The Cords & Co, que dedicou seu nome e propósito a colocar o cordão no mapa da moda masculina mais uma vez. “O veludo cotelê está de volta, e um par de calças contemporâneas de veludo cotelê de 5 bolsos ficará ótimo combinado com uma camiseta branca simples ou um moletom descontraído”, diz o diretor da marca, Omar Varts.
Quando se trata de estilo, trate as calças de veludo cotelê como se fossem estampadas: é melhor usá-las com peças básicas de guarda-roupa mais silenciosas para manter as coisas calmas. E não pense que as calças de veludo cotelê devem ser marrons. Marinho, verde e até preto estão disponíveis e são infinitamente mais fáceis de usar.
Como usar uma camiseta de veludo cotelê
Se tiver roupas de trabalho ou vibrações utilitárias, há 99,9 por cento de chance de adorarmos antes mesmo de vê-lo. Combine isso com um tecido tátil e você terá a magia da moda masculina. Isso é o que uma camiseta de veludo cotelê oferece, que é um casamento feliz entre moda e função.
“Uma jaqueta de veludo cotelê ou uma calça pode ser um pouco intimidante para alguns, mas uma camiseta é uma alternativa fácil de usar: casual e contemporânea, mas ainda com aquela textura adorável que vem com cordão”, diz o diretor criativo de Drake, Michael Hill.
O estilo também é fácil, porque as camisas adoram fazer camadas. “Jogue um sobre uma camisa de botão de tecido Oxford e algumas calças de algodão, ou com uma camisa pólo esportiva e jeans”, diz Hill.
Se você tem medo de apostar no veludo cotelê, uma overshirt é uma boa forma de introduzir textura no look sem chamar muita atenção.
Como usar uma jaqueta de veludo cotelê
Para aqueles que estão convencidos de que o veludo cotelê foi colocado nesta terra para acabar com suas chances de puxar, permita-nos apresentar a jaqueta de veludo cotelê, que – graças aos cortes e cores modernos – não tem nenhuma vibração de boffin quando bem feita.
Mas nem tudo se trata de aparência. Como as ‘gales’ equipadas funcionam como bolsas de ar isolantes, uma jaqueta de veludo cotelê é realmente boa para mantê-lo aquecido.
“O veludo cotelê é um dos tecidos mais táteis e duráveis que existem, suas qualidades térmicas e seu cabo macio são perfeitos para os meses mais frios, tornando-o um tecido ideal para agasalhos”, afirma o designer de moda masculina Oliver Spencer.
A versatilidade é outro dos pontos fortes da jaqueta de veludo cotelê. Quer você escolha um estilo bombardeiro, Harrington ou caminhoneiro, você está livre para ir tão casual ou elegante quanto seu humor desejar. Para Spencer, porém, uma boa peça de malha é sempre uma vencedora. “Combine uma jaqueta de veludo cotelê com um suéter merino de gola redonda ou gola redonda por baixo e, em seguida, opte por uma calça menos texturizada ou jeans índigo para complementar a jaqueta. Finalize com um par de botas ou tênis de couro para um look mais casual.”