A cor sempre foi um assunto controverso na moda masculina. Embora alguns caras se orgulhem de abordar os domínios mais vigorosos da roda de cores, a maioria se contenta em manter as coisas discretas.
Mas embora cores piscantes como preto, branco, cinza e bege sempre tenham sido um pilar no guarda-roupa minimalista, nos últimos anos elas ganharam destaque.
Então, o que isso significa para o seu guarda-roupa? Bem, os neutros não são mais o ato de apoio – eles estão no centro do palco. E embora você possa estar acostumado a pegar uma camiseta branca aqui e uma calça bege ali quando o tempo esquenta, adicione outro tom neutro à mistura e será um jogo mais complicado. Você combina o mesmo tom e corre o risco de parecer um membro de uma boyband dos anos noventa? Ou você usa dois tons diferentes e espera o melhor?
Felizmente, fizemos as tarefas difíceis para você, decodificando os caminhos mais fáceis para uma vestimenta neutra. Porque com essa tendência não há como ficar em cima do muro.
O que são neutros?
Não se engane pensando que os neutros são apenas tons de branco sujo. “Uma cor neutra é qualquer ‘não-cor’, ou seja, qualquer cor que não apareça na roda de cores tradicional, incluindo preto, cinza, branco e tons terrosos como bege e cáqui”, explica a estilista de celebridades Sarah Ann Murray, que vestiu gente como Jonah Hill, Samuel L. Jackson e Charlie Rowe.
Na prática, o termo ‘neutros’ também se refere a uma série de cores que funcionam em conjunto, mesmo quando misturadas no escuro (uma possibilidade real nos meses de inverno). cakewalk, proporcionando a base perfeita para adicionar camadas ou toques de cor.
“Em termos de acessibilidade, uma paleta neutra sempre oferecerá uma opção de estilo adequada para qualquer ocasião, em qualquer época do ano, e há sempre um tom neutro e uma combinação para agradar a todos”, acrescenta Murray. “Além disso, se você estiver comprando com orçamento limitado, esses tons têm a capacidade de elevar a aparência, pois mesmo em materiais baratos eles geralmente dão a aparência de tecidos naturais que geralmente são mais caros.”
6 maneiras fáceis de usar neutros
Todo preto
Não mais exclusivo de adolescentes desajustados e trajes funerários, o herói anônimo do guarda-roupa de todo homem é seu conjunto todo preto – é emagrecedor, requer muito pouca reflexão e pode ser ajustado para se adequar a cada estação.
Para entrar em um território mais sombrio, siga o exemplo dos principais homens do rock, vestindo uma jaqueta de couro sobre um par de jeans justos e uma camiseta cinza escuro com gola redonda. Depois de aprender o básico, você pode começar a trocar os itens por algo mais aventureiro, como jogging preto ou um bombardeiro de camurça.
No entanto, o all-black-errthang não é apenas para ocasiões de folga. Também é possível criar looks mais inteligentes sem parecer que você está fazendo um teste para um remake de Matrix. Comece combinando uma camisa social preta com um terno preto ou uma camisa Oxford preta com um terno carvão. Se o vazio da escuridão for demais, adicione um padrão à mistura para dar algum contraste ao seu visual.
Alfaiataria Neutra
Muitos usam a palavra ‘bege’ como sinônimo de chato, mas quando colocada em uma alfaiataria de corte bem definido, está muito longe de ser plana. Cansado do seu terno azul-marinho surrado? Bege, então – que se danem os odiadores – é o antídoto.
Contrariando o tédio que o seu nome sugere, o bege é na verdade uma cor bastante “ocupada”. O que significa que você atrairá atenção suficiente sem exagerar em outro lugar. Evite gravatas chamativas e lenços de bolso (experimente estilos complementares de cores sólidas em azul, bordô e tons mais escuros de cinza) e seja conservador com sapatos sociais clássicos como base.
Se você estiver interessado em injetar algum caráter no tecido do seu terno, o linho é uma escolha rica em textura e também é um terno de casamento de verão estelar. Alternativamente, experimente veludo cotelê no inverno. Ou, para algo que dura o ano todo, é difícil errar com o algodão.
Separações neutras claras
A alfaiataria hoje não é o que costumava ser. Ao longo da última década, as peças personalizadas tornaram-se totalmente casuais, afastando-se lenta mas seguramente da imagem do dândi de monóculo e bigode.
Então, se você gosta da ideia de uma alfaiataria mais clara, mas tem mais estilo streetwear, reduza a formalidade trocando a camisa por uma camiseta de gola redonda, os brogues por tênis e experimente looks tonais misturando chinos, calças e blazers em cores como bege, branco e bege.
Limite a abordagem tonal a dois itens, mantendo uma peça fora do espectro neutro da luz. Você está optando por um gráfico de pintura limpo e minimalista, não terroso da Home Depot.
Tons de terra
Se o monocromático foi a primeira obsessão totalmente neutra da moda masculina, os tons terrosos são a segunda. Do musgo suave ao cáqui, da areia ao castanho-avermelhado, esta paleta de cores é sem dúvida uma das mais versáteis que existem.
Graças à sua aparência suave, tons mais claros de marrom, verde e laranja são ótimos para usar em camadas quando o tempo esfria. Eles vão aquecer o tom da sua pele muito depois de o bronzeado de verão desaparecer e ficar naquele ponto ideal e casual, tornando-os ideais para tudo, desde o escritório até um conjunto noturno inspirado em Kanye.
Para uma tomada menos rato do deserto, misture algumas cores mais ricas, como laranja queimado, mostarda e tons de azul. Experimente combinar um cardigã leve verde oliva ou marrom com um blazer azul marinho para uma alternativa contemporânea a um terno de três peças. Alternativamente, uma camisa de cambraia usada com calças cor de aveia e uma jaqueta de campo é o look casual perfeito.
Tudo branco
Um dos movimentos mais avançados do manual de moda masculina, há várias coisas a considerar ao usar todo branco se você quiser parecer menos Don Johnson e mais Riviera don.
Mantenha sua aparência branca, não apenas mudando as texturas dos tecidos, mas também as cores. A introdução de tons de marfim e creme na mistura não apenas evita que você pareça desbotado, mas também não parece um imitador de P Diddy.
Experimente combinar uma calça branca de algodão com uma polo creme, uma camiseta de manga comprida ou uma camiseta de malha para um look de fim de semana sólido que o acompanhará facilmente do dia à noite. Basta lembrar que esse look exige uma dose saudável de confiança, um tom de pele pelo menos alguns tons mais escuro do que o claro e bolsos fundos para aquelas inevitáveis contas de lavagem a seco.
Neutros com cor contrastante
Usar tons neutros claros como base de sua roupa e adicionar um tom contrastante, como o laranja, pode ajudar os tons insípidos a se destacarem e impedir que o visual se misture ao fundo.
O truque aqui ainda é garantir que o look combine, o que se consegue melhor optando por tons suaves. Por exemplo, uma jaqueta verde-sálvia é um retumbante sim, enquanto uma jaqueta brilhante estilo anos 80 em limão neon é um não.
Está apreensivo? Mergulhe o dedo do pé (literalmente) neste método, usando os sapatos para trabalhar em um tom um pouco mais forte. Aumente o nível do tênis minimalista com um par feito em camurça rosa suave.
6 peças-chave em uma cor neutra
Calça Jeans Branca
Jeans brancos são moda Marmite, principalmente devido ao fato de que eles podem confundir você com um esquisito Eurotrash. Mas com o estilo certo, é possível sair mais da American Ivy League do que do guerreiro de fim de semana de Ibiza.
Troque os rasgos da boyband e os ajustes skinny que incluem a masculinidade por um ajuste fino atemporal e, em seguida, simplesmente livre-se das meias e tire os mankles. Apenas tome cuidado para que seu pin-roll esteja correto.
Casacos Marrons
É uma afirmação mais ousada do que Kanye dizer que seu último álbum é o melhor já feito, mas vamos nos arriscar para dizer que os neutros são o novo preto. Isto é particularmente verdadeiro no caso de agasalhos, quando os tons escuros podem parecer fúnebres. Em vez disso, arme-se com aquele novo clássico da moda masculina, o casaco camel, bem como uma jaqueta de camurça chocolate de couro marrom.
Calças Cinzentas
Nenhum guarda-roupa bem editado está completo sem um par de calças cinza, sejam elas tiradas de um terno ou de um par independente que parece mais casual. Uma de suas características mais redentoras é que eles oferecem a você a oportunidade de experimentar a cor do seu calçado, então, além de combinar bem com um tênis minimalista, eles também ficam lindos com um par de camurça rosa suave.
Malhas Neutras
As palavras ‘bege’ e ‘malhas’, quando usadas em conjunto, trazem imagens mentais de septuagenários de cardigã, mas é um visual que vai além do purê de comida. Malhas neutras, seja uma gola enrolada com mistura de caxemira ou uma camisa pólo com zíper, são um componente-chave do guarda-roupa masculino. Use o seu para criar looks altos e baixos, seja com calças cinza e tênis minimalistas ou jeans descontraídos de lavagem média e sobretudo.
Tênis branco
Dizer que o tênis branco é parte essencial do guarda-roupa moderno é como afirmar que o céu é azul ou que um urso faz seus negócios na floresta. Muito óbvio. No entanto, chutes despojados realmente se destacam no caso de roupas neutras que sussurram em vez de gritar. Atenha-se ao couro premium e ao mínimo de costuras (que muitas vezes sujam sua aparência muito mais rápido) para ter sempre uma base sólida sobre a qual construir.
Sobrecamisa Oliva
Guerra, hein, para que serve? Absolutamente nada. Exceto, talvez, 75% do que você veste no dia a dia. Veja a camiseta, por exemplo. Embora seja mais um produto de vestuário de trabalho, feito em verde exército, é sem dúvida a peça de transição perfeita: oferecendo todo o calor de uma camisa de flanela com a elegância personalizada de uma jaqueta de campo.