Uma década atrás, quando a hashtag-menswear e o Pitti Peacock tornaram os ternos onipresentes, havia apenas um ajuste que importava. A alfaiataria fina e elegante inspirada em Mad Men – completa com lenços de bolso, gravata sprezzatura e monges duplos – substituiu as roupas quadradas que seu pai usava. As calças largas estavam fora, um pedaço de tornozelo estava na moda.
Agora, porém, você tem opções. O Slim ainda está por aí, mas o skinny também. O clássico da Savile Row também perdura – mais solto, mas mais estruturado – assim como uma nova geração de cortes largos que estão lentamente saindo das passarelas para o mundo real.
Para ajudar você a navegar neste novo mundo de escolhas de vestuário, detalhamos cada tipo de terno para que você possa responder às antigas perguntas sobre como um terno deve ficar, como usá-lo e se ele realmente vai servir em você.
Ternos Skinny
Diz a lenda que quando Hedi Slimane estreou sua inovadora alfaiataria skinny no início dos anos 2000, o falecido Karl Lagerfeld perdeu 3,5 quilos para poder vesti-la. O ajuste preferido por todas as bandas de rock desde então continua, especialmente nas ruas principais, onde os ternos de verão voam para fora a tempo para bailes e casamentos. É um ajuste com uma sensação jovem, em grande parte porque é mais lisonjeiro em corpos que o tempo ainda não suavizou.
Alguns ternos de grife ainda aparecem com esse disfarce, especialmente aqueles com tons de rock ‘n’ roll: pense em Saint Laurent, John Varvatos e Celine. Mas a maior parte vem na extremidade mais acessível, onde não é incomum ver um padrão experimental por toda parte ou até mesmo um terno verde. Esteja ciente de que é um visual implacável, em todos os sentidos – ternos skinny chamam a atenção e, a menos que sejam bem cortados ou tenham alguma elasticidade no tecido, podem ser bem desconfortáveis. Não é algo que seu alfaiate recomendaria. “Não faça isso”, diz Jonathan Loe, coordenador sob medida na loja de roupas formais Oliver Brown de Londres. Mas se você insiste em um terno tão skinny quanto seu jeans, aqui está como.
Como os ternos skinny devem ficar
Um terno skinny deve se ajustar como uma segunda pele, mas isso não significa diminuir o tamanho. Os ombros devem ficar alinhados com os seus, e você ainda deve conseguir abotoar o paletó sem que o tecido puxe. A cintura vai apertar muito agressivamente e as calças, especialmente, vão afinar a partir do cós e terminar estrondo no tornozelo – se eles baterem nos seus sapatos, encurte-os.
Calças justas de terno podem ser um problema para caras com coxas maiores. Jeans resolvem isso adicionando elasticidade, embora isso geralmente não seja o melhor visual em tecidos mais formais. “O tecido precisa de um pouco de facilidade para drapejar e fornecer conforto”, diz Loe. Se você realmente precisar, há alfaiataria com ajuste muscular, mas esteja avisado de que usar tanto poliéster e viscose fará com que você seja um risco de incêndio. Às vezes, tecidos elásticos são melhores deixados na academia.
Vista-se: Adicione um colete, mas certifique-se de que haja espaço suficiente sob o casaco que já está justo.
Vista-se de forma descontraída: Aposte no rock ‘n’ roll e combine a jaqueta com uma camisa estampada animal, jeans skinny e botas Chelsea.
Ternos Slim
Ternos slim-fit são, sem dúvida, os menos na moda, mas talvez ainda sejam os mais fisicamente lisonjeiros. Eles alongam o formato do seu corpo, oferecem espaço suficiente para se movimentar e têm um ar clássico que os torna relativamente atemporais. Eles também têm sido o padrão na última década, o que significa que, sendo a moda a fera inconstante que é, eles agora são coisa do passado.
Dito isso, se você está procurando um terno reserva – o tipo de duas peças azul-marinho que você usaria em casamentos, funerais e entrevistas de emprego – então o slim não é uma má escolha. Ele não vai ficar datado e também sempre fará você ficar bem – o formato extra que ele cria faz suas pernas parecerem mais longas e sua cintura parecer mais fina, o que será útil, pois o corpo abaixo inevitavelmente muda. E quando isso acontecer, o slim sem dúvida estará de volta à moda.
Como ternos slim devem se ajustar
Tudo começa pelos ombros. Eles devem ficar planos contra os seus, assim como o tecido do peito. “Nada de puxões nas costas ou franzidos na frente, ou as lapelas se afastando do corpo”, diz Loe. Em uma jaqueta de dois botões, o de cima deve ficar logo acima do seu umbigo – caras mais baixos podem ir um pouco mais alto, caras mais altos um pouco mais baixo, para equilibrar suas proporções.
A jaqueta aperta o suficiente na cintura para que você possa passar a luz do dia entre a manga e o tronco quando seus braços estiverem pendurados, mas você também deve conseguir encaixar sua mão entre a lapela e seu peito quando estiver abotoada. As calças vão afunilar, mas menos do que em um ajuste skinny. Se você for magro, escolha um par que estreite na coxa; se você for mais atlético, experimente um par que afunile abaixo do joelho. Se o afunilamento for bem suave, você pode se safar com um pouco de tecido em seus sapatos, mas geralmente, eles devem apenas beijar os cadarços.
Vista-se: Cuidado com o excesso de acessórios. Siga Don Draper e opte por uma gravata e um lenço de bolso sutil.
Vista-se de forma descontraída: O uniforme do criativo moderno: troque a camisa por uma camiseta simples e seus sapatos elegantes por tênis brancos.
Ternos regulares
O corte mais clássico de terno masculino, impassível e inflexível às tendências da moda. Como os designers oscilam entre skinny e baggy, o ajuste regular sempre parece um pouco antiquado – nunca é direcional, o que significa que nunca está na moda. Mas é sempre seguro. Um terno de ajuste regular hoje ainda ficará bem em 20 anos, o que talvez seja o padrão na Savile Row, onde eles fazem ternos que você pode passar para seus filhos.
Isso não quer dizer que eles não fiquem bonitos. Na verdade, como você pode ter certeza de que eles nunca sairão de moda, eles são ótimas peças de investimento, e ao escolher tecidos premium ou ir uma ou duas marcas mais luxuosas do que o normal, você obtém todos os benefícios de materiais aprimorados e melhor técnica de corte, com o mesmo custo por uso que você teria de algo mais barato, mas mais fashion.
Como um terno regular deve caber
Novamente, os ombros são essenciais, mas a gola também – ela deve ficar nivelada com a da sua camisa, sem enrugar ou ficar orgulhosa quando o paletó estiver abotoado. “Os ombros devem parecer mais largos, com boa forma na cintura sem muita supressão”, diz Loe. “Deve haver espaço nas costas para movimento e um pouco de espaço na área do bíceps.” O paletó provavelmente será mais longo também – nivelado com a segunda articulação do seu polegar, em vez da primeira.
As calças devem ficar na sua cintura, não nos quadris, e cair retas ou com um afunilamento muito sutil no tornozelo. Esse tecido extra significa que você pode brincar com coisas como pregas (na moda agora, mas provavelmente não em uma década) ou dobras. Quer você vá com bainha ou não, as bainhas devem ficar nos seus cadarços com uma leve “quebra” – que é uma pequena dobra no tecido na sua canela.
Vista-se: Eles são clássicos, então não mexa na fórmula: camisa, gravata estampada, sapatos pretos brilhantes.
Vista-se de forma descontraída: As calças podem substituir as calças chino – experimente-as com tênis e uma jaqueta jeans.
Ternos Relaxados
As passarelas nas últimas temporadas têm sido inundadas com alfaiataria de um tipo muito específico. Solta, esvoaçante, em dívida com a Armani do final dos anos oitenta e com a roupa esportiva do final dos anos noventa. “Os materiais da roupa esportiva permitiram que jovens designers e marcas inovassem usando materiais diferentes, porque é mais aceitável, e usando silhuetas diferentes”, diz o designer de moda masculina Matthew Miller. “Isso [baggy] silhueta que estamos vendo chegando ao traje no momento, tudo deriva de roupas esportivas.”
Essa abordagem não conformista à construção significa que você pode dobrar as regras de estilo também. Esses ternos soltos têm raízes formais, mas são projetados mais para fins de semana do que para o trabalho. “Eu os uso onde eu quiser, com um moletom, com tênis”, diz Miller. “Eu nunca os usaria com um par de sapatos – eles parecem muito quadrados.”
Como um terno relaxado deve se ajustar
É um visual que vive no fio da navalha – se for muito grande, vai parecer que você está vestido com as roupas de trabalho do pai. O corpo pode ser solto, mas você precisa pregar as calças e as mangas – as primeiras no seu pulso, as últimas com uma pequena abertura no seu sapato. “Se forem muito longas, dá a impressão de que o terno todo é muito grande e sem forma”, diz Loe.
Além disso, você pode ir tão solto quanto se sentir confortável (quanto maior o terno, mais na moda). Jaquetas trespassadas são uma particularidade do momento, especialmente usadas abertas e misturadas com outros elementos inesperados, como moletons e joggers.
Vista-se: Aposte no clima antigo e moderno com uma gola alta dos anos 70.
Vista-se de forma descontraída: Siga o exemplo dos garotos descolados da semana de moda e faça de um paletó grande sua nova roupa, por cima de qualquer coisa, de uma camiseta a um moletom com capuz.