Quando alguém descreve o homem perfeito como alguém com cabelos brilhantes pelos quais é possível passar os dedos, é provável que esteja se referindo a uma juba brilhante na cabeça, e não a um tapete felpudo e duro escondido ao norte da sua bunda.
Um dorso peludo crônico, embora não seja um diagnóstico reconhecido clinicamente, é uma aflição peluda que afeta uma porcentagem alarmante da população masculina. “Esses homens geralmente se enquadram em duas categorias”, explica Natasha Darling, dona do salão de beleza masculino Spartan Envy. “Ou seus pelos crescem em tufos principalmente na parte superior e inferior das costas ou eles têm o efeito gorila – pelos muito escuros e densos por toda a parte de trás.”
No entanto, diferentemente de pelos no peito, estilo Tom Selleck, os pelos na parte de trás do tronco tendem a ser mais associados a uma higiene pessoal abaixo da média do que à virilidade e ao machismo sexual. “Coloque desta forma: você não vê muitos anúncios de loção pós-barba apresentando um homem com costas peludas”, acrescenta Tracy Davies da X-It! Male Body Hair Removal em Londres.
Com isso em mente, se você está planejando ficar sem camisa neste verão e está preocupado em ser alvo de caçadores furtivos enquanto toma sol, pode valer a pena se livrar. Mas antes de começar a prender seu barbeador Bic com fita adesiva em um cabo de vassoura e reorganizar todos os espelhos do seu banheiro, vamos primeiro dar uma olhada nos fatos por trás da pele e explorar alguns dos métodos de cuidados masculinos mais favoráveis para manter as costas o menos primatas possível.
Por que as costas peludas?
Como ele não tem nenhuma função aparente além de repelir potenciais parceiros românticos e manter suas costas talvez um oitavo de grau mais quentes durante os meses mais frios, você provavelmente está se perguntando por que tem esse tipo de cabelo. O motivo são seus hormônios.
Antigamente, tanto homens quanto mulheres eram muito mais peludos do que somos hoje, algo que ainda se reflete em nossa abundância de folículos capilares. No entanto, à medida que evoluímos, a necessidade de pelos grossos em todo o corpo tornou-se cada vez menor. A diferença é que a testosterona, o hormônio responsável pelo crescimento dos pelos corporais, é muito mais prevalente em homens do que em mulheres. Então, enquanto o sexo frágil perdia a grande maioria de seus pelos, nós, homens, mantínhamos mais dos nossos. E, dado que alguns homens têm níveis mais altos de testosterona do que outros, certos homens são propensos ao excesso de pelos corporais, inclusive nas costas.
Apesar de costas peludas serem perfeitamente naturais, a sociedade ditou que elas não são as coisas mais agradáveis de se olhar. No entanto, os contras de um tapete de costas peludas vão além da mera estética. “Homens significativamente peludos podem descobrir que seus pelos corporais geram muito calor, o que pode levar ao excesso de transpiração e odor corporal”, diz Darling.
Todos esses fatores combinados fizeram da remoção de pelos das costas um dos tratamentos mais populares entre os homens em salões de beleza no mundo todo. Então, se você está querendo se livrar dos seus, quais são suas opções?
Como corrigi-lo
Então, você tentou e falhou em fazer o “chimpanzé chique” acontecer e agora precisa de uma maneira eficaz de banir aqueles pelos das costas de uma vez por todas. Felizmente, a tendência contínua de cuidados masculinos significa que agora você tem uma boa variedade de opções à sua disposição.
“A remoção de pelos é responsável por cerca de 45 por cento das vendas na maioria dos salões”, diz Davies. “Seja nas costas, áreas íntimas ou em qualquer outro lugar, todos os clientes dizem a mesma coisa – eles se sentem mais limpos.”
Então, se você quer experimentar a mesma sensação de frescor que só vem com costas sem pelos, aqui estão as melhores maneiras de fazer isso.
Barbear
Se você estava evitando a lâmina de barbear por medo de acabar parecendo mais com Chewbacca do que com Oliver Cheshire a longo prazo, não se preocupe: isso não vai acontecer.
“Algumas pessoas acreditam que barbear estimula mais crescimento de pelos, mas não é o caso”, diz Matt Gass, da Associação Britânica de Dermatologistas. “No entanto, a barba por fazer que se segue ao recrescimento pode ser indesejável e barbear-se com frequência pode irritar a pele.”
Mesmo assim, se for apenas uma solução rápida que você precisa e o tempo é uma preocupação, um simples trabalho de lâmina pode funcionar bem. Para fazer isso corretamente, encontre alguém para ajudá-lo (de preferência um amigo ou parente, em vez de apenas uma pessoa aleatória na rua). Certifique-se de que eles limpem qualquer cabelo mais longo com um conjunto de máquinas de cortar cabelo primeiro. Em seguida, usando bastante creme de barbear, instrua-os a começar a remover suavemente o cabelo usando a lâmina, certificando-se de sempre ir no sentido do pelo. Um barbeador de costas (manual ou elétrico) também é uma ótima ideia.
Depois que tudo estiver pronto, limpe-se e você finalmente poderá aproveitar os passeios ao zoológico sem ser perseguido por tratadores frenéticos que acham que você escapou do seu recinto.
Depilação em salão
Simplificando, a depilação com cera é para a depilação o que um porco assado é para um sanduíche de presunto. Exige um pouco mais de esforço, mas nada fará o trabalho tão bem quanto isso.
“A depilação com cera é uma forma de remoção de pelos corporais semipermanente que remove os pelos da raiz”, explica Darling. “Grandes áreas de pelos podem ser removidas rapidamente por meio da depilação com cera, e a área pode permanecer sem pelos por várias semanas.”
Isso dá à depilação com cera uma vantagem sobre a depilação com lâmina, que tenderia a ver os pelos crescerem novamente em apenas 12-24 horas. “Cada indivíduo é diferente”, acrescenta Darling. “Então, enquanto alguns homens podem precisar de depilação apenas ocasionalmente, a maioria precisará dela a cada quatro a seis semanas.”
E não se deixe levar pela ideia de visitar um salão feminino. “O mercado de depilação masculina especializada está crescendo agora, pois os homens estão buscando terapeutas mais experientes que possam proporcionar uma experiência de depilação mais masculina e especializada”, diz Darling. “No final das contas, isso significa mais satisfação do cliente e melhores resultados.”
Laser
Se você já viu Dedo de ouroé provável que você não goste muito da ideia de deitar em um banco enquanto alguém direciona um raio laser em sua direção. No entanto, esse dispositivo em particular não vai cortá-lo ao meio; ele simplesmente vai se livrar de qualquer pelo indesejado.
“Os tratamentos a laser e a luz intensa pulsada (IPL) visam destruir a raiz do pelo permanentemente”, diz Gass.[They] tendem a ser caros [budget around £200 per treatment] e geralmente requerem vários tratamentos ao longo de um período de meses.”
A depilação a laser é um procedimento especializado e você vai querer ter certeza dupla de que está indo ao lugar certo, a menos que queira reviver a cena icônica de Sean Connery. “Essa forma de depilação deve ser feita em uma clínica especial por um operador devidamente qualificado”, acrescenta Gass. “Verifique se eles estão registrados na Healthcare Commission ou na British Medical Laser Association.” Verifique as orientações da FDA nos EUA.
Não é de surpreender que isso possa doer e há efeitos colaterais dos quais você precisa estar ciente, incluindo bolhas, descoloração da pele, inchaço, vermelhidão e cicatrizes. Fale com seu simpático operador de laser da vizinhança sobre tudo isso e evite a luz solar enquanto sua pele se cura.
Depilação em casa
Se a ideia de ter um estranho lhe causando dor não lhe agrada e você prefere estar no controle, há uma alternativa caseira à depilação tradicional de salão que pode ser exatamente o que você está procurando.
“Outra opção é tentar a depilação em casa”, diz Darling. “Isso é muito mais econômico e discreto, mas pode ser mais desconfortável, pois sem treinamento especializado é mais provável que o pelo quebre durante a depilação e você pode até ter hematomas.”
No entanto, se você estiver determinado a tentar fazer isso sozinho, então você vai querer pegar um companheiro e encontrar uma cera natural que possa ser aquecida antes do uso. Certifique-se de que a temperatura não esteja muito alta e então peça ao seu assistente para aplicá-la nas áreas peludas, usando o bastão de madeira fornecido para alisá-la na mesma direção do crescimento.
Depois que você estiver todo ensaboado, seu ajudante pode começar a aplicar as tiras e arrancá-las na direção oposta ao crescimento enquanto você grita e se contorce de agonia.
Abraçando a Fuzz
Uma opção final a considerar quando se trata de lidar com costas peludas é simplesmente aceitá-las. Quem sabe – com um pouco de trabalho, talvez você possa ser o homem que dará às costas de gorila o bom PR de que elas precisam, criando assim um novo paradigma de beleza masculina.
Falando sério, um pouco de cabelo nas costas não é o fim de tudo. Se isso não te preocupa, então poupe-se da dor de cabeça e deixe para lá.