Como muitos clássicos do estilo, a modesta camisa xadrez não vai incendiar o universo tão cedo. Mas em um mundo de camisas florais frívolas e golas cubanas astutas, a camisa xadrez é a parceira pragmática de que todos precisamos, um Eddie firme que nunca vai te decepcionar (contanto que você as estilize corretamente).
Você certamente já tem um casal no seu guarda-roupa e não se preocupe se, curiosamente, não tiver. A reputação deles como um item básico de estilo, livre de cortes e mudanças de estações e tendências da moda, significa que sempre haverá opções disponíveis nas lojas, seja verão ou inverno.
A primeira variante conhecida da camisa xadrez surgiu em 1850 com a camisa xadrez de dois tons da marca americana Woolrich. Ela foi influenciada por um padrão de tartan que pertenceu ao clã do famoso fora da lei escocês Rob Roy McGregor depois que os padrões xadrez foram proibidos na Grã-Bretanha por grande parte do século XVII.
E enquanto os governantes georgianos sucumbiram à mortalidade, a camisa xadrez provou ser imortal, impulsionada por sua reputação como um ícone da moda, usada por todos os ícones do estilo, de John Wayne a Travis Scott, e é tão importante para a moda grunge e o estilo preppy quanto para os hipsters lenhadores.
“A camisa xadrez é uma constante”, diz Beth Pettet, sócia e chefe de compras de moda masculina na John Lewis. “É um item que combina tanto com um par casual de jeans ou shorts quanto com uma calça chino mais elegante, preenchendo a lacuna entre o casual complicado e a vibração elegante que os homens estão cada vez mais tendo que navegar quando as regras não são mais claras.
“Resumindo, uma espécie de cobertor de segurança para os dias em que você não tem tempo para pensar muito sobre o que vestir, mas ainda precisa estar estiloso para o dia seguinte.”
O que procurar
“Linhas limpas, designs descomplicados e cores simples garantirão que sua compra não fique datada”, diz Pettet. “Azuis frescos, índigos e crus sempre parecem modernos, mas tons mais quentes são ótimos para o outono e são cada vez mais relevantes.”
Para modernizar esse estilo antigo, Pettet recomenda procurar diferentes texturas e tecidos para adicionar um elemento extra ao seu ‘fit. “De misturas de linho e algodão a seersucker nos meses de verão, passando por algodões escovados e flanelas no outono, escolher um tecido com alguma substância dará algum interesse e vida nova a esse visual e impedirá que os xadrezes pareçam muito planos.”
Outra coisa para lembrar quando você estiver usando xadrez: vista-se de acordo com seu tipo de corpo. Xadrez maior fará você parecer mais largo – um aliado útil para caras altos e magros – enquanto micro xadrez pode ser útil para aqueles com uma estatura mais leve.
Esses são os principais estilos que você deve procurar.
Camisas xadrez Buffalo
O OG do mundo das camisas xadrez, o xadrez de búfalo carrega grande poder transformador, efetivamente transformando o mais inocente dos coroinhas em um bad boy astuto de uma só vez. Tudo se resume às suas origens de roupas de trabalho robustas e à longa linha de tipos de moda durões que carregaram o visual ao longo dos anos, de Kurt Cobain a David Beckham.
Um tecido listrado de duas ou três cores com grandes quadrados de tamanho igual, o xadrez de búfalo é ousado, simples e eficaz. Vermelho e preto são clássicos, mesmo que ainda estejam sacudindo conotações de baristas barbudos de 2012. Seja qual for a cor que você escolher, não é para o escritório abotoado, mas é muito mais adequado para o ar livre (ou, na falta disso, um espaço de coworking moderno).
Obter a aparência
Ou aproveite as vibrações do rocker neste ou canalize seu lenhador interior. Ambos os visuais são semelhantes, com destaque para o xadrez de búfalo, mas com o primeiro, você vai querer combinar com um jeans preto skinny, enquanto o último visual requer um par de jeans mais largo e de lavagem média.
Camisas Madras
Tomando seu nome do antigo nome de Chennai, uma cidade no sul da Índia, a camisa Madras, como o xadrez, refere-se tecnicamente ao nome do tecido, não ao xadrez. É feita de uma fibra de algodão muito curta, o que a torna extremamente leve, mas também resulta em pequenas saliências se formando durante o processo de fabricação, dando a ela uma textura única semelhante ao seersucker. Alegre no estilo e na fabricação.
Tornou-se o favorito da elite americana preppy na década de 1960, sendo visto como um símbolo de status exótico por aqueles que podiam pagar pela peça cara de enviar e ainda é uma alternativa um pouco mais elegante ao xadrez tartan mais resistente. O xadrez Madras geralmente vem em cores mais selvagens do que outros tipos de camisa, especialmente no verão.
Obter a aparência
Lean preppy, para capturar um pouco do prestígio de meados do século dessa camisa. Estamos falando de calças chino slim com bainhas dobradas e tênis de lona abaixo. Se for uma opção de manga longa, arregace as mangas para que o visual não pareça rígido e coloque um blazer leve, mas tome cuidado para não trazer muitos tons conflitantes ao visual.
Camisas xadrez guingão
O xadrez mais elegante do tabuleiro de xadrez, o guingão geralmente é moldado em branco e diferentes tons de vermelho ou azul. Em vez de ser tecido em um tecido xadrez, é mais provável que seja visto em um fio de algodão de peso médio ou linho no verão. Sequestrado como uma assinatura de estilo pelos mods e pela marca britânica Ben Sherman na década de 1960, era normalmente usado em um uniforme mod enfiado em jeans com suspensórios por cima, embora interpretações preppy também funcionem.
Obter a aparência
Os mods tiveram a ideia certa ao tentar deixar esse padrão arrumado e casual-inteligente. Use sem acessórios, para que sua roupa não se torne um traje, e enfiado em um jeans slim de lavagem média com uma jaqueta Harrington preta por cima no outono e inverno. Pode parecer bem elegante, de fato, enfiado sob um terno azul-marinho.
Camisas Tartan
Das centenas de clãs escoceses que possuem seu próprio xadrez tartan às inúmeras marcas que adotaram suas próprias assinaturas tartan (Vivienne Westwood, Burberry, Aquascutum, Barbour – poderíamos continuar), o xadrez tartan se tornou sinônimo de luxo da moda. Isso se deve em grande parte à distinção de seus padrões, que causarão impacto nas camisas tanto quanto causariam em um kilt.
Obter a aparência
Se você se considera um punk, um tartan vermelho é praticamente um item padrão. Para todos os outros, tons mais escuros funcionam melhor, e considere uma camiseta por baixo ou um sobretudo (dependendo do clima) para quebrar o padrão complexo. “Combine com alguns tênis bem amados ou usados e jeans mais leves e soltos em vez de sempre combiná-los com botas para que pareçam frescos”, diz Pettet.
Camisas xadrez de vidraça
Grande e ousado, ninguém coloca o windowpane check no canto. Ele se distingue por seus grandes contornos retangulares que se acomodam presunçosamente sobre um fundo de cor diferente. Os quadrados contrastantes se destacam, o que o torna uma fonte de atenção – e, consequentemente, é bem difícil de usar.
Se você tem um pouco de barriga, por exemplo, você pode querer procurar por um xadrez de janela mais sutil e claro, em um tom que combine com o tom, para que os olhos não sejam atraídos para uma área que você não gostaria que chamasse a atenção.
Obter a aparência
Você não combate fogo com fogo, e como tal é melhor jogar pelo seguro com o resto da sua roupa se você estiver usando windowpane. Experimente calças pretas simples com a camisa para dentro ou um casaco azul marinho volumoso que permite que uma pequena janela de xadrez de parar o show apareça.
Camisas xadrez Tattersall
Começando como um padrão em mantas de cavalo do século XVIII (o nome vem de um histórico leiloeiro de cavalos britânico), o xadrez tattersall é criado pela combinação de uma faixa horizontal com listras finas e verticais. O resultado é uma grade de pequenos quadrados em sua camisa. Suas origens nas corridas de cavalos o tornaram uma parte firme do vestuário externo britânico e um visual geralmente reservado para nossa versão moderna do que você chamaria de nobreza rural (pessoas elegantes, basicamente).
Obter a aparência
Mantenha o xadrez tattersall com sua família de outerwear britânica e você não pode errar. Jaquetas Barbour enceradas e botas Wellington são onde esse estilo parece mais confortável, mas você também pode querer experimentá-lo por baixo de um terno preto slim-fit para um estilo fresco high-low.
Camisas xadrez do príncipe de Gales
Mais comumente visto em peças de vestuário externo como alfaiataria e sobretudos de inverno, o xadrez Príncipe de Gales é uma assinatura da moda britânica elegante. Nomeado em homenagem ao famoso ícone da moda, o Duque de Windsor, quando ele era conhecido como Príncipe de Gales, é caracterizado por grandes quadrados se unindo a um xadrez preto ou marrom e branco com uma veia contrastante de overcheck azul, rosa, vermelho ou verde.
Parece complicado, mas o resultado é um dos xadrezes mais fáceis de usar desta lista e um passaporte instantâneo para o lounge de primeira classe da moda masculina.
Obter a aparência
Este é um xadrez de pé que merece uma roupa de pé para ficar ao lado dele. Use como uma variação sutil na sua rotação de camisas de escritório, sentada ao lado de um terno azul-marinho ou preto simples. Ternos cinza tendem a ter um xadrez, então é melhor ficar longe, para que o evento não fique muito pesado.