A nostalgia pode ser uma coisa terrível. Olhar para os bons e velhos tempos pode distraí-lo do que está agora e do que está por vir, e isso geralmente é uma coisa ruim. Não quando se trata de moda, no entanto, e definitivamente não quando se trata de tênis retrô.
Os melhores tênis geralmente são antigos, mais velhos que seu pai. Silhuetas clássicas, geralmente originárias do esporte e encontrando seu caminho para o vestuário casual, permaneceram relativamente inalteradas por décadas (há algumas nesta lista perto de ver um século). Quer você esteja tentando parecer retrô ou não, esses designs resistiram ao teste do tempo – e não vão a lugar nenhum tão cedo.
Nos últimos cinco anos, vimos a indústria de tênis explodir. O mercado de calçados do Reino Unido sozinho deve crescer para cerca de £ 9,5 bilhões até 2022.
Quer entrar na ação? Bem antes de você pular na próxima colaboração da Supreme e fazer uma segunda hipoteca, confira os melhores tênis retrô que você ainda pode comprar hoje. Todos esses estilos ostentam sua própria história distinta e essencialmente pavimentaram o caminho para todos os outros designs de tênis hoje. Eles são os clássicos, o equivalente do mundo dos tênis a Shakespeare e Marlowe – os criadores e ainda os melhores.
O Tênis Esportivo Canvas
Um calçado esportivo feito para praticar esportes de verdade. Quem imaginaria? Sim, antes das quedas limitadas de tênis superfaturados projetados por nomes badalados da alta costura, as pessoas usavam tênis para se exercitar. Em 1919, Chuck Taylor jogou sua primeira partida de basquete universitário com um par de tênis Converse de cano alto e, em 1922, foi contratado pela empresa como representante de vendas, viajando por todos os Estados Unidos vendendo os agora icônicos tênis de lona que ainda levam seu nome.
Isso foi antes de as entressolas serem introduzidas e aqueles primeiros Chucks tinham solas feitas de couro de sapato padrão. Praticamente todo o resto permaneceu praticamente inalterado nas décadas seguintes: o cabedal macio e desestruturado, a biqueira de borracha branca, a marca redonda distinta – um ícone de design genuíno que acompanhou todas as tendências de tênis nas décadas seguintes, até o Chuck Taylor Virgil Abloh Off-White transparente de 2018.
Mas a Converse não é a única marca que produziu um tênis de lona all-star na primeira metade do século XX. A marca italiana de calçados Superga lançou seu modelo 2750 em 1925, a marca eslovaca Novesta está no mercado desde os anos 30 e a Pro-Keds produziu seu primeiro tênis de basquete em 1949.
Nenhum deles poderia ser chamado de tênis de performance no mundo atual de solas de retorno de energia e cabedais flyknit, mas eles sempre terão uma boa aparência. Eles podem ser punk ou preppy, hip-hop ou rock n roll e são uma das poucas coisas no seu guarda-roupa que tendem a ficar melhores com a idade.
O Tênis Minimalista
O tênis mais vendido de todos os tempos da Adidas fez sua estreia na quadra de tênis. Em 1965, o que hoje conhecemos como Stan Smith recebeu o nome de outro jogador, o francês Robert Haillet (foi alterado após a aposentadoria de Haillet). Mas muitas das marcas registradas do design – o logotipo perfurado de três listras, amortecimento do tendão de Aquiles e contraste verde no calcanhar – estavam lá desde o início.
O tênis tem sido uma fonte rica de desejo dos sneakerheads porque o tradicional código de vestimenta todo branco do esporte gerou algo que a maioria dos homens agora tem em algum lugar no armário: o tênis branco minimalista. Nada de Stan Smith, nada de Common Projects. A maioria das marcas tem uma versão dele e até mesmo outros esportes de raquete contribuíram com alguns tênis retrô que resistiram ao teste do tempo (o Converse Jack Purcell sendo o destaque).
Ainda usado por grandes nomes do esporte como Andy Murray, esse estilo também se ramificou para o mundo do hip hop por meio de nomes como Pharrell Williams e Kanye West, que já o usaram no passado.
O Corredor Retro
Com agasalhos e outras roupas esportivas retrô muito na moda, não é surpresa que os melhores tênis de corrida de décadas passadas também estejam no topo das listas de desejos.
Não se pode falar de tênis de corrida sem mencionar
O que antes eram considerados calçados de performance agora são pesos pesados impraticáveis, mas ficam ótimos com jeans ou chinos com punhos, mesmo que seja improvável que você quebre seu recorde pessoal de meia maratona com eles. Para estilizar, pense em cabedais de camurça e couro patchwork e cores suaves que contrastam fortemente com os tons brilhantes usados pelos atletas de hoje.
Confira o clássico M320 da New Balance (nomeado como o tênis de corrida número um pela Mundo do Corredor em 1976, você sabe) ou designs da Adidas, Diadora e Puma, que mantêm o apelo vintage sem o cheiro de décadas atrás.
O treinador casual de futebol
Como parte do boom mais amplo em roupas esportivas, o futebol casual tem sido um ponto de referência para designers e crianças do streetwear nos últimos anos. Os chapéus de balde estão de volta. Stone Island e Sergio Tacchini estão de volta. E também os tênis de terraço.
A Adidas é a confortável vencedora da liga neste estilo com seu trio de superestrelas, os modelos Hamburg, Samba e Gazelle. Todos elegantes, mas ousados, no entanto, eles eram praticamente um item padrão nas arquibancadas do futebol britânico nos anos 80 e 90. Fique de olho nos painéis dos dedos em forma de T e marque pontos extras com a parte superior tradicional de camurça e solas de borracha.
Além das três listras, o Reebok Classic é seu super-sub óbvio. Outro campeão dos anos 90, ele foi adotado pela cena streetwear nos últimos anos. Ou para algo diferente, experimente um tênis de treino que se tornou um tênis para espectadores, como o Astro Cup da Puma. Seja qual for o lado que você apoia, estilize-os com jeans slim, uma camisa polo e, opcionalmente, uma cerveja diluída em água.
O Tênis de Skate
Antes de você tentar seu primeiro kickflip com um par surrado de Vans enquanto Sum 41 tocava no alto-falante do seu telefone arcaico, eles eram usados como calçados de trabalho. A loja original da Vans ficava em Anaheim, Califórnia, onde na primeira manhã de sua inauguração em 1966, 12 pessoas compraram Vans #44 Deck Shoes (agora conhecidos como Authentic), que foram fabricados naquele dia e disponibilizados para retirada à tarde.
A partir daí, a reputação da Vans explodiu. A Disneylândia, não muito longe da loja original, fornecia calçados Vans para a força de trabalho do parque, começando com pares totalmente pretos feitos para funcionários do monotrilho. Então, eles ganharam uma reputação dentro da comunidade de patinação de South Cali, principalmente por seu design robusto e sola aderente, que eram ideais para grudar nos decks de suas pranchas.
Avançando para os dias de hoje, a Vans ainda é a marca de tênis de skate mais amada do mundo, e longe dos decks, os estilos da marca se tornaram uma substituição moderna e casual para calçados mais inteligentes para combinar com alfaiataria. Se a Vans for muito onipresente para você, experimente a Converse One Star ou
O cano alto do basquete
Para alguns hypebeasts, os melhores tênis de basquete não são para usar, dentro ou fora da quadra. Eles devem ser emoldurados e pendurados com orgulho, como se o seu retrato da escola estivesse na casa da sua avó. Adidas e Reebok têm alguns tênis cult, mas
A linha remonta a 1984, quando foram feitos pela primeira vez para Michael Jordan. Houve centenas de iterações desde então. É uma silhueta clássica e uma tela em branco suficiente para atualizações e colaborações contínuas – um verdadeiro chamariz para colecionadores.
Mas os Jordans não foram os primeiros tênis icônicos de basquete. Antes dos muitos lançamentos de MJ,
Fora da quadra, silhuetas de basquete robustas funcionam melhor com visuais de hip-hop e streetwear. Pense em jeans relaxados, joggers, jaquetas statement e camisetas simples que deixam seus calçados falarem por si.