Existem duas regras simples para ter uma pequena coleção de calçados masculinos que seja versátil o suficiente para cobrir todos os tipos essenciais de calçados masculinos. A primeira: renuncie à moda e aposte em estilos clássicos. A segunda: gaste o máximo que puder. Pense em qualidade, não em quantidade, porque o velho ditado é verdadeiro. Seus sapatos são frequentemente a primeira coisa que as pessoas notam em você, especialmente se eles parecem ter passado por muitos quarteirões.
Já que se trata de ter o mínimo de pares possível, há mais uma regra: seja brutal. Alguns dos nossos estilos favoritos não estão incluídos abaixo porque não são calçados masculinos essenciais se você estiver com orçamento limitado ou tentando economizar espaço. Botas de caminhada? É bom ter, não é preciso ter. O mesmo vale para monk straps, sliders de piscina e até mesmo cano alto.
Mas seja qual for seu visual, seja qual for seu orçamento e o que estiver na agenda para os próximos 12 meses, se você tiver um par de sapatos bem-feitos em cada um dos seguintes estilos, você estará em praticamente todas as situações sociais – do escritório à academia e ao bar – elegantemente calçado. Você nunca mais precisará dar um passo em falso.
Tênis Minimalistas
Os tênis chunky podem estar em alta na moda, mas o tênis minimalista é o verdadeiro herói do guarda-roupa. Baseado em um tênis retrô, esse tênis simples se tornou um componente essencial na maioria das nossas roupas nos últimos anos e deve estar no seu também. O verdadeiro negócio é desprovido de qualquer logotipo ou marca esportiva óbvia, sulcos grossos ou solas com amortecimento de ar, são feitos de couro (real ou imitação) e nunca devem ser confundidos com plimsoles.
Considere-os seus tênis para qualquer lugar porque seu USP é versatilidade (especialmente em branco). Use-os dia e noite com camisetas e chinos, jeans, shorts e alfaiataria informal. No entanto, eles têm uma data de validade: aquele momento em que começam a parecer ultrapassados, relegá-los a ficar em casa ou fazer tarefas. Nunca os use para exercícios e mantenha-os o mais novos possível – certifique-se de colocar algumas palmilhas desodorizantes no primeiro dia. Common Projects, Axel Arigato, C.QP e Adidas Stan Smiths são algumas das melhores versões que existem.
Sapatos Oxford
Um par de sapatos Oxford é o seu sapato clássico de “escola”: eles são estritamente para o trabalho e ocasiões formais, como casamentos, funerais, batizados e entrevistas de emprego. Basicamente, sempre que você tiver um bom terno ou gravata preta. É frequentemente visto como o sapato para “profissionais” – na verdade, costumava ser um requisito de vestimenta para empregos em bancos na cidade. Um pouco chato, talvez, mas também um par de mãos (ou pés) seguro e o cavalo de batalha em sua coleção de calçados se você tem um trabalho que exige trajes elegantes diários.
Aparentemente, o nome vem de um tipo de meia bota que se tornou popular na Universidade de Oxford nos anos 1800, mas hoje a maioria dos Oxfords será encontrada no formato de sapato. Em termos técnicos de geeks de sapatos, estes são sapatos “fechados”, onde os quartos internos e externos são costurados sob o cabedal (a peça de couro que compõe a frente do sapato) e a língua é costurada separadamente. Um par de alta qualidade é um investimento valioso porque eles nunca deixarão de funcionar para ocasiões elegantes. Alguns dos melhores exemplos são feitos na Inglaterra por Crockett & Jones, Church’s, Loake, Tricker’s e John Lobb.
Sapatos Derby
O sapato Derby é o primo mais robusto do Oxford. É um sapato ‘intermediário’ e o máximo em calçados casuais elegantes. Eles podem afiar jeans cru, assim como afrouxar um terno e são praticamente um item padrão para criativos que usam flat white.
A diferença técnica com um Oxford está na construção; a língua é parte do cabedal (não costurada separadamente) e os quartos são costurados a um ponto de aba de cada lado do cabedal – isso é conhecido como “amarração aberta”. A sola é outro componente essencial do Derby: pode ser de couro ou borracha para maior aderência e durabilidade. A parte superior é costurada à tira de couro conhecida como welt, que é então costurada à palmilha do sapato. Esse método revolucionário tornou os sapatos à prova d’água e, hoje, a Grenson é uma marca de referência para seu Derby de tripla sola.
Por essas razões, os Derbies são calçados práticos que combinam com praticamente tudo. Quanto mais simples o modelo (sem detalhes de brogue, debrum simples), mais versátil o calçado será. Em termos práticos, o formato do Derby também é mais tolerante a pés mais largos com um peito do pé mais alto.
Mocassins de couro
Este tipo de sapato abrange uma variedade de estilos, incluindo o mocassim penny e borla. O slip on tem herança americana e é sinônimo do visual preppy ‘Ivy League’ e do Moonwalk de Michael Jackson. George Henry Bass, fabricante do mocassim penny original, fundou a GH Bass & Co. no Maine, nos Estados Unidos, em 1876. Seus famosos ‘Weejuns’ ainda são o estilo mais notável hoje e foram baseados no sapato de fazenda norueguês.
Seguindo a vibe preppy, mocassins e calças chino são uma combinação clássica. Se parecer muito abafado, é aceitável usar mocassins com e sem meias – aqui está uma oportunidade de experimentar diferentes estampas, padrões, cores – com um punho enrolado. É um sapato fácil e versátil, daí sua adoção por todos, de banqueiros a entusiastas de esportes ao ar livre, punks e garotos de fraternidade da Ivy League. Hoje, sob Alessandro Michele, GucciO mocassim Horsebit da ‘s recuperou o primeiro lugar como o calçado mais desejado pelos homens.
Botas para atividades ao ar livre
Northampton é a capital da indústria de calçados britânica e muito do seu sucesso centenário se deve ao equipamento dos exércitos e trabalhadores britânicos. A maioria das marcas de calçados britânicas se origina deste condado inglês – a vila de Wollaston, por exemplo, é o lar original da Dr Marten’s.
Para qualquer lugar com clima inclemente, as botas de trabalho continuam sendo um tipo essencial de calçado para terrenos difíceis e condições úmidas, o equivalente mais inteligente às botas de borracha. A bota de trabalho Derby com cadarço é uma extensão de forro duplo da versão do calçado e uma relação mais inteligente com a bota de caminhada.
Ela fica excelente com tecidos pesados, como calças de lã ou tweed, cortadas acima do tornozelo. Aliás, Daniel Craig, como James Bond, usou a bota Radnor da Crockett & Jones para cenas em ESPECTRO então você pode ter certeza de que com uma bota Derby você estará pronto para qualquer coisa.
Alpercatas
O tipo mais antigo de calçado do pedaço, a espadrille, está circulando pela Europa desde o século XIV. É um calçado comum que pode ser encontrado barato em mercados do sul da Europa, mas versões mais caras e de grife também são abundantes.
Mais resistentes e versáteis do que chinelos, as alpargatas são bem confortáveis para distâncias curtas e adequadas para praias arenosas e além. O que significa que você pode usá-las da praia ao bar e depois apreciar as vistas da cidade velha.
Os cabedais de lona são respiráveis e cobrem a parte da frente do pé – um bônus se você esqueceu de arrumar as unhas. As alpargatas combinam bem com linho, roupas de praia, shorts, chinos, jeans leves e podem até combinar com um terno de verão na ocasião certa – um casamento à beira da piscina, por exemplo – mas nunca, jamais com meias.
Tênis de corrida
Já ouviu falar de Carolyn Davidson? Duvidamos. Então, você pode se surpreender ao saber que pode estar usando um dos designs dela agora mesmo. Em 1971, Davidson projetou o Nike Logotipo Swoosh – pela soma principesca de US$ 35 (sim, ela foi roubada). O mercado de calçados esportivos vale bilhões hoje – algo que não passou despercebido por marcas de alta costura: versões de grife (superfaturadas) e colaborações infinitas para atrair clientes mais jovens.
Hoje em dia, você pode usar uma infinidade de estilos de tênis com quase tudo, mas, a menos que esteja confiante em desafiar os limites da moda, opte por jeans e roupas esportivas como opções infalíveis. Seja você um fanático por tênis ou apenas goste do fator conforto, certifique-se de sempre ter um par decente para a academia – a New Balance é uma boa opção.
Tênis de corrida adequados dão o suporte certo nos lugares certos e podem ajudar a proteger os pés (especialmente se forem planos) e tornozelos de lesões. (E não se preocupe muito com Carolyn – ela recebeu um anel de diamante e 500 Nike ações alguns anos depois.)
Botas Chelsea
A bota Chelsea original é frequentemente creditada ao fabricante de botas da Rainha Vitória, Sr. J. Sparkes-Hall, em 1837, como uma alternativa às botas de montaria com cadarço. Vimos um ressurgimento na popularidade e afinidade por esse tipo de calçado para homens nos últimos anos. A versatilidade da bota Chelsea é seu verdadeiro ponto de venda. Você poderia facilmente defender que as botas Chelsea apareçam no escritório, fazendo recados, saindo para jantar, em um encontro ou até mesmo em uma caminhada pela vizinhança.
Algumas das melhores botas Chelsea para homens vêm de Oliver CabellBrunello Cucinelli e Clarks. Quando se trata de estilo, você tem algumas opções para suas botas Chelsea. Você pode usar camurça para um acabamento mais casual ou escolher uma opção de couro envernizado para parecer mais elegante.
Botas Chukka
A bota chukka se originou na Índia entre as unidades do exército britânico e posteriormente encontrou seu caminho para o oeste. Hoje, as botas chukka são um dos tipos de botas mais confortáveis e versáteis para usar, combinando bem com calças de trabalho, jeans e chinos.
Botas chukka, que não devem ser confundidas com botas de deserto, são tradicionalmente feitas com couro de bezerro de camurça sem forro em uma sola fina. Se suas botas têm uma sola de crepe, elas provavelmente são botas de deserto.
A distinção é pequena, mas importante. As botas chukka são mais versáteis e um pouco mais elegantes, então você pode usar esse sapato confortável no escritório ou em ocasiões mais formais, enquanto a bota de deserto não se sai tão bem.
Algumas das melhores botas chukka do mercado vêm da Clarks, a escolha dos puristas para chukkas. Você pode conferir Grenson, Myrqvist e Sorel também.
Sapatos Brogues
Um sapato brogue é tradicionalmente um sapato Oxford, com perfurações decorativas por todo o sapato para dar a ele um toque mais fashion. O design distinto do estilo foi criado inicialmente como uma válvula de escape para água de pântano, favorecido por fazendeiros irlandeses que passavam metade do dia de trabalho pisando em campos submersos.
A praticidade abriu caminho para a moda, e agora o sapato brogue é o favorito dos trabalhadores de escritório e pessoas elegantes em todos os lugares. Em uma coleção de sapatos para homens, um par de brogues certamente é um calçado que todo homem deve ter. A Tricker’s faz alguns pares estilosos, assim como a Church’s, Ted Baker e Dune London.
Perguntas frequentes
Quantos tipos de sapatos masculinos existem?
Existem entre 10 e 15 tipos diferentes de calçados para homens, incluindo tênis, brogues, botas Chelsea, alpargatas, mocassins, botas chukka e botas outdoor. Claro, há variações em todos esses estilos e pequenas diferenças, mas essas são as principais categorias de calçados masculinos que todo cara deve ter em sua coleção de calçados.
Quantos sapatos sociais um homem precisa?
Se você está apenas começando em um trabalho de escritório, é uma boa ideia comprar os sapatos sociais masculinos clássicos para começar. Isso inclui um par de sapatos Oxford, sapatos Derby, mocassins e brogues. Você pode adicionar botas Chelsea e sapatos monk strap se quiser, mas comece com os sapatos masculinos essenciais primeiro e aumente sua coleção conforme avança.
Quais são os melhores calçados para uso diário?
Os sapatos mais confortáveis para o uso diário são um par de tênis ou tênis. No entanto, se você vai ao escritório todos os dias e tênis não são apropriados, um par de sapatos Oxford ou Derby se tornará seu favorito diário. Observe que certos pares de tênis podem ser apropriados para negócios, no entanto. Quaisquer que sejam os sapatos que se tornem seus favoritos diários, certifique-se de continuar a mantê-los.
Como escolher calçados para uso diário?
A principal coisa que você precisa pensar é como o sapato veste e se ele é confortável o suficiente para o uso diário. Se um par de sapatos parece um dispositivo de tortura, você não vai querer usá-lo. Antes de comprar, leia avaliações online, experimente um par você mesmo e dê a si mesmo alguns dias para amaciá-lo. É importante considerar a qualidade também. Se você comprar um par de sapatos caros e de alta qualidade, sua carteira pode sofrer, mas seus pés não.