Não é tão difícil se vestir bem, principalmente se você evitar tendências em favor de coisas que não sairão de moda em seis meses. Alguns ternos bem ajustados. Uma variedade de itens básicos de qualidade. Alguns pares de bons sapatos. Parabéns: você completou o estilo.
O único problema em aderir a esses “clássicos atemporais” sobre os quais tanto gostamos de falar é que depois de um tempo eles começam a ficar um pouco, bem, sem graça (para nós tanto quanto para você). Como então mudar a água do banho estagnada da sua rotação sem jogar fora o bebê que é seu guarda-roupa minimalista e cápsula – ou gastar muito?
Se você está preocupado com um guarda-roupa sem graça, abaixo estão sete maneiras de se vestir de forma mais direcional para a primavera e além, sem sair completamente do caminho trans-sazonal. Ou simplesmente maluco.
Intensifique
A tendência atual de sapatos estilo Derby com sola grossa oferece uma oportunidade para você aumentar seu perfil.
“Para conseguir uma vitória rápida, vista-se de baixo para cima”, diz o diretor de estilo do Sr. Porter, Olie Arnold. “Invista em um par de Derbies alternativos, como […] kiltie uns ou […] “trepadeiras grossas de camurça.”
Sim, você está saindo da sua zona de conforto – mas não tanto, porque todo o resto pode permanecer no chão. “Não só todo mundo nota os calçados – lembre-se de que os sapatos são a janela para o seu estilo – mas eles podem trazer um elemento de interesse para uma roupa de clássicos atemporais”, acrescenta Arnold. Em suma, você será duplamente shoegazed.
Códigos de troca
A definição de inanidade é usar a mesma coisa repetidamente, como o famoso fanfarrão Albert Einstein não disse. Felizmente, a solução não é ciência de foguetes.
“Se você tem uma sapateira cheia de tênis, substitua-os por um par de Derbys grossos ou mocassins, ou troque sua jaqueta bomber por um blazer desconstruído”, diz Luke McDonald, estilista do serviço de compras pessoais online Thread.
Ou vice-versa. “Se você está pronto para uma vestimenta elegante, mas não tem opções casuais, tênis minimalistas são perfeitos e ainda ficam ótimos com ternos”, continua McDonald. “Ou se você normalmente usa malhas elegantes por baixo de um casaco, experimente algo mais esportivo, como um moletom com capuz.”
Se você faz parte de um sindicato de pessoas que se vestem de forma parecida, mudar seu estilo também o colocará em uma categoria diferente.
Jumper na onda
Após um período de contenção discreta, a moda masculina mudou para a direção oposta, em direção a peças de destaque que chamam a atenção e chamam a atenção. “Nesta temporada, estampas gráficas e toques de cor são tendências importantes”, diz Arnold.
Se você está compreensivelmente preocupado em se costurar, não fique. “Mesmo que você esteja um pouco cauteloso com algumas das estampas mais selvagens, posso garantir que essa tendência pode ser usada facilmente em malhas”, ele acrescenta. “Um gráfico exagerado ou malha de cor brilhante pode ser o único elemento atraente de uma roupa quando combinado com peças simples, como uma camiseta lisa ou camisa branca com jeans ou calças de frente lisa.”
Em outras palavras, todas as suas outras roupas normcore. Embora o objetivo seja tornar seu visual mais interessante, você ainda precisará dos blocos básicos de construção de um guarda-roupa para evitar ir ao estilo Jared Leto.
Jogue algumas formas
Como um homem de estilo, sem dúvida você tem um primeiro nome com seu alfaiate e conhece suas medidas até um nível atômico. Mas isso é mais uma razão para experimentar algo maior para o tamanho.
“Misture com uma calça de perna mais larga, um suéter mais solto ou uma camisa oversized”, diz McDonald. “Isso pode ser complicado se você estiver em uma ponta fina ou skinny e tiver um guarda-roupa cheio de roupas justas, então comece com uma camiseta se estiver se sentindo cautelosa.”
Novamente, a beleza desse movimento é que ele não permite apenas que você mantenha todo o resto do seu equipamento igual: ele praticamente depende dele para que você mantenha o equilíbrio e não faça dublê de corpo para Tom Hanks quando ele se transforma novamente em criança.
Destaque sua cor
Se sua paleta é restrita exclusivamente a azul-marinho e cinza, com alguns toques de, digamos, preto, então considere isso uma tela em branco para você experimentar.
“Cores fortes adicionarão interesse a um guarda-roupa monótono”, diz McDonald. “Tons de joias funcionam melhor com básicos e tons pastéis podem ser a coisa perfeita para se preparar para a primavera.”
Não é bem David Hockney? Borgonha, oliva e camelo são um nível acima do marinho e cinza, mas ainda são impecáveis, versáteis e nem um pouco sugestivos de um apresentador de TV infantil.
Além disso, há marrom e laranja queimado, cores saídas diretamente do revival dos anos setenta, mas uma perspectiva menos angustiante do que flares. Ou no extremo ousado do espectro, rosa pontual. Apenas atenha-se a uma peça, Picasso.
Ganhe com um golpe
Se a silhueta ou a cor forem um pouco ricas demais para o seu gosto, a textura é uma flexão muito mais discreta que também é frequentemente esquecida. E em um conjunto tom sobre tom, misturar tecidos não é opcional, mas essencial se você não quiser que sua roupa pareça plana.
Ainda mais pilares dos anos setenta, veludo e veludo emprestam uma sensação luxuosa a bombers utilitários e roupas esportivas, como moletons e joggers. Estilos robustos como esses, por sua vez, atenuam as qualidades louche do material e evitam que você se assemelhe Âncora’s Brian Fantana. Não que haja algo errado com alfaiataria de veludo, claro. Mas é uma vibe avançada.
Mais conservadoramente, troque seu terno de lã penteada ou camisa social de popeline de algodão por flanela áspera, ou sua gravata de seda brilhante por lã fosca. Ou emende um par de veludo cotelê entre seus jeans.
Padrão para cima
“Simples” não é complementar. Se tudo no seu armário se mistura em um, então use algum material de padrão disruptivo para quebrar todas essas cores de bloco.
Eleve os padrões nesta temporada com listras verticais, que são um pouco mais desviadas do que as horizontais mais comuns, sem mencionar que são mais emagrecedoras. Ternos, camisas e calças são as linhas óbvias para seguir, mas as riscas finas podem conferir uma formalidade inesperada – e, portanto, interesse – a roupas esportivas e camisetas.
A camisa havaiana também está dizendo aloha novamente para SS18, mais notavelmente na SSS World Corp, a marca fundada pelo ícone do street style Justin O’Shea após sua breve passagem pela Brioni, com destaque para o Metallica. Sim, as estampas podem ser mais chamativas que 11, mas elas são tipicamente atenuadas por serem balançadas em conjunto com cáqui, oliva ou (fade to) preto.