A humilde camiseta é um dos itens mais subestimados do seu guarda-roupa. Depois que o verão passa, ela geralmente fica escondida sob camadas mais quentes, então você seria perdoado por prestar menos atenção do que daria à sua roupa exterior de declaração, mas ela ainda está lá, sempre presente.
Com isso em mente, é mais fácil manter as coisas simples e claras, especialmente se você se preocupa com gráficos chamativos ou com a tendência de logotipos sem sentido que fazem você parecer adolescente, ou que você precisa colocar a roupa em dia.
Mas, a menos que você esteja atrás de um visual limpo e minimalista, há muitas maneiras de brincar com estampas que darão um toque de sabor às suas roupas. Camisetas gráficas não precisam ser chamativas ou opressivas – a simplicidade de algumas pode adicionar outra dimensão aos trajes, suavizando visuais mais elegantes ou trazendo uma declaração adicional a roupas mais simples.
A ascensão da camiseta gráfica
Nos últimos anos, com as tendências do streetwear se infiltrando na alta costura, juntamente com marcas piratas produzindo designs retrô, satíricos e únicos, as estampas gráficas retornaram de uma forma mais acessível e desejável.
Casas de moda tradicionais com estampas, logotipos ou emblemas icônicos como Kenzo, GucciSaint Laurent e Burberry elevaram as coisas, colocando seus designs em destaque nas coleções recentes, resgatando a maneira simples das camisetas gráficas de adicionar identidade a um visual.
Off white
O estilista e consultor de marca Sam Thompson concorda que a nostalgia está no cerne da tendência: “Eu adoro camisetas de bandas antigas, então quando uma marca faz uma versão de uma, isso me lembra de algo que eu comprava em um show quando era mais jovem. É um aceno para uma certa era – é legal vasculhar os arquivos e reeditar logotipos icônicos”.
É interessante agora como a tendência se tornou autorreferencial também, com designers de ponta alterando seus próprios logotipos para parecerem falsos. Marcas piratas sempre brincaram com logotipos de marcas esportivas de alta costura ou estabelecidas, mas agora, designers como Alessandro Michele da Gucci estão invertendo o roteiro e “produzindo logotipos que imitam as peças piratas encontradas nos mercados”. A moda é um jogo estranho.
Maneiras de usar a camiseta com slogan
Camiseta com logotipo
Zara
A inspiração dos anos noventa é onipresente na moda hoje em dia e não vem em uma forma mais flagrante do que a camiseta com logotipo. O básico discreto de suas marcas favoritas de streetwear foi adotado por designers de alta costura recentemente, que vasculharam os arquivos em busca de ícones e emblemas antigos que eles podem colocar grandes e ousados no centro da camiseta para todos verem.
Aqui estamos falando sobre a ostentação definitiva para o Instagram, então escolha uma que ostente mais do que uma tipografia mundana e opte pela camiseta ‘Dragon Tiger’ da Kenzo ou uma clássica Gucci logo one. A marca fala por si aqui, então mantenha as coisas limpas e minimalistas em outros lugares para realmente deixá-la brilhar ou coloque-a sob um blazer elegante para o upgrade casual inteligente definitivo.
Produtos-chave
Camiseta pirata
Zara
Para cada visão literal e direta de uma tendência, uma sátira irônica não ficará muito atrás. Já vimos isso em retornos divertidos e nostálgicos de marcas como Homage Tees, que transformam você em um meme ambulante (parece melhor do que soa, acredite). Mas são as marcas piratas que prosperaram no departamento de camisetas gráficas ultimamente.
Você pode estar familiarizado com o infame Corbyn Nike tee, que dominou nossos feeds do Instagram durante a eleição geral em 2017, enquanto a Sports Banger, sediada no norte de Londres, vem invertendo logotipos e pirateando suas marcas favoritas dos anos 90 para um efeito único há anos. Mantenha as coisas casuais ao arrasar com o visual pirata – opte por alguns joggers técnicos e calce um par de tênis clássicos para acompanhá-los.
Produtos-chave
Camiseta da banda
Primark
Apesar de ser um pilar nos guarda-roupas dos discípulos mais apaixonados da música desde os anos 70, a camiseta de banda, atualmente, possui um sério prestígio de estilo. Celebridades conscientes da moda, como Justin Bieber e Kanye West, são grandes fãs da tendência, misturando produtos retrô com novos designs ou criando suas próprias linhas inspiradas em bandas anteriores.
A marca Yeezus deste último acena para o estilo tipográfico do Metallica – sempre foram bandas dos movimentos rock e punk que se mostraram mais frutíferas quando se trata de converter recordações musicais em roupas desejáveis. Para evitar vaias de “cite cinco dos álbuns deles, cara!”, a chave está no estilo.
Abrace a estética – opte por tons monocromáticos e escolha um ajuste oversized. Coloque-o sobre uma camiseta de manga comprida na cor inversa para manter o gráfico no centro da sua roupa, e mantenha seu jeans no lado skinny ou rasgado para realmente acertar no visual. Você pode até mesmo desfiar seu jeans em casa se quiser um visual único.
Produtos-chave
Impressão completa
Homem Manga
Ao exagerar nas estampas de camisetas, quanto menores os gráficos, melhor — muito grande e você está beirando o traje de piscina (pense nas camisas de Natal mais chamativas do seu pai). Claro, os mais seguros entre nós podem optar por um bretão clássico, mas para os mais aventureiros em termos de vestuário, experimente opções geométricas, camufladas e tie-dye.
Não se perturbe com a estampa cheia – é mais fácil do que você pensa encaixá-la em seus looks do dia a dia. Basta usá-la por baixo de uma camisa Oxford elegante ou jaqueta bomber e optar por calças elegantes e afuniladas abaixo do cinto para deixar os gráficos adicionarem um toque de personalidade a uma roupa elegante.
Produtos-chave
Impressão reversa
Vans na ASOS
A estampa reversa é uma joia da alfaiataria que é facilmente esquecida, mas fornece o ponto de entrada perfeito para gráficos para amantes minimalistas – principalmente porque é tudo negócios na frente e festa atrás. Mas só porque você não está usando suas estampas no peito, não significa que elas não estejam fazendo uma declaração tão forte quanto um grande emblema ousado.
Na verdade, com uma estampa nas costas, você está dando a si mesmo uma tela maior e melhor para exibir sua escolha de arte. Elas funcionam melhor quando em uma silhueta de manga comprida (qualquer coisa que você possa fazer para evitar jogar outra camada por cima e cobrir sua estampa) que pode ser dobrada para um forte toque escandinavo. Se você precisar jogar uma jaqueta, no entanto, certifique-se de que sua camiseta seja de um tom ousado e certifique-se de que a camada externa esteja em um tom escuro para que ainda se destaque.