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O termo ‘streetwear’ já teve uma definição direta, referindo-se a um estilo pouco lisonjeiro caracterizado por camisetas gráficas, trajes largos e tênis. No entanto, definir as melhores marcas de streetwear no cenário da moda atual tornou-se mais complexo.
Esta complexidade surge à medida que o streetwear faz a transição das suas raízes urbanas para as passarelas sofisticadas, misturando-se perfeitamente com a alta costura. Os limites entre a moda urbana e o design sofisticado se confundiram, causando confusão sobre o que realmente constitui uma marca de streetwear.
Na verdade, as marcas de roupas streetwear abrangem uma definição mais ampla. Dos estilos da velha escola inspirados no hip-hop às tendências de vanguarda da nova escola e tudo mais, o streetwear evoluiu significativamente. Para esclarecer o cenário atual, este artigo oferece uma visão das melhores marcas de streetwear do mundo, destacando sua importância e apelo.
1. Axel Arigato
Em comparação com outros gigantes do streetwear, ou marcas que passaram por grandes evoluções, Axel Arigato é uma das marcas de roupas de streetwear mais recentes do jogo, fundada em 2014. Mas, aos nossos olhos, às vezes são os novos garotos do bairro que realmente mudar o jogo.
Nos últimos anos, a marca evoluiu além de sua linha básica de calçados para roupas, acessórios e até mesmo um ou dois produtos domésticos de qualidade. Focando principalmente no que a cultura atual está ditando, em vez de seguir a indústria, é hora de considerar Axel Arigato como uma das principais marcas de streetwear.
2. Sensação tropical
Pessoalmente, espero que o streetwear gorpcore nunca acabe. Quando a funcionalidade encontra a estética, as portas do paraíso da moda se abrem. Tropicfeel está entre aquelas marcas que esperam atrás dos portões perolados para confortá-lo e enfrentar o desafio.
É uma ótima ideia introduzir alguns acessórios básicos de desempenho (pense em mochilas, jaquetas ou sapatos) em sua rotação para garantir que seu equipamento possa resistir a tudo o que a vida lhe oferecer. Felizmente, Tropicfeel também é uma das melhores marcas de streetwear para outwear, para que você possa combinar calças e botas.
3. Percival
Ouça, streetwear nem sempre precisa ser a coisa mais estranha que você já viu, muitas vezes é uma questão de saber como usar os itens básicos do seu guarda-roupa de forma criativa. A Percival está no topo da nossa lista por isso, eles criam silhuetas que lhe serão familiares, mas produzem e colaboram em peças básicas que são tudo menos básicas.
Se você quer se divertir um pouco no guarda-roupa, eu definitivamente recomendaria a Percival como uma das principais marcas de streetwear.
4. Løci
Os sapatos ainda são uma parte importante de uma aparência geral, não negligencie essa etapa. Embora marcas como Nike e Adidas certamente ainda impulsionem o jogo, às vezes vale a pena trazer um novo jogador para as ruas. É uma certa emoção ver as pessoas olhando seus acessórios enquanto você anda por aí, sabendo que nunca viram aquela marca antes – afinal muito streetwear ousa ser diferente.
Mantendo-se principalmente tênis, a Løci é uma empresa que olha para o futuro. Completamente vegano e feito de plástico reciclado do oceano, é difícil não sentir que você está ganhando duas vezes com qualquer um de seus sapatos (porque eles também ficam lindos).
5. Macacão MC
Fundada em 1908, você deve pensar que a MC Macacões está fazendo algo certo depois de todos esses anos. Construída para durar, não é todo dia que você encontra uma marca que se adapta às tendências do streetwear e ao mesmo tempo é feita para trabalhos pesados.
É especialmente bom ver peças de vestuário de trabalho de qualidade verdadeiramente neutras em termos de gênero, feitas para qualquer pessoa. Este é o tipo de moda streetwear que também funcionaria bem como peças de trabalho casuais, a maioria das peças que você poderia facilmente combinar com botas de couro mais bonitas e uma jaqueta.
6. Floresta
Fundada em 2014, a Forét fez um excelente trabalho ao traduzir o ar livre em moda vestível. Vou dizer isso até ficar com o rosto azul, boas marcas de streetwear sabem como colocar ótimos itens básicos em suas mãos para que você possa voltar para comprar aquelas peças extras que realmente farão seus looks se destacarem.
Na essência da Forét, ela cria peças para lembrar de sair e aproveitar o conforto da vida (principalmente para exibir esses looks). Não há razão para que você não possa ter uma boa aparência e estar confortável ao mesmo tempo nesta marca de streetwear.
7. Carhartt WIP
Quem poderia imaginar que uma marca criada para vestir os operários da América do Norte em 1800 um dia se transformaria na marca preferida de todos os aficionados por streetwear para itens essenciais do guarda-roupa urbano?
Carhartt WIP (que significa ‘Work In Progress’) é o primo europeu mais descolado do robusto Carhartt em roupas de trabalho de Detroit. Desde o lançamento da submarca em 1994, ela transformou a marca de fornecedora de macacões sujos na espinha dorsal de todas as coleções de roupas infantis mais legais. Combinando a qualidade robusta da herança Carhartt com um olhar para o design contemporâneo, a WIP conquistou um lugar como uma das marcas de streetwear mais populares do planeta.
8. Nike
Oregonian OG Nike é muito mais do que apenas mais uma na longa lista de marcas de streetwear. A cultura do tênis é uma grande parte do streetwear e qualquer fã de tênis que se preze dirá que o velho Swoosh é a marca mais respeitada do jogo.
Uma boa parte do seu sucesso deve-se ao trabalho magistral do designer de calçado Tinker Hatfield, que criou algumas das silhuetas mais icónicas da marca, incluindo o Air Max 1, MAG e inúmeros Air Jordans. Há também uma abordagem inteligente para parcerias especiais a serem agradecidas, com uma longa lista de colaborações badaladas que ajudaram a marca a se estabelecer como um dos principais nomes neste cenário notoriamente exigente.
9. Corredor
Se uma marca é independente e sediada em Nova York, seu interesse já deve ter sido despertado, considerando que Nova York é um dos melhores lugares para se inspirar no streetwear simplesmente saindo pela porta da frente.
Ok, então você abriu a porta e agora é hora de dar as boas-vindas ao Corredor em sua vida. Fundada em 2013, é difícil não olhar cada coleção e encontrar peças que você vai adorar. Corridor oferece itens clássicos com um toque de streetwear, para que você possa experimentar sem se sentir um idiota. Se você é fã de malhas de qualidade, não vá mais longe.
10. Novo equilíbrio
Tal como a Adidas e a Nike, a New Balance é uma empresa com um nome familiar e familiaridade mundial que explodiu recentemente. Graças à tendência recente de usar tênis grossos (também conhecidos como os sapatos que seu pai usou nas férias de sua infância na Disney) de forma não irônica, a New Balance tem aproveitado seus dias ao sol.
Vá para a New Balance para o lado mais esportivo das marcas de streetwear, incluindo agasalhos monocromáticos, tênis retrô grossos e atletismo com logotipo.
O resto das melhores marcas de streetwear
11. Supremo
Lançar novos itens em lançamentos semanais altamente limitados não é a maneira mais convencional de apresentar coleções sazonais aos consumidores. Ainda assim, quando você tem filas se formando no quarteirão com pessoas que estão preparadas para dormir na rua só para ter a chance de roubar um tijolo com o nome da sua marca, bem, você deve estar fazendo algo certo.
A Supreme de Nova York é uma das marcas populares de streetwear OG e que revolucionou o cenário ao jogar pela janela o modelo tradicional de oferta e demanda. É um movimento que fez com que a marca de skate ascendesse e se tornasse um dos nomes mais reverenciados da moda atualmente, com colaborações com nomes como Rolex e Louis Vuitton.
12. Stüssy
Se Shawn Stussy não tivesse entrado no negócio de camisetas em 1980, o cenário da moda atual seria um lugar muito diferente. Depois de criar um burburinho com suas camisetas gráficas, a marca Stüssy se ramificou em roupas de surf e skate, tornando-se a primeira verdadeira marca de streetwear, estabelecendo as bases para as que viriam.
Hoje em dia, a Stüssy ainda é uma força motriz para marcas de streetwear, oferecendo designs inovadores e mantendo-se sempre fiel às suas raízes californianas. É verdade que pode não ter a mesma influência que alguns dos seus descendentes, mas manteve-se respeitado e firme durante quase 40 anos. O que, neste jogo, é simplesmente incrível.
13. Uma parede fria
Quando se pensa em marcas britânicas, geralmente são os nomes tradicionais que vêm à mente, em oposição às marcas de alta moda streetwear que revolucionam o gênero. Mas com a A-Cold-Wall*, com sede em Londres, a crescer cada vez mais nos últimos anos, isso poderá mudar.
A marca pioneira do designer Samuel Ross atravessa a linha que divide o vanguardista e o wearable, o que lhe valeu a aprovação de vários pesos pesados da indústria. Os designs de sua marca usam silhuetas e tecidos utilitários para criar streetwear digno de uma semana de moda. Ah, e ele também não se opõe a enviar uma estranha modelo nua para a passarela.
14. BAPE
Fundada em Ura-Harajuku, Tóquio, em 1993, A Bathing Ape (ou BAPE) rapidamente se tornou conhecida como a marca de streetwear desequilibrada com um toque japonês. O fundador Nigo (nome verdadeiro Tomoaki Nagao) é uma figura cult na cena, e sua obsessão por tênis, brinquedos e gráficos visíveis fez com que sua marca se tornasse uma das mais reconhecidas que existem.
Claro, a BAPE é mais reconhecida por suas estampas de camuflagem multicoloridas e brilhantes e moletons com capuz de tubarão que cobrem o rosto do usuário. Esses motivos de design arrojado tornaram a marca popular entre os adolescentes em todo o mundo. Enquanto isso, os fanáticos mais velhos por streetwear tendem a permanecer afastados.
15. Esbranquiçado
Vivemos em uma época em que é tão provável que você veja marcas de streetwear desfilando nas passarelas quanto seja embalado pela juventude urbana. É uma mudança que redefiniu o que realmente é o streetwear, e é justo dizer que a Off-White foi uma das principais marcas responsáveis pela mudança.
A marca é ideia de Virgil Abloh, um designer com gosto por marcas irônicas que começou a trabalhar na Fendi enquanto estagiava ao lado de Kanye West. Depois de se tornar diretor criativo da Louis Vuitton, ele se tornou facilmente uma das figuras mais influentes da moda. A marca própria de Abloh, Off-White, tornou-se uma das marcas mais quentes da face da terra. Pense em estampas ousadas, etiquetas irônicas e colaborações de alto nível em grande quantidade.
16. WTAPS
Nomes difíceis de pronunciar custam dez centavos no mundo da moda, e se você pensava que o streetwear seria diferente, você estaria muito enganado. De acordo com os criadores da gravadora japonesa, WTAPS é pronunciado como ‘duplo toque’. Embora de onde eles tiraram isso, não temos certeza.
A marca fez dos cortes largos, das influências militares e de vestuário de trabalho e do estilo utilitário japonês suas marcas registradas. Portanto, espere muito verde militar, calças cargo e moletons com capuz largos, com ocasionais bolas curvas estilo Ivy League para uma boa medida.
17. Palácio
Uma marca de skate com senso de humor (sem falar no talento para levar os hypebeasts ao frenesi), a Palace tem colocado o Reino Unido firmemente no mapa do streetwear desde 2010. No relativamente pouco tempo em que existe, a marca nascida em Londres atingiu um nível de entusiasmo não muito diferente do seu sósia transatlântico, Supremo.
A USP do Palace é sua estética esportiva, com agasalhos, bonés de beisebol e gravatas regulares com grandes rebatedores como Adidas e Reebok formando o núcleo de sua produção. Seguro, porém, não é. Portanto, não se surpreenda se você vir algum mocassim de pele de cobra ou jaqueta de fumar aparecendo de vez em quando.
18. Kith
A ideia do calçado nova-iorquino don Ronnie Fieg, Kith opera em dois níveis. Em primeiro lugar, é uma loja de moda masculina que reúne alguns dos nomes mais cobiçados do mundo dos tênis e do streetwear. Em segundo lugar, é uma marca independente, especializada em roupas urbanas com muitos logotipos e colaborações de tiragem limitada, muitas vezes com marcas bastante surpreendentes.
No passado, Kith uniu forças com nomes tão obscuros como a Bugaboo, fabricante de carrinhos de bebê de luxo, e até mesmo a Coca-Cola. Mais recentemente, uniu-se à Tommy Hilfiger para produzir uma coleção cápsula carregada de nostalgia e ao New York Yankees.
19. Cav Empt
O trabalho de Sk8thing – o cara por trás dos gráficos icônicos de Human Made, Billionaire Boys Club e Ice Cream – e do veterano da indústria musical Toby Feltwell, Cav Empt é uma daquelas marcas de streetwear defendidas por aqueles que superaram seus moletons com logotipo da caixa Supreme e foram procurando por algo novo e emocionante.
Com ênfase em estampas exclusivas, detalhes utilitários e estilo futurista, a marca japonesa se posicionou como um dos nomes mais procurados nesta era pós-streetwear.
20. Reprodução CDG
A Comme des Garçons é uma casa de moda com reputação de designs estranhos e desfiles bizarros. No entanto, o selo Play da gravadora é conhecido exatamente pelo contrário.
Apresentando o icônico logotipo do coração com olhos esbugalhados, a produção do CDG Play se concentra em itens básicos simples, como tops bretões, moletons e camisetas com logotipo. Há também um esforço colaborativo de longa data com a Converse, que viu a marca de Rei Kawakubo colocar sua marca no Chuck Taylor All-Star 70, criando um dos calçados mais populares do streetwear no processo.
21. Patta
Iniciado por dois jogadores veteranos da cena hip-hop de Amsterdã, Patta foi o que aconteceu quando uma dupla de amigos apaixonados por batidas, tênis e streetwear se reuniu e abriu uma loja para mostrar seus equipamentos favoritos.
No início, o logotipo da Patta era impresso em um pequeno lote de camisetas para familiares e amigos, mas conforme a demanda cresceu, logo evoluiu para uma marca interna de streetwear totalmente desenvolvida. O foco está em grandes logotipos, cortes soltos e cores vibrantes, com coleções sazonais saindo das prateleiras rotineiramente em pouco tempo.
22. Noé
O que você faz quando chega aos vinte e poucos anos e começa a se perguntar se ainda deveria ou não usar um moletom com capuz grande e Air Jordans na sua idade? Você começa a fazer compras na Noah, com sede em Nova York, é claro.
Criado pelo ex-diretor criativo da Supreme, Brenden Babenzien, Noah é streetwear para adultos. Oferecendo de tudo, desde bonés de veludo cotelê e moletons universitários até camisas Oxford e alfaiataria com um toque especial, sua produção considerada oferece uma alternativa confiável quando chega o dia de desistir do hype.
23. Disfarçado
Os designs estranhamente maravilhosos e as camisetas com estampas gráficas de alto nível do Undercover fizeram dele um pilar da cena ultra-descolada de Ura-Harajuku na Tóquio dos anos 90. Hoje, é uma das marcas de moda mais respeitadas em marcas de streetwear e uma das favoritas entre os conhecedores.
O criador Jun Takahashi foi fortemente influenciado pela cena punk do Reino Unido quando era mais jovem, o que é visível em alguns de seus designs mais ousados. Além disso, a Undercover também produz roupas esportivas de luxo modernas em colaboração com a Nike sob o nome Gyakusou.
24. Gosha Rubchinskiy
O nome do fotógrafo e designer russo Gosha Rubchinskiy não sai exatamente da língua. No entanto, o fato de sua marca homônima ser difícil de dizer (a propósito, é goh-shah rub-chin-skee) não a impediu de se tornar uma das marcas de streetwear mais comentadas da moda.
Incorporando a juventude pós-soviética através de seus designs influenciados pelo esporte e pelo skate e pelo uso de modelos jovens e não convencionais, Rubchinskiy conquistou o respeito de seus colegas desde cedo e foi colocado sob a proteção de Rei Kawakubo, da Comme des Garçons, que agora auxilia na produção de suas coleções sazonais.
25. Garça Preston
Um dos membros fundadores do coletivo de música e moda Been Trill, ao lado de Virgil Abloh e Matthew Williams de Alyx, Heron Preston desde então se juntou a seus dois colegas (por assim dizer) em carreira solo.
Sua marca homônima de streetwear tornou-se uma das forças mais influentes da moda contemporânea, ao mesmo tempo que mantém um status de culto. Pense em cortes grandes, motivos peculiares e marcas exclusivas em laranja brilhante.
26. Adidas
Adidas pode não ser a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em marcas de streetwear. Mas então, afinal, o que é uma marca típica de streetwear hoje em dia? Independentemente disso, quando você leva em conta que a marca alemã de roupas esportivas é responsável por produzir a linha de tênis Yeezy de Kanye West, sua inclusão começa a fazer um pouco mais de sentido.
A linha Yeezy Boost, projetada em conjunto com Ye, produziu alguns dos calçados mais comentados e procurados da história recente. Também ajudou a colocar a Adidas firmemente no mapa do streetwear. E agora, com a tendência de calçados da década de 1990 em pleno andamento, o lugar da Three Stripes na cena está cada vez mais estabelecido.
27. Obedeça
A história de fundação da Obey começa na Rhode Island School of Design, quando o estudante Shepard Fairey desenhou um adesivo estranho que lançou uma campanha de arte de rua em 1989. Influenciado pelo punk rock, pelo skate e até pela política, Obey é agora um símbolo mundial de rebelião.
A linha de roupas surgiu em 2001 e hoje você pode esperar encontrar designs minimalistas em cores vivas com o logotipo fortemente presente desta marca de streetwear.
28. Vetementos
Considere a Vetements como a prova de que as marcas de streetwear entraram no mundo do luxo, e não vemos isso voltando tão cedo. A estética punk da Vetements tem preços de luxo de primeira linha, então prepare sua carteira para o impacto se quiser usar seus trajes da moda.
Curiosidade: a Vetements foi fundada por Demna Gvasalia, hoje chefe da Balenciaga, caso você precise de mais esclarecimentos que esta marca é considerada elite. O que significa que você provavelmente não pode pagar, a menos que seja Cardi B.
29. Huf
Huf é uma das marcas de streetwear que você deve conhecer há muito tempo. E por falar nisso, queremos dizer o início dos anos 90. Keith Hufnagel, o fundador e homônimo da marca, lançou a primeira loja HUF em São Francisco em 2002, e h e carregamos marcas como Supreme e trabalhos de Aaron Rose e Haroshi.
Hufnagel expandiu a boutique para incluir suas próprias coleções, batizadas com o mesmo nome. Colaborações recentes com Playboy e Pabst Blue Ribbon continuam a elevar a marca de estilo de vida, que vende decks e equipamentos de skate junto com roupas, nunca se afastando muito de suas raízes.
30. Morte Cerebral
Brain Dead está para as marcas de streetwear assim como Art Basel está para os artistas. Nós pensamos. Uma comunidade colaborativa de criativos (digamos isso três vezes mais rápido), Brain Dead foi formada por Kyle Ng e lançou um movimento para designers e estrelas da moda em todo o mundo.
Com gráficos legais em primeiro plano, vá para Brain Dead se estiver procurando por uma peça única que as pessoas certamente notarão que você está usando novamente.
Perguntas frequentes sobre marcas de streetwear
Qual marca é semelhante à Supreme?
Procurando streetwear de qualidade Suprema sem preço alto ou apenas quer diversificar seu guarda-roupa? Algumas das melhores alternativas Supremas são Vetements, Obey, Noah, Off-White e Kith.
Quais marcas de roupas os rappers usam?
Cada marca nesta lista tem algum nível de credibilidade nas ruas (se colocá-la nesta lista significa alguma coisa). Os rappers usam marcas de streetwear como Yeezy, Off-White, Supreme, Brain Dead, Carhartt WIP e muito mais.
Que tipo de roupa é streetwear?
Procure jeans, jogging, tênis grossos, chapéus bucket, jaquetas e suéteres grandes, camisetas gráficas e qualquer outra coisa confortável e moderna para ser incorporada ao seu guarda-roupa streetwear.