Nós nos tornamos líricos sobre como os códigos de vestimenta masculinos estão desmoronando, como as roupas casuais estão assumindo o controle e por que as roupas esportivas são de fato o rei da moda masculina. Mas neste novo mundo descontraído, há um pilar que se recusa a desaparecer: o fato.
Vimos sua popularidade aumentar e diminuir ao longo dos anos, mas nunca desapareceu de verdade. Em um verdadeiro sinal dos tempos, a alfaiataria apareceu extensivamente na primeira coleção Louis Vuitton de Virgil Abloh, mostrada ao lado do streetwear de última geração, sugerindo que os dois finalmente se tornaram simbióticos. O terno e as velhas ideias de traje formal em geral, não precisa mais ter conotações abafadas – pode ser usado por escolha; pode ser sexy e relevante.
Afinal, não importa o quão casual seja a moda, ainda há momentos em que você precisará usar uma – casamentos, festas chiques, grandes entrevistas de emprego, geralmente todos exigem uma. “Muitas pessoas agora só usam roupas formais em casamentos e funerais”, admite o proprietário da Grenson, Tim Little. Mas como você pode usar o seu sem parecer velho?
O que é traje formal?
Ah, a sempre misteriosa questão de o que exatamente é traje formal?
Em geral, se você se deparar com um convite que solicita traje formal, pode apostar que se trata de um evento de gravata preta ou branca, onde se espera que você apareça com seu melhor e mais elegante vestido. Como regra geral, se um evento exige traje formal, será sofisticado e você não vai querer se destacar como um desleixado em uma multidão de homens bem vestidos.
Tradicionalmente, o traje formal masculino indica um evento black tie, o que significa um smoking preto e uma camisa de smoking, e há muito pouco espaço de manobra em torno dele. Combinado com uma camisa branca engomada e faixa na cintura, o look black tie é o epítome da roupa formal masculina.
Se for especificamente indicado que a gravata branca é necessária, você terá que adicionar uma gravata borboleta e uma jaqueta de cauda à mistura.
Alguns ambientes de negócios também exigem traje formal, mas não estamos dizendo para ir de smoking ao escritório tão cedo. Traje de trabalho formal de negócios geralmente se refere a um terno padrão com uma camisa social recém-passada ou que não seja de ferro. Combine com sapatos sociais de couro e você parecerá ter saído do Sterling Cooper da Mad Men.
No entanto, hoje em dia, o traje formal desviou-se um pouco da tradição. As linhas estão cada vez mais borradas e é mais fácil fugir com uma versão mais despojada do traje formal, desde que o visual seja polido e elegante.
Continue lendo para aprender as novas regras do traje formal masculino e como ter certeza de que você está sempre vestido para a ocasião.
Traje formal na era das roupas esportivas
Até poucos anos atrás, a equação do traje formal era simples: terno, camisa, gravata, lenço de bolso, sapatos elegantes, pronto. Embora atenda a todos os requisitos formais, este é um visual que está longe de ser inventivo e vem circulando há décadas em várias formas. Não é de admirar que apenas uma em cada dez pessoas no Reino Unido use agora fato para trabalhar – tornou-se aborrecido e cheira a conformidade e a reuniões de diretoria.
Sandro
É um bom trabalho, pois os designers estão começando a anunciar uma nova era para os antigos fiéis. Esqueça tudo o que você sabe sobre ternos – isso é alfaiataria para a próxima geração, é alfaiataria para aqueles que talvez nunca tenham escolhido ou mesmo precisado usar um terno antes.
Não tem nada a ver com Savile Row. Tudo começou com os desfiles primavera-verão de 2018 – havia os trespassados todos brancos da Louis Vuitton; Os ternos inspirados na alta costura da Dior, usados sem nada por baixo; As volumosas tomadas dos anos 80 de Paul Smith e os designs enormes de Raf Simons, sem camisa ou gravata à vista.
COS
O que isso significa para você e eu? O traje formal mudou. O processo não precisa ser tratado como o cúmplice de negócios que sempre foi. O diretor criativo da casa Savile Row, Gieves & Hawkes, John Harrison concorda: “Há definitivamente uma flexibilização na alfaiataria”.
Sim, há momentos em que camisa e gravata são necessárias – aqueles casamentos incômodos – mas você também pode substituir a camisa por completo e ainda ser o homem mais bem vestido da sala. Desde o uso de tênis com alfaiataria até o caimento do seu terno, aqui estão as novas regras do traje formal.
Traje formal vs traje semiformal
Apesar de os tempos estarem mudando no que diz respeito ao traje formal masculino, ainda existe uma linha traçada entre o traje formal e o traje semiformal.
O traje formal quase sempre inclui um terno escuro (smoking) e gravata borboleta, enquanto o vestido semiformal para os homens é um pouco mais flexível. Experimente um terno de cor mais clara ou um blazer e calças com cinto elegante. O traje semiformal pode incluir gravata, mas nem sempre é obrigatório, e os sapatos podem ser elegantes ou descontraídos.
O principal a lembrar é que com a roupa semiformal o homem tem mais versatilidade. Você raramente entra em um evento semiformal, olha em volta e sente que todos estão vestindo a mesma coisa. Experimente cores, padrões e acessórios, desde que você incorpore os principais itens formais, como jaqueta e camisa social.
Quando se trata de trajes formais para homens, jogue pelo seguro e vista-se bem (embora os eventos diurnos deixem espaço para ternos de cores diferentes). Nada é mais elegante do que um homem de smoking.
Em suma, a principal diferença entre um código de vestimenta formal e semiformal para homens é que este último deixa espaço para a expressão pessoal, enquanto o traje formal deve permanecer, em sua maior parte, tradicional.
As novas regras do traje formal masculino
Pode-se realmente esperar que o homem moderno siga as mesmas regras de vestimenta formal que seus avós seguiram? Os tempos estão mudando e, embora os códigos de vestimenta permaneçam, as regras são um pouco diferentes do que eram antes.
Lembre-se dessas oito novas regras de traje formal masculino enquanto se prepara para seu próximo evento.
Simplifique seu visual
Quando se trata de alfaiataria, muitas pessoas se deixam levar. Não, você não precisa de alfinete de gravata, colarinho, lenço de bolso, suspensórios, relógio de bolso e um charuto pendurado em cada bolso. Reduza as coisas e deixe o terno – e sua personalidade – falarem. Além de levar menos tempo para ficar pronto, você também parecerá menos afetado e mais natural.
Para um look de casamento simples, por exemplo, livre-se do lenço de bolso (exigente, desnecessário) e opte por uma gravata lisa de malha com uma camisa Oxford. Simples e eficaz.
Topman
Esqueça o ‘Slim Fit’
O ‘ajuste justo’ dominou o vestuário convencional na última década, mas está em declínio, especialmente quando se trata de código de vestimenta formal. Infelizmente, ‘ajuste justo’ tende a ser traduzido como ‘muito apertado’ e ninguém quer um terno que não possa vestir ou até mesmo ajeitar. Um terno deve ser lisonjeiro, não contornado, então procure cortes mais largos que complementem o formato do seu corpo, em vez de restringi-lo.
Brunello Cucinelli
Busque conforto
Um traje não precisa ter estrutura pesada. Enquanto aqueles de Savile Row tendem a ter um corte militarista – ombros tensos, peito arfante – um terno não estruturado elimina tudo isso, oferecendo um produto final muito mais confortável que não fará você sentir que precisa se levantar. atenção quando você usá-lo.
Experimente agasalhos grandes por cima para obter o máximo de conforto. Não precisa ser enorme, mas um casaco do tamanho seguinte garantirá que seu terno caiba por baixo e pode funcionar como uma jaqueta aconchegante de fim de semana. Basta ajustar o comprimento da manga para que você ainda possa ver suas mãos.
Canali
Se você quer cor, vá para o terreno
Marinho e cinza sempre serão as opções mais populares, mas um terno colorido pode ser uma escolha marcante. Em caso de dúvida, opte pelas cores terrosas de verdes profundos e marrons, que favorecem a maioria dos tons de pele e mantêm o resto do visual simples para permitir que o traje ocupe o centro das atenções.
Próximo
Experimente treinadores
Ah, o antigo debate sobre se os tênis podem ser usados com terno. Terminaremos aqui: sim, isso pode ser feito. É muito fácil errar. O truque é suavizar tudo – o terno deve ser desestruturado e confeccionado com um tecido mais casual, como o algodão; use uma camiseta em vez de uma camisa e ajuste a bainha das calças sem folgas. Ah, e os próprios tênis também devem ser mínimos.
Digel
Regra nº 6: Esqueça as ‘regras’ da velha escola para homens sobre roupas formais
Infelizmente, as origens tradicionais da alfaiataria significam que ela vem com muita pompa e algumas chamadas “regras” de estilo que estão desatualizadas e precisam ser ignoradas. ‘Nada de marrom na cidade’ e ‘nunca use azul marinho e preto’ são os dois que primeiro vêm à mente.
Outra, que você lerá em vários sites de estilos, é que você nunca deve usar uma gravata borboleta pré-amarrada. Para que serve isso além de afagar o ego do usuário de que ele, de fato, está usando uma gravata-borboleta “de verdade”? Bem, não há realmente nenhum. Se você está atrás de uma gravata borboleta, independentemente de ela estar pré-amarrada ou não, vá em frente. De qualquer maneira, não deveria ser desamarrado durante a noite – você não é James Bond.
Charles Tyrwitt
Malhas Inteligentes
Esta é talvez a melhor regra desta lista e a forma mais eficaz de transformar o seu traje formal. Basta trocar a camisa por uma malha de espessura fina – seja com gola redonda, gola enrolada ou listra bretã. Isso imediatamente ajuda a eliminar as conotações profissionais do terno e dá uma aparência contemporânea que simplesmente não pode ser alcançada com camisa e gravata.
H&M
Para sapatos, pense em versatilidade
Qual é a utilidade de ter vários pares de sapatos semelhantes que servem a propósitos diferentes quando você pode ter um par que faz tudo? Economize seu dinheiro e procure versatilidade ao comprar calçados mais inteligentes. Um par de sapatos Derby é sempre uma boa opção, mas procure algo um pouco mais robusto que combine bem com jeans e também com alfaiataria.
Como alternativa, experimente um estilo tradicionalmente formal – uma tira de monge ou uma bota Chelsea – mas com uma sola de borracha robusta aparafusada para o máximo em proezas casuais elegantes.
Crockett e Jones
A lista de compras de trajes formais modernos
Se suas roupas sociais precisam de uma atualização séria, aqui estão as peças obrigatórias que qualquer homem moderno precisa para roupas formais masculinas. Em vez de vasculhar seu armário na próxima vez que um convite chegar, tenha essas peças prontas para fazer barulho e você parecerá o homem mais esperto da sala.
O terno não estruturado
Se você vai ter apenas um terno, opte por um com pouca ou nenhuma estrutura e você vai usá-lo mesmo quando não for necessário. Será confortável, fácil de usar e você poderá vesti-lo para cima ou para baixo com facilidade. Basta usar com camisa e gravata de tricô para o trabalho ou com camiseta e tênis para sair à noite.
Um blazer texturizado
Para os momentos em que um terno completo é demais, um blazer usado com calças complementares é uma aposta sólida. O referido blazer deve ser feito de algum tipo de tecido texturizado – talvez um algodão espinha de peixe ou tweed – para que pareça que foi feito para ser usado sozinho.
Uma gravata de malha
Embora possa ser menos formal do que a gravata de seda pura, a gravata de malha também é menos abafada e muito mais fácil de usar. Embora geralmente tenha acabamento com ponta quadrada, você pode encontrar uma estranha gravata de malha com ponta pontiaguda para replicar o visual mais tradicional de uma versão de seda estampada.
A camisa de camisa
A moda masculina evoluiu, assim como as opções de tecidos disponíveis hoje. Agora é possível adquirir camisas clássicas em jersey de algodão – a fibra confortável normalmente reservada para camisas pólo. Com o mesmo visual de uma camisa social tradicional, essas camisas de jersey têm um leve alongamento, o que significa mais liberdade de movimento e conforto, mas parecem igualmente elegantes. Uma vitória.
Alguns sapatos sociais com sola de borracha
Por que optar por uma sola de couro quando você pode usar borracha? Mais duráveis, impermeáveis e antiderrapantes, as solas de borracha são os sapatos de trabalho ideais para o dia a dia, mas, por serem geralmente mais grossos, também combinam igualmente bem com seu guarda-roupa de fim de semana.
Casacos grandes
Para finalizar o look formal, finalize com um casaco oversized. Ele não apenas mostrará seu senso de moda e capacidade de brincar com proporções, mas também garantirá que suas duas peças caibam por baixo e serão infinitamente mais confortáveis do que uma jaqueta justa e restritiva.