Agora você já percebeu que não é uma tendência, certo? Os tênis brancos para homens estão agora tão arraigados em quase todos os aspectos da moda masculina que fazem parte do establishment. Onipresente. Um par de pés brancos imaculados, aconchegantes sob a mesa superior da moda masculina.
É uma mudança de paradigma de indumentária que poucos poderiam ter previsto, mas tem sido a norma há várias temporadas. Os tênis brancos descolados se tornaram os brogues Oxford do século 21 – uma opção de calçado que faz tudo e pode ser vestida de maneira mais elegante ou casual.
A flexibilização dos códigos de vestimenta nos últimos anos abençoou o tênis branco liso com uma versatilidade quase incomparável. O tipo de tênis que antes teria impedido sua entrada até mesmo nas casas noturnas mais questionáveis agora é uma visão comum que acompanha a alfaiataria sofisticada no tapete vermelho e além.
Nem é preciso dizer, então, que um par de tênis mais frescos que um travesseiro com hortelã é um dos itens mais importantes que um homem pode ter em seu guarda-roupa. A opção perfeita e descomplicada para combinar com tudo e qualquer coisa que você possui, os tênis brancos para homens são um item essencial no guarda-roupa.
Os melhores tênis brancos para homens
Clae Malone
Uma versão do estilo de vida de um sapato de quadra clássico, esses tênis brancos de fabricação vegana são essenciais para quem procura um par de tênis perfeito para o dia a dia. O Premium Court Sole garante estabilidade para todos os esportes e torna este par de Clae um dos tênis mais confortáveis e versáteis da lista.
Quer você os combine com shorts, jeans ou calças, você exalará atletismo com um toque elegante.
Tropicfeel Geyser Litli B. Branco
Se você não tem um grande interesse em tênis e está apenas (desculpe o trocadilho) interessado em obter um par de tênis que seja consistente e confortável, não procure mais. Tropicfeel é o ideal para você. “Simplicidade é a máxima sofisticação” soa verdadeiro com estes tênis brancos clean e de cor minimalista que você pode usar em qualquer lugar, com tudo.
Perfeitamente equipados para usar com suas lindas calças de algodão ou para uma caminhada rápida, esses sapatos são nada menos que puro luxo. Impermeáveis, puro conforto e fabricados de forma sustentável, também são resistentes a odores e de secagem rápida. Não procure mais, você não encontrará outro sapato que atenda a tantos requisitos.
Myrqvist Oaxen
Feitos à mão em Portugal, com construção cosida e sola com enchimento de cortiça, Myrqvist elevou o proverbial “salto no passo” para o próximo nível. Elegante, limpo e minimalista, é difícil encontrar falhas no que diz respeito à dinâmica e estética deste tênis.
Um sapato escolhido para o dia a dia, este tênis branco da Myrqvist oferece um toque sutil de moda a qualquer roupa.
Axel Arigato Gênesis
Se você está lutando para entrar no movimento “Dad Shoe”, Axel atinge um meio-termo sólido com seu tênis branco Genesis. Este tênis robusto de estilo contemporâneo oferece um visual retrô marcante, sem parecer que você acabou de sair do churrasco.
Sua construção poderosa e mistura de composição adicionam profundidade, curiosidade e interesse ao seu calçado sem suar a camisa.
Tênis Aurélien Voyager Branco
Às vezes você tem que deixar a roupa falar e que melhor maneira de chamar a atenção para o seu look do que com um tênis de cano alto minimalista e clean na cor branca. Este tênis é discreto e elegante e combina perfeitamente com qualquer roupa que você montar.
Feito em couro de bezerro italiano combinado com sola de borracha, esse tênis oferece longevidade e conforto, sendo o complemento perfeito para o guarda-roupa de qualquer homem moderno.
Oliver Cabell Baixo 1
Oliver Cabell encontrou um equilíbrio louvável entre qualidade, conforto e estilo. “Perfeição” está repleta de críticas, e por um bom motivo. Construído com 3 onças de couro de bezerro italiano de flor integral e solas de borracha leves, este tênis cobre todas as bases.
Esteja você viajando para o trabalho ou saindo para uma noite na cidade, Oliver CabellO Low 1 irá levá-lo para qualquer ocasião.
Adidas Stan Smith
Se o rostinho verde do ex-tenista profissional Stan Smith, que olha pela língua de seu tênis de mesmo nome, pudesse falar, contaria histórias de uma viagem épica de montanha-russa da quadra até a passarela.
Antes de 2014, o calçado lançado pela primeira vez como Robert Haillet não era realmente grande para a Adidas; tanto que a gigante do sportswear chegou a pensar em retirá-lo das prateleiras. No entanto, depois de uma campanha de marketing agressiva e de algumas recomendações de alto nível, estes agora icónicos sapatos brancos estavam subitamente por todo o lado. E, verdade seja dita, eles nunca mais foram embora desde então.
Clássico Reebok
Lançado no início da década de 1980, quando a empresa ainda era propriedade da família Foster, que fundou a empresa cerca de 90 anos antes, o Reebok Classic certamente faz jus ao seu nome.
O que começou como a primeira edição de um tênis de corrida em couro da marca, o Classic logo se tornou um marco na cultura streetwear, onde permanece desde então, ganhando apoio de nomes como Jay-Z e Travis Scott ao longo do caminho. Embora esteja disponível em várias cores, nem é preciso dizer que ele dá voltas na competição em branco.
Converse All Star Chuck 70
Poderíamos continuar o dia todo falando sobre o quão revolucionário foi o Chuck Taylor All-Star. Ou como é um dos tênis mais populares de todos os tempos, com um vendido a cada 43 segundos. Ou como permaneceu praticamente inalterado em mais de um século devido à sua atemporalidade e brilho. Ou… bem, você entendeu.
O fato é que você já conhece todas essas coisas. Então deixe o sapato retrô clássico falar por si. Percorra as inúmeras variações e colaborações existentes no mercado hoje e não será difícil perceber porque é que este é um dos melhores ténis brancos alguma vez criados.
Adidas Ultraboost
Mais de seis anos após o lançamento do primeiro tênis de malha nas Olimpíadas de Londres em 2012, a tendência revolucionária não cansou nem um pouco. Juntamente com o Nike Flyknit Racer, foi o Adidas Ultra Boost que deu início à corrida.
Um dos maiores fãs do calçado na época do lançamento era Kanye West, e dado seu inexplicável status como ícone de estilo na época, não é de admirar que o modelo tenha decolado em grande estilo. Ao contrário dos óculos escuros e da máscara incrustada de diamantes, o Ultra Boost mostrou que tem poder de permanência, tornando-o um dos tênis mais badalados do mundo até hoje, que por acaso parece matador de branco.
Nike Força Aérea 1
‘Air in a box’, prometia o slogan de marketing do Força Aérea 1 quando foi lançado pela primeira vez em 1982. E a equipe da Nike não estava mentindo. Havia ar na caixa, mas também havia um lindo par de sapatos brancos. Sapatos que se tornariam os favoritos dos tênis.
Desde então, o modelo serviu de fonte de inspiração para infinitas letras de rap, enfeitou os pés de todas as maiores estrelas e, talvez o mais importante de tudo, conquistou um lugar nesta rodada do processo.
Projetos Comuns Aquiles Baixo
Não tem a pretensão de ser o sapato mais confortável do mundo. Nem existem sinos ou assobios ou tecnologia que molde o futuro ou algo assim. Mas, querido Deus, isso parece bom.
O Achilles Low da Common Projects foi o calçado que deu início a todo o negócio dos tênis de luxo e muitas vezes ainda é a primeira escolha quando se trata de escolher um par de tênis branco. Simples, versátil e feito à mão com o mesmo cuidado de um sapato Northamptonshire Oxford, apenas com os melhores materiais. O que mais você poderia querer?
Gucci Tênis com Web
Se a ideia de gastar três dígitos em um par de tênis luxuosos faz você contrair involuntariamente as nádegas, basta dizer GucciA oferta quase onipresente de couro branco não é para você.
Não, o modelo Web da grife italiana não é o sapato mais barato do planeta, mas é um dos mais legais. Os detalhes bordados nas laterais adicionam um toque de cor ao que de outra forma seria relativamente monótono. No entanto, com tal gasto, decidir se você quer uma abelha ou uma cobra será uma decisão muito importante.
Vans Old Skool
Desde escavar piscinas vazias na década de 1970 até saltar do palco na turnê de rock itinerante da marca – o Vans Old Skool sempre foi o calçado ideal para estilos de vida alternativos. O que é um pouco paradoxal quando você pensa sobre isso. Afinal, como um calçado com tanto apelo popular pode ser considerado uma alternativa?
De alguma forma é. A identidade da marca Vans é muito forte, o que significa que não importa se você é um baterista de punk rock ou um professor de matemática – este produto básico para skatistas sempre irá abençoá-lo com um toque de cool californiano.
Réplica Maison Margiela
Diga o que quiser sobre a guerra, ela tem sido muito gentil com a moda. As roupas militares têm inspirado designers durante séculos, e o formador de opinião belga Martin Margiela também não ficou imune ao seu fascínio.
O tênis Replica da marca cult é uma atualização do tênis branco do treinador do exército alemão (ou GAT) originalmente projetado pelos irmãos Adolph e Rudolph Dassler na década de 1970. Reimaginado em materiais premium, como couro italiano flexível e camurça, é um conceito básico, mas que se provou extremamente popular.
Fila Disruptor
O consenso na moda feminina no momento parece ser que se Britney Spears o tivesse usado por volta de 1999, então estava certo. Estranhamente, esta tendência parece estar a espalhar-se também para o mundo da moda masculina, graças em grande parte ao surgimento de uma versão masculina do ousado e volumoso Fila Disruptor.
Aproveitando a onda dos tênis grossos gerados por modelos como o Balenciaga Triple S, esses sapatos brancos masculinos de preço modesto são uma ótima maneira de experimentar o visual se você não quiser pular o aluguel deste mês. Eles são chamados de Disruptores por um motivo.
Superga Cotu Clássico
Junto com tênis de malha e tênis de corrida, os tênis de lona não são a melhor escolha para alfaiataria. Mas para todo o resto, um par branco liso é uma escolha segura e elegante. E não são muito mais lisos ou brancos que o Superga Cotu Classic.
Inventado em 1925 e valorizado por suas solas de borracha vulcanizada, este calçado despretensioso tem oferecido às pessoas uma alternativa confiável às opções mais convencionais de tênis de lona há quase um século. Sapatos brancos feitos para o verão e tão inofensivos quanto possível.
Derbys costurados à mão Crown Northampton Harlestone
Design minimalista, linhas limpas, costura manual e artesanato especializado. Você não poderia pedir muito mais de um par de tênis branco masculino.
Com detalhes adicionais para tornar o seu conforto em destaque, o Crown Northampton supera alguns dos mais conhecidos, mesmo com sua versão minimalista dos sapatos brancos para homem.
Uma breve história dos tênis brancos masculinos
Pode ter mudado para sempre a maneira como os homens se vestem, mas a história de como o humilde tênis branco conquistou o mundo e se tornou essencial para tudo, exceto o esporte, não aconteceu da noite para o dia.
Apesar das entradas relativamente novas no mercado de Common Projects (2004), Alexander McQueen (2012) e Tom Ford (2014) – que anteriormente jurou que nunca faria tênis – o início da tendência pode ser rastreado através da moda masculina há mais de 80 anos.
Um dos primeiros exemplos de tênis esportivos a se tornar popular foi o Converse Chuck Taylor branco, que estreou nas Olimpíadas de Berlim de 1936. Nos anos e décadas que se seguiram, tênis brancos de marcas como Spring Court, Adidas e Superga encontraram-se em muitos pés famosos, incluindo o de Steve McQueen. Os fashionistas enlouqueceram quando, nos últimos anos, os alfaiates de Savile Row começaram a estilizar seus ternos com tênis brancos, mas John Lennon estava fazendo isso na capa de Abbey Road em 1969.
É claro que, como qualquer outra área da moda masculina, as tendências de tênis vêm e vão. E embora os tênis minimalistas – tipificados por modelos como o Achilles Low e o Stan Smith – tenham reinado supremos desde a virada do milênio, nas últimas temporadas a tendência se ampliou para incluir estilos grossos e tênis retrô, produzidos em uma variedade de materiais, desde luxo Couro italiano em malha comum. No entanto, todos eles permanecem ligados pela sua capacidade de simbolizar o estilo fora de serviço de uma forma que poucas peças de moda masculina conseguiram alcançar.
Como usar tênis branco para homens
Apesar de toda a sua versatilidade, os tênis brancos ainda exigem uma pitada de estilo para obter os melhores resultados. Alguém que tem muito disso é Harriet Byczok, uma estilista que vestiu celebridades de primeira linha para tudo, desde capas de revistas a eventos no tapete vermelho, e trabalhou para marcas líderes, incluindo Levi’s. Aqui está uma lista completa de suas melhores dicas.
Informal mas elegante
Em 2004, Justin Timberlake apareceu no videoclipe de Signs, combinando sua já equivocada combinação de terno branco e camisa amarela (arrepio) com um par de tênis de skate Adio. Ao mesmo tempo, homens que se respeitam em todos os lugares fizeram um juramento silencioso de nunca cometer o mesmo erro. No entanto, já foi comprovado que, quando bem feitos, tênis e alfaiataria podem ter um efeito glorioso.
“Combinar terno com tênis é uma ótima maneira de ser inteligente sem ser uma tarefa árdua”, diz Byczok. “Experimente um terno texturizado em azul marinho ou cinza e aproveite o conforto. Adicione uma camiseta branca enfiada com um cinto para um visual que se tornou quase icônico nos dias modernos.”
Atletismo
Durante muito tempo, “athleisure” foi a palavra da moda mais prolífica da indústria, lançada pelos editores de moda como uma elegante batata quente. Embora isso tenda a significar algo que terá vida curta, algumas temporadas na melhor das hipóteses, aqui estamos nós, vários anos depois, com o estilo esportivo e casual ainda em alta, e os tênis brancos têm um grande papel no jogo.
“A tendência crescente do esporte há muito tempo toma conta dos guarda-roupas de fim de semana”, diz Byczok. “Desgaste ainda mais seus tênis brancos adicionando um par de corredores luxuosos de malha, um suéter de gola redonda e uma jaqueta ou casaco mais elegante à mistura. Equilibrar peças esportivas com clássicos dá um look que não é nem muito elegante nem casual.”
Casual
Os tênis brancos são, por natureza, casuais, quer você atribua isso ao seu início no mundo do atletismo ou à sua adoção pela cena hip-hop na década de 1980. Em ambos os casos, faz sentido usá-los como tal.
“Qualquer roupa casual deve ser fácil”, diz Byczok. “Coloque uma calça jeans ou calça de algodão, depois acrescente um moletom ou camiseta neutra dependendo do clima e finalize com uma camiseta ou jaqueta casual. Em última análise, o objetivo é deixar os tênis falarem por si.”
Perguntas frequentes sobre tênis brancos para homens
Os tênis brancos estão na moda?
Resposta curta: sim. Resposta longa: consulte o artigo acima. Piadas à parte, os tênis brancos estão na moda tanto para mulheres quanto para homens, e não prevemos que eles desapareçam tão cedo. Investir neste estilo básico certamente aumentará os pontos de estilo do seu guarda-roupa.
Qual tênis branco é o melhor?
Adidas Stan Smith, Nike Air Force 1s, Superga Cotu Classics, Chuck Taylor All Stars e Vans Old Skool são algumas das melhores marcas de tênis brancos do mercado.
Quem foi Stan Smith?
Stan Smith é um ex-tenista americano. Ele se tornou profissional em 1969 e foi incluído no Hall da Fama do Tênis Internacional em 1987. Para nós, não fanáticos por tênis, ele é mais conhecido como o homônimo dos icônicos tênis Adidas.