Imagine listras e você provavelmente as imagina enroladas em um financista barulhento, com um telefone apoiado em cada orelha e uma dama de afeto negociável em seu colo.
Ternos risca de giz têm sido o uniforme não oficial dos banqueiros desde a década de 1980, servindo como uma abreviação para avareza e sociopatia na tela de prata em Wall Street, Psicopata Americano e O Lobo de Wall Street. Tony Montana até encontrou seu fim em um terno risca de giz de três peças.
Os banqueiros britânicos deram origem ao estilo no século XIX, embora naquela época estivessem mais interessados em se misturar do que em se destacar. Cada banco tinha sua própria faixa, variando em tom e peso, que identificava quem trabalhava para o quê.
Mas depois que foram adotados pelo time de beisebol Chicago Cubs em 1907 e depois roubados (e tornados mais famosos) por seus rivais, o New York Yankees, eles assumiram um ar mais rebelde.
Os britânicos usavam riscas apenas nas calças, mas nos EUA, os gangsters optaram por ternos inteiros, um dedo médio com padrões ousados para os federais perseguidores e fúnebres. Estrelas de cinema como Clark Gable, ansiosos por cultivar uma estética de fora da lei, seguiram o exemplo.
Riscas eram usadas por homens glamourosos e mulherengos. Então, de repente, por qualquer um que quisesse ser considerado glamouroso e mulherengo, mesmo que trabalhasse em seguros. O elã se foi e as riscas se tornaram plumagem de esforço.
Em outras palavras, eles eram perfeitos para os bastiões de mau gosto do macho alfa das finanças, que os adotaram na década de 1980 como um dick swing de alfaiataria, amplificado por um corte de peito duplo e suspensórios escarlates. Para qualquer um que não julgasse o valor de alguém apenas pelo tamanho de seu pacote de pagamento, eles eram muito desajeitados para palavras.
O Crash e a Recuperação
Até 2008, isto é, quando os banqueiros destruíram as economias de todos os outros e a demanda por ternos poderosos entrou em colapso tão rápido quanto o Lehman Brothers. Ninguém queria uma roupa que telegrafasse sua responsabilidade pela pior crise financeira da memória viva.
Isso fez com que as riscas estivessem maduras para reinvenção. Na década seguinte, os designers jogaram fora a alfaiataria tradicional e trataram as riscas como qualquer outro padrão. Elas apareceram em tudo, de sobretudos a camisetas, e tiveram um boom particular nos dias de #menswear, quando os pavões de Pitti as levaram para uma direção desleixada e desconstruída.
Quando usar um terno risca de giz
Conforme os humores mudam, é mais provável que você encontre as riscas de hoje em um par de calças de corrida com cordão do que em qualquer coisa com ombreiras. “Elas são uma versão moderna de um clássico, usado de forma híbrida”, diz a diretora de compras da Topman, Rachel Morgans. “Hoje em dia, você pode usar uma calça risca de giz com uma camiseta casual e tênis.”
Não que o terno risca de giz esteja morto, ele é apenas diferente. “Tudo se resume ao corte e às combinações de cores. Os detalhes mais finos”, diz Alexander McCalla, estilista da Thread. “Se você mudar o caimento, quebrá-lo ou usá-lo com tênis, ele pode ficar interessante.” Os ternos banqueiros eram definidos pela hipermasculinidade: ombros fortes, peito exagerado e cintura fina. Então, faça o oposto. “Vista-o de forma mais descontraída. Experimente uma jaqueta desestruturada, estilo italiano, com ombros suaves.”
Dito isso, há alguns homens que devem evitar riscas de giz completamente. Todo esse movimento de cima para baixo faz com que os varais pareçam ainda mais longos, embora os caras mais baixos possam usar esse efeito a seu favor. “Riscas de giz mais estreitas fazem você parecer mais alto”, diz McCalla. “Se elas estiverem mais afastadas, como com uma risca de giz, você parece mais largo.” LeBron, tome nota.
A história recente significa que, para aqueles que realmente trabalham com finanças, algumas conotações são quase inabaláveis. Não importa o quão milanês seja seu ombro, as pessoas ainda vão presumir que você é um babaca.
Finalmente, se você é o tipo de homem que mandou um e-mail para o alfaiate David August depois que Conor McGregor usou um de seus ternos, no qual as riscas eram na verdade as palavras “Fuck You” costuradas em fio de ouro, então claramente não se pode confiar que você os usará corretamente. Melhor ficar de fora dessa.
Como usar um terno risca de giz – 5 maneiras
Evite camisas de colarinho contrastante, e ternos risca de giz são surpreendentemente versáteis. Veja como fazer o seu parecer elegante, não um vestido extravagante, com nosso guia de terno risca de giz.
1. Mesclar e adquirir
O terno risca de giz sofreu uma surra nas últimas duas décadas. Mas é um clássico e, diferentemente do setor financeiro, os clássicos não deixam algumas maçãs podres estragarem algo para todos. Você só precisa pensar diferente. “Se você usar um terno de três peças com risca de giz cinza, você vai parecer um banqueiro”, diz McCalla. Em vez disso, tire o colete e brinque com seu caimento.
O visual que você está buscando é despreocupado. As antigas riscas de giz eram uma declaração de poder; as riscas de giz modernas são antiautoritárias. Tons mais brilhantes de azul parecem ensolarados (e inapropriados em pregões), principalmente se você tirar as meias e trocar as gravatas de seda por linho.
Melhor ainda, perca a gola e o laço completamente para se divorciar do escritório. “Eu, pessoalmente, gosto de quebrar regras clássicas e contrastar listras e estampas”, diz Morgans. Um tricô geométrico transmite confiança na moda, não arrogância de cocaína no almoço.
2. Quebre os bancos
A maneira mais fácil de usar um terno risca de giz é não usar nenhum. “Originalmente, calças eram a única coisa que um homem usaria que fosse risca de giz”, diz Alexander. “E elas ainda funcionam muito bem com um blazer de cor sólida.” O terno dividido é mais difícil de usar ao contrário; risca de giz é tão associada a ternos que as pessoas vão pensar que você está apenas vestindo o paletó e teve que trocar as calças.
A abordagem separada é inerentemente mais relaxada, então adote essa estética quebrando todas as regras do código de vestimenta do Morgan Stanley: tênis brancos, não sapatos pretos; uma camisa que fique melhor sem gravata (tente uma camisa social, polo ou de gola redonda); e um senso de decência e respeito pelo próximo.
3. Limpeza
A filosofia mais é mais de Gordon Gekko se estendeu além de sua conta bancária. Além das riscas, ele se inclinou para os acessórios, vestindo-se com gravatas poderosas, lenços de bolso rosa-choque, barras de colarinho e abotoaduras que você podia ver do topo do World Trade Center. Nesta temporada, você deve abandonar tudo isso se quiser usar riscas.
“Um terno risca de giz sobre uma camiseta simples [or roll neck]sem mais nada acontecendo, parece realmente limpo e refinado”, diz McCalla. É uma estética despojada que funciona melhor com um padrão igualmente minimalista; pense em riscas tonais em alfaiataria cinza em vez de algo muito chamativo.
4. Aquisição hostil
Dito isso, ainda é possível usar riscas sem ser uma flor de parede. Recentemente, marcas como Haider Ackerman, E. Tautz e Topman Design explodiram as riscas, trocando as linhas finas por listras de zebra. “Também vimos fios texturizados e metálicos que dão uma atualização contemporânea”, diz Morgans.
Esses padrões disruptivos vêm junto com novos formatos, de calças largas a jaquetas safári, que remetem às tradições da alfaiataria. “Marcas que têm uma herança de ternos são capazes de inovar de maneiras que respeitam a cultura e o contexto”, diz McCalla. “Elas têm autoridade para misturar tudo.” Esses visuais mais selvagens nem são apropriados para escritórios casuais de negócios, o que significa que você pode se divertir em qualquer lugar, da cabeça aos pés; tente usar como acessórios tênis grossos e um gorro ou boné de beisebol.
5. Dinheiro antigo
Ganância não é bom, mas o visual clássico de terno risca de giz ainda pode funcionar, seja você um garoto da cidade ou apenas queira misturar sua rotação de roupas de escritório. Um risca de giz sóbrio em um marinho escuro ainda parece inteligente e sofisticado quando todas as partes constituintes são feitas corretamente.
Mantenha o colarinho largo e engomado e a gravata perfeitamente marcada, mas suavize a impressão Gekko trocando os sapatos Oxford uniformes por algo mais casual, como um mocassim ou uma tira de monge. Também mantenha seus acessórios, bem, recessivos. Escolha um lenço de bolso ou uma barra de gravata, não os dois. Se você for usar um trespassado, não precisa de enfeites. Ok, talvez um cartão de visita com letras Silian Rail, Patrick.
Cores de terno risca de giz
Você poderá encontrar ternos risca de giz em uma enorme variedade de cores e estilos. Aqui estão algumas das cores principais que você encontrará e com o que elas combinam melhor.
Terno preto risca de giz
Você não pode errar com um terno preto clássico risca de giz. Esse estilo atemporal abrange décadas e fica melhor com uma camisa branca de botões e uma gravata cinza mais escura.
Terno risca de giz azul marinho
Além do preto, o marinho é a cor mais comum que você encontrará em ternos risca de giz. Não deixe que esse azul escuro o deixe perplexo… Estilizar um terno risca de giz marinho é tão simples quanto uma camisa em um tom neutro. Mas se você realmente quer agitar as coisas um pouco, coloque um toque de cor contrastante para atrair todos os olhares para você.
Terno cinza risca de giz
Nada diz mais sofisticação do que um terno cinza risca de giz. Na verdade, você pode encontrar essa roupa masculina em diferentes tons de cinza, que vão do carvão ao ardósia, tornando-a adequada para uma grande variedade de eventos e ocasiões. A risca de giz cinza fica deslumbrante com cores frias, então considere combiná-la com um tom de azul ou roxo.
Melhores marcas de ternos risca de giz
Se você está procurando um novo terno risca de giz, aqui estão as melhores marcas.
Homem de topo
Além da excelente variedade de alfaiataria acessível, na qual você encontrará ternos slim-fit e skinny risca de giz que nenhum morador de Canary Wharf conseguiria usar, há também o inovador braço de design da Topman.
A ala direcional da marca adota uma abordagem ousada à alfaiataria listrada, com camisas cortadas que contrastam com as linhas verticais, ternos com cinto que você usaria na prisão mais bem-vestida do mundo e coletes contrastantes que distorcem a ideia de um conjunto de três peças em novos formatos.
Manga
O visual de Wall St é mais do que um pouco abafado para os espanhóis, então não deve ser surpresa descobrir que a abordagem da Mango para riscas finas é casual. Pense em blazers desestruturados e jaquetas de trabalho com grandes bolsos de remendo, calças mais largas e camisas que são melhores desabotoadas do que gargantilhas corporativas. As linhas de riscas de giz também são mais suaves. Se seu bônus anual for levá-lo ao sol, isso é o que levar.
Ralph Lauren
Para aqueles que preferem sua alfaiataria mais tradicional, Ralph Lauren corta uma linha fina em ternos não tão banqueiros. Sim, você pode obter riscas de giz azul-marinho trespassadas e sim, elas vêm com um ombro forte e prático.
Mas você também encontrará cortes preppy menos estruturados, ao lado de atualizações modernas e elegantes do clássico dos anos 1980. Perfeito se você trabalha em qualquer lugar que não seja um banco, mas ainda quer levar um pouco daquele estilo de vida de alto risco para o escritório.
Irmãos Brooks
Este titã da alfaiataria americana oferece tudo o que você esperaria se tivesse um orçamento do tamanho de Jordan Belfort para sua alfaiataria. As riscas são estreitas e sutis, cortando ternos 100% lã, costurados à mão com construção em lona.
E se você estiver indo para os Hamptons no fim de semana, a empresa irá equipá-lo com listras finas de seersucker que são igualmente imaculadas, embora muito menos formais.
Lardini
A Itália é uma nação mais adepta à alfaiataria fina do que às altas finanças, então é perfeita para um terno que acerta o primeiro sem sombras do último. As riscas de giz de Lardini são tudo o que os comerciantes de commodities não são: suaves, refinado, relaxado e um prazer para passar o tempo.
Seus blazers listrados em particular são tão desestruturados que poderiam servir como um cardigan, especialmente porque os padrões são escolhidos em suntuosos tons de azul oceano. É o tipo de terno que um banqueiro usaria depois de vender tudo e se aposentar na Toscana.
Suprimento de terno
A disruptiva marca holandesa de alfaiataria tem um punhado de riscas azul-marinho, mas também faz uma versão de seus ternos jovens em branco, cinza-claro e marrom. Tudo isso dá uma dica mais moderna. Igualmente interessante é sua variedade de tecidos: alpaca, cashmere e linho oferecem textura inesperada e um nível de profundidade que você não encontrará em finanças.