A moda masculina tem sido uma revolta ultimamente. Os escombros de antigos códigos de vestimenta desmantelados são um playground para designers que estão reconstruindo ideias sobre vestimenta inteligente e casual de maneiras que nunca vimos antes.
Mas não com seus sapatos. Descontando os tênis, a maioria dos homens ainda usa seus sapatos em apenas duas cores, preto ou marrom. É chato (alguns diriam clássico), e tem sido assim por mais de 100 anos, um sistema bipartidário que sempre governou o calçado inteligente.
Sapatos oxblood são uma maneira de vestir seus pés com algo diferente. O tom bordô é praticamente a única outra cor que fica bem em versões de couro de Oxfords, Derbies e mocassins. É elegante o suficiente para o escritório, mas chama a atenção mesmo assim, porque você quase pode garantir que ninguém mais está usando um par. Silenciosamente rebelde, não é surpresa que a Dr Martens seja uma das marcas que há muito tempo defende as versões oxblood de suas melhores botas e sapatos.
Não que ficar com o homem deve ser sua motivação. Você também vai usar bastante um par de sapatos oxblood, vestidos para cima e para baixo, diz Olie Arnold, diretor de estilo da Mr Porter.
“O tom bordô do oxblood combina com praticamente qualquer cor de calça, então é uma ótima alternativa versátil para ter no seu guarda-roupa. Um par de jeans clássico ou jeans branco funcionam bem com botas oxblood, e embora o tom bordô dê uma sensação outonal, ele pode funcionar em todas as estações quando combinado com jeans claro e branco.
“Quando combinado com alfaiataria, um terno azul-marinho ou cinza funciona melhor com o tom.”
Para provar que os sapatos oxblood merecem um lugar na sua rotação, encontramos os tipos de sapatos mais usáveis que você pode encontrar na sombra. Você merece pelo menos um deles.
Mocassins
O calçado de escolha para dândis elegantes e playboys malcomportados, o loafer é um dos sapatos mais casuais e inteligentes que existem. O que o torna uma opção perfeita para se afastar do preto e marrom. Os mocassins Penny em oxblood também são uma escolha clássica para qualquer pessoa interessada em moda mod, cujos defensores são parciais a um acabamento de alto brilho. O couro envernizado é muito mais casual neste estilo e nesta cor do que seria, digamos, em sapatos Oxford pretos, então abrace seu pavão interior.
Use-os com: calças cinza sob medida, uma camisa polo de malha e uma jaqueta Harrington.
Derbies
A natureza simples e fácil de usar dos sapatos Derby os torna perfeitos para guarda-roupas casuais elegantes que regularmente misturam jeans de boa qualidade com calças sob medida. O design simples também pode lidar com o flash de cor que oxblood traz, especialmente em solas modernas e grossas.
Mesmo em tom sangue de boi, no entanto, este ainda é um sapato utilitário que fica bem tanto com roupas de trabalho resistentes quanto com alfaiataria descontraída.
Use-os com: jeans com orla, uma camiseta e uma jaqueta estilo trabalhador, como um casaco ou uma camisa.
Botas
Em muitos dos sapatos desta lista, um acabamento oxblood torna o estilo um pouco menos formal. Em botas, é o inverso. Botas de caminhada, estilos de trabalho ou até mesmo a estranha bota Chelsea podem ser encontrados no oxblood de manchas menores, e o tom avermelhado adiciona um polimento real e outonal.
Um par de botas Redwing em bordô parece um pouco mais elegante do que o mesmo estilo em marrom, e um chão de fábrica não é lugar para um par de botas de trabalho ricas, oxblood. Não que você faria trabalho manual em qualquer uma delas. Guarde-as para trajes de encontros noturnos e escritórios casuais elegantes.
Use-os com: jeans slim índigo, um moletom e, se o clima pedir, um casaco de inverno adequado.
Oxfords
Como o tipo mais rígido e abafado de sapato formal, um Oxford é provavelmente o mais resistente a qualquer cor que não seja preto ou marrom. Este é o sapato para a alfaiataria mais formal – o sapato do banqueiro, o sapato funerário – então um Oxford oxblood é bem difícil de vender.
Para que funcione, use-o estritamente como um sapato de ocasião; ele não tem nada a ver com sua rotação de segunda a sexta, mas funciona como um acompanhamento animado para alfaiataria ousada. Use-os para quebrar as regras do black tie ou dar um toque especial a um terno de coquetel.
Use-os com: um smoking cinza escuro texturizado, uma camisa preta e calças pretas.
Sapatos Brogues
Como qualquer aficionado por moda masculina sabe, brogues não são um tipo específico de sapato. O termo se refere apenas às perfurações de declaração no couro, e elas podem ser aplicadas a Oxfords, Derbies ou qualquer outra coisa. Brogues têm seu próprio caráter, no entanto, um que caminha em uma linha masculina entre o elegante e o casual, e é um pouco menos urbano e um pouco mais country.
Esse efeito é amplificado em oxblood, mas isso não deve afetar como você os usa. Use roupas que combinem melhor com o estilo e a cor do sapato.
Use-os com: um terno cinza xadrez se forem Oxfords, jeans com listras se forem Derbies.