Avaliamos de forma independente todos os produtos e serviços recomendados. Quaisquer produtos ou serviços apresentados não aparecem em nenhuma ordem específica. se você clicar nos links que fornecemos, poderemos receber uma compensação.
A jaqueta bomber é aquela que praticamente todo homem tem no guarda-roupa hoje em dia: é curta, com zíper ou botão, com barra cropped, punhos em tricô, um pouco de atitude e muita versatilidade. No entanto, existem muitas variações de jaquetas bomber masculinas e essa pincelada ampla e indefinida com que foi pintada desmente sua funcionalidade e propósito originais – servir aos pilotos militares.
Mas a jaqueta bomber – em todas as suas mutações – tornou-se muito mais do que uma relíquia do tempo passado; ele trocou sua pele de guerra e se tornou uma das peças de vestuário mais populares de todos os tempos. Ele apareceu em vários filmes clássicos, foi adotado dentro e fora das telas por todos, de Marlon Brando a Ryan Gosling, e desempenhou um papel nos uniformes de inúmeras subculturas e tribos de estilo. Resumindo: nunca no campo da moda masculina tanto se deveu a tantos.
“O [bomber jacket’s] silhueta é universalmente lisonjeira”, diz Alexandre Mattiussi, fundador da jovem marca parisiense Ami. Feijões da moda. “É ajustado na cintura, mantendo os ombros largos, e também é extremamente prático. É perfeito como peça de meia temporada – não é tão pesado quanto um casaco e pode ser usado em camadas, por isso é versátil.”
O que é uma jaqueta bomber? Uma Breve História
A jaqueta bomber (não confundir com a jaqueta Harrington) é apenas uma das muitas peças de moda masculina com uma herança arraigada nas forças armadas. Semelhante ao casaco, sobretudo e parka, o bombardeiro tem um apelo atemporal que transcende estações e tendências; nasceu dos meios militares e adaptou-se para fazer parte da cultura popular.
A primeira iteração desta jaqueta infinitamente legal remonta à década de 1920. Antes disso, os aviadores usavam jaquetas de shearling mais longas e pesadas que os mantinham aquecidos – as cabines eram ao ar livre neste momento – mas eram em grande parte impraticáveis. A bainha precisava ser encurtada para permitir maior movimento durante a pilotagem, os punhos precisavam ser tricotados para restringir o fluxo de ar pelos braços e bolsos grandes precisavam ser adicionados para itens essenciais de transporte aéreo.
A resposta dos Estados Unidos foi o Tipo A-1 do Exército dos EUA, lançado pela primeira vez em 1927. A partir de então, a receita básica do bombardeiro foi definida. Nos anos sucessivos, o A-1 foi alterado e revigorado em diversas formas, desde o A-2 que se seguiu em 1931 com fecho de correr, botões de pressão e gola de couro, até ao nylon MA-1 introduzido na década de 1950.
A popularidade do homem-bomba entre os civis não é surpreendente, especialmente quando se consideram os ícones culturais retratados em um deles. Pense em Marlon Brando Um bonde chamado desejoSteve McQueen em A Grande Fuga ou Tom Cruise em Arma superior. Esses filmes colocaram a jaqueta bomber em papéis principais.
O homem-bomba também é associado há muito tempo aos skinheads, desde a própria subcultura da década de 1980 até Mark Renton, de Ewan McGregor, vestindo uma versão cáqui na cena de abertura de Localização de trens. Mais recentemente, ícones de estilo de Ryan Gosling a Kanye West e David Beckham o usaram. A jaqueta funciona quer seu visual seja formal, hip-hop, Scandi, luxo esportivo ou streetwear.
As melhores jaquetas bomber para homens
Jaqueta bomber H&M MA-1
Sem dúvida o tipo de bombardeiro mais fácil de usar, uma versão despojada da jaqueta MA-1 da H&M tem um corpo mais fino e sem bolso com zíper na parte superior do braço. Caracterizado por um zíper frontal simples e bolsos com abas inclinadas, o MA-1 é o estilo de jaqueta bomber mais reconhecível e sua arrogância sutil o tornou amplamente adotado na moda e no streetwear. Este look minimalista pode ser usado com jeans com ourela, calças de alfaiataria, calças de treino, calças de ganga largas – a escolha é sua.
Jaqueta de voo Everlane MA-1
A versão do bombardeiro da Everlane é uma nova versão da icônica jaqueta de voo MA-1, que surgiu na década de 1950 como uma medida de economia de custos. Uma escolha sustentável em moda masculina, Everlane é uma marca que eliminou 90% do plástico virgem de sua linha de produção, para que você se sinta bem ao arrasar com esta jaqueta clássica.
Jaqueta Bomber Overland G-1
Baseada no modelo M422A anterior, a jaqueta G-1 da década de 1940 é semelhante à A-1, com a diferença mais notável sendo a adição de uma gola de pele de carneiro. Outro estilo clássico de bombardeiro, o G-1 foi utilizado nas forças armadas até a Guerra da Coréia, na década de 1950. Overland tem diversas variações do bombardeiro G-1 que são confeccionadas com couro de pele de cordeiro, mas contam com atualizações modernas, como o fato de a gola shearling ser destacável.
Jaqueta Bomber Louis Vuitton
Um dos designers modernos mais influentes quando se trata de jaquetas bomber é Kim Jones. Durante seu período de sete anos como diretor artístico masculino da Louis Vuitton, Jones levou o bombardeiro ao centro das atenções, exibindo de tudo, desde uma versão de seda laranja para a primavera/verão 2015 até estilos metálicos e de náilon para seu último desfile outono/inverno 2018. As versões atuais permanecem na LV, incluindo um estilo com monograma confeccionado em algodão leve.
Vetements Jaqueta Bomber
A marca de designer favorita do culto, Vetements, oferece versões oversized do bombardeiro MA-1 que desde então se tornou uma silhueta básica do streetwear. Com patches de logotipo e design esportivo, essas jaquetas bomber estão longe de ser tradicionais, mas pegam as melhores peças da silhueta e adicionam um toque streetwear para levar o estilo às massas. As massas ricas, claro.
Jaqueta Bomber Armani
As jaquetas bomber continuam roubando cenas nas telonas. Até 007 embarcou, com Daniel Craig vestindo uma jaqueta Armani em seu primeiro filme de Bond, 2006. Cassino Real. Essa versão da jaqueta não está mais à venda, mas Armani ainda oferece uma linha de jaquetas bomber simples e reduzidas com classe suficiente para Bond, como uma versão em couro do MA-1.
Jaqueta Bomber A-1 Autêntica dos EUA
Se você está procurando uma versão autêntica e de alta qualidade da jaqueta bomber A-1, experimente a empresa US Authentic, com sede em Nova York. O A-1 foi a primeira jaqueta de voo produzida em massa a ser entregue ao Exército dos EUA em 1927. As primeiras peças eram feitas de couro de ovelha resistente e forradas com algodão, com modelos posteriores (como esta versão) cortados em couro de cavalo. Não dá para ser muito mais autêntico do que isso, já que a jaqueta A-1 original também apresentava botões na frente, característica muito menos comum hoje em dia.
Jaqueta voadora de aviação Leathercraft Irvin
O ‘Irvin’ RAF Flying Jacket foi a resposta da Grã-Bretanha ao bombardeiro dos EUA e a primeira iteração da jaqueta de piloto shearling que manteria milhares de pilotos aquecidos durante a Segunda Guerra Mundial. Produzido pela primeira vez em 1931, o Irvin era totalmente forrado e apresentava um corte mais largo para acomodar malhas pesadas por baixo. A Aviation Leathercraft foi fundada em 1958 por Simon Green, que era um piloto entusiasta, e sua versão da jaqueta voadora Irvin é uma réplica tão próxima quanto qualquer outra.
Jaqueta Bomber Schott NYC A-2
Sucessor do bombardeiro A-1, o A-2 se diferenciava por ostentar zíper frontal em vez de botões, gola de couro em vez de malha e dragonas nos ombros. Continua sendo um dos estilos de jaqueta bomber mais reconhecidos, embora versões mais modernas tenham removido as dragonas nos ombros e simplificado os designs dos bolsos. A versão do Schott NYC é confeccionada com base em especificações militares e é feita de couro bovino natural com forro de sarja de náilon.
Como usar uma jaqueta bomber
Dependendo da iteração escolhida, é possível fazer referência autêntica à história da força aérea da jaqueta. Mas com uma série de designers de alta qualidade interpretando o bombardeiro temporada após temporada, ele pode ser usado da maneira que você escolher; desde looks formais com camisa e gravata até conjuntos minimalistas.
“Nas últimas temporadas, [the bomber] passou por uma certa transformação com [styles] agora disponíveis em tamanho grande, justo, com capuz, urbano ou inteligente”, diz o diretor de estilo do Sr. Porter, Olie Arnold.
Em última análise, a jaqueta bomber é o que você faz dela. Independentemente do seu estilo, haverá um que combine com o seu look, principalmente porque também está disponível em uma seleção cada vez mais ampla de tecidos, desde veludo e cetim até moleskin macio.
The Weeknd talvez tenha resumido melhor, quando disse Painel publicitário em 2017, “Para a minha geração, a jaqueta bomber é como um substituto do paletó. É uma peça que os homens usam todos os dias e é algo que eu usaria em qualquer ocasião, seja na rua ou numa cerimónia de entrega de prémios. Para mim, as jaquetas bomber são elegantes, mas também são street e têm muita atitude.”
Perguntas frequentes sobre jaquetas bomber
Por que eles chamam de jaqueta bomber?
As jaquetas bombardeiro foram originalmente usadas por pilotos de caça que operavam aviões bombardeiros para executar ataques estratégicos. Eles foram usados pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial por esses senhores, o que deu origem ao nome coloquial usado hoje, jaqueta bomber.
Para que servem as jaquetas bomber?
Historicamente, eles foram projetados para manter os pilotos aquecidos em suas aeronaves ao ar livre enquanto estavam em missões. Hoje, as jaquetas bomber são usadas tanto como peça de moda quanto como agasalhos de aquecimento. Uma jaqueta bomber masculina pode ser vestida para cima ou para baixo, dependendo do material de que é feita, o que a torna uma peça versátil de moda masculina, comumente encontrada em guarda-roupas modernos.
Uma jaqueta bomber é profissional?
Com os ternos tradicionais caindo em desuso nos últimos anos graças à nova direção descontraída da moda masculina, a jaqueta bomber se destacou e se estabeleceu como uma alternativa viável à alfaiataria completa e pode ser usada em ambientes profissionais. Experimente-nos substituir um blazer com camiseta ou malha leve e finalizar com tênis.