A moda masculina dos anos 1990 chegou de forma diferente do que saiu. É espiritualmente similar aos anos 60, mas olhando para o futuro. Eis por que essa era divertida de estilo continua voltando.
Antes de mergulharmos na moda masculina dos anos 90, vou desbloquear uma memória para vocês, companheiros millennials mais velhos. Obrigado a Os Simpsonscrescemos com muitas boas comédias animadas voltadas para adolescentes e adultos. Dariauma joia subestimada da MTV que começou como uma Beavis e Butthead spin-off, é essencialmente dos anos 90.
Tenha paciência comigo. Eu prometo que isso se conecta totalmente com a moda masculina dos anos noventa.
A personagem principal titular é uma intelectual suja e cínica que usa botas de combate pretas. Ela briga constantemente com sua irmã popular e feliz, que tem uma queda por rosa chiclete. Essa é a mentalidade do estilo dos anos 90 em poucas palavras.
E no meio dessa luta havia duas outras coisas. Houve o revivalismo dos anos 60, chegando bem a tempo para provar a natureza cíclica da moda e o futurismo em antecipação ao novo milênio. O resultado foi uma das épocas mais fascinantes do estilo masculino.
Como a cultura da época afetou a moda masculina dos anos 90
Nos anos 80, surgiu uma versão do punk rock. Foi uma resposta à cultura yuppie voltada para o consumo, resultante da prosperidade econômica da época.
Mas, como a MTV o remixou, muito disso se tornou brilhante e popular. Então, no início dos anos 90, o grunge surgiu como uma resposta a tudo isso. Nascido em Seattle, flanelas xadrez, jeans e um visual geral desleixado prenderam a juventude.
Até o rap ficou mais corajoso. Acabaram-se os dias do Rapper’s Delight e do breakdancing, e chegou o rap gangster. O estilo hip-hop dos anos 90 era tão sem filtros quanto o grunge. Então, o grunge se comercializou, e o mundo pós-grunge abriu caminho para uma mistura mais divertida de visuais – pense no punk e no ska dos anos 90.
Entre isso e o revivalismo dos anos 60, o pop faria um retorno. A moda mainstream combinava todos esses visuais. Pense em flanelas xadrez grunge e os ajustes largos inspirados no hip-hop, mas mais brilhantes, mais alegres e mais coloridos. O próprio Tupac já foi visto em uma camisa rubi e macacão jeans.
Em direção ao milênio, o estilo Cool Britannia abriu as portas para o futurismo inspirado em anime. Parte desse futurismo era legal e sombrio, à la A Matriz, e alguns envolviam muitos elementos metálicos e estéticos foscos.
Enquanto isso, o estilo de James Bond seria menos cavalheiro britânico e mais homem do mundo que fecha negócios. Por causa disso, hoje, há muita sobreposição entre os dois.
Isso também foi na época em que grandes marcas de moda estavam se tornando nomes conhecidos. Pessoas que não se importavam com moda ainda conheciam os nomes Cindy Crawford e Naomi Campbell. Enquanto isso, o filme Desinformado mostrou ao coração do país que adolescentes privilegiados da costa sempre compraram marcas famosas.
Na década de 2000, os estilos hip-hop e rocker, que começaram raivosos e cínicos, passaram a exibir um visual mais alegre e pop.
Estilo grunge dos anos 90
O estilo grunge era, e é, tanto sobre as roupas quanto sobre como você as veste. Ajustes soltos, roupas de trabalho robustas e botas de combate são usados de forma despreocupada e muitas vezes desgrenhada. Por exemplo, uma maneira clássica de abordar as roupas de trabalho pode ser uma flanela justa e jeans com botas de trabalho de couro.
O cara grunge pode usar sua regata “wifebeater”, que geralmente é colocada por baixo da flanela como sua camisa. Ele pode amarrar sua camisa de flanela em volta da cintura, com jeans largos rasgados e botas de combate desamarradas.
Camisas de flanela, gorros, suéteres grandes e jeans rasgados são todos peças básicas do grunge.
Na verdade, você pode até mesmo dar uma de Kurt Cobain. Ou seja, pegar algo inerentemente preppy e usá-lo tão fora do contexto que você nunca perceberia que veio de Ralph Lauren. Cobain usava cardigans.
Dele MTV Acústica o suéter estava com bolinhas, era grande demais e era usado com uma camisa de colarinho aberto e uma camiseta estampada exposta.
Se grunge é sobre não se importar, então você pode literalmente pegar qualquer coisa de qualquer armário e usá-la desgrenhada. Isso significa que quanto mais surradas suas botas, melhor. Quanto mais patinado e rasgado seu jeans, melhor. E quanto mais bolinhas e rasgos em sua roupa exterior, melhor.
Embora a batalha entre o pop alegre e o grunge cínico viesse a ver o pop como o vencedor, a influência do grunge permaneceu. O visual colegial não teria se popularizado se não fosse pelo grunge trazer o xadrez para o grupo, por exemplo.
É engraçado pensar que, talvez, o visual colegial de Britney Spears do final dos anos 90 não teria surgido se não fosse pelo Pearl Jam e pelo Nirvana. Certamente não teria surgido se não fosse por Alicia Silverstone aparecendo naqueles vídeos do Aerosmith.
Estilo Hip-Hop dos anos 90
O hip-hop sempre foi um movimento político e significativo, mesmo quando era mais dançante e menos gangster. Embora a cor lúdica não tenha desaparecido completamente da moda inspirada no rap, Tupac e Biggie tornaram o estilo hardcore gangster rap incrivelmente popular.
Na verdade, essa abordagem mais robusta e menos colorida do estilo se sobrepõe um pouco à moda grunge. Biggie usava muito xadrez, afinal. Além disso, quanto mais largo o caimento, melhor, e havia um foco em usar as roupas de forma diferente do que elas deveriam ser.
Alguém pode usar uma camiseta larga “pela metade” com um lado da bainha inferior sobre o ombro, expondo sua regata “suéter”.
Outras peças importantes incluíam bandanas, botas Timberland amarelas, bonés de aba reta, chapéus tipo bucket, durags e correntes penduradas em jeans largos.
Estética dos anos 90: Alfaiataria
Quando os historiadores da moda pensam em ternos dos anos 90, eles geralmente pensam em jaquetas grandes e quadradas e gravatas enormes com pequenos nós. Chandler Bing nas primeiras temporadas de Amigos é o exemplo perfeito.
Em geral, os ternos masculinos passaram por uma fase experimental. Até mesmo ícones da moda de celebridades da época às vezes combinavam seus paletós com jeans de cintura alta. Na melhor das hipóteses, os homens estavam pelo menos se divertindo com ternos.
Outras qualidades do terno estereotipado dos anos 90 incluíam lapelas enormes, ombros largos, costuras internas longas e até mesmo decotes baixos. Para o homem mais luxuoso, tudo se resumia a ternos italianos leves, ainda com cortes americanos completos. Este foi um testamento sartorial para o mundo de rápida globalização da década.
Estilo do final dos anos 90: Antecipando o Milênio
Tenho uma confissão. Na sexta série, eu tinha uma calça cargo azul metálica. Minha mãe, que cuidava rigorosamente do meu armário, me permitiu minha primeira (e última) compra de roupa.
À medida que nos aproximamos dos anos 2000, Y2K era uma palavra da moda que influenciava muito a moda. Lembre-se, o revivalismo dos anos 60 e do início dos anos 70 estava a todo vapor (Austin Powersas Spice Girls em grandes sapatos de plataforma e O Brady Bunch filmes). O retrofuturismo também estava de volta, mas de uma forma totalmente recontextualizada.
As silhuetas dos anos 60 foram reinventadas com estéticas metálicas e foscas. Pense em todas as boy bands com calças largas prateadas e douradas com cabelos foscos. Cabelos espetados com pontas foscas proliferaram nas massas, assim como os detalhes metálicos. Gravatas douradas e prateadas eram um item básico do baile de formatura.
A Matriz inspirou um visual mais escuro e tecnológico. Todo hacker aspirante amava suas jaquetas de couro e óculos escuros, muito escuros.
Roupas cotidianas estilo anos 90
Quando se tratava da moda cotidiana dos anos 90 para homens, era frequentemente uma mistura de tudo o que foi mencionado acima. Era menos extremo, mas ainda inegavelmente da época.
Uma roupa casual pode incluir jeans bootcut, uma camisa de flanela xadrez e tênis — Air Jordans se você fosse um garoto descolado. Ou você pode simplesmente optar por uma camiseta de gola redonda quadrada enfiada em seu jeans e finalizar com botas.
Uma noite na balada pode pedir calças cargo e uma camisa de manga curta com detalhes metálicos.
Outros itens básicos incluíam camisas de boliche, jeans JNCO enormes, jaquetas de motociclista, macacões e camadas casuais. Assista a qualquer início de temporada de O menino conhece o mundo, e você verá um mundo de jaquetas tipo camisa sobre gola redonda, coletes sobre flanelas e camisas abertas sobre camisetas.
Às vezes, a moda masculina na década de 1990 era sobre se afogar em metade do seu armário.
Mesmo o estilo mais preppier, da Ivy League, não estava além das convenções da época. Por exemplo, combinar uma gola alta com um cardigan, ou usar meias de cano alto com mocassins e jeans, ou até mesmo um colete de suéter largo.
Penteados dos anos 90
Não consigo pensar em um exemplo emblemático mais perfeito de cabelo dos anos 90 do que Leonardo Dicaprio. Compare seu cabelo em Titânico para o cabelo dele A praia. Ele, como muitos de nós, entrou nos anos 90 com aquela divisão do meio que definiu a era. Você sabe de qual estou falando. Lembrava os arcos dourados do McDonald’s.
Então, no final dos anos 90, por algum motivo, todos nós o cortamos. Alguns de nós optamos por um visual molhado bagunçado que exigia muito gel, e alguns de nós optamos por um estilo curto e espetado. Novamente, muitos desses espetos ostentavam pontas foscas.
Todos fizeram essa jornada. Brad Pitt, Joey e Chandler de AmigosNick Carter dos Backstreet Boys, Shawn dos O menino encontra o mundo. É como se um memorando tivesse sido enviado aos jovens da América.
Conclusão: Uma divertida mistura
Verdadeiramente, a moda masculina dos anos 90 era uma mistura de extremos. Muita da estética acelerada dos anos 80 se manteve. A nostalgia dos anos 60 e 70 foi remixada com futurismo tecnológico. A alta costura proliferou nas massas.
E, claro, havia a tensão entre a apatia grunge e o otimismo pop. Essa era da moda forneceu uma caixa de ferramentas para os futuros criadores de tendências usarem constantemente.
Como diz o ditado, a história sempre se repete, e sem dúvida será divertido ver a moda masculina dos anos noventa retornar.